Não se Turbe o Vosso Coração Estudo: João 14:1-6

É assim que começamos o capítulo 14 do livro de João, que traz o mistério final de Jesus, passando as suas últimas instruções aos seus discípulos antes da sua morte.

Dessa forma, estamos falando de um capítulo extremamente importante para a vida cristã, uma vez que na sua morte, Jesus já sabia que seria levado aos céus.

Advertisement

Ou seja, os discípulos dele, devido a isso, iriam passar por uma série de dificuldades, como perseguições, lutas e dentre outras coisas, que poderiam levá-los até a morte.

Nesse sentido, sabendo disso, Jesus traz nesse capítulo, uma mensagem de conforto para aqueles que creem nele, e são seus discípulos.

Aqui, Jesus mostra que estaria com os seus discípulos onde estiverem, onde a principal coisa é que eles devem crer em Deus pai, e também nele.

Logo, para nós que levamos nossa vida cristã, esses versículos são de extrema importância, principalmente, se você está realizando os seus estudos bíblicos, pois, trazem mensagens em formas de instruções muito fortes.

Portanto, é por esse motivo, que construímos um estudo João 14: 1-6, especialmente nesses trechos, para que a mensagem possa ser absorvida.

(João 14:1) Uma ordem de Jesus para acalmar o coração atribulado

¹ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Não se turbe o vosso coração: Como sabemos, os discípulos, diante do que estava próximo de acontecer com Jesus, tinham muitos motivos para estarem com seus corações perturbados.

Advertisement

Até porque, ali estava a sua figura de , sendo morta, e que tudo isso estava ocorrendo, como você já deve saber, devido a um traidor.

Jesus acabará de dizer-lhes que todos o negariam e que ele os deixaria naquela noite, e que com certeza, incomodaria os outros discípulos que acreditam em Jesus. No entanto, Jesus pede para que os seus discípulos acalmem o seu coração.

Credes em Deus, crede também em mim: Aqui Jesus afirma que ao invés de deixar o coração atribulado, ele pede aos discípulos que coloquem firmemente sua confiança em Deus e no próprio Jesus.

Ele pede para confiarem em Jesus, assim como se acredita em Deus pai, uma vez que isso iria trazer conforto e paz a vossos corações. Isso seria a principal forma de confortar seus corações, ao invés de deixá-los turbulentos.

(João 14:2-4) Uma futura reunião na casa do Pai: razão para deixar o coração calmo

² Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar.

³ E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

⁴ Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

Advertisement

Na casa de Meu Pai há muitas moradas: A partir desse trecho, você consegue ver toda a confiança que Jesus possui sobre os céus, que é nada menos, a casa do seu pai.

Vemos que Jesus afirma para todos os discípulos, para acalmarem os vossos corações, pois, a casa de Deus tinha varias moradias, e lá teriam lugares para todos.

Vou preparar-vos lugar: Aqui demostra que sim, ele sabia do seu destino após a morte, e que quando estivesse nos Céus, iria preparar um lugar para o seu povo.

Tudo isso acontece, porque Jesus os ama e tem certeza de que eles chegarão à casa do pai. Virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo: Jesus promete aos seus discípulos que iria voltar.

No entanto, vale lembrar que isso não foi dito apenas no sentido da sua ressureição, ou vinda do espirito santo, mas ele também tinha na cabeça, uma possível grande reunião com todos eles no final dos tempos.

Até porque, para Jesus, os seus discípulos são os seus povos, e assim como uma mãe ou um pai, ele sempre estará fazendo o possível.

Para que onde eu estiver estejais vós também: Aqui Jesus passa para seus discípulos, que todo o seu foco, é ter seus discípulos juntos a ele.

Você pode pensar que os céus é um bom lugar, devido ser considerado o paraíso, com anjos, ruas de ouro e dentre outras coisas. Mas, o que realmente importa é a presença de Jesus.

(João 14:5-6) Jesus é o caminho exclusivo para o pai

⁵ Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

⁶ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Advertisement

Senhor, nós não sabemos para onde vais: Tomé ainda estava confuso a respeito de onde Jesus estava indo. Sendo assim, se torna bem provável que ele estava pensando, que Jesus estava simplesmente indo para outro lugar, como se fosse outra cidade.

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida: Jesus não disse que nos mostraria um caminho; Ele disse que Ele é o caminho. Desse modo, no mesmo sentido, Ele não prometeu nos ensinar uma verdade; Ele disse que Ele é a verdade. Jesus não nos ofereceu os segredos da vida; Ele disse que Ele é a vida.

Isso é uma parte bastante importante, e que você aprende principalmente no momento que procura como pregar a palavra de Deus. Até porque, essa mensagem deixada é de extrema importância, e tem um peso muito alto em acalmar os corações.

Ninguém vem ao Pai, senão por mim: Por fim, Jesus afirma para Tomé e seus discípulos, que ele era o único caminho para Deus.

Considerações finais

Na passagem que diz não se tube vosso coração, que traz o capítulo 14 de João, em especial do versículo 1-6, vemos uma mensagem de extrema importância.

Ou seja, durante a sua caminhada cristã, ter em mente essa mensagem, e claro, seguir o que ela induz, se trata de algo extremamente importante.

E o nosso foco, é justamente deixar essa mensagem o mais simples possível, para que você possa entender, e seguir esses ensinamentos.

Não se Turbe o Vosso Coração Estudo: João 14:1-6.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Olá apaz do senhor meu irmão? Amai essa mensagem sua essa tradução tão especial ou glórias, meu e-mail é
      [email protected] sou de Porto Alegre RS que Jesus continue lhe abençoando cada vez mais com vida e saúde..