1 Timóteo 5 Estudo: Os Públicos da Igreja

Advertisement

Neste capítulo de 1 Timóteo 5 estudo, veremos que Paulo orientará Timóteo no tratamento com os diversos públicos que estão inseridos na igreja. Dos anciãos até aos mais jovens, o apóstolo dirá como o filho na fé deve tratá-los.

Uma generosa parte do texto orientará Timóteo no tratamento com das viúvas que não devem ser desamparadas. Os pastores devem ser honrados com cuidado por parte do rebanho e respeitados.

Não se deve aceitar qualquer acusação contra eles, sendo cumpridos todos os requisitos contra eles antes.

Paulo encerra com diversas recomendações, sobretudo de que ele e a congregação devem estar atentos a obedecer às suas palavras, pois elas são da parte de Deus.

Advertisement

1 Timóteo 5 estudo: Contexto histórico

Paulo adverte que no fim dos tempos o compromisso de muitos com a fé seria cada vez menor e que as pessoas buscariam cada vez mais a idolatria e os pecados do mundo, tudo o que eles oferecem e que não passam de ilusões.

O cristão deve estar firme na Palavra de Deus e no viver na fé para ser obter sucesso e a verdadeira felicidade em sua vida.



Esse é combate, o bom combate que precisa ser bem vivido e vencido, sendo nosso dever dar bom exemplo da doutrina do Senhor.

(1 Timóteo 5:8) O dever espiritual

v. 8 Contudo, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua casa, negou a fé e é pior do que um infiel. 

A linguagem forte deste versículo indica que cuidar da sua casa é um dever espiritual.

Advertisement

(1 Timóteo 5:9) Viúvas

v. 9 Não deixe que uma viúva seja inscrita na lista com menos de sessenta anos; tendo sido a esposa de um homem; 

A expressão tenha sido a esposa de um homem provavelmente se refere à fidelidade conjugal (ver nota em 1Tm 3:2).

Se essa expressão estivesse proibindo o novo casamento após a morte do marido (o que parece improvável), então o conselho de Paulo no v. 14 tornaria tais mulheres inelegíveis da fé. 



(1 Timóteo 5:10) Lista de bons feitos

v. 10 tendo testemunho de boas obras, se criou filhos, se hospedou estranhos, se lavou os pés dos santos, se socorreu os aflitos, se diligentemente praticou toda boa obra. 

Esta lista (junto com a última expressão do versículo anterior) recapitula os feitos de senhoras piedosas. São exemplos que as mulheres mais jovens devem almejar.

(1 Timóteo 5:12-16) Acerca do novo casamento

v. 12 tendo já a sua condenação por haverem aniquilado sua primeira fé. 
v. 13 E, além disto, aprendem também a ser ociosas, perambulando de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e intrometidas, falando coisas que não deviam. 

v. 14 Quero, pois, que as jovens mulheres se casem, gerem filhos, governem a casa e não deem ocasião ao adversário de maldizer. 

Advertisement

v. 15 Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. 
v. 16 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que possa sustentar as que de fato são viúvas. 

Nestes versículos, o problema é que ou essas viúvas sustentadas pela igreja tinham se comprometido a permanecer solteiras ou as jovens mulheres poderiam ser tentadas por seus desejos a se casar com incrédulos, o que as afastaria da fé.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Como estas preocupações foram geradas pelo fato de que algumas… já se desviaram, indo após Satanás, Paulo deve ter considerado isso uma questão importante.

Provavelmente ele estava preocupado com o novo casamento de uma mulher cristã com incrédulos, pelo fato de a esposa adotar a religião de seu marido, comum na época.

(1 Timóteo 5:17) Dupla honra aos anciãos

v. 17 Os anciãos que governam bem sejam dignos com dupla honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.

A expressão que governam bem também pode ser traduzida como “que são bons líderes”. O papel do ancião (pastor) envolvia autoridade, principalmente na palavra e na doutrina.

Estes anciãos deviam ser considerados honrados com dupla honra. Não se sabe exatamente o que significa essa “dupla honra”,mas obviamente aqueles que trabalham duro na liderança da igreja, pregando e ensinando, merecem respeito extra.

(1 Timóteo 5:18) O trabalho merece salário

v. 18 Pois a Escritura diz: Não porás focinheira no boi que pisa o grão. E: O trabalhador é digno da sua remuneração. 

A ordem “Não amordaçar o boi” é uma citação de Dt 25:4. O dono do boi deveria permitir que seu animal comesse do cereal que estava moendo.

Advertisement

A ideia é que a pessoa que trabalha com alguma coisa tem o direito de tirar proveito disso. O trabalhador é digno da sua remuneração é uma citação direta de Lc 10:7. Isso indica que Paulo já estava se referindo a registros de declarações de Jesus como Escritura autoritária.

(1 Timóteo 5:20) Como lidar com o pecador

v. 20 Aos que pecarem, repreende-os diante de todos, para que também os outros tenham temor. 

Aqueles que deveriam ser repreendidos diante de todos são os anciãos que pecaram. Os outros que teriam medo de pecar por causa dessa repreensão são os demais anciãos e provavelmente o resto da congregação também.

(1 Timóteo 5:23) O uso medicinal do vinho

v. 23 Não bebas somente água, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. 

Não está claro como este versículo se encaixa no resto do parágrafo. Parece que se trata de uma qualificação para o chamado à pureza dos v. 22 e 24, esclarecendo que não há nada de errado em Timóteo fazer uso de um pouco de vinho.

(1 Timóteo 5:24-25) Dê tempo ao tempo

v. 24 Os pecados de alguns homens são manifestos antecipadamente, precedendo o julgamento; e em alguns manifestam-se depois. 

v. 25 Da mesma forma também as boas obras de alguns são manifestas antecipadamente, e as que são de outra maneira não podem ser ocultas.

Após o parêntese do v. 23, Paulo volta ao assunto da nomeação de anciãos para servirem a igreja. Estes versículos ilustram por que é sábio ser paciente e radical ao avaliar possíveis anciãos.

Conclusão

Concluindo mais uma série de ensinamentos, Paulo esclarece vários pontos para Timóteo, como o tratar das viúvas, que permaneçam solteiras mas que se, tiverem que casar, que o façam com cristãos, e que não se coloquem em julgo desigual com os gentios.

Ele ensina também que os anciãos merecem dupla honra, ao trabalharem mesmo com a idade avançada, e ambos os ensinamentos nos levam a considerar o quanto Deus ama quem o obedece e o honra até o fim, em qualquer circunstância, seja na solitude, seja velhice, em todo tempo devemos honrar nosso Deus.

Ele ensina também em como lidar com aqueles que vivem no pecado, que escolhem pecar, mas todo ensinamento de Paulo é em amor.

Vemos algo curioso nesse capítulo, por causa de vários incômodos de Timóteo em relação ao seu estômago, Paulo indica misturar na água um pouco de vinho, como forma de remédio, para ajudar a minimizar os efeitos dos problemas estomacais do jovem Pastor.

O uso da medicina existente faz parte dos recursos que Deus nos deixou, e que são benção para resolvermos nossos problemas de saúde, se necessário.

Por fim, Paulo ensina mais uma vez em termos cuidado com quem elegemos como líderes, dizendo que muitas coisas acontecem antes de conhecermos, assim como outras acontecem bem depois. Que tenhamos discernimento em escolhermos nossas influências.

1 Timóteo 5 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *