O que é Fé? Significado da Fé segundo a Bíblia

No meio cristão, um dos termos mais utilizados, falados e mencionados no contexto religioso é a expressão de “FÉ”, mas afinal, o que é fé de acordo com seu real significado?

O que muitos não sabem é que essa palavra não se restringe apenas ao contexto religioso. Em diversas áreas da nossa vida iremos explanar a palavra fé.

Advertisement

Porém, nem todos sabem qual seu real significado, por essa razão neste estudo preparamos tudo que você precisa saber para entender o significado dessa expressão tão utilizada em nosso meio social.

Desse modo, a princípio o conceito parece simples, afinal, fé é acreditar muito em alguma coisa, mesmo quando ela parece impossível, certo?

Advertisement

Entretanto, o que essa pequena palavra, que tem um impacto tão grande na vida das pessoas, de fato significa? É esse o real conceito e significado definido pelas Sagradas Escrituras? Acompanhe!

O que é Fé?

Na Bíblia, encontraremos essa palavra diversas vezes em praticamente todo o livro. Em Hebreus 11:1 diz: “Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem”.

Essa passagem do livro de Hebreus é uma das que melhor explica o que é a fé, que em outras palavras, diz: “a fé é quando acreditamos com convicção e sem duvidar em fatos que muitas vezes são improváveis e não conseguimos ver”.

Perceba que o autor usa a palavra certeza para referir-se a fé, logo, não há espaço para dúvidas, para achar que irá acontecer. É necessário estar certo disso.

O autor de Hebreus não diz que fé é acreditar muito que uma coisa pode acontecer, fé é uma certeza. Além de Hebreus, existem diversos versículos sofre fé, para leitura diária e aprofundamento do tema.

Qual a importância e para que serve a fé?

Muitas pessoas tem muita dificuldade em acreditar em algo que não consegue ver ou nem mesmo imaginar, por isso que, para ter fé é necessário ir muito além da imaginação e do que vê.

Advertisement

Desse modo, seja uma pessoa cristã ou até mesmo alguém de uma religião diferente, ela não negará a importância da fé, pois todos que já leram a bíblia um dia ou foram em alguma igreja já ouviu falar sobre e por mais que não saiba exatamente o que significa, sabe que é importante.

Para os cristãos, em especial, essa palavra tem um significado ainda mais profundo, afinal, um dos principais versículos das escrituras sobre isso, está em Romanos 1:17 que diz: “o justo viverá pela fé”.

Ou seja, acreditar e ter fé em Deus e que está conosco, é o motivo pelo qual o justo vive. Mas o que isso significa na prática? Continue lendo.

Carta do Apóstolo Pedro responde para que serve a fé

Pedro era um pescador, casado e conheceu Jesus quando ele pediu o seu barco para pregar para a população, e muitas e muitas presenciou os milagres que o Senhor fez. Por essa razão escreveu uma carta falando sobre a serventia da fé.

Desse modo, ele disse: “Uma vez confirmado o valor da vossa fé, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”, completou.

Desse modo, segundo Pedro, a finalidade e o objetivo final da fé, é a salvação. E é por meio dela que o Cristão consegue crer e se relacionar com Cristo, mesmo sem nunca tê-lo visto.  

Quando perguntamos as pessoas quem tem fé, o porquê elas tem fé, a maioria diz que embora nunca tenha visto o Senhor, já sentiu a sua presença em seu coração, a sua visitação diante de uma oração ou em um momento de conexão com ele.

Advertisement

A vista é um dos nossos sentidos, mas lembre-se que o que sentimos também é, e isso não pode ser anulado.

Portanto, não é uma simples crença cega ou esperança grande em algo ou alguém, pois, quando um Cristão ora a Cristo, ele não acha que está sendo ouvido, ele tem certeza que está sendo ouvido.

E se na leitura dessas palavras você percebeu que sua fé está pouca, que em alguns momentos você teve dúvidas, não se preocupe, temos o livre arbítrio de mudar nossas crenças e ações a qualquer momento da nossa vida, e o Senhor é misericordioso e nunca te deixaria de lado.

Por isso, a partir de hoje, pratique a fé, mesmo que seja nas pequenas coisas!

Além disso, a fé, por exemplo, não é orar acreditando que uma pessoa poderá ser curada, mas tendo certeza que o Senhor é poderoso para curá-la e o fará se for essa a sua vontade. Por que existe a condicional de “se essa for sua vontade?”.

Porque se lembre de que, Deus tem seus planos na vida de cada um de nós, e há as pessoas que prolongarão os seus dias de acordo com seus atos e sabedoria, e há aqueles que sua hora já chegou.

Advertisement

Diante disso, há coisas que não convém serem mudadas, porém somente Deus é quem sabe quais são essas coisas e o tempo de cada uma delas.

Somente através da fé poderemos aprender a confiar e compreender os planos de Deus, para nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor.

Principais questionamentos referentes à fé

É normal que venha a surgir algumas dúvidas, principalmente quando se está conhecendo e descobrindo as coisas divinas e separamos alguns dos principais questionamentos referentes a isso.

Portanto, temos fé por causa da salvação das nossas almas e do pleno relacionamento com Cristo. Mas como obter essa fé?

Advertisement

Se a fé não é acreditar com todas as minhas forças, de onde ela vem? Como posso obtê-la?

Como ter Fé e de onde ela vem?

Mas, afinal, como adquiri-la? O processo de fé é individual, muitas pessoas já nascem crendo, outras muitas vezes, precisam passar por algumas situações que as conduzem a acreditar em algo maior. Para cada um de nós, esse processo é individual.

Em Efésios 2:8 está escrito que, “Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não por obras para que ninguém se glorie”.

Desse modo, a única forma de recebermos a salvação da graça, é mediante a fé, E o apóstolo Paulo, nessa passagem, deixa claro que isso não vem de nós, mas é um dom de Deus.

Há ainda outra passagem que comprova a afirmação de Paulo vem em um discurso de Pedro, no templo, após a cura de um paralítico.

Esse versículo diz que “sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde na presença de todos vós”.

Portanto, se você conhece a história, sabe que o paralítico não acreditava muito que seria curado e sequer pedia isto, antes disso inclusive, ele pedia esmolas.

Advertisement

Porém, sua fé que esse homem recebeu não veio de seus desejos, mas veio mediante a graça, por meio de Jesus Cristo.

Diante disso, a fé também é um dom que nos leva a crer em Cristo e a ser salvos, a fé, é um presente do Senhor, embora também tenhamos o livre arbítrio para conquista-la.

Outra situação que evidencia isso é a percepção dos Apóstolos na sua incapacidade de controlar sua própria fé.

Capítulo 17 – O evangelho de Lucas sobre o perdão

Nesse capítulo, o autor narra o episódio onde os Apóstolos perguntam a Jesus a respeito do perdão, após isso, Jesus disse: “se até sete vezes um irmão arrependido pedisse-lhes perdão, eles deveriam perdoá-los”.

Diante disso, os Apóstolos pediram para que o Senhor Jesus aumentasse a fé deles, pois eles entenderam que Cristo é consumador da fé existente em nós.

Porém, isso não quer dizer que não temos nenhum papel nisso, pois temos a capacidade de buscar conhecer a palavra de Deus e buscar, portanto, a fé.

Advertisement

Desse modo, temos uma responsabilidade em zelar e alimentar a nossa fé, como somos a ferramenta para abrir as portas da fé para outros homens.

Em Romanos 10:17 diz: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo.” Com isso, os fatores externos também tem a capacidade de aumentar nossa fé.

E quais fatores são esses? A pregação e o evangelho são os principais, assim como a oração e busca por estar próximo de Deus sentindo sua presença e seu agir em nossas vidas.

Ninguém consegue chegar à fé em Cristo sem antes ouvir o Evangelho e a sua palavra, e sem antes sentir sua presença.

Advertisement

Diante disso, hoje temos dois papéis importantes em relação fé: ouvir a Palavra e proclamar a Palavra.

Vamos falar um pouco mais sobre isso? Acompanhe!

Ouvir a palavra de Deus

Ao ouvirmos a palavra do Senhor, estamos colocando em prática a nossa comunhão e a nossa intimidade com Cristo.

Diante disso, para que tenhamos uma fé perseverante, confiante e saudável precisamos nos alimentar da palavra de Deus.

Advertisement

Assim, se a fé é um dom de Deus, a plenitude e o enchimento do Espírito são responsabilidade de todos nós Cristãos.

Por isso, a fé é o motivo de desejarmos a palavra de Deus e a Palavra de Deus é o que sustenta a nossa fé, logo é impossível ter fé e não desejar conhecer a Deus, pois uma coisa complementa a outra.

Devemos, portanto, proclamar e procurar o evangelho constantemente para a edificação da nossa alma.

Proclamação da palavra de Deus

A responsabilidade que assumimos ao construir um relacionamento e intimidade com Deus, nos ajuda construir uma fé saudável, e o fato da fé vir pelo ouvir, nos dá a grande missão de espalhar a sua palavra.

De que modo alguém irá conhecer o agir de Deus e construir sua fé sem conhecer a palavra? Sem conhecer o agir de Deus na vida da humanidade, assim como, todos os seus milagres?

Advertisement

Portanto, conhecer e proclamar a palavra do Senhor é essencial para a manutenção da fé, conhecer e realizar estudos bíblicos ajudará muito nesse processo.

Por essa razão, todo Cristão é chamado a proclamar o Evangelho para todos que puderem, e ainda que não exista nenhuma garantia de que os ouvintes chegarão à fé, nosso dever é apresentar a oportunidade e a verdade para eles.

Desse modo, ainda que a fé seja um dom, um presente de Deus, nós ainda assim temos uma grande responsabilidade, a de seguir ouvindo a palavra e espalha-la para todos.

Essa é uma das formas mais importantes de vermos a evidência de que a nossa fé é verdadeira, ela precisa refletir no ouvir e no proclamar, tanto para nossa alma, quanto para as pessoas que estão ao nosso redor ou ao nosso alcance.

O acreditar nas obras do Senhor

As obras do Senhor, assim como a palavra, são exemplos que servem para nós de como o Senhor agiu diante da fé dos seus filhos em outras situações.

As obras são, então, uma consequência da fé de pessoas que acreditaram no poder e da regeneração que recebemos por meio de Cristo Jesus.

Desse modo, a fé é o que nos possibilita crer, conhecer e, especialmente, obedecer a Senhor.

No capítulo 11 no livro de Hebreus, o autor descreve que Abraão quando foi chamado obedeceu pela fé, e em todos eles veremos como a fé levou a uma atitude e uma consequência.

Desse modo, a obra comprovou a veracidade e o valor da fé daqueles homens, por isso devemos conhecer as escrituras.

Além disso, ela também nos dá a base e nos capacita para obedecer a Deus e fazer boas obras, a fé nos traz outros benefícios práticos.

E quais são os benefícios da fé? Vamos conhecê-los!

Os benefícios da Fé na prática

  1. Confiança e alegria em meio à tribulação
  2. Relacionamento com o Senhor
  3. Conhecer e viver a vontade de Deus (obediência)
  4. Agradar a Deus
  5. Vencer o mundo
  6. Respostas das nossas orações

A Fé é, uma exclusividade do Cristão?

A fé é uma certeza, se ela é um presente de Deus e se o fim dela é a nossa salvação, tem-se por certo, que ela é uma exclusividade de quem acredita no Senhor e nas suas obras.

Desse modo, o Senhor nos presenteia com a graça e a fé por acreditar, sendo assim, é impossível que uma pessoa receba esse dom e não se torne um seguidor de Jesus Cristo.

Portanto, jamais se esqueça de: o que é a fé, e da única fonte possível para obtê-la, que é a sua buscar pela palavra e as obras de Deus.

Conclusão

Concluímos, portanto, que a fé é certeza que Deus irá agir, mesmo que tudo pareça impossível e improvável. Podemos observar isso através das suas obras, da palavra, e dos testemunhos.

A dificuldade que enxergamos está apenas nos nossos olhos, pois para Deus nada é impossível, e todo aquele que tiver a fé verdadeira e sem dúvidas, irá presenciar o agir de Deus.

Desse modo, jamais se esqueça: o que é a fé, e que a única fonte possível para obtê-la, que é a sua buscar pela palavra e as obras de Deus.

O que é fé.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *