1 Reis

Aqui está concentrado estudos bíblicos de todos os capítulos de 1 Reis, agora é só escolher o capítulo e se aprofundar na palavra de Deus!

Capítulos

1 Reis 1: O rei Davi, idoso e fraco, enfrenta a disputa pela sucessão do trono. Seu filho mais velho, Adonias, tenta se autoproclamar rei, mas Bate-Seba e o profeta Natã intervêm em favor de Salomão, que é ungido rei. Adonias é executado, e Salomão assume o trono.

1 Reis 2: Davi dá instruções finais a Salomão antes de morrer. Salomão estabelece seu reinado, executando aqueles que representam uma ameaça à estabilidade do reino, incluindo Joabe e Simei.

1 Reis 3: Salomão busca a sabedoria de Deus em um sonho em Gibeom e recebe grande sabedoria e entendimento. Ele demonstra sua sabedoria ao julgar o caso das duas mulheres disputando a maternidade de um bebê.

1 Reis 4: O governo de Salomão é organizado, com administradores, oficiais e provisões para o palácio e a corte. A riqueza e a sabedoria de Salomão começam a atrair atenção internacional.

1 Reis 5: Salomão faz um acordo com Hirão, rei de Tiro, para fornecer materiais para a construção do templo em troca de provisões. Ele começa a reunir materiais e trabalhadores para a construção do templo.

1 Reis 6: A construção do templo de Salomão em Jerusalém começa. O templo é construído com grande esplendor e precisão, com materiais de alta qualidade.

1 Reis 7: Salomão constrói seu próprio palácio e o palácio de sua esposa, a filha de Faraó. Ele também constrói o palácio de Hirão e outros edifícios em Jerusalém. A construção do templo é concluída.

1 Reis 8: Salomão dedica o templo ao Senhor em uma cerimônia solene, e Deus manifesta Sua presença. Salomão faz uma longa oração de dedicação, pedindo a bênção e a proteção de Deus sobre Israel.

1 Reis 9: Deus aparece a Salomão novamente, confirmando Sua presença no templo. Salomão faz acordos com Hirão e com o rei de Tiro para a construção de cidades e a troca de bens.

1 Reis 10: A rainha de Sabá visita Salomão para testar sua sabedoria. Impressionada com sua sabedoria e riqueza, ela oferece presentes a Salomão. A prosperidade e a reputação de Salomão continuam a crescer, e ele adquire grande riqueza e sabedoria.

1 Reis 11: Salomão se desvia de Deus ao se casar com mulheres estrangeiras, que o levam à idolatria. Deus se indigna com Salomão e promete retirar o reino de suas mãos, mas por amor a Davi, promete deixar um remanescente para seu filho.

1 Reis 12: O reino se divide após a morte de Salomão. Seu filho Roboão, insistindo em políticas opressivas, enfrenta a revolta de Jeroboão, que lidera as tribos do norte em separação. Jeroboão é coroado rei de Israel.

1 Reis 13: Um homem de Deus profetiza contra o altar em Betel, e o rei Jeroboão tenta prendê-lo, mas sua mão seca. Jeroboão pede ao profeta que interceda por ele, e sua mão é restaurada. No entanto, o profeta é desobediente e morre por seu pecado.

1 Reis 14: Jeroboão enfrenta uma tragédia pessoal com a doença de seu filho e busca a cura de um profeta. No entanto, ele permanece em sua idolatria e o profeta profetiza a queda de sua casa.

1 Reis 15: Abias e Asa sucedem a Jeroboão e Nadabe, respectivamente, como reis de Judá. Eles lutam contra a idolatria e a corrupção, mas nem sempre mantêm a fidelidade a Deus. Baasa se torna rei de Israel e continua a fazer o mal.

1 Reis 16: O profeta Jeú profetiza contra Baasa, rei de Israel, anunciando a destruição de sua dinastia. Ela se cumpre quando Zinri conspira contra Baasa e se proclama rei, mas logo comete suicídio.

1 Reis 17: Elias profetiza uma seca em Israel como julgamento contra a idolatria. Deus providencia para Elias durante a seca, primeiro através de corvos e depois através de uma viúva em Sarepta.

1 Reis 18: Elias confronta o rei Acabe e os profetas de Baal no monte Carmelo. Deus responde ao sacrifício de Elias com fogo do céu, demonstrando Seu poder e levando o povo a se voltar para Ele. Elias ora pela chuva e ela é trazida depois de uma seca prolongada.

1 Reis 19: Elias foge da perseguição de Jezabel e se refugia no deserto, onde Deus o fortalece. Ele encontra Eliseu e o chama para ser seu sucessor. Deus também mostra a Elias que há um remanescente fiel em Israel.

1 Reis 20: Ben-Hadade, rei da Síria, ataca Israel, mas é derrotado por Acabe duas vezes. Um profeta prediz que Deus dará vitória a Acabe novamente. No entanto, Acabe faz um pacto com Ben-Hadade, desagradando a Deus.

1 Reis 21: Acabe deseja a vinha de Nabote, mas Nabote recusa-se a vendê-la. Jezabel planeja a morte de Nabote, e Acabe toma posse da vinha. Deus envia Elias para pronunciar julgamento sobre Acabe e Jezabel.

1 Reis 22: Acabe e Josafá preparam-se para lutar contra os sírios. Acabe consulta os profetas, que preveem sucesso, mas Micaías profetiza derrota. Acabe ignora o aviso de Micaías e é morto em batalha. Josafá reina em Judá.