Atos 5 Estudo: Entregue-se Inteiramente

No capítulo 5 de Atos, veremos a apresentação do contraste existente entre pessoas com o coração completo em Deus e aquelas que entregam parcialmente sua vida para Ele. As diversas ameaças dos mestres da lei vistas na explicação de Atos 4, serviram como propulsores para levar os apóstolos a níveis mais profundos de confiança em Deus.

Nos relatos de Atos 5, a Igreja de Cristo continuava crescendo e os apóstolos viviam maravilhas extraordinárias após serem capacitados pelo Espírito Santo. Mas ao passo que a Igreja crescia a perseguição dos mestres da lei aumentava.

Advertisement

Além disso, dois integrantes dos crentes, Ananias e Safira, agiram de modo desprezível e como os mestres da lei dão ênfase à diferença de quem serve e não serve ao Senhor.

Dessa forma, importantes ensinamentos são trazidos neste estudo para você não se contentar com uma comunhão superficial e rasa com Deus, mas buscar uma profunda intimidade com Ele.



Então acompanhe a seguir a análise completa do estudo de Atos 5 e entenda mais sobre como ter uma vida inteiramente voltada ao Senhor.

Contexto Histórico

O evangelista Lucas, depois de mencionar o ato de generosidade de Barnabé no final de Atos 4, decidiu contar a história de duas pessoas que não estavam em unidade com os crentes e muito menos agindo com alguém deles.

Ananias e Safira eram membros da igreja primitiva e mesmo com tantas maravilhas operadas pelo Senhor dentre o povo, os dois não deixaram os comportamentos pecaminosos para trás e agiram de má .

Em seguida, o evangelista trouxe informações sobre o crescimento contínuo da Igreja, bem como o aumento do conflito entre os apóstolos e mestres da lei.

Advertisement

Enquanto morte, fúria e inveja foram o resultado de Ananias, Safira e dos falsos mestres daquele tempo. A alegria do Espírito Santo enchia o coração daqueles que eram completamente devotos e obedientes ao Senhor.

(Atos 5:1-11) O preço de uma entrega pela metade

¹ Mas um certo homem chamado Ananias, com sua esposa Safira, vendeu uma propriedade,

Ananias e Safira venderam uma propriedade para contribuir nas finanças do ministério dos apóstolos e da Igreja Cristo.

Mas pela ganância e egoísmo, os dois retiveram uma parte do dinheiro da venda e entregaram o restante do valor como se aquilo fosse tudo que eles tinham arrecadado. Eles mentiram para o Espírito de Deus, pois a oferta não era destinada aos homens mas para o Senhor.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Por isso, o Espírito Santo conduziu o apóstolo Pedro nessa situação que culminou na morte de Ananias e Safira, trazendo grande temor para todos da Igreja.

Além disso, quando alguém faz uma oferta, Deus não olha para a oferta em si mas para o coração daquele que a realizou. Jeremias 17:10 diz o seguinte:

Advertisement

Eu, o Senhor, examino o coração e provo os pensamentos. Dou a cada pessoa a devida recompensa, de acordo com suas ações.

Crentes como Barnabé (Atos 4:39) não ofertavam para conseguir algum reconhecimento ou benefício e o ato de ofertar era apenas uma expressão de seus corações fiéis e completamente adoradores ao Senhor.

Agora Ananias e Safira pensavam somente em si mesmos e em serem bem vistos pela Igreja.Mas o custo de não ter entregado a vida totalmente ao Senhor foi bem alto para eles. Enquanto aqueles que tinham um coração inteiro em Deus continuavam vivendo o extraordinário.

(Atos 5:12-16) O impacto da santidade da Igreja

¹² E pelas mãos dos apóstolos muitos sinais e maravilhas eram feitos entre o povo (E estavam todos unanimemente no pórtico de Salomão.

A igreja primitiva era radical contra o pecado e o resultado disso era um contínuo crescimento. Sinais e maravilhas continuavam acontecendo em grande número e até mesmo a sombra de Pedro era o suficiente para Jesus realizar mais um milagre.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Deus só pode agir dessa forma onde há completa liberdade para Ele operar e isso só acontece quando pessoas assumem um compromisso genuíno com Ele e vivem em santidade.

No entanto, quando o Senhor e o Espírito não são recebidos na vida de alguém, o pecado continua tendo o domínio, como acontecia com os mestres da lei…

(Atos 5:17-18) A mente dos homens é deturpada pelo pecado

¹⁷ Então, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (que eram a da seita dos saduceus), e encheram-se de indignação,

¹⁸ e lançaram suas mãos nos apóstolos, e os puseram na prisão pública.

Advertisement

Os mestres da lei invejavam o crescimento da Igreja e a forma como Deus usava os apóstolos, o que levou eles a ordenaram novamente a prisão dos apóstolos.

Não era para esses mestres agirem assim, mas eles escolhiam dá lugar para o orgulho e para inveja ao invés de deixar Deus guiar o coração deles.

Exatamente como Caim fez na situação com o seu irmão em Gênesis 4. Caim fez o que era mau aos olhos do Senhor trazendo o pior de seu rebanho como oferta para Deus.

Agora Abel fez o que era certo e trouxe para oferecer como oferta os melhores animais do seu rebanho. Obviamente, Caim teve a oferta rejeitada e a de Abel foi aceita pelo Senhor. Mas isso deixou Caim furioso, e Deus lhe disse: Por que você está tão furioso?”, o Senhor perguntou a Caim. “Por que está tão transtornado?

Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo.”

(Atos 5:19-23) O cuidado sobrenatural de Deus

¹⁹ Mas o anjo do Senhor abriu as potas da prisão, durante a noite, e conduziu-os para fora, e disse:

Presos e com toda a segurança guardando o cárcere, os apóstolos viram Deus cuidar deles sobrenaturalmente.

Ele enviou o seu anjo de noite para tirar os apóstolos da prisão e direcioná-los a voltarem a pregar a mensagem do evangelho logo pela manhã. Porque o Senhor queria confundir os falsos mestres e mostrar que estava com os apóstolos.

Como Davi mencionou em um de seus Salmos, os que esperam no Senhor não serão confundidos, mas sim aqueles que transgridem sem causa.

Além disso, o cuidado sobrenatural de Deus é exclusivo para aqueles que vivem à sua vontade e Ele não iria desamparar os apóstolos naquele momento.

(Atos 5:24-33) Não deixe o seu lugar

²⁴ Ora, quando o sumo sacerdote e o capitão do templo, e os principais dos sacerdotes ouviram estas coisas, e eles duvidaram deles, e no que isto daria.

A confiança dos apóstolos no Senhor era inabalável e mesmo diante de vários mestres daquele tempo, eles não deixaram a sua posição de servos de Deus.

Eles reforçaram o seu pensamento a respeito dos mestres, o que fez eles ficarem furiosos.

Como Caim eles queriam matar quem era agradável a Deus, mas dessa vez Deus não permitiu isso acontecer.

(Atos 5:34-39) Agindo Deus, quem impedirá?

³⁴ Então, levantando-se no conselho um certo fariseu de nome Gamaliel, doutor da lei, respeitado por todo o povo, mandou que colocassem os apóstolos para fora por um momento.

Enquanto os apóstolos não deixassem o seu lugar, o Senhor iria continuar agindo através deles e ninguém iria impedir isso.

Dessa forma, Deus usou Gamaliel naquele momento para livrá-los das mãos dos outros mestres da Lei.

Porque o Senhor não permite o seu povo passar por aflições maiores do que a sua capacidade de suportá-las e sempre dá alguma saída para ele superar a dificuldade.

(Atos 5:40-42) Alegres pela aflição

⁴⁰ E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, os açoitaram e lhes ordenaram que não falassem em nome de Jesus, e os deixaram ir.

⁴¹ E eles partiram da presença do conselho, regozijando-se de terem sido considerados dignos de sofrer vergonha pelo seu nome.

⁴² E diariamente, no templo e em cada casa, eles não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus Cristo.

O discurso de Gamaliel convenceu os mestres da Lei e eles soltaram os apóstolos, mas antes disso eles mandaram açoitá-los para deixá-los amedrontados.

Entretanto, eles saíram alegres do Sinédrio, porque foram considerados dignos de serem humilhados pelo nome de Jesus.

A fé deles era madura e nem a morte, como podemos ver no estudo de Atos 6,era o suficiente para eles deixarem de cumprir a vontade de Deus.

Conclusão

Por fim, o estudo de Atos 6 convida todos para terem um coração entregue ao Senhor. Entregar o seu coração parcialmente permite às trevas invadirem a sua vida, deixando você vulnerável ao controle do pecado.

Mas entregá-lo totalmente irá guiar você para um estilo de vida digno e que glorifica ao Senhor. Não seja raso e nem superficial por Aquele que foi nas profundezas para salvar você. Busque-o de todo o coração porque na presença Dele existe muito mais do que você pode imaginar.

Escritas na imagem: Atos 5 Estudo e a logo do Blog estudobiblicoonline.com, uma  bíblia com duas folhas formando um coração de fundo, atrás das escritas.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *