Salmo 21 Estudo: Gratidão do Rei Davi

Neste capítulo de Salmo 21 estudo, veremos que pode ser visto como um ato de gratidão do rei (Davi) para com o canto-mor, que neste capítulo simboliza a figura de Deus Pai.

Davi começa descrevendo no salmo o porquê obteve um coração grato a Deus. Logo em seguida ele faz uma observação de como Deus abençoou a sua vida como Rei de Israel.

Advertisement

Para finalizar, Davi demonstra que Deus foi o único capaz de destruir de forma definitiva todos os seus inimigos e volta a glorificar a Deus por tão grandes feitos.

Se você tem o interesse de aprender e fazer uma reflexão sobre esse salmo 21, veja abaixo a análise detalhada de cada versículo.

Salmo 21 Estudo Completo: 1-2 O motivo da alegria

¹ O rei se alegra na tua força, ó Senhor!
Como é grande a sua exultação
pelas vitórias que lhe dás!


² Tu lhe concedeste o desejo do seu coração
e não lhe rejeitaste o pedido
dos seus lábios.

O rei se alegra na tua força, ó Senhor: Primeiramente o Rei Davi estava alegre por reconhecer a força e salvação de Deus, salvação essa que é um dom de Deus para com o homem. (Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus).

Não lhe rejeitaste o pedido: Em segundo plano o rei estava com o coração jubiloso porque ele sabia que as suas súplicas não haviam sido em vão.

A mesma certeza que o Rei obteve de que Deus não o desampararia, deve ser a nossa certeza também. Mesmo diante das nossas lutas e provações, é preciso obter a fé de que Deus não deixa de ouvir o que expressamos à ele com os nossos lábios.

Advertisement

(Salmo 21:3-4) Exaltação dos servos

³ Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos,
e em sua cabeça
puseste uma coroa de ouro puro.


⁴ Ele te pediu vida, e tu lhe deste!
Vida longa e duradoura.

Puseste uma coroa de ouro puro: O Rei Davi reconheceu que a coroa de “ouro puro”, ouro esse que para nós simboliza o poder de Deus, lhe foi dado pela bondade do Altíssimo.



Ele te pediu vida, e tu lhe deste: Davi batalhou diversas guerras e sempre antes das batalhas ele orava a Deus pedindo que o livrasse da morte, conforme falamos no estudo do salmo 20.

Deus não só o livrou da morte, mas como também prolongou os dias de Davi e o fez rei sobre Israel.

(Salmo 21:5-6) Vontade Soberana de Deus

⁵ Pelas vitórias que lhe deste,
grande é a sua glória;
de esplendor e majestade o cobriste.


⁶ Fizeste dele uma grande bênção para sempre
e lhe deste a alegria da tua presença.

Advertisement

Grande é a sua glória: Davi deixa evidente que aos seus olhos nada é tão maravilhoso quanto a grandeza da glória de Deus.

De esplendor e majestade o cobriste: Aqui Davi demonstra que o brilho espiritual e o respeito que possuíra perante o povo de Israel lhe foi concedido pela única e soberana vontade de Deus.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Fizeste dele uma grande bênção para sempre: É importante destacar que o desejo de Deus é fazer de nós criaturas felizes e ricas de sua graça para todo o sempre.  

Lhe deste a alegria da tua presença: A alegria do Pai celestial é ofertada a todos que buscam e permanecem nos caminhos Dele.

O coração de Deus muito se alegra quando um pecador busca à Ele de todo o coração, e é essa alegria de Deus que nos dá forças para continuar caminhando, conforme descrito em Neemias 8.10″… a alegria do Senhor é a vossa força”.

(Salmo 21:7-8) Confiança em Deus

⁷ O rei confia no Senhor:
por causa da fidelidade do Altíssimo
ele não será abalado.


⁸ Tua mão alcançará todos os teus inimigos;
tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

O rei confia no Senhor: Aqui está demonstrada a dependência de Davi para com Deus. A confiança de Davi em Deus não se limitava somente à sua vida pessoal, mas como também a vida do povo de Israel.

Tua mão alcançará todos os teus inimigos: Devemos entender e guardar em nossos corações que somos criaturas amadas pelo Senhor Jesus.

Advertisement

Portanto Deus com o seu poder nos livra de toda a maldade lançada contra nós, dando paz e segurança aos seus servos.

Tua mão direita atingirá todos os que te odeiam: A mão direita é utilizada na Bíblia como um sinal de bençãos. Davi mostra nesse trecho que a benção de ver os seus inimigos destruídos estava nas mãos de Deus.

(Salmo 21:9-12) Juízo de Deus

⁹ No dia em que te manifestares
farás deles uma fornalha ardente.
Na sua ira o Senhor os devorará,
um fogo os consumirá.


¹⁰ Acabarás com a geração deles na terra,
com a sua descendência entre os homens.


¹¹ Embora tramem o mal contra ti
e façam planos perversos,
nada conseguirão;


¹² pois tu os porás em fuga
quando apontares para eles o teu arco.

Farás deles uma fornalha ardente: Para os justos essa passagem é vista como uma promessa de proteção, porém para os inimigos dos servos de Deus é vista como um juízo.

Na sua ira o Senhor os devorará: Somos ungidos de Cristo e particular tesouro para Ele. A Bíblia nos ensina que o “ser” que ofende um ungido do Senhor provoca a fúria de Deus, fazendo recair sobre ele densas trevas.

Acabarás com a geração deles na terra: Assim como Davi, nós somos uma geração eleita segundo a presciência de do Criador e somente Deus é quem tem o poder de multiplicar ou tirar a vida de qualquer espécie da terra.

Embora tramem o mal contra ti: Por sua onipotência, onisciência e onipresença, Deus é conhecedor de todo os planos do mal intentados contra a vida dos seus filhos.

Nesse trecho Davi deixa explícito a sua confiança de que Deus é capaz de o fazer triunfar e desfazer todos os planos dos seus inimigos, no estudo do salmo 22 esse ponto é mais aprofundado.

Pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco: O arco mencionado nesse versículo é um instrumento de proteção no qual os homens do passado utilizavam nas suas batalhas, com o objetivo de acertar algum alvo.

Esses arcos possuem um segmento curvado com duas extremidades unidas por uma corda.

O arco simboliza a comunhão de Deus para com o homem. A corda é o Espírito Santo que é o elo entre Deus e o homem, através dessa comunhão é que conseguimos vencer.

Salmo 21:13 Glorificação

¹³ Sê exaltado, Senhor, na tua força!
Cantaremos e louvaremos o teu poder.

Sê exaltado, Senhor, na tua força: Dentre tantas outras justificativas de por que louvar a Deus, aqui Davi destaca a força inigualável do Eterno.

Cantaremos e louvaremos o teu poder: A expressão cantar indica a transmissão de sons musicais, já a expressão “louvar” significa exaltar as qualidades de alguém.

Nesse pequeno trecho o Rei Davi evidenciou que ele não só apenas cantava, mas como também exaltava perante todo o povo de Israel as qualidades de Deus.

Por fim, neste estudo do salmo 21, Davi convoca todos à cantar e bendizer a Deus, que é digno de toda glória, honra e louvor.

salmo 21 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Muito obrigado irmão Lázaro, foi de grande ajuda esse estudo do salmo 21. Continuarei com mais estudos por aqui. Deus abençoe seu chamado poderosamente.