Salmo 121 Estudo: O Socorro Vem do Senhor

Em Salmo 121, veremos que como quase todos os Cristãos sabem, esse Salmo é considerado um dos mais bonitos e mais lidos da Bíblia, sem dúvidas se trata de uma passagem que exorta a confiança e a fé no Senhor.

O salmista provavelmente passava por momentos de aflição, mas nota-se que mesmo diante disso ele mantinha sua fé no senhor. Porém, mesmo diante da fé ele pergunta: “de onde virá o meu socorro?”

Advertisement

E a resposta é: o socorro vem do Senhor! Pois, ele sabia que Deus é a proteção, o cuidado e a consolação para todo coração que sofre e conserva sua fé. Outra interpretação possível é que: “elevo os olhos para os montes”, seria uma espécie de negação aos falsos deuses.

Assim, quando muitos povos olhavam para os montes buscando socorro aos deuses, o salmista estava demonstrando que o socorro não vem dos falsos deuses e sim do “Senhor que fez o céu e a terra”.



Não importa qual tenha sido a real circunstancia, o que importa é a mensagem dessa passagem! E todas as possibilidades apontam para que os servos de Deus reconheciam sua fé no Senhor. A seguir iremos analisar todos os versículos, acompanhe!

Contexto histórico

Provavelmente esse salmo foi escrito em um contexto de guerra, batalhas e viagens onde havia perigos iminentes. É notável que há uma aflição, porém percebe-se a presença de convicção de que tudo irá se encaixar e que o senhor irá vir ao socorro do seu povo.

Os Salmos de romagem são cantados pelos israelitas nas suas jornadas à cidade santa para as festas do Senhor e eles revelam os seus pensamentos e sentimentos.

Essas adorações aconteciam direcionadas ao único e verdadeiro Deus, e vinham povos de todos os cantos do país. Acompanhe a seguir o estudo completo de Salmo 121.

Advertisement

(Salmo 121:1) O socorro vem do Senhor

v. 1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

Os montes pareciam um bom lugar para se esconder (Sl 11:1), um símbolo da estabilidade e do livramento de Deus (Sl 31:2), (Sl 125:2), (Na 1:15) ou uma ameaça iminente (Jn 2:6).

Qualquer destas opções poderia levar à pergunta sobre uma fonte de socorro.Ao observamos este versículos, percebemos uma aflição, porém há também uma convicção de que o senhor virá ao socorro.

É válido lembrar que o povo hebreu buscava ajuda divina nos montes, e hora essas orações eram feitas ao Deus verdadeiro e em outros momentos aos deuses.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Mas mesmo diante disso, o salmista recorre ao senhor como seu auxílio e alívio, e é possível notar a fé e confiança em Deus, assim como o reconhecimento de que ele é o criador do céu e da terra.

(Salmo 121:2) Criador do céu e da terra

v. 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Advertisement

O Criador é a fonte fiel de socorro e bênção (Sl 124:8), (Sl 134:3), (Sl 146:6). Deus está aberto para receber a toda sua criação, entretanto, nós precisamos busca-lo.

Ele é capaz de proteger seus fiéis de todos os  tipos de ameaça, e em todos os momentos da vida, com isso, o próprio salmista menciona: “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.

É notório, que mesmo diante  do problema, a confiança do servo não se limita em nenhum momento. Nele há a certeza da proteção do seu pai e é sustentado por sua esperança eterna, assim como todos que confiam em Deus.

(Salmo 121:3) Os teus pés não serão abalados

v. 3 Não permitirá que o teu pé seja abalado; aquele que te guarda não cochilará.

Não seremos abalados, e o nosso senhor não dorme, e não cochila, ele está vigilante e nos guardando dos perigos externos e muitas vezes até de nós mesmos.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Não há tempestade, perigo, ou maldade que passe despercebido aos olhos do Senhor, não há nada que ele não saiba e não há problema que ele não possa resolver.

Entretanto, é necessário que tenhamos bom senso de discernir que muitas vezes há algumas situações que nos afligem e que são permitidas por Deus para um propósito maior.

Porém, nunca estaremos abandonados ou esquecidos por ele, mas isso não exclui as provas que temos que passar, mesmo estando sob seus cuidados e proteção.

(Salmo 121:4) O que não dorme

v. 4 Eis que aquele que guarda Israel não cochilará nem dormirá.

Advertisement

O Senhor não dorme, ele guarda o seu povo e não há nada que aconteça sem que os seus olhos vejam! Mesmo quando Elias zombou dos profetas, dizendo que o Deus deles dormiam o salmista não duvidou em nenhum momento, ele seguiu conservando sua fé e clamando ao Senhor.

(Salmo 121:5) O guardador

v. 5 O SENHOR é o teu guardador; o SENHOR é a tua sombra sobre a tua mão direita.

Esse versículo afirma que somente o Senhor guardará a nossa vida a todo tempo! Ele guardará a nossa sombra e a nossa mão direita.

Ao ler isso, podemos observar o poder do senhor, e como estamos protegidos ao escolher andar com ele, ao optar construir um relacionado mais intimo e ser próximos do nosso pai.

Não há comparação para o poder do senhor e não importa as circunstâncias, ou o que você está passando, o Senhor deve ser o teu guia!

(Salmo 121:6) Não haverá castigo

v. 6 O sol não te castigará de dia nem a lua de noite.

Aqui o Senhor te afirma que ao estar com ele, e andando nos caminhos de retidão e fé, não haverá castigos, sem importar a hora do dia! Você estará resguardado pelo seu Deus.

(Salmo 121:7) A preservação do Senhor

v. 7 O SENHOR te preservará de todo o mal; ele preservará a tua alma.

Mal nenhum irá assolar a sua alma, pois o teu Deus irá te preservar de todos os males existentes na terra, sempre te guiando e te abençoando. 

(Salmo 121:8) Tua entrada e saída preservadas por Deus

v. 8 O SENHOR preservará a tua ida e a tua vinda, de agora em diante e para sempre.

O Senhor irá te proteger onde quer que esteja, onde que quer vá, não importa se estas entrando ou saindo, o Senhor estará contigo!

O que o Senhor quer de nós?

Irmãos, o Senhor quer de nós nosso coração puro e direcionado a ele. Ele quer estar ao nosso lado, nos protegendo e guiando, nos proporcionando proteção e entendimento!

Entretanto, precisamos deixar a porta aberta para ele agir, precisamos buscar manter um relacionamento com ele.

Muitas vezes investimos tempo e energia para manter um relacionamento com pessoas ao nosso redor, e esquecemos que o relacionamento mais importante de nossas vidas, deve ser com o criador.

Então, nosso Deus anseia para que nós, seus filhos, possamos depositar nossa fé e confiança nele! E isso não significa que tudo será perfeito na nossa vida, significa apenas que não importa o que aconteça, Deus estará ao nosso lado nos dando força para seguir.

Dessa forma, Deus nos quer por perto e íntimos dele, para que dessa forma ele possa agir em nossas vidas!

5 importantes lições que podemos aprender com o Salmo 121

  1. Confiança em Deus como nosso Protetor: O Salmo 121 começa com a declaração: “Levanto os olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. Isso nos ensina a confiar em Deus como nosso protetor e provedor, reconhecendo que Ele é soberano sobre todas as circunstâncias.
  2. A Promessa de Proteção Divina: O Salmo 121 fala sobre como Deus nunca dorme nem cochila, garantindo que Ele está sempre vigilante sobre nós. Isso nos lembra da promessa da presença constante de Deus em nossas vidas e de Seu cuidado protetor.
  3. A Promessa de Segurança: O salmista declara: “O Senhor é a sua sombra à sua direita; ele o protegerá do sol durante o dia e o Senhor o protegerá de todo mal”. Isso nos lembra que, assim como uma sombra nos protege do calor, Deus nos guarda de todo mal e nos dá segurança em todas as situações.
  4. A Confiança na Provisão de Deus: O Salmo 121 nos encoraja a confiar na provisão de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Assim como Ele cuida das aves do céu e das flores do campo, Ele também cuidará de nós e nos suprirá conforme as nossas necessidades.
  5. A Eternidade da Proteção Divina: O salmista conclui: “O Senhor guardará a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”. Essa promessa nos lembra que a proteção de Deus é eterna e se estende por toda a nossa jornada nesta vida e além, oferecendo-nos segurança e paz em todas as circunstâncias.

Conclusão

Portanto, o Salmo 121 nos mostra que mesmo diante da aflição decorrente de guerras e situações perigosas, o salmista recorre ao senhor como um sinal de fé e confiança. Através deste Salmo, podemos ver que o Senhor nos guarda, nos guia e nos protege!

Que ele é o nosso socorro, e que não nos deixará vacilar assim como, não dormirá estando sempre a nossa sobra e a nossa direita. O nosso Deus é todo-poderoso e criador do céu e da terra, nos guardando sempre de todo mal.

Com isso, temos que aprender a confiar e a buscar sua presença, sempre investindo na construção de um relacionamento com o Senhor, pois somente ele estará ao nosso lado hoje e sempre, nos guiando e nos abençoando.

Salmo 121 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *