Por onde começar a ler a Bíblia para entender?

Você se sente perdido e não faz ideia de por onde começar a ler a Bíblia para entender? Continue lendo esse artigo e aprenda um ótimo caminho para ler a palavra de Deus e obter o entendimento profundo do que nosso Criador quer nos ensinar.

A Bíblia possui tantos livros que fica até difícil saber por onde começar a sua leitura, não é mesmo? Esse é um dilema que afeta muitas pessoas, principalmente aqueles que iniciaram agora no estudo do evangelho e desejam aprender como ler a Bíblia e entender e assim aprender mais e mais de Deus.

Advertisement

A dúvida sobre por onde começar a ler a bíblia para entendê-la, pode ser facilmente sanada se você realmente quiser se dedicar para não apenas ler a Bíblia, como também entender o que existe nela e levar seus conselhos para a vida.

Por onde começar a ler a bíblia para entender?

Queremos deixar claro que não temos uma receita de bolo para você ler a Bíblia de uma forma correta, temos apenas indicações. E essas indicações são baseadas em estudos teológicos e históricos para que você tenha um caminho mais linear a seguir.

Vejamos a seguir a nossa indicação da melhor maneira sobre por onde começar a ler a Bíblia para entender.

1. Novo Testamento – Evangelho de Marcos

Se você optar por ler um capítulo por dia, em apenas 16 dias terá completado o seu primeiro livro da Bíblia. Esse livro traz como base a trajetória de Jesus, o filho de Deus. Além de ser um evangelho mais curto, a sua linguagem é de fácil compreensão.



No evangelho de Marcos, vemos o cumprimento de profecias do Antigo Testamento que fala sobre o aparecimento de alguém que pelo seu intermédio podemos obter a Salvação, curas e milagres, o próprio Jesus Cristo.

Esse é o tema principal da mensagem de João Batista descrita no Evangelho segundo Marcos. A mensagem era para os judeus que o Messias que eles tanto esperavam estava prestes a ser revelado.

Na segunda parte do evangelho de Marcos, vemos o início do ministério de Jesus Cristo e seus ensinamentos ao povo, que não são muito extensos como nos outros evangelhos porque o foco do livro de Marcos é mostrar os milagres de Jesus.

Advertisement

Na parte final do livro, do capítulo 14:1-16:20, vemos a prisão de Jesus, seu julgamento, condenação, crucificação e morte, encerrando o ciclo e o propósito de Cristo como Servo do Deus vivo.

Ao terceiro dia após a sua crucificação e morte, Jesus venceu a morte e ressuscitou. E se tornou o mediador perfeito e eterno de uma nova aliança com o Altíssimo.

2. Novo Testamento – Evangelho de João

João é um livro que possui uma escrita muito dinâmica para o seu leitor, e ele possui 21 capítulos. Ou seja, com apenas 3 semanas você finaliza esse livro, sem nenhuma dificuldade, muito bom, não é mesmo?


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Com o que você aprendeu em Marcos, você pode ler João, que é considerado um dos livros mais espirituais da Bíblia. Nesse livro, é possível ver alguns fatos e milagres de Jesus, pela ótica do apóstolo João.

Esse evangelho é bem diferente, no sentido literário e na apresentação de Jesus Cristo, o Filho de Deus, quando comparados aos escritos de Marcos, Mateus e Lucas.

Ele enfatiza os argumentos de sua declaração sobre o Messias, como o Verbo de Deus que se fez carne, no testemunho de João Batista e de Deus Pai.

Advertisement

3. Antigo testamento – Gênesis

A história da criação do mundo, começa pelo livro de Gênesis, e nada mais agradável do que conhecer como o primeiro homem e a primeira mulher, foram criados à imagem e semelhança do Deus todo poderoso.

É claro que nesse livro, constam muitas outras histórias de homens e mulheres que são verdadeiros servos do nosso Deus. Em alguns momentos, Gênesis poderá ter uma linguagem um pouco difícil, quando isso ocorrer, pesquise os termos antigos ou pergunte aos colegas sobre as opiniões deles.

O livro de Gênesis é um dos mais importantes de história para os Cristãos, pois é o único na Bíblia que descreve a origem e como foi criado o universo, a terra, o ser humano, a natureza e tudo o que nela há, antes do homem começar suas arquiteturas e construções.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A estrutura do livro de Gênesis é basicamente essa:

  • A História da criação (1:1-2:4)
  • A História de Adão e Eva
  • A História de Noé (Gênesis 6:1-11:32)
  • A História de Abraão (Gênesis 12:1-25:18)
  • A História de Isaque (Gênesis 25:19-28:9)
  • A História de Jacó (Gênesis 28:10-36:43)
  • A História de José (Gênesis 37:1-50:36)

Ou seja, a estrutura do livro de Gênesis é fácil de ser entendida e seu conteúdo nos mostra uma evolução na maneira que o Altíssimo passou a se revelar ao ser humano.

4. Novo testamento – leitura dos outros evangelhos

Agora você pode começar a leitura do evangelho de Mateus e Lucas, que são os outros evangelhos. Algumas histórias serão um pouco semelhantes, e isso só irá ajudar cada vez mais a fixar as histórias.

5. Atos e o final do Novo testamento

Nesse momento, você poderá fazer a leitura linear de Atos e de todo o fim do novo testamento. É claro, que alguns livros poderão necessitar de mais tempo, porque a sua compreensão não é fácil, como é o caso de Romanos.

6. Alterne com Salmos e com Provérbios

Esses dois livros da Bíblia, não são apenas os mais famosos, como também possuem uma leitura bem mais simples e de fácil entendimento. Como eles são livros de fácil compreensão, podem ser lidos várias e várias vezes.

Você pode inclusive, intercalar a leitura desses livros desde o seu início da leitura da palavra de Deus, pois eles não irão lhe causar nenhuma confusão. Além de que lhe trarão bons conselhos, palavras de apoio e sentimentos de proteção. É uma forma de Deus falar com todos os seus filhos.

Advertisement

Se você seguir esses passos, com certeza irá ler e aprender mais da Bíblia, e isso ajudará muito em seu desenvolvimento espiritual.

Considerações finais

Com essas 6 dicas de livros, espero ter respondido sua dúvida sobre por onde começar a ler a Bíblia para entender, seguindo as dicas passadas neste artigo, com certeza você irá começar a ler a Bíblia de uma forma que lhe trará um melhor entendimento.

Pois os livros citados acima, são basicamente a estrutura da Bíblia e livros de fácil entendimento, assim quando for ler os livros mais complexos, irá ter uma boa base de entendimento lendo os livros indicados anteriormente.

Espero ter ajudado, bom estudo.

Por onde começar a ler a Bíblia para entender.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *