Como Pregar a Palavra de Deus

Como pessoas cristãs, certamente já tenha surgido uma dúvida muito comum e recorrente, que é a respeito de como pregar a palavra de Deus.

Até porque, pregar a Bíblia, passando a palavra de Deus para as pessoas, pode ser um verdadeiro sonho para algumas pessoas que frequentam alguma Igreja.

Advertisement

Primeiramente, no próprio livro de Marcos, 16:15, lá afirma que você e todas as pessoas são chamadas a pregar a palavra de Deus, e podem realizar esse tipo de coisa.

No entanto, é claro, para isso, é preciso todo um preparo, para assim conseguir realizar esse processo da forma correta. A própria Bíblia traz diversas dicas sobre como pregar a palavra de Deus, o que nos ajuda a seguir o caminho correto.

Advertisement

Mas, você sabe que dicas são essas? Qual preparo correto para conseguir pregar a palavra de Deus com sabedoria? Se a sua resposta for não, leia este artigo até o final pois será de extremo valor para sua vida Cristã.

Muitas pessoas procuram sobre como entender a bíblia e fazer um estudo da mesma, mas pode não ser suficiente para passar a mensagem que talvez, você gostaria de passar naquele momento de pregação.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Por fim, para você conseguir entender melhor sobre a pregação da palavra de Deus, confira todos os passos que você, como Cristão, deve seguir, para conseguir pregar com eficiência.

Você sabe o que é pregar a palavra de Deus?

Antes de descobrir os passos corretos de como pregar a palavra de Deus, você sabe ao certo o que isso significa? De uma forma simples, pregar a palavra do senhor, significa expor, explicar ou anunciar aquilo testemunhado na Bíblia.

É claro que, existem pessoas que são chamadas por Deus para pregar a palavra, através dos conhecidos sermões, e também os estudos bíblicos, que possuem uma formação mais aprofundada nas passagens.

Advertisement

No entanto, se você de forma involuntária, deseja pregar o Evangelho, saiba que isso é algo totalmente possível. Existem algumas maneiras em que você, seguindo os passos corretos, poderá fazer pregações impactantes. 3 formas muito comuns de pregação, são:

1. Em testemunho pessoal

O testemunho pessoal, podemos dizer que é o mais comum. Aqui, você pode explicar a palavra de Deus, através da sua experiência, principalmente com a leitura sobre a vida de Jesus e o Evangelho.

Você pode passar o seu testemunho sobre passagens Bíblicas, livros e dentre outras coisas, que acompanhou ou vêm acompanhando recentemente.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Você pode tanto passar esse testemunho para pessoas próximas a você, como também, para outras que se interessem pelo assunto. Será basicamente pregar aquilo que você compreendeu e tirou como experiência de vida.

2. Em conversas

Outra forma que você pode pregar, é através das conversas, onde você pode falar sobre as passagens da Bíblia, de Jesus, demonstrando a sua fé.

Dessa forma, uma simples conversa que você tiver com um amigo, ou até mesmo com uma pessoa próxima a você, já é uma pregação do Evangelho.

Advertisement

3. Com as ações

Você já deve ter ouvido falar no ditado de que as ações muitas das vezes falam mais que palavras, não é mesmo?

Desse modo, são justamente com essas ações que você tem na vida, que serão, mesmo que de forma indireta, uma pregação da palavra do Senhor.

Basicamente, você vai estar vivendo aquilo que foi tratado no evangelho, sendo uma das principais formas de pregá-lo, e reconhecê-lo.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Como pregar a palavra de Deus pela primeira vez?

Certamente essa deve ser o seu primeiro contato mais a fundo, a respeito de como pregar a palavra de Deus, estou certo?

Nesse sentido, é muito comum que dúvidas sobre como pregar pela primeira vez ocorram, uma vez que para muitos não pareça algo tão simples.

Advertisement

No entanto, acredite, seguindo as dicas contidas neste artigo, você vai conseguir pregar o Evangelho com Sabedoria, independente de onde for, e da forma correta. Confira todas essas principais dicas a seguir:

#1 Procure sempre se manter atualizado

Como você pretende pregar aquilo que foi passado, é essencial que essas informações sejam atualizadas, onde é essencial procurar sempre uma versão atual da Bíblia. Falamos isso não porque a Bíblia é algo que desatualiza, e a informação que foi escrita vai mudar.

Mas sim, porque os especialistas estão sempre procurando melhorar o contexto e a linguagem da Bíblia para tornar algo mais contemporâneo.

Logo, quanto mais atualizada, mais fácil será de você entender e assimilar o que está sendo dito, para não pregar informações incorretas.

Advertisement

Se esse é o seu primeiro contato com esse tipo de ação, saiba que uma Bíblia atualizada, vai facilitar muito o seu entendimento.

#2 Comece pelos livros que sejam mais fáceis de entender

Se você começar por um livro que precisa de um entendimento mais aprofundado, e que seja um pouco mais complexo, certamente haverá muitas dificuldades quando for fazer uma pregação.

Ou seja, porque não começar pelos livros mais simples, e no decorrer do tempo ir entrando nos mais complexos?


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Até porque, as partes mais fáceis de interpretar, também serão as com maior facilidade no momento em que você for criar um esboço de pregação.

Algumas indicações que podemos te passar de leituras mais simples e fáceis de entender, são:

  • Histórias do antigo testamento;
  • Salmos;
  • Gênesis;
  • Milagres e ensinamentos que jesus passou;
  • E dentre outras coisas.

No entanto, é claro, você mesmo pode escolher aquele livro ou passagem que lhe seja mais simples de entender.

Advertisement

Buscar por passagens famosas e comuns, também é uma boa opção, pois os ouvintes podem conhecer, o que deixa todo o momento ainda mais intuitivo e reflexivo.

#3 Faça um resumo (esboço) do que você irá pregar

Você sabia que uma das melhores coisas que pode ser feita na hora de ter a intenção de fazer uma pregação forte é ter um esboço?

Dessa forma, será este simples “resumo” que vai lhe ajudar em praticamente tudo, principalmente, na sua organização da pregação que irá fazer.

Ou seja, colocar seus pensamentos em ordem, deixar as mensagens as mais simples e claras possíveis para o ouvinte, e dentre outras coisas.

Sem contar, na possibilidade de guardar esse esboço para o futuro, e assim poder até rever as passagens para manter a mente fresca.

Então, não cometa o mesmo erro de muitos pregadores, e esqueça de fazer um esboço, principalmente, se essa for a sua primeira vez pregando.

Advertisement

Não precisa ser um esboço muito completo, onde simples anotações, que você possa entender, já é o suficiente.

#4 Seja dedicado

Se você quer ser um bom pregador, e que realmente consegue trazer a mensagem de Deus às pessoas, é preciso ser dedicado.

Nesse sentido, estamos falando principalmente em sempre procurar dedicar um tempo para estudos Bíblicos e principalmente oração.

Nunca seja confiante demais em si mesmo, uma vez que desde o convite para pregar em alguma Igreja os preparativos devem ser intensos.

Advertisement

Pregadores dedicados conseguem trazer mensagens claras e objetivas, caminhando sempre próximo à mensagem que Deus quer passar para seu povo.

#5 Procure sempre manter a calma

Na hora de uma pregação expositiva, imagine que o espírito santo de Deus lhe colocou naquele lugar com um propósito, passar a mensagem dele, com clareza.

Assim, não existe um motivo para ficar nervoso, onde um dos principais segredos para ter uma pregação evangélica, é manter a calma e a tranquilidade, sempre procurando dar o seu melhor.

Como pregar a palavra de Deus com autoridade e sabedoria?

De nada pode adiantar fazer uma pregação, mas não conseguir passar, ou ter autoridade naquele assunto.

Advertisement

Nesse sentido, é essencial sempre se aperfeiçoar ainda mais no seu ministério de pregação, para ter um conhecimento aprofundado, e assim conseguir transmitir uma mensagem com uma verdadeira autoridade e sabedoria naquilo que está sendo dito.

E para te ajudar nesse processo de aprendizagem sobre pregar a palavra de Deus, nós vamos te passar alguns passos para criar esses requisitos essenciais.

Confira:

1. Comece a ser um amante da Palavra de Deus

Se você quer ter autoridade e sabedoria para pregar o evangelho, é essencial ser um amante das escrituras sagradas e do Evangelho.

Ou seja, você precisa adquirir um certo prazer pela mensagem que Deus está te passando, tornando o estudo bíblico uma verdadeira prioridade em sua vida.

Advertisement

Até porque, como você vai ter autoridade em um assunto se não existe um conhecimento aprofundado? Se aquilo que faz não é uma prioridade, ou algo de muita importância em sua vida?

Se você não é um amante da Bíblia Sagrada, uma dica que podemos te passar é buscar manter o hábito da leitura.

Algumas pessoas até podem nascer com o prazer pela leitura bíblica, mas muitas pessoas acabam tendo isso no decorrer da sua conversão.

Lembrando que como já citamos, apenas uma leitura ou um estudo, pode não ser algo suficiente, onde um esboço de pregação sobre libertação e outros temas principais, é uma excelente alternativa para que você possa ver e rever as passagens, favorecendo assim a criação desse hábito.

Quando você criar um amor pela leitura da Bíblia, facilmente irá notar o quanto terá muito mais autoridade e sabedoria sobre o assunto, sendo algo que vai somar bastante na sua carreira como pregador.

Amar aquilo que faz ou que tem contato, é uma das melhores coisas que você pode ter em sua vida.

2. Reconheça o seu atual estado

Um erro de muitos pregadores, é achar que sabem de mais, ou que já estão um nível no seu ato de pregação.

No entanto, uma coisa que você deve saber, é que o único pregador da palavra de Deus grande e sábio, foi Jesus.

Ou seja, você aqui na terra, saiba que é algo extremamente pequeno, um pequeno pó da terra e pecador.

Saiba que quando você reconhecer isso, Deus será glorificado e ele crescerá em você de uma maneira que suas pregações serão extremamente impactantes.

3. Não pregue nada além do evangelho de Jesus Cristo

Na procura de como pregar a palavra de Deus com autoridade e sabedoria, você não deve negociar a palavra de Deus, pregando apenas aquilo que lhe convém.

Falamos isso, porque vivemos em um tempo de muitas mensagens de auto ajuda e filosofias, mas, na realidade, o que vai curar, libertar e restaurar é a palavra de Deus.

Sendo assim, não pregue outra coisa que não seja a palavra de Deus e o Evangelho de Cristo, uma vez que só ela tem o poder de mudar a vida do ouvinte.

Isso é uma dica essencial para os pregadores que desejam ter autoridade e credibilidade naquilo que estão pregando.

4. Não pregue um texto sem contexto

Outro erro muito comum dentre os pregadores que desejam autoridade naquilo que pregam, é pregar textos sem contextos.

Pegar um versículo ou uma passagem de outros livros, e usar para completar uma ideia, sem se encaixar naquele contexto, é um dos principais caminhos para a não autoridade.

Até porque, você acha que os ouvintes daquela pregação, vão dar credibilidade para uma passagem fora de contexto ou sem sentido? Com toda certeza, não.

Então, se você quer credibilidade e autoridade naquilo que está sendo dito, pregue aquilo que está verdadeiramente na palavra, e que se encaixa com todo o tema da pregação.

Como pregar o Evangelho?

Toda pessoa que crer em Deus, podemos dizer que têm a responsabilidade de pregar o evangelho, uma vez que é ele quem possibilita conhecermos a verdade, e assim podermos ser salvos.

Porém, pregar o evangelho, principalmente para pessoas iniciantes pode ser algo complicado, onde muitos consideram necessário ter um dom para isso.

No entanto, não é bem assim que isso funciona, onde qualquer pregador pode e deve procurar pregar o evangelho.

Para isso, existem alguns passos que a própria Bíblia ensina, e que são excelentes práticas para alcançar as pessoas com o evangelho, e fazer a sua pregação.

1. Fale o que Deus tem feito por você

“Volte para casa e conte o quanto Deus fez a você”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto jesus tinha feito por ele. – Lucas 8:39.

Uma grande maneira de pregar o evangelho é partilhando todas aquelas coisas boas que Deus vem fazendo por você na sua vida e na das pessoas do seu convívio.

Mostre às pessoas que Deus fez algo maravilhoso por você. Muitas das vezes a salvação é uma boa notícia.

2. Tenha atitudes de amor

“Um novo mandamento dou a vocês: amem-se uns aos outros”. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso, todos saberão que vocês são meus discípulos. – João 13:34-35

Se você deseja pregar o evangelho, saiba que o amor fala muito alto, e ele deve fazer parte de suas atitudes.

Dessa forma, saiba que você ter amor nos dias de hoje é algo que sim, se destaca bastante, e que é essencial estar presente em uma pregação.

O amor de Deus por todos nós, é algo que até mesmo restaurar vidas, o que demonstra a sua tamanha importância.

3. Tenha ações cristãs

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao pai de vocês, que está nos céus”. – Mateus 5:16

As suas ações como um cristão é quem vão dizer se você está pronto para pregar a palavra de Deus.

Até porque, se você não sabe, as boas ações são os grandes testemunhos de um evangelho, sendo essencial para quem deseja pregá-lo.

Então, apenas ler a bíblia e ter atitudes pode não ser o suficiente, onde é essencial se dedicar à glória de Deus, e demonstrar isso através de ações.

4. Crie um laço com a igreja local

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o dia” – Hebreus 10:25

Como você já deve saber, o principal foco da igreja é pregar o evangelho de Cristo.

Ou seja, porque então não se reunir a igreja para participar ativamente nessas pregações do evangelho, e de qualquer forma ajudar?

Dessa forma, ajudando você tanto pode crescer espiritualmente, como também, vai fazer com que a igreja possa se fortalecer, e assim mais pessoas consigam alcançar a salvação.

Você pode de uma forma totalmente fácil procurar a igreja mais próxima, de preferência a do seu bairro, e assim criar essa aproximação e participar das pregações.

Mesmo que seja uma simples participação no tema de pregação, isso já vai criar um laço entre você e a igreja, o que vai possibilitar um aprendizado e todo um crescimento muito forte.

Lembre-se que quanto mais juntos estamos, mais conseguimos nos fortalecer. Isso quem diz não somos nós, e sim a própria bíblia.

Como pegar a palavra de Deus para Jovens?

Essa é sempre uma grande dúvida, uma vez que todo esse processo, pode precisar de passos e caminhos específicos para dar certo.

Isso porque, a maneira como pensam ou até entendem a palavra de Deus é bastante diferente do convencional.

Porém, saiba que para isso você não precisa quebrar a cabeça, criando planos diferentes, ou até mesmo procurando melhorar os seus sermões.

Logo, a única coisa que você precisa é seguir os passos corretos, considerando as especialidades que esse grupo possui.

Para você conseguir entender melhor, citaremos os passos principais para pregar a palavra de Deus para Jovens.

Confira:

1. A vida com Deus deve sempre vir em primeiro lugar

Mesmo que muitas pessoas consideram os jovens como públicos diferentes, todos compõem a igreja, o que para ser disso, é necessário ter a vida com Deus.

Ou seja, de toda forma, se você deseja pregar para jovens, adultos ou até idosos, sempre vai seguir o mesmo padrão, que é a vida com Deus e o verdadeiro evangelho.

Dessa forma, não precisa ir pesquisar em outras fontes, ou procurar outras medidas para trazer a palavra de Deus a esse grupo.

Pregue o que a Bíblia sagrada impõe, mantendo sua vida com Deus, e encaminhando os jovens a esse mesmo caminho.

2. Os jovens precisam de homens e mulheres de Deus

Mesmo que estejamos falando de jovens, que geralmente é um público mais animado, você não precisa fazer plateia para pregar o evangelho a esse grupo.

Simplesmente você deve seguir aquilo que está na Bíblia, procurando representar como homens e mulheres de Deus.

Você até pode descontrair um momento para a pregação se tornar mais dinâmica, mas não fuja do foco central.

Considerações finais

Depois de ver todas as dicas sobre como pregar a palavra de Deus descritas neste artigo, o que você está esperando para tornar a pregação como uma parte da sua vida cristã?

Tudo está em suas mãos, basta seguir os passos corretos. Estude muito as escrituras e ore sempre.

Deus te abençoe!

Como pregar a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *