Gênesis 5 Estudo: Os Descendentes de Adão

Advertisement

Neste capítulo de Gênesis 5 estudo, é registrado a genealogia de Adão, revelando a linhagem de Sete. Seu objetivo é contrastar a piedosa linhagem com a iníqua linhagem do outro filho de Adão, Caim, apontada em Gênesis 4. Neste estudo bíblico iremos conhecer um breve esboço e entender os pontos principais desse capítulo.

Gênesis 5 estudo: Contexto histórico

Com as primeiras famílias formadas sobre a terra, estamos vendo a criação de cidades, de profissões, de uma cultura, baseada no ódio pelos descendentes de Caim e pela nova chance, através da vida de Sete e seus filhos.

Capítulo 1-5

1 ESTE é o livro das gerações de Adão (corresponde com a frase “o Livro da Geração de Jesus Cristo” [Mt 1.1], o Último Adão).

No dia em que Deus criou o homem, à Semelhança de Deus o fez “Glória de Deus” ([2Co 4.6]. Devido à Queda, o homem perdeu a glória; entretanto, na Primeira Ressurreição, todo Crente vai recuperar essa glória [Rm 8.17]);

Advertisement

2 Macho e fêmea os criou (refere-se ao fato de que a homossexualidade é um grave pecado perante Deus); e os abençoou (a bênção se perdeu como consequência da Queda, mas foi recuperada em Cristo),

e chamou o nome deles Adão, no dia em que foram criados (Adão, no Hebraico é uma palavra para a humanidade em geral, além de ser o nome específico do primeiro homem).


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


3 E viveu Adão cento e trinta anos, e gerou (foi pai de) um filho à sua semelhança (Deus tinha originalmente como propósito que a humanidade gerasse “filhos e filhas de Deus” no mundo; devido à Queda, os filhos e filhas poderiam ser trazidos ao mundo só na semelhança de seu pai original, Adão, como um produto da natureza caída dele; é chamado de “pecado original”)

conforme a sua imagem (significa que Adão já não tinha a Imagem de Deus; a “semelhança” e a “imagem” são agora segundo Satanás [Jo 8.44]);

Advertisement

e chamou o seu nome Sete (embora Sete não fosse o Prometido, ele até que representa um raio de esperança; por meio dele, ou seja, da sua linhagem, o Prometido, viria).

4 E foram os dias de Adão, depois que gerou Sete, oitocentos anos;e gerou filhos e filhas (a dedução é: Adão foi capaz de gerar filhos, e Eva concebeu por 800 anos. Exatamente qual o número de filhos que trouxeram ao mundo não nos é dito, mas certamente deveriam ser muitos).

5 E foram todos os dias que viveu Adão novecentos trinta anos;e morreu (a história familiar deste, a Raça Celestial, está marcada pela morte; não importa quanto tempo um membro dessa família vivia, entretanto, três palavras se seguem ao seu nome: e ele morreu”).

A FAMÍLIA DE SETE

6 E viveu Sete cento e cinco anos,e gerou (foi pai de) Enos.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


7 E viveu Sete,depois que gerou Enos, oito cento e sete  anos, e gerou filhos e filhas.

8 E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos; e morreu.

Advertisement

A FAMÍLIA DE ENOS

9 E viveu Enos noventa anos, e gerou Cainã.

10 E viveu Enos, depois que gerou Cainã, oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas.

11 E foram todos os dias de Emos novecentos e cinco anos; e morreu.

A FAMÍLIA DE CAINÃ

12 E Viveu Cainā setenta anos, e gerou Maalaleel.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


A FAMÍLIA DE JAREDE

18 E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos, e gerou Enoque (Enoque e Abel são os únicos homens, da criação até o dilúvio, com exceção de Noé, que viveram para Deus. Pode até ter existido outros, mas a Bíblia não diz).

A FAMÍLIA DE ENOQUE

21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos,e gerou Matusalém (ao que parece, Enoque tinha 65 anos de idade quando se converteu e entrou neste companheirismo Divino; o nome “Matusalém” significa “o Dilúvio (a inundação) deverá ser enviado quando ele já estiver morto”; portanto, era Matusalém um testemunho vivo e ambulante de que o julgamento estava por vir sobre a Terra, devido à terrível maldade nela; no entanto, só Noé e sua família acreditaram nisso; então, chegou o dilúvio um pouco menos de mil anos depois do nascimento de Matusalém).

22 E andou Enoque com Deus (três declarações foram feitas na Bíblia a respeito de Enoque: “Ele caminhou com Deus” [Gn 5.22]; “agradou a Deus” [Hb 11.5]; “foi testemunha de Deus” [Jd 14]),

depois que gerou Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas (Enoque não viveu uma vida de isolamento,e sim uma vida de separação. Tal é exigido de todos os Crentes).

23 E foram todos os dias de Enfoque trezentos e sessenta e cinco anos (convertido dos 65 anos, ele viveu fielmente para Deus por 300 anos).

Advertisement

24 Caminhou, pois, Enoque com Deus, e desapareceu, porque para si Deus o tomou (Enoque foi um dos dois homens na historia que não morreu; Elias é o outro. Ele foi transladado, como disse o autor de Hebreus, “para não provar a morte”[Hb 11.5])·

A FAMÍLIA DE MATUSALEM

25 E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou Lameque (Noé nascerá de Lameque).

26 E viveu Matusalém, depois que gerou Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.

27 E foram, pois, todos os dias de Matusalém, novecentos e sessenta e nove anos;e morreu (Matusalém viveu mais tempo do que qualquer outra pessoa jamais viveu, 969 anos; ao que parece, ele morreu justamente antes do dilúvio no tempo de Noé; apesar de seu piedoso pai, não há registro de que ele tenha vivido para Deus).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


A FAMÍLIA DE LAMEQUE

28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
29 E chamou o seu nome Noé (agora é apresentado Noé, uma das figuras centrais da Biblia e de todos os tempos. Seu nome significa “descanso”),

dizendo:Este nos aliviará de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou (parece que Lameque, o pai de Noé, tinha dado uma Revelação em relação a este menino. O Consolo que ele trouxe, referente à maldição, tinha a ver com a Arca e ao que, em última instância, viria através dessa linhagem, o Filho de Deus, que tiraria a maior maldição – a maldição da Lei que havia sido quebrada [Gl 3.13]):

30 E viveu Lameque, depois que gerou Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas (mas nenhum dos irmãos e irmãs de Noé acreditaram na Palavra do Senhor; e, por isso, pereceram no dilúvio).

31 E foram todos os dias de Lameques setecentos e setenta e sete anos; e morreu.

A FAMÍLIA DE NOÉ

32 E sendo Noé da idade de quinhentos anos,gerou Sem, Cão e Jafé (devido ao fato de que todo ser humano na face da Terra morreu no dilúvio, com exceção de Noé e sua família, cada pessoa que viveu a partir aquele tempo é um descendente de Sem, de Cão ou de Jafé).

Gênesis 5 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *