Esdras

Aqui está concentrado estudos bíblicos de todos os capítulos de 1 Esdras, agora é só escolher o capítulo e se aprofundar na palavra de Deus!

Capítulos

Esdras 1: Ciro, rei da Pérsia, emite um decreto permitindo que os exilados judeus retornem a Jerusalém e reconstruam o templo do Senhor. Ele também devolve os utensílios sagrados que Nabucodonosor havia confiscado.

Esdras 2: Uma lista é fornecida dos exilados que retornaram a Judá e Jerusalém, incluindo o número de pessoas de cada família e os detalhes sobre suas origens.

Esdras 3: Os exilados retornam a Jerusalém e começam a reconstrução do altar do templo. Eles celebram a Festa dos Tabernáculos e oferecem sacrifícios ao Senhor. Os alicerces do templo são lançados, mas enfrentam oposição dos inimigos locais.

Esdras 4: Os inimigos locais, os samaritanos, tentam interromper a reconstrução do templo, enviando uma carta ao rei persa contra os judeus. Como resultado, a construção do templo é suspensa até o segundo ano do reinado de Dario.

Esdras 5: No segundo ano do reinado de Dario, o profeta Ageu e Zacarias profetizam encorajamento aos líderes de Judá para retomar a reconstrução do templo. Eles reiniciam a construção e enviam uma carta ao rei Dario para confirmar a autorização de Ciro.

Esdras 6: O rei Dario pesquisa os arquivos reais e confirma o decreto de Ciro. Ele ordena que a reconstrução do templo continue e fornece recursos para isso. O templo é completado e dedicado com grande alegria.

Esdras 7: Esdras, um escriba versado na lei de Moisés, é comissionado por Artaxerxes, sucessor de Dario, a liderar uma expedição a Jerusalém. Ele recebe autorização para levar consigo um grupo de exilados e os tesouros para o templo.

Esdras 8: Esdras reúne um grupo de exilados em Babilônia para retornar a Jerusalém. Eles jejuam e oram a Deus por proteção durante a jornada. Esdras entrega os tesouros do templo aos sacerdotes em Jerusalém.

Esdras 9: Esdras fica horrorizado ao descobrir que muitos judeus retornados se casaram com mulheres estrangeiras, violando a lei de Deus. Ele confessa os pecados do povo e ora por misericórdia, reconhecendo a justiça de Deus.

Esdras 10: O povo de Judá se arrepende de seus casamentos mistos e concorda em se separar de suas esposas estrangeiras. Eles realizam uma assembleia em Jerusalém para resolver o assunto e se comprometem a obedecer à lei de Deus.