Números 18 Estudo: Deveres e Direitos Sacerdotais

Advertisement

Neste capítulo de Números 18 estudo, veremos que Deus reforça os deveres e direitos sacerdotais. Deus fala que Arão e seus filhos levariam a iniquidade de Israel, em relação ao sacerdócio e a tribo de Levi os serviriam, no santuário.

Deus reitera aquilo que seria a porção e a herança dos sacerdotes, bem como dos levitas, vez que, a estes, seriam destinados os dízimos, levados pela congregação. Dos dízimos, eles deveriam dar dízimos.

Esta seria a recompensa dos levitas pelo trabalho exercido. O Senhor, ainda, os proíbe de se ajuntarem, novamente, diante da tenda da congregação, para que não morressem.

Números 18 estudo: Contexto histórico

O capítulo anterior narrou o momento em que Deus determinou a Moisés que mandasse que cada tribo trouxesse um bordão, com o respectivo nome descrito, sendo que o nome de Arão estaria no bordão da tribo de Levi, oportunidade em que, aquele bordão que Deus escolhesse, floresceria, demonstrando, assim, a escolha divina quanto ao sacerdócio.

Advertisement

Assim feito, o bordão de Arão floresce e dá amêndoas. Deus manda que Moisés guardasse aquele bordão na Arca do Testemunho, a fim de que servisse como memorial.

(Números 18:1-5) Os levitas e sacerdotes

v. 1 E o SENHOR disse a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis a iniquidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis a iniquidade do vosso sacerdócio.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


v. 2 E também teus irmãos da tribo de Levi, a tribo de teu pai, tragam contigo, para que se unam a ti, e ministra a ti; tu e teus filhos contigo ministraremos diante do tabernáculo do testemunho.

v. 3 E eles farão a tua guarda, e a guarda de todo o tabernáculo; porém não deverão se aproximar dos utensílios do santuário e do altar, para que não morram, nem eles, nem vós. 

Advertisement

v. 4 E se unirão a ti e farão a guarda do tabernáculo da congregação, para todo o serviço do tabernáculo; e o estrangeiro não se aproximará de vós.

v. 5 E vós fareis a guarda do santuário e a guarda do altar, para que nunca mais haja ira sobre os filhos de Israel.

 Os sacerdotes descendentes de Arão se acampavam em frente à entrada do tabernáculo, do lado lado leste do santuário.

As três famílias dos levitas – coatitas, gersonitas e meraritas – acampavam-se dos outros três lados. Este arranjo provia uma barreira física e espiritual contra a violação do Lugar Santo.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Os levitas exerciam várias tarefas de manutenção e transporte do tabernáculo, mas somente os sacerdotes podiam realmente tocar os utensílios santos.

(Números 18:7) A proteção do tabernáculo

v. 7 Portanto, tu e teus filhos contigo guardareis o vosso sacerdócio em tudo o que é do altar, e dentro do véu, e vós servireis; eu vos dei o vosso sacerdócio como serviço de dádiva, e o estrangeiro que se aproximar morrerá.

Advertisement

 A proibição da violação da santidade do tabernáculo é expressa nos v. 3,4,5,7,22, junto com as consequências da infração.

Qualquer pessoa violadora e irreverente seria executada, para que a ira de Deus não trouxesse destruição sobre toda a nação.

(Números 18:8-13) A porção sacerdotal e levítica

v. 8 E o SENHOR disse a Arão: Eis que também te dei a guarda das minhas ofertas alçadas, de todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção, as dei a ti e a teus filhos como estatuto perpétuo.

v. 9 Isto será teu das coisas santíssimas, reservadas do fogo: todas as oblações, todas as ofertas de alimentos, todas as ofertas pelo pecado, e todas as ofertas pela transgressão, que me apresentam; serão santíssimas para ti e para teus filhos.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


v. 10 No lugar santíssimo o comerás; todos os homens o comerão, e será santo para ti.

v. 11 E isto será teu: a oferta alçada das suas dádivas com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; isto dei a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, como estatuto perpétuo; todo aquele que estiver limpo na tua casa as comerá.

v. 12 Todo o melhor do azeite e todo o melhor do vinho e do trigo, cujas primícias derem ao SENHOR, as dei a ti.

v. 13 Todos os primeiros frutos maduros que houver na terra, que trouxerem ao SENHOR, serão teus; todo aquele que estiver limpo na tua casa os comerá.

Os sacerdotes e levitas não receberiam território na terra prometida como as outras tribos. Sua provisão seria a dádiva dos dízimos e ofertas do povo.

Advertisement

Porções de todos os sacrifícios, exceto das ofertas queimadas, que eram totalmente consumidos pelo fogo do altar, eram dedicadas ao Senhor e, em seguida, serviam de donativo para os sacerdotes e levitas.

Até mesmo os sacerdotes e levitas deveriam dar o dízimo de suas dádivas ao Senhor (v. 26). Esta seção complementa demarcações semelhantes descritas nos capítulos 3,4,8,35 e em Levítico 8-9.

(Números 18:14-20) Os primogênitos

v. 14 Toda coisa consagrada em Israel será tua.
v. 15 Todo o que abrir a madre, de toda carne, que trouxerem ao SENHOR, seja de homens ou animais, será teu; no entanto, os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.

v. 16 E os que tiverem que ser redimidos, de um mês de idade, resgatarás, segundo a tua estimativa, por cinco shekels de dinheiro, segundo o shekel do santuário, que é de vinte geras.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


v. 17 Mas o primogênito de uma vaca, ou o primogênito de uma ovelha, ou o primogênito de uma cabra não resgatarás, porque são santos; espargirás o seu sangue sobre o altar, e queimarás a sua gordura em oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.

v. 18 E a carne deles será tua, assim como serão teus o peito e o ombro direito da oferta de movimento. 

v. 19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, dei a ti, e a teus filhos, e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; é um pacto perpétuo de sal perante o SENHOR, para ti e para a tua semente contigo.

v. 20 E o SENHOR falou a Arão: Não terás herança nenhuma na terra deles, nem terás qualquer parte dela. Eu sou a tua parte, e a tua herança, entre os filhos de Israel.

 Baseado no princípio de Êx 11:1-10, Israel foi remido por meio dos primogênitos do Egito, tanto de homens como de animais.

Assim como os levitas proveram redenção para os primogênitos das famílias de Israel (Nm 3:40-51), o primeiro nascido de todo ventre deveria ser apresentado aos levitas como provisão para eles e para suas famílias.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Já que animais impuros não podiam ser consumidos, o preço de sua redenção era pago em shekels.

(Números 18:21-24) Os dízimos

 A oferta dos dízimos aos levitas era uma lei nova, considerando que a maior parte dos v. 1-20 é uma revisão da lei já existente.

Isso ressalta o papel dos sacerdotes e dos levitas dentro da comunidade, após a ameaça a suas posições na rebelião de Corá.

Dar o dízimo da produção como oferta para o templo e seus sacerdotes era uma prática comum entre várias culturas do antigo Oriente Próximo.

Estes requisitos antecipam que eles tomavam por certa a bênção de Deus na terra após sua conquista.

(Números 18:25-31) O redizimo

Por sua vez, os levitas deveriam apresentar ao Senhor uma décima parte dos dízimos, e assim participarem do ciclo completo de bênçãos.

A melhor parte, aquilo que de melhor qualidade fosse produzido nos rebanhos e nos campos, deveria ser apresentada aos sacerdotes descendentes de Arão.

O ciclo de bênçãos começa e termina com o Senhor [1] O Senhor instrui Seu povo nos princípios da semeadura e da colheita adequadas.

(2) Conforme o povo semeia e colhe de forma obediente, Deus abençoa a comunidade da fé com uma colheita abundante nos rebanhos e nos campos.

[3] Os primogênitos, as primícias e os primeiros frutos maduros eram consumidos pelos sacerdotes depois que parte deles fosse sacrificada a Deus.

(4) Os dízimos e ofertas também eram apresentados aos santos e fiéis levitas para sua provisão, à medida que porções adicionais fossem oferecidas a Deus.

(5) Em seguida, os levitas davam o dízimo da melhor parte do melhor dos dízimos que haviam recebido para sustentar o sacerdócio araônico, que por sua vez oferecia partes adicionais a Deus em gratidão e louvor.

Conclusão

Mais uma vez vemos o Senhor reiterando os deveres e direitos sacerdotais. Essa reiteração se deu, presume-se, em razão dos últimos acontecimentos. Era necessário que houvesse uma ênfase no assunto.

Os sacerdotes foram designados para tarefas que Deus denominou como dádivas, porém, de igual forma, se tratavam de grandes responsabilidades. Qualquer desconformidade com as instruções divinas, poderia os levar a morte.

Jesus nos incentiva ao serviço, aduzindo que, se alguém quiser ser grande, no Reino, então, deveria servir, assim como Ele fez (Lucas 22:24-38).

Ademais, as escrituras aduzem sobre sermos recompensados, nos céus, por todo trabalho, vez que, no Senhor, não serão em vão (1 Coríntios 15:58). Ainda, ensinam que cada um será retribuído de acordo com o que fez (Apocalipse 22:12).

Deste modo, quando temos a oportunidade de servir, temos a oportunidade de juntar tesouros no céu, sendo que podemos considerar isso, então, uma verdadeira dádiva.

Números 18 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *