2 Timóteo 3 Estudo: Como Permanecer no Evangelho

Advertisement

Neste capítulo de 2 Timóteo 3 estudo, veremos que Paulo dará uma descrição profética sobre a humanidade nos últimos dias, sobre o seu comportamento, apresentando uma lista detalhada das coisas malignas que habitarão os corações humanos.

Ele alertará sobre os impostores da fé, e se alegrará de Timóteo seguir de perto o seu exemplo e testemunho.

Ele mostrará como nos apegar as Escrituras Sagradas e praticá-las, sendo suficientes para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento de cada um de nós. Ela é a voz de Deus, ministrada pelo Espírito Santo. Glória a Deus!

2 Timóteo 3 estudo: Contexto histórico

Paulo exortou Timóteo que se dedique a prática do Evangelho de Jesus de forma integral. O exemplo que ele usa, do soldado, do atleta e do lavrador, mostra como estas três classes só recebiam sua recompensa como resultado da dedicação e do trabalho árduo diário.

Advertisement

O próprio sofrimento que tem suportado por causa de Cristo e do Reino de Deus mostra para Timóteo que para ser aprovado ele precisa dedicar-se ao conhecimento da Palavra e sua prática.

Ao distinguir que em uma casa há vasos de honra e de desonra e como devemos glorificar a Deus, Paulo lembra muito da parábola do joio e do trigo, dita por Jesus.



(2 Timóteo 3:1) Últimos dias

v. 1 Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias perigosos tempos sobrevirão; 

Últimos dias é mais do que uma predição. É também uma avaliação do que já estava acontecendo na época de Paulo (1Tm 4:1).

(2 Timóteo 3:5) Falsa piedade

v. 5 tendo aparência de piedade, mas negando o poder dela. Destes, afasta-te.

Advertisement

Estes falsos mestres tinham a aparência externa, mas não a verdadeira essência da piedade.

(2 Timóteo 3:6) Sorrateiros

v. 6 Porque deles fazem parte os que entram sorrateiramente nas casas e levam cativas mulheres tolas carregadas de pecados, levadas por várias concupiscências, 

Por causa de sua culpa no passado, estas mulheres…carregadas de pecados estavam especialmente suscetíveis ao ascetismo e legalismo dos falsos mestres.



(2 Timóteo 3:8) Mentes corruptas

v. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens de mentes corruptas, réprobos quanto à fé.

Janes e Jambres são os nomes que os escritos judeus não-bíblicos primitivos deram aos magos egípcios que enfrentaram Moisés (Êx 7:8-13).

Apesar de estes nomes não aparecerem na Bíblia hebraica, Timóteo já devia estar acostumado com eles por causa dos escritos judaicos sobre Moisés.

(2 Timóteo 3:10) Meu exemplo

v. 10 Tu, porém, tens conhecido completamente a minha doutrina, modo de viver, propósito, fé, longanimidade, caridade, paciência,

Advertisement

As palavras tu, porem contrastam os v. 1-9 com os v. 10-17. Os falsos mestres viviam uma coisa e ensinavam outra, mas Paulo deu um exemplo totalmente diferente para Timóteo.

(2 Timóteo 3:11) Minhas perseguições

v. 11 perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, mas o Senhor de todas me livrou. 


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Antioquia… Icônio e Listra foram as cidades que Paulo visitou em sua primeira viagem missionária. Portanto, ao buscar exemplos de seus sofrimentos, o apóstolo dos gentios falou de sua obra missionária mais antiga.

Alguns se perguntam por que Paulo falou de algo que acontecera há tanto tempo, principalmente porque isso foi antes de Timóteo acompanhá-lo.

Contudo, Listra era a cidade natal de Timóteo, então ele provavelmente sabia o que aconteceu com seu companheiro ali.

Na verdade, Paulo está dizendo: “Timóteo, desde suas lembranças mais antigas de mim, você sabe que esse sofrimento faz parte do trabalho do evangelho”.

(2 Timóteo 3:14) Permaneça no que aprendeu

v. 14 Tu, porém, permanece nas coisas que aprendeste e de que foste assegurado, sabendo de quem as tens aprendido. 

É bem provável que a expressão de quem as tens aprendido se refira à mãe e a avó de Timóteo (2Tm 1:5), principalmente porque o v. 15 menciona o ensino que ele recebeu na infância.

(2 Timóteo 3:15) Desde criança

v. 15 E que, desde criança, sabes as santas escrituras, que são capazes de fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 

Advertisement

Se fazer-te sábio para a salvação significa que as Escrituras poderiam levar Timóteo a “conhecer a verdade” (1Tm 2:4). As Escrituras têm o poder de trazer as pessoas à fé.

(2 Timóteo 3:16-17) Inspirada por Deus

v. 16 Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, 
v. 17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 

Inspiração significa “expirada por Deus”. A Escritura vem do próprio Deus, por isso ela é útil de tantas maneiras e, no final, nos conduz à justiça, à maturidade e ao serviço.

Toda Escritura se refere ao antigo testamento, mas consequentemente também indica os escritos do novo testamento (1Tm 5:18).

Conclusão

Mais uma aula de Paulo para seu discípulo, falando de muitos temos relevantes dentro da igreja e, sobretudo, da vida.

Paulo insiste em falar dos falsos mestres que apareceriam e tentariam desvirtuar o evangelho, levando os novos na fé a uma vida longe da palavra de Deus e longe do modo de vida que Jesus veio criar.

Paulo fala dos últimos dias, que seriam difíceis, cheios de dor e perseguição, mas deixa claro para Timóteo que seu exemplo de vida, as dificuldades que passou pelo evangelho em tantos lugares são, de alguma forma, modelos que de sim, se pode sobreviver e suportar, tendo em mente a recompensa eterna de tudo isso.

Que tenhamos dentro de nós a fé de Paulo, que tudo isso é passageiro, é um piscar de olhos, mas a eternidade, a vida que virá após a morte, por ela vale a pena sofrer tudo.

Assim como ele aconselha seu filho na fé a permanecer no que aprendeu desde criança, que possamos também, nos fortalecer nas palavras das santas escrituras, na promessa de Deus, e no que disse Paulo: “O viver é Cristo, o morrer é lucro.” Aleluia!

2 Timóteo 3 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *