1 Coríntios 13 Estudo: O Que é o Verdadeiro Amor

Advertisement

Neste capítulo de 1 Coríntios 13 estudo, Paulo escreverá um dos capítulos mais importantes de toda a bíblia, e parte, da literatura mundial. O apóstolo o dedicará para falar sobre o amor.

Ele diz que não importa quais sejam seus dons ou habilidades, nenhum se compara em importância ao amor.

Paulo concluirá este lindo capítulo mostrando que há três colunas em nossa relação com Deus: a fé, a esperança e o amor. No entanto, o maior deles é o amor.

1 Coríntios 13 estudo: Contexto histórico

Paulo expôs com maestria acerca dos dons do Espírito, que são vários dons e que o Espírito é quem opera por meio deles, distribuindo a cada conforme Deus separou.

Advertisement

Apóstolos, mestres, pastores, intérpretes, todos dons poderosos e que, se usados da maneira correta, trazem crescimento ao corpo de Cristo, a igreja, e jamais deveriam ser usados para edificação própria, a si mesmo.

Mas ele ainda não havia falado do maior dom de todos, aquele que se sobrepõe a qualquer um, e o aprenderemos agora.



(1 Coríntios 13:1-2) Sem amor, nada vale

v. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, eu me tornaria como o bronze ressoante ou um címbalo tilintante.

v. 2 E ainda que eu tivesse o dom de profecia, e entendesse todos os mistérios, e todo o conhecimento, e ainda que eu tivesse toda a fé, de tal maneira que eu pudesse remover montes e não tivesse caridade, eu nada seria.

Se não fosse acompanhada de caridade, amor ágape que é carinho ou benevolência; amor fraternal, a capacidade de falar as línguas dos homens e dos anjos seria insuportável aos outros. Seria como instrumentos musicais usados de maneira incorreta.

Advertisement

(1 Coríntios 13:3) Sacrifícios para se gloriar

v. 3 E ainda que eu distribuísse todos os meus bens para alimentar os pobres, e ainda que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, de nada me aproveitaria.

Sacrificar a própria vida (entregasse o meu corpo), de acordo com a Bíblia, é o maior ato de amor que existe (Jo 15:13), mas também é possível fazer um sacrifício como esse para se gloriar, e não por amor. Neste “caso, não se obtém nada.”

(1 Coríntios 13:4-5) As qualidades do amor

v. 4 A caridade é sofredora, e é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não se vangloria, não se envaidece, 



v. 5 não se comporta indecentemente, não busca os seus interesses, não se irrita facilmente, não pensa mal;

Paulo personifica a caridade a fim de mostrar seu caráter diário e as escolhas que ela envolve. Os coríntios devem ter reconhecido estes pecados acontecendo entre eles.

(1 Coríntios 13:6) Ama mas corrige

v. 6 não se regozija com a iniquidade, mas regozija com a verdade; 

Ao contrário da percepção comum, a tolerância do erro não é própria do amor ágape.

Advertisement

(1 Coríntios 13:7) O amor pode tudo

v. 7 sofre todas as coisas; crê em todas as coisas, espera em todas as coisas, suporta todas as coisas. 

Na era presente, o amor suporta todas as coisas com a esperança e a certeza de que coisas melhores virão na era futura.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


1 Coríntios 13:8-13

Muitos aspectos da vida da igreja terão fim quando esta era presente acabar, mas a caridade nunca falha. Esta permanência ressalta a prioridade da caridade dentro da igreja.

(1 Coríntios 13:10) O perfeito amor

v. 10 Mas, quando o que é perfeito vier, então, o que o é em parte será aniquilado.

O que é perfeito se refere à era vindoura, à era eterna em que o Messias reinará.

(1 Coríntios 13:11) Criança x adulto

v. 11 Quando eu era criança, falava como criança, entendia como criança, pensava como criança; mas quando eu me tornei homem, eu coloquei de lado as coisas infantis.

Paulo utiliza a analogia “infância versus fase adulta” a fim de explicar o contraste entre nossa compreensão atual e o entendimento que teremos na era futura.

(1 Coríntios 13:12) O veremos face a face

v. 12 Porque agora vemos através de um espelho, sombriamente; mas então veremos face a face; agora eu conheço em parte, mas então conhecerei como também eu sou conhecido.

Aos cristãos é dado conhecer a verdade nesta era, mas apenas como um espelho obscuro. Nossa vaga percepção de Cristo será completa na eternidade, ali conheceremos Cristo face a face.

Advertisement

(1 Coríntios 13:13) O maior é o amor

v. 13 E agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade. 

Dentre a fé, a esperança e a caridade, a caridade, amor ágape de Deus, é o maior deles, pois continua na era futura. A fé e a esperança se cumprirão na eternidade e, portanto, não permanecerão. Esta declaração conclui o parêntese semântico que teve início no v. 8 – “A caridade nunca falha”.

Conclusão

Terminando mais uma passagem, o amor, se define em 14 qualidades, metade negativas e a outra metade, positivas. Juntas elas constituem um caminho.

O amor, escreveu Paulo, é paciente, gentil, não inveja, nem se vangloria, e não é orgulhoso. Isto é, amor tem a capacidade de ser injustiçado e não revidar.

Corinto tinha muitos membros que injustiçados, vimos nos capítulos anteriores e a resposta de amor a esses erros seria uma demonstração de afeto, compreensão e carinho.

Inveja e ostentação parecem ser a causa das divisões, e eles não tinham o domínio sobre isso, embora parecesse.

Paulo declara que o amor sempre protege, confia, espera e persevera, permanecendo firme mesmo em circunstâncias desagradáveis.

Paulo concluí sua descrição do amor, falando sobre sua constância, nos mostrando que o amor nunca terá um fim, que é eterno, o que não se aplica aos dons espirituais.

Alguns eram fundamentais, mas os dons terão servido aos seus propósitos e se tornarão obsoletos quando atingirmos a plenitude.

Isso não vai acontecer com o amor. Os dons eram bênçãos temporárias em um ambiente imperfeito, contudo e apesar de tudo, o amor permanecerá atuante até mesmo na eternidade.

1 Coríntios 13 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *