Gênesis 20 Estudo: Sara é Restituída a Abraão

Neste capítulo de Gênesis 20 estudo, vemos Abraão vindo habitar em Gerar. O rei Abimeleque manda buscar Sara, vez que Abraão informara que esta seria sua irmã.

Então, antes de tê-la possuído, Deus fala, em sonho, a Abimeleque, que o puniria de morte, vez que tomara mulher que tinha marido e manda que Sara fosse restituída, para poupá-lo.

Advertisement

Abimeleque, então, devolve Sara, com bens e servos e colocando toda terra a disposição de Abraão. O rei, ainda, entrega moedas de prata como compensação a Sara.

Abraão ora e Deus sara Abimeleque e suas mulheres da esterilidade que Deus lhes havia causado, em razão de Sara.

Gênesis 20 estudo: Contexto histórico

No capítulo 20, de Gênesis, as escrituras relatam que, Ló, ao avistar dois anjos, insiste para que pernoitassem em sua casa, até que aceitaram. Os homens da cidade cercam a casa de Ló, na tentativa de abusar dos anjos.

Ló se nega a entregá-los, então, os homens intentam forçar Ló, quando os anjos o protegem e ferem com cegueira aqueles moradores. Os anjos mandam que Ló fuja, com sua família, sem olhar para trás, pois aquelas cidades seriam destruídas.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Ló se demora, então os anjos o tomam, ele e a sua família, e retira-os. Deus faz chover fogo e enxofre nas cidades. A mulher de Ló, ao olhar para trás, se torna uma estátua de sal.

Ló se abriga numa caverna, com suas filhas, as quais embriagam o pai e se deitam com ele, vindo a conceber filhos, dando origem aos moabitas e amonitas.

Advertisement

Capítulo 1-7

3 Mas Deus veio a Abimeleque em sonhos, de noite, e lhe disse: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste, pois a mesma tem marido. (Se Deus não tivesse intervindo, o pecado de Abraão teria sido desastroso. Pode-se notar que Sara é novamente chamada pelo Espírito Santo de esposa de Abraão.

A menção à “irma” foi feita por Abraão, e não pelo Senhor. Embora ela fosse meia-irmã de Abraão, ainda assim, a afirmação de Abraão a Abimeleque era uma meia verdade e, portanto, por Deus considerada como uma mentira.)

4 Mas Abimeleque não se chegou a ela; disse pois: SENHOR, também a uma nação justa matarás? (O Príncipe Filisteu, já informado da destruição de Sodoma e Gomorra, teve medo de que ele e seu povo estivessem destinados à mesma “destruição, a menos que o Senhor aplacasse a sua ira rapidamente.)

5 Não me disse ele mesmo: Minha irmã é; e ela também disse: É meu irmão? Com simplicidade em meu coração e com inocência das minhas mãos, tenho feito isto (de fato, o homem era inocente; foram Abraão e Sara que tinham agido mal).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


6 E disse-lhe Deus em sonhos: Sim, bem sei que com simplicidade em teu coração tens feito isto; e também te impediu de pecar contra Mim; por isso não te permiti tocá-la.

7 Agora pois, devolve a mulher ao marido; porque é Profeta, e orará por ti, e viverás; mas se não a devolver, saiba que seguramente morrerás, tu e todos os teus. (Todos esses fatos manifestam a incansável verdade, deixando bem claro que Abraão, por aptidão e caráter, era covarde e falso. Ele foi nobre só quando motivado pela fé.)

Advertisement

Abimeleque

8 E, pela manhã, madrugando Abimeleque, chamou todos os seus servos, e falou em seus ouvidos todas essas palavras: E aqueles homens temeram muito (enfatiza-se neste Capítulo que a bondade natural e a integridade, como no caso de Abimeleque, não necessariamente faz de um homem um Filho de Deus e, por outro lado, um lapso moral temporário, por medo, não faz o Crente deixar de ser membro da família da fé).

9 Então chamou Abimeleque a Abraão, e lhe disse: O que nos tem feito? E em que pequei contra ti, para que haja trazido sobre mim e sobre meu reino tão grande pecado? O que não deverias fazer tens feito para comigo.

(É interessante que esse rei pagão entendia o sentido da palavra “pecado”, o que indica que havia um pouco conhecimento de Deus, o qual foi aumentado em grande medida depois do sonho que ele teve. No caminho da Fé, o povo de Deus é uma bênção para o mundo. No caminho da incredulidade, uma maldição).

10 E disse Abimeleque a Abraão: O que viste para que fizesses isto? (Quão culpado somos todos nos com respeito a isso. Nós, como Crentes, somos receptores e projetores de Sua Luz. Mas, muitas vezes, nós de fato não refletimos tudo quanto recebemos.)


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


11 E Abraão respondeu: Porque dizia eu a mim mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e me matarão por causa de minha mulher (uma vez que se abandona o caminho da , o julgamento do Filho de Deus fica comprometido).

12 E, na verdade também ela minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe, e a tomei por mulher (como foi dito, Abraão se baseia no fato de que Sara é sua meia-irmã, enquanto o Espírito Santo insiste no fato de que a mulher é esposa de Abraão [Vs. 2-3,7).

Obra da carne

13 E foi que, quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Esta é a graça que me farás em todos os lugares onde chegarmos, dize de mim: É meu irmão (este plano, elaborado por Abraão a princípio, não era de Deus, mas sim de sua própria mente e, portanto, uma obra da carne, a qual sempre traz problemas e dificuldades extremas).

14 Então Abimeleque tomou ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão, e lhe devolveu Sara sua mulher (apesar da culpa por parte de Abraão, o Senhor abençoou o Patriarca; e, muito frequentemente, ele faz o mesmo conosco).

15 E disse Abimeleque: Eis aqui, a minha terra está diante de ti, habita onde bem te parecer (Abimeleque tinha suficiente inteligência para dar-se conta de que as Bênçãos de Deus estavam sobre Abraão; por isso, oferece-lhe um lugar em “sua terra”; ele, sem dúvida, experimentou grandes Bênçãos de Deus por esse ato, o mesmo acontecerá a qualquer que abençoe os filhos de Deus).

Advertisement

16 E a Sara disse: Eis que tenho dado mil moedas de prata a teu irmão (ao referir-se a Abraão como “irmão” de Sara, com efeito, esse príncipe pagão está dizendo a ela: “Não voltes a fazer isso; não combina contigo!”);

olhe que ele te seja por véu dos olhos para todos os que estão contigo, e para com todos; e estás advertida. (Abimeleque,com efeito, estava dizendo: “Se tu abertamente apontares Abraão como teu marido, isto, de certo, será uma proteção suficiente para ti e, de fato, para todo o seu clã”. É triste quando nós, como Crentes, temos que receber a recriminação do mundo.

Um princípio Divino entretanto, brilha neste triste Capítulo: Deus, por Sua Graça Sublime, não se envergonha de ser chamado de o Deus de um pobre, débil, imperfeito e cambaleante homem, se, apesar de todas as debilidades, existirem a fé e o amor no coração [desse homem].

O Patriarca, por sua própria infidelidade de, degradou profundamente a si mesmo, ao ponto de ser justamente repreendido pelo príncipe pagão, mas Deus, por Sua fidelidade, reveste Abraão com dignidade e o honra na presença de Abimeleque.)


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Então Abraão orou a Deus

18 Porque havia o SENHOR fechado totalmente todas as mães da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. (“Os Versículos que encerram este Capítulo contém uma lição solene para todo Crente.

Devido ao abandono de Abraão do caminho da Fé pelo tempo em que ele não conseguiu caminhar nesse caminho, não nasceram filhos Abimeleque e a todos em seu lar. Esse fato [no mundo] físico ilustra uma realidade espiritual na experiência Cristã.

É razoável aprender com tudo isto que o nascimento de filhos espirituais no Evangelho é impedido ou retardado pela conduta inconsistente dos  Crentes.”–Williams).

Conclusão

Neste capítulo, vemos o livramento de Deus em ação. Deus se mostra fiel a promessa que havia feito a Abraão, preservando sua esposa de ser tocada por outro homem.

Vemos que Abimeleque, toma Sara, vez que Abraão havia dito que ela seria sua irmã. No entanto, vemos o Eterno se manifestando, em sonho, para este rei, provendo livramento, inclusive, a ele.

Talvez você possa se perguntar: mas afinal, por que Deus, além de livrar Sara, livrara este rei ímpio? Abimeleque era cananeu, acreditava em falsos deuses, era rei dos filisteus, um dos povos que mais intentaria contra Israel, no entanto, ao ver inocência em seu procedimento, Deus manifesta Sua misericórdia.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A explicação está no fato de que o caráter justo do Senhor não varia conforme a crença do homem. Ele não age injustamente com ninguém, ainda que este alguém não o sirva. Ele se mantém fiel à sua palavra.

O salmista revela que Ele ama a justiça e o direito, sendo que toda terra está cheia de sua bondade (salmo 33: 5). Como não engrandecer o Deus de Israel? Ele é digno de todo reconhecimento.

Gênesis 20 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *