Gênesis 9 Estudo: A Aliança

Neste capítulo de Gênesis 9 estudo, registrará o momento do firmamento da aliança de Deus com Noé e a benção de Noé sobre seus filhos, revelando como aconteceu a sequência da história da humanidade após o dilúvio, com a terra seca, que pode ser feita da seguinte maneira:

Deus abençoa Noé e sua casa; uma aliança de Deus com Noé e seus filhos; a embriaguez de Noé; pronunciamento de bênção e maldição sobre sua descendência e sua morte. Vejamos neste estudo bíblico os principais pontos acerca do texto bíblico de Gênesis 9.

Advertisement

Gênesis 9 estudo: Contexto histórico

Deus está refazendo todas as coisas, uma terra limpa de toda a iniquidade dos homens, que se perderam e se desviaram dos caminhos do Senhor. Noé acaba de sair da arca, Deus o escolheu para essa grande missão, de realinhar a criação, que pelo pecado de Adão, está em rebeldia.

Deus tem o plano, tem a pessoa, escolheu essa família para reiniciar todas as coisas. Haverá promessas, haverá bênçãos e maldições.

Capítulo 1-5

1 ABENÇOOU Deus Noé e seus filhos, e Lhes disse: Sede fecundos, e multiplicai-vos, e enchei a Terra (a Bênção que Deus deu a Noé foi com efeito uma Aliança; a Aliança está relacionado ao tema do Versículo).

2 O seu temor seu pavor serão sobre todo o animal da Terra, e sobre toda a ave dos céus; e tudo o que se move na Terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues (sempre entregues nas mãos do homem se refere ao fato de que o homem seria capaz de domar e reduzir certos animais para servir de ajuda a ele).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


3 Tudo o que se move e vive ser-vos-á para mantimento; tudo vos tenho dado assim como a erva verde. (Todos os animais, se assim o homem desejasse, poderiam servir-lhe de alimento, assim como os legumes; em Gênesis 1.29, vemos que o homem era exclusivamente vegetariano antes do dilúvio).

4 Mas a carne com sua vida, que é o seu sangue, não comereis (proíbe ao homem comer o sangue, por várias razões; entretanto, o principal motivo foi porque o derramamento do sangue nos Sacrifícios caracteriza a Grande Expiação que se levará a cabo em Cristo, pelo derramamento do Sangue, Sua Vida).

Advertisement

5 Porque certamente requererei o sangue de vossa vida; da mão de todo o animal requererei; como também da mão do homem, e da mão de todo o irmão de cada um requererei a vida do homem (este Versículo condena o suicídio, assim como o homicídio; esta é uma solene declaração da santidade da vida humana).

À imagem de Deus foi feito o homem

6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem terá o seu sangue derramado (nesta Aliança, temos a instituição do Governo; a Passagem fala de assassinato a sangue frio; neste caso, o Estado tem o direito de tirar a vida de tal assassino);

porque à Imagem de Deus foi feito o homem (a pena capital não tem como propósito definido por Deus servir como um empecilho, mas sim representar o valor intrínseco do homem)?

7 Mas vos sede fecundos e vos multipliqueis; povoai abundantemente a Terra e vos multipliqueis nela (se não fosse pela religião demoníaca e a rebelião do homem contra Deus, a Terra poderia facilmente comportar a 100 trilhões de pessoas).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele,dizendo (o problema com o mundo é que ignora o que Deus diz).

9 E Eu, eis que eu estabeleço a Minha Aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós (o Pacto que Deus estabeleceu com Noé ia se estender a todos em seguida; e de fato, continua de pé):

Advertisement

10 E com toda a alma vivente,que está convosco, de aves, de gado, e de todo animal da Terra que está convosco; desde todos os que saíram da Arca até todo o animal da Terra. (Essa Aliança inclui toda a criação de Deus na Terra.)

11 Estabelecerei o Meu Pacto convosco, que já não mais exterminarei toda a carne com as águas do dilúvio; nem haverá mais dilúvio para destruir a Terra. (Essa Aliança garante que o mundo nunca mais será destruído outra vez pelas águas.)

12 E disse Deus: Este será o sinal do Pacto que estabeleço entre Mim e vós, e toda a alma vivente que está convosco, por gerações eternas (significa que as gerações de pessoas seguirão para sempre).

O Arco-Íris

13 O Meu arco tenho posto nas nuvens, o qual será por sinal da Aliança entre Mim e a Terra (toda a criação descansa quanto à isenção de um segundo dilúvio pela estabilidade eterna da Aliança de Deus, da qual o arco é um sinal).

14 Será que,quando Eu trouxer nuvens sobre a Terra, deixar-se-á ver então o meu arco nas nuvens (o arco-íris).

15 Então me lembrarei do Meu Pacto que há entre Mim e vós e entre toda alma vivente de toda carne; e não serão mais as águas por dilúvio para destruir toda a came (não significa “que não haverá inundações locais, e sim um dilúvio para destruir toda a Terra).

16 E estará o arco nas nuvens;e Eu o verei para me lembrar da Aliança Perpétua entre Deus e toda alma vivente de toda a carne que há sobre a Terra (nesta Passagem, é dito que essa Aliança é eterna; no Hebraico, significa “o Pacto da Eternidade”).

17 E disse Deus a Noé: Este será o sinal da Aliança que estabeleci entre Mim e toda a carne que está sobre a Terra (a Aliança é universal, o sinal do arco-íris é também universal).

18 E os filhos de Noé que saíram da Arca, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. (Toda a população da Terra, desde os tempos do dilúvio, descende de Sem, Cão e Jafé. “Canaa” é mencionado porque sua linhagem vai tornar-se inimigos implacáveis de Israel cerca de 800 anos no futuro.)

19 Estes três são os filhos de Noé; e deles se povoou toda a Terra (significa que cada pessoa sobre a Terra morreu no dilúvio, com exceção desta família).

Advertisement

A EMBRIAGUEZ DE NOÉ

20 E começou Noé a lavrar a terra, e plantou uma vinha.
21 E bebeu do vinho,e embriagou, e estava descoberto no meio de sua tenda. (Esta é a primeira menção de vinho na Bíblia, ou de qualquer tipo de bebida que embriaga.

Visto que a primeira menção de uma bebida que intoxica na Bíblia revela esse episódio tão vergonhoso, não podemos deixar de obter entendimento desta ilustração; tal como é indicado pelo Espírito Santo a respeito de Noé, a advertência contra a bebida alcoólica é ensinada aqui.)

22 E Cã, pai de Canaã,viu a nudez de seu pai,e disse seus dois dois irmãos que estavam fora (o pecado é como a levedura; sempre se estende; Noé não só se embebedou, mas também tirou a sua roupa, e o fez de propósito; há uma de loucura por causa do pecado).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


23 Então Sem e Jafé tomaram uma capa, e a puseram sobre seus próprios ombros, e andando para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo voltado os seus rostos, e assim não viram a nudez de seu pai (uma carência de amor expõe o pecado, enquanto que o Amor de Deus cobre o pecado, mas sem tolerá-lo).

24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que tinha feito com ele seu filho o mais jovem (há alguns Eruditos que acreditam que Cão ou Canaa, mais provavelmente Canaa, cometeu um ato de homossexualidade em relação ao Patriarca; embora não haja provas concretas disso, há definitivamente uma indicação nesse sentido).

E disse:

25 Maldito seja Canaã; servo dos servos será aos seus irmãos. (O que é esta maldição? Não tem nada a ver absolutamente com o fato de a pele de algumas pessoas ser negra. De fato, nem todos os descendentes de Cã e Canaã eram negros; alguns eram brancos, como aqueles que ocuparam a terra de Canaã. A evidência estava unicamente sobre aqueles, e porque eles se opuseram a Israel, porquanto à declaração é “Maldito” seja Canaã”.

Inclusive os Cananeus que puseram sua fé em Deus poderiam escapar da maldição. Raabe, uma Cananita e prostituta, é um exemplo excelente.

Ela colocou sua fé em Deus e, depois de um período de purificação, foi incluída ao acampamento de Israel, casou-se com um Israelita e se tornou um antepassado de Davi, e até do maior Filho de Davi, o Senhor Jesus Cristo [Mt 1.5)

26 Disse também: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem (por meio de Sem viria o povo Judeu, que daria ao mundo a Palavra de Deus e, além disso, traria o Messias, o Salvador do mundo); e seja Canaã servo deles Cananeus em Israel foram derrotados por Davi e se converteram em servos de Israel).

27 Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem (Israel, os descendentes de Sem, rejeitaria Cristo, enquanto os descendentes de Jafé O aceitariam, o que significa que a Bênção destinada a Sem, quer dizer, Israel, iria para os descendentes de Jafé, quer dizer, os Gentios);

e seja Canaã seu servo. (Os descendentes de Canaã continuam até este tempo, em certo sentido, sendo servos de Jafé. Por exemplo, os descendentes de Canaã, em qualquer lugar que estiverem, em certo sentido, respondem perante países como os Estados Unidos, no qual uma grande parte da população descende de Jafé.)

28 E Viveu Noé depois do dilúvio trezentos e cinquenta anos.

29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos; e morreu. (Significa que Noé viveu quase até o nascimento de Abraão; sendo assim, foi, com toda probabilidade, uma testemunha da construção da Torre de Babel e da consequente dispersão da humanidade.)

Conclusão

Concluindo, Deus retira Noé e sua família da arca e começa a ensiná-los sobre o que comer, como agir. A alimentação agora muda, mas o sangue derramado será cobrado por Deus, assim como o sangue de Abel clamou, todo sangue clamará a Deus.

O homem que derramar sangue, será cobrado. Deus faz um pacto com a criação, dizendo que nunca mais o mundo seria destruído pelas águas, e coloca um sinal nas nuvens, que acreditamos ser o arco-íris.

Deus mantém sua aliança até os dias de hoje, e manterá até o final, sua palavra nunca passará. Vemos que Noé é o primeiro a plantar uma vinha e bebe dela, o levando a ficar embriagado com o vinho, fazendo-o andar nu pela sua tenda, e então Cam vê a nudez de seu pai.

Ao invés de cobri-lo e respeitá-lo, Cam tira sarro de Noé, de certa forma, indo contar aos seus irmãos o que tinha visto. Devemos tomar atitudes, devemos respeitar nosso pai, nossa mãe, há coisas que caberão a nós realizar.

Cam acaba sendo amaldiçoado, sua descendência, e Noé abençoa a Sem e Jafé, que correram para cobri-lo. Horar pai e mãe, desde o princípio, sempre trouxe benção e bem-aventuranças para quem o faz. Deus nunca mudou!

Gênesis 9 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *