Quem foi Eliseu na Bíblia? Conheça a história do Profeta

O ministério de Eliseu durou aproximadamente 50 anos, e ocorreu entre 906a.C a 856a.C. Provavelmente quando esse personagem foi chamado por Elias, ainda era jovem pois precisou se despedir dos seus pais.

Elias era profeta em Israel e começou a se sentir sozinho, era tempo, no qual essa nação tinha deixado a aliança com Deus, derrubado os altares e construídos outros para falsos deuses, e matado a espada os profetas, porém é nesse contexto que a história de Eliseu começa.

Advertisement

Em 1 Reis 19: 19, mostra que após Elias declarar que sentia um cuidado pelo Senhor do Exércitos, o chamado de Eliseu é revelado, esse passou a acompanhar o profeta por onde ele passava.

É importante destacar, que Eliseu marca 2 Reis com várias orientações e milagres de Deus em relação aos israelitas. Logo em seguida vamos pontuar alguns deles.

Advertisement

Em 2 Reis 2, acontece a revelação de que Elias seria trasladado, e por diversos momentos nessa passagem o profeta pediu para que Eliseu o deixasse, no entanto esse nega o pedido.

O momento exato e a forma como Elias seria trasladado não havia sido revelado. Contudo, o profeta preocupado com o seu servo que ficaria, perguntou o que o seu servo desejava antes de que subisse para os céus, e Eliseu surpreendentemente fala que quer porção dobrada da unção do profeta.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


No entanto, Elias não sabia se o desejo de seu servo poderia ser concedido, e por isso pediu para que ocorresse uma confirmação, se Eliseu enxergasse Elias sendo trasladado, a porção dobrada da unção do profeta estaria sobre Ele.

Pouco tempo depois, uma carruagem de fogo aparece com um exército, e Elias é trasladado, além disso o servo do profeta consegue enxergar esse momento, tendo por certo que estava recebendo a dupla porção. Esse momento foi tão forte que Eliseu rasga a capa que Elias deixou cair da carruagem.

Em seguida desse acontecimento vários milagres acontecem por meio da vida de Eliseu, e todos em porção dobrada.

Advertisement

Unção dobrada sobre a vida de Eliseu

Ainda no capítulo 2 de 2 Reis, o servo de Elias após ver o seu senhor sendo trasladado se torna profeta, e com a unção dobrada. O seu primeiro milagre realizado através do poder de Deus foi a abertura do rio Jordão para que pudesse atravessar.

Nesse momento, Eliseu, estava sendo seguido por cinquenta filhos dos profetas, que ao verem esse milagre se ajoelharam reconhecendo Deus. É primordial, citar que o único que viu Elias sendo trasladado foi o seu servo.

E em função desse fato, os filhos dos profetas pediram para que Eliseu os deixassem mandar que procurassem o corpo de Elias, todavia esse não permitiu em um primeiro momento, contudo a insistência daqueles fez com que o profeta permitisse.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Logo, como Elias havia sido levado ao céu, não havia o que encontrar e após três dias de buscas desistiram, e Eliseu acaba lembrando de sua primeira ordem para os cinquenta filhos dos profetas.

Eliseu prediz a vitória de Moabe

Assim como nos tempos de Elias, quando Eliseu se tornou profeta, Israel ainda estava entregue a idolatria, especificamente no reinado de Jorão, que apesar de ter destruído o ídolo construído pelo seu pai, começou a prestar culto a um bezerro de ouro, toda essa passagem está registrada em 2 Reis 3.

E em um certo momento os moabitas se revoltaram contra Israel, que se aliou com Judá e Edom para combatê-los.

Advertisement

No entanto, apesar de ter sido uma aliança forte, essa não poderia garantir a vitória, e foi o que aconteceu. Durante a caminhada do exército pelo caminho de Edom, faltou água para o exército e seus cavaleiros.

Nesse contexto, já não havia mais força para que esses continuassem vivos, e muito menos para batalhar, é nesse momento que o rei de Judá pergunta se não existe profeta no meio deles para que possam consultar, logo após, um servo do rei Israelita lembra de Eliseu.

Desse modo, esse é o primeiro fato marcante, no qual o profeta é usado para Israel como reino. Após Jeosafá, ter questionado se o exército e os animais seriam entregues aos moabitas, Eliseu recebe a instrução para que esses cavaram covas.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


No entanto, a chuva não cairia para encher esse local, mas haveria água, e assim ocorreu e todos mataram a sede e receberam o livramento da morte.

Além disso, os Israelitas ganharam a guerra facilmente, pois os moabitas se enganaram, vendo a água que escorria na cor vermelha e acharam que era sangue.

Advertisement

Dessa forma, temeram muito e os israelitas aproveitaram para matar os moabitas, avançando sobre suas terras, entulhando os poços e derrubando todas as árvores. Assim, é possível perceber a importância de Eliseu para a vitória de Israel.

Naamã é curado da lepra por meio de Eliseu

Naamã é um dos personagens mais marcantes de 2 Reis 5, e a forma como Deus usa Eliseu para o curar é extraordinária. Naamã era general do exército sírio, sendo esse o mais poderoso da época.

No entanto, Naamã possuía uma doença que era incurável para a época, que atualmente é conhecida como hanseníase.

Contudo, o general ficou sabendo por meio de uma serva que existia um profeta que poderia ser um meio para a solução.

Advertisement

Quando Naamã chegou ao local onde estava Eliseu, não foi recebido como esperava, e a sua cura não aconteceu como ele desejava também.

Entretanto foi de forma simples todos os acontecimentos. O profeta não recebeu o general, mas apenas mandou instruções por um servo.

Além disso, Eliseu instrui 7 mergulhos no rio Jordão, que era lamoso, para que Naamã recebesse a cura. Esse após certa resistência faz o que o profeta havia mandado e recebe não somente uma cura física, mas também na alma, com o seu orgulho sendo retirado juntamente com a lepra.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Eliseu e os Sírios

Mais uma vez na história de Eliseu é relatado em uma guerra na qual ele foi usado para que Israel conseguisse vencer os seus inimigos.

Durante certo tempo depois da cura de Naamã, os sírios se revoltaram contra Israel, e esses possuíam um exército forte.

Todavia, Eliseu era cheio do poder de Deus, e antes de qualquer ataque do exército da Síria, o Senhor já revelava antecipadamente por onde Israel deveria seguir para escapar da mão do seu inimigo.

Advertisement

Israel teve livramento mais de duas vezes, isso fez com que o rei sírio suspeitasse que entre os seus existia algum traidor que entregava a localização para Israel.

Porém, quando o rei da Síria soube que Deus usava Eliseu para entregar por onde a Síria atacaria, o alvo de perseguição passou a ser o profeta.

Nesse um dos momentos mais extraordinário na bíblia ocorre, ao perseguirem Eliseu e cercá-lo, o seu servo afirma que os inimigos são muito.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Contudo, o profeta fala que ao seu lado estão muito mais, e ora para que os olhos espirituais daquele que estava com ele seja aberto.

E foi isso o que aconteceu, após essa oração o mundo espiritual pôde ser visto pelo rapaz, que enxergou muitos carros de fogo e cavaleiros que estavam ao redor de Eliseu.

Advertisement

E dessa forma o senhor manifestou o seu grande poder. Logo após o profeta orou para que os seus inimigos sofressem de uma cegueira temporária.

Esse pedido tinha como objetivo escapar daqueles que os perseguiam, e assim aconteceu. Um fato interessante a ser destacado, é que quando Israel teve a chance de matar os seus inimigos, Eliseu não autorizou, mas mandou que os sírios fossem alimentados.

E assim ocorreu, depois que os seus inimigos foram supridos, a cegueira também foi embora.

O que podemos aprender com Eliseu?

A princípio uma das primeiras lições que podemos aprender com esse personagem é a da entrega.

Advertisement

Nesse sentido, Eliseu ao ser chamado para o seu ministério estava arando com bois, ou seja, não estava desocupado, porém deixou o que estava fazendo para servir a Deus por meio da vida de Elias.

Além disso, podemos aprender com Eliseu o valor da fidelidade, pois esse mesmo com o seu senhor pedindo para que o abandonasse, não obedeceu ao pedido, e seguiu o profeta até esse ser levado ao céu.

Outro fato importante é o da fé que Eliseu possuía, pois logo após ficar sozinho sem o seu senhor, realizou um milagre extraordinário que foi a abertura do rio Jordão, e a cura das águas de Jericó que eram amargas.

É possível perceber também, que Eliseu levava um evangelho que impactava todas as camadas sociais, como por exemplo, a viúva endividada pode ter a sua história mudada através desse profeta, como também, reis tiveram o livramento de morte.

Advertisement

Nesse sentido, podemos aprender que o evangelho de Cristo deve alcançar a todos, e não excluir por patrimônio, status, raça ou idade. Porém todos devem enxergar os milagres de Deus através das suas palavras.

Logo, a igreja deve ter a mesma postura que o profeta Eliseu teve. Atualmente, é comum que algumas pessoas sejam excluídas em virtude daquilo que elas possuem, seja pela sua aparência ou nível de escolaridade. Entretanto, esse posicionamento não condiz com o evangelho.

Visão Espiritual

Um dos fatores mais importantes para as orientações que Eliseu oferecia era a sua visão espiritual, isso porque durante as guerras, esse personagem conseguia ver além do real.

Isso nos mostra, como, quando estamos vivendo segundo a vontade de Deus, as orientações que ele nos manda são essenciais para conseguirmos vencer as mais duras batalhas da vida.

Em muitos momentos nos sentimos sozinhos e desamparados, principalmente quando não temos o apoio necessário daqueles que são próximos, dessa forma é difícil enxergar o extraordinário de Deus.

Advertisement

Contudo, é necessário aprender com Eliseu, e ver além, no mundo espiritual que existem exércitos de anjos ao nosso redor, e que existe um Deus que se preocupa com os detalhes das nossas vidas, assim como se preocupou com a viúva endividada, e a Sunamita que não possuía filhos.

O que a bíblia fala sobre Eliseu?

A bíblia fala sobre Eliseu ser filho de Safate de Abel Meolá, e não se sabe exatamente, mas o contexto da sua história deixa a entender que esse era de família abastada, pois estavam levando 12 juntas de bois, antes de ser chamado por Elias

Em Reis fala sobre Eliseu primeiramente como servo de Elias, que testemunhou de muitos milagres que foram feitos em Israel por meio de seu ministério. Após esse ser trasladado, Eliseu foi tido como profeta em Israel.

Além disso, a bíblia relata sobre Eliseu como alguém ousado, que era temente a Deus e aos seus decretos.

É notável que esse personagem bíblico foi uma peça fundamental para Israel durante algumas batalhas.

Além disso, é necessário relatar que esse profeta foi influente com pessoas pobres, como a viúva endividada até homens ricos e reis poderosos.

Podemos encontrar a história de Eliseu 1 e 2 Reis, e perceber como Eliseu foi uma ferramenta que era usada de forma muito sábia, simples, porém gloriosa.

Qual era a profissão de Eliseu antes de ser profeta?

Não se sabe ao certo qual era a profissão de Eliseu, a bíblia não fala de forma clara.

Contudo, pode-se afirmar que tem alguma ligação com a criação de bois, pois em 1 Rs 19:19, durante o chamado para o seu ministério ele estava cuidando da terra com doze juntas de bois, e a sua era a décima segunda.

Como foi a morte de Eliseu?

Após os aproximados 50 anos de ministério, teve como última profecia a vitória do rei Jeú sobre os sírios.

Essa passagem é relatada em 2 Rs 11: 18-28, e mostra que esse rei matou todos os que adoravam a Baal e destruiu a estátua profana que existia.

A doença pela qual o profeta morreu não é relatada, todavia, acredita-se que era alguma enfermidade comum para alguém que já estava em idade avançada. Acredita-se que a sua sepultura estava próxima de Samaria.

Um fato importante, é que após a sua morte deixaram um homem cair dentro de sua sepultura e esse reviveu.

História do profeta Eliseu

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *