Gênesis 47 Estudo: Jacó e seus Irmãos são Apresentados à Faraó

Advertisement

Neste capítulo de Gênesis 47, veremos que Jacó e alguns de seus irmãos, são apresentados à Faraó, o qual determina que habitem no melhor da terra. Posteriormente, Jacó o abençoa e sai de sua presença.

Então, ele e sua casa se estabelecem e são sustentados por José. Naqueles dias a fome era severa, então, José, acaba comprando todo o Egito para Faraó. Por fim, sob juramento, este promete a seu pai que o sepultaria na terra de Canaã.

Gênesis 47 estudo: Contexto histórico

No capítulo 46, de Gênesis, Jacó parte para Gósen. Antes, para em Berseba e, ali, sacrifica ao Senhor. Ao verificar o temor no coração de seu servo, por estar saindo de Canaã, terra prometida e, se deslocando para o Egito, Deus o tranquiliza e demonstra que tudo estava em Seus planos, prometendo que, mesmo após sua morte, o faria retornar àquela terra.

Jacó, prossegue a seu destino e reencontra, finalmente, José e, então, se estabelece naquele local, estrategicamente, preparado.

Advertisement

Capítulo 1-5

1 E JOSÉ então veio, e fez saber a Faraó, dizendo: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas e as suas vacas, com tudo o que têm, vieram da terra de Canaã; e eis que estão na terra de Gósen.

2 E dos últimos de seus irmãos tomou cinco varões, e os apresentou diante de Faraó (Pelo que se sabe, ninguém no Egito jamais soube algo a respeito da maldade, no passado, dos irmãos de José; assim é o perdão genuíno; ele não só é perdoado, mas também esquecido).


Especialista em Pregação Bíblica Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Vai Pregar Pela Primeira Vez!
(Clique Aqui e Saiba Mais)


3 Então Faraó disse a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Pastores de ovelhas são teus servos, tanto nós como nossos pais (os irmãos eram pastores, como José mesmo tinha sido; isso também serve como um Tipo de Bom Pastor, Que daria a Sua Vida pelas ovelhas [Jo 10.11]):

4 Disseram mais a Faraó: Para peregrinar nesta terra viemos; porque não há pasto para as ovelhas de teus servos, pois a fome é grave na terra de Canaã; e, portanto, rogamos-te agora que, habitem os teus servos na terra de Gósen.
5 Então Faraó falou a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti;

Advertisement

Egito

6 Toda a terra do Egito diante de ti está; no melhor da terra faz habitar a teu pai e a teus irmãos; habitem na terra de Gósen; e se entender que há entre eles homens eficazes, ponha-os por maiorais sobre o meu gado.

(José, levantado do poço ao trono, outro Tipo de Cristo, enriquece seus irmãos com todas as promessas que eles, por sua rejeição a ele, tinham invalidado, mas que, agora, que estão sobre a base da Graça, foi restaurada a eles.

Ao mesmo tempo, recebem uma província do Egito. Os egípcios, que representam todas as nações da Terra, são salvos da morte por José. Tudo isso é um quadro impressionante do que ainda está por acontecer. Este é o tema de Romanos 9-11, Capítulos que assinalam que Israel e os Gentios herdarão as Promessas, em comunhão, só sobre a base da pura Graça.)

7 E José trouxe a seu pai,e o apresentou diante de Faraó; e Jacó abençoou a Faraó. (E sem contradição, o menor é abençoado pelo maior. O menor e mais cambaleante dos filhos de Deus é superior ao mais poderoso Monarca, e está consciente dessa superioridade.”- Williams)
8 E disse Faraó a Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida?.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


9 E Jacó respondeu a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias de suas peregrinações

(ou melhor, não havia ninguém no Egito que tivesse tantos anos de vida quanto Jacó; ele também não ia morrer até que tivesse 147 anos de idade, 17 anos depois de vir para o Egito)

Advertisement

10 E Jacó abençoou o Faraó, saiu da presença de Faraó (pela segunda vez, o Espírito Santo proclama que o Patriarca abençoou o Faraó; outra vez, significa que, enquanto Faraó era o maior aos olhos dos homens, Jacó era maior aos Olhos de Deus; aos olhos do Único que importa).

JOSÉ

11 Assim José fez habitar a seu pai e a seus irmãos, e lhes deu posse na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como ordenara Faraó.
12 E sustentou José a seu pai, seus irmãos, e a toda a casa de seu pai, de pão, até a boca do menino.

13 E não havia pão em toda a terra, pois a fome era muito grave; por isso desfalecedor de fome a terra do Egito e a terra de Canaã. (Agora nos damos conta de quão severa na realidade esta fome. Se não fosse por José, o Egito teria visto a inanição de dezenas de milhares de sua gente.

Portanto, José foi o maior benfeitor desta terra e sua gente, exatamente como Jesus será o Grande Benfeitor dos Gentios na Segunda Vinda, quando o mundo estará em uma condição crítica.)


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


O PLANO

14 Então recolheu José todo o dinheiro que se achou na terra do Egito e na terra de Canaã, pelos mantimentos (grãos) que dele compravam; e José colocou o dinheiro na casa de Faraó.

15 E acabado o dinheiro da terra do Egito e da terra de Canaã (significa que o povo não tinha mais dinheiro para comprar grãos), veio todo o Egito a José dizendo: Nos dê pão; porque morreremos diante de ti? Porquanto tem se acabado o nosso dinheiro (já não temos mais dinheiro).

16 E José disse: Dai o vosso gado, e eu vo-lo darei por vosso gado (darei grãos à vocês), se acabou o dinheiro!

17 E eles trouxeram o seu gado a José (não importa se fosse ovelha, cabras, vitelas, cavalos, etc.); e José lhes deu pão por cavalos, e pelo gado das ovelhas, e pelo gado das vacas, e por jumentos; e os sustentou de pão por todo o seu gado naquele ano.


Material Recomendado para JOVENS: Aprenda a VENCER PECADOS e Tentações que o Confrontam Diariamente e te Afastam da Presença de Deus!
(Clique Aqui e ASSISTA)

Advertisement

22 Somente a terra dos sacerdotes não comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Faraó,e eles comiam a sua por cão que Faraó lhes dava; por isso não venderam a sua terra. (Alguns afirmaram que José roubou dos egípcios sua liberdade e converteu um povo livre a uma multidão de escravos miseráveis. Não há nada mais longe da verdade.

De fato, se não fosse por José, e pela Sabedoria Divina que lhe foi dada durante este tempo em extremo, como foi dito, centenas de milhares de pessoas teriam literalmente morrido de fome. Sendo assim, as pessoas foram cuidadas, e não há nenhum registro de que alguém tenha morrido de fome.)

LEIS DE INQUILINOS

23 Então José disse ao povo: Eis que tenho hoje comprado a vós e à vossa terra para Faraó; vejam que a semente para vós,aí está,para que semeeis a terra.

24 E há de ser, que, das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas,para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam os vossos filhos. (Quando José impôs os 20% de imposto, era um dos acertos mais justos que qualquer povo havia conhecido.

Sem dúvida, esta sabedoria foi dada pelo Senhor. Por exemplo, neste momento particular [2003], somando os impostos do estado, os impostos locais e os impostos federais sobre rendimentos, o total é de aproximadamente 50%.)


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


25 E eles responderam: A vida nos tens dado; achamos graça aos olhos de meu senhor e seremos servos de Faraó.

26 Então José estabeleceu isto por lei, até ao dia de hoje sobre a terra do Egito, assinalando para Faraó o quinto; exceto a terra dos sacerdotes, que não ficou sendo de Faraó.

JACÓ

27 Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen; e tomaram posse dela, e frutificarão, e se multiplicaram muitíssimo (os Israelitas chegaram em número exato de 70, e, quando safran, 215 anos mais tarde, contaram-se mais de 2 milhões de pessoas).

28 E viveu Jacó na terra do Egito dezessete anos; e foram os dias de Jacó, os anos de sua vida, cento e quarenta e sete anos.

29 Chegando os dias de Israel para morrer (pelo uso do nome “Israel”, o Espírito Santo nos diz que, Jacó morreria em Fé, e uma grande Fé), chamou a José Seu filho, e lhe disse: Se agora tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa, e usa comigo de misericórdia e verdade; rogo-te que não me enterres no Egito

(por mais fraco que se encontrasse o corpo de Jacó e por mais imperfeita que fosse a sua fé, porque toda fé infelizmente é imperfeita, Jacó estimava a terra de Deus, a terra de Canaã, e as Promessas relacionadas a ela, como algo indescritivelmente superior ao Egito, com toda a sua prosperidade-do neles),

30 Mas quando eu dormir com meus pais, levar-me-ás do Egito, e me sepultaram na sepultura deles. E ele respondeu: Eu farei conforme a tua palavra.

31 E disse-lhe: Jura-me isso. Ele jurou. Então Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama. (Jacó fez José jurar quando ele morresse, os seus ossos seriam postos onde estava o seu coração: na terra de Canaã. Como Crente, onde está o seu coração?)

Conclusão

Neste capítulo, constatamos o resultado de uma vida de fé e relacionamento com Deus, bem como as características daqueles que o seguem.

Ao chegar no Egito, Jacó, e, alguns de seus filhos, são tratados honrosamente e, diante deles, Faraó determina a José que os garantam o melhor daquela Terra. Aqui, vemos que Deus cumpre, na vida de Jacó, a promessa de que estaria com ele naquele lugar.

Quão maravilhoso é crer nas promessas de Deus, prosseguir, com base nelas e, então, vê-las se cumprindo.

Jacó e sua família, debaixo da palavra Deus, não apenas receberam a terra de Gósen, em possessão, como foram sustentados e livrados de uma crise severa. Como vimos, anteriormente, ele temeu e, se tivesse cedido ao medo, não teria testemunhado este livramento.

Em seguida, vemos que, José, compra toda a terra do Egito. Durante a narrativa, as escrituras nos revelam que, em todo tempo, Deus era com José e, portanto, ele se destacava em tudo que fazia.

Sua administração, no Egito, confirma isso. O poder de Deus o capacitava! Portanto, se estamos com Deus, Ele proverá a aptidão necessária para administrarmos a crise e, não, sucumbirmos a ela.

Por fim, José promete a seu pai, sob juramento, que o sepultaria na terra de Canaã. Mais uma vez, aprendemos, com os servos do Senhor, a crer e se mover rumo a promessa, afinal, Deus havia prometido Canaã. Quão precioso é sabermos nosso lugar em Deus. Sua fidelidade sempre nos dará um destino.

Gênesis 47 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *