Salmo 21 Estudo: Gratidão do Rei Davi

O salmo 21 estudo, pode ser visto como um ato de gratidão do rei (Davi) para com o canto-mor, que neste capítulo simboliza a figura de Deus Pai.

Davi começa descrevendo no salmo o porquê obteve um coração grato a Deus. Logo em seguida ele faz uma observação de como Deus abençoou a sua vida como Rei de Israel. Para finalizar, Davi demonstra que Deus foi o único capaz de destruir de forma definitiva todos os seus inimigos e volta a glorificar a Deus por tão grandes feitos.

Advertisement

Se você tem o interesse de aprender e fazer uma reflexão sobre esse salmo 21, veja abaixo a análise detalhada de cada versículo:

Salmo 21 Estudo Completo: 1-2 O motivo da alegria

Passagem:

¹ O rei se alegra na tua força, ó Senhor!
Como é grande a sua exultação
pelas vitórias que lhe dás!
² Tu lhe concedeste o desejo do seu coração
e não lhe rejeitaste o pedido
dos seus lábios.

Advertisement

O rei se alegra na tua força, ó Senhor: Primeiramente o Rei Davi estava alegre por reconhecer a força e salvação de Deus, salvação essa que é um dom de Deus para com o homem. (Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus).

Não lhe rejeitaste o pedido: Em segundo plano o rei estava com o coração jubiloso porque ele sabia que as suas súplicas não haviam sido em vão. A mesma certeza que o Rei obteve de que Deus não o desampararia, deve ser a nossa certeza também.

Mesmo diante das nossas lutas e provações, é preciso obter a fé de que Deus não deixa de ouvir o que expressamos à ele com os nossos lábios.

(Salmo 21:3-4) Exaltação dos servos

Passagem:

³ Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos,
e em sua cabeça
puseste uma coroa de ouro puro.
⁴ Ele te pediu vida, e tu lhe deste!
Vida longa e duradoura.

Advertisement

Puseste uma coroa de ouro puro: O Rei Davi reconheceu que a coroa de “ouro puro”, ouro esse que para nós simboliza o poder de Deus, lhe foi dado pela bondade do Altíssimo.

Ele te pediu vida, e tu lhe deste: Davi batalhou diversas guerras e sempre antes das batalhas ele orava a Deus pedindo que o livrasse da morte, conforme falamos no estudo do salmo 20. Deus não só o livrou da morte, mas como também prolongou os dias de Davi e o fez rei sobre Israel.

(Salmo 21:5-6) Vontade Soberana de Deus

Passagem:

⁵ Pelas vitórias que lhe deste,
grande é a sua glória;
de esplendor e majestade o cobriste.
⁶ Fizeste dele uma grande bênção para sempre
e lhe deste a alegria da tua presença.

Grande é a sua glória: Davi deixa evidente que aos seus olhos nada é tão maravilhoso quanto a grandeza da glória de Deus.

Advertisement

De esplendor e majestade o cobriste: Aqui Davi demonstra que o brilho espiritual e o respeito que possuíra perante o povo de Israel lhe foi concedido pela única e soberana vontade de Deus.

Fizeste dele uma grande bênção para sempre: É importante destacar que o desejo de Deus é fazer de nós criaturas felizes e ricas de sua graça para todo o sempre.  

Lhe deste a alegria da tua presença: A alegria do Pai celestial é ofertada a todos que buscam e permanecem nos caminhos Dele. O coração de Deus muito se alegra quando um pecador busca à Ele de todo o coração, e é essa alegria de Deus que nos dá forças para continuar caminhando, conforme descrito em Neemias 8.10″… a alegria do Senhor é a vossa força”.

(Salmo 21:7-8) Confiança em Deus

Passagem:

⁷ O rei confia no Senhor:
por causa da fidelidade do Altíssimo
ele não será abalado.
⁸ Tua mão alcançará todos os teus inimigos;
tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

O rei confia no Senhor: Aqui está demonstrada a dependência de Davi para com Deus. A confiança de Davi em Deus não se limitava somente à sua vida pessoal, mas como também a vida do povo de Israel.

Tua mão alcançará todos os teus inimigos: Devemos entender e guardar em nossos corações que somos criaturas amadas pelo Senhor Jesus. Portanto Deus com o seu poder nos livra de toda a maldade lançada contra nós, dando paz e segurança aos seus servos.

Tua mão direita atingirá todos os que te odeiam: A mão direita é utilizada na Bíblia como um sinal de bençãos.

Advertisement

Davi mostra nesse trecho que a benção de ver os seus inimigos destruídos estava nas mãos de Deus.

(Salmo 21:9-12) Juízo de Deus

Passagem:

⁹ No dia em que te manifestares
farás deles uma fornalha ardente.
Na sua ira o Senhor os devorará,
um fogo os consumirá.
¹⁰ Acabarás com a geração deles na terra,
com a sua descendência entre os homens.
¹¹ Embora tramem o mal contra ti
e façam planos perversos,
nada conseguirão;
¹² pois tu os porás em fuga
quando apontares para eles o teu arco.

Farás deles uma fornalha ardente: Para os justos essa passagem é vista como uma promessa de proteção, porém para os inimigos dos servos de Deus é vista como um juízo.

Na sua ira o Senhor os devorará: Somos ungidos de Cristo e particular tesouro para Ele. A Bíblia nos ensina que o “ser” que ofende um ungido do Senhor provoca a fúria de Deus, fazendo recair sobre ele densas trevas.

Acabarás com a geração deles na terra: Assim como Davi, nós somos uma geração eleita segundo a presciência de do Criador e somente Deus é quem tem o poder de multiplicar ou tirar a vida de qualquer espécie da terra.

Embora tramem o mal contra ti: Por sua onipotência, onisciência e onipresença, Deus é conhecedor de todo os planos do mal intentados contra a vida dos seus filhos.

Advertisement

Nesse trecho Davi deixa explícito a sua confiança de que Deus é capaz de o fazer triunfar e desfazer todos os planos dos seus inimigos, no estudo do salmo 22 esse ponto é mais aprofundado.

Pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco: O arco mencionado nesse versículo é um instrumento de proteção no qual os homens do passado utilizavam nas suas batalhas, com o objetivo de acertar algum alvo. Esses arcos possuem um segmento curvado com duas extremidades unidas por uma corda.

O arco simboliza a comunhão de Deus para com o homem. A corda é o Espírito Santo que é o elo entre Deus e o homem, através dessa comunhão é que conseguimos vencer.

Salmo 21:13 Glorificação

Passagem:

¹³ Sê exaltado, Senhor, na tua força!
Cantaremos e louvaremos o teu poder.

Advertisement

Sê exaltado, Senhor, na tua força: Dentre tantas outras justificativas de por que louvar a Deus, aqui Davi destaca a força inigualável do Eterno.

Cantaremos e louvaremos o teu poder: A expressão cantar indica a transmissão de sons musicais, já a expressão “louvar” significa exaltar as qualidades de alguém. Nesse pequeno trecho o Rei Davi evidenciou que ele não só apenas cantava, mas como também exaltava perante todo o povo de Israel as qualidades de Deus.

Por fim, neste estudo do salmo 21, Davi convoca todos à cantar e bendizer a Deus, que é digno de toda glória, honra e louvor.

salmo 21 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Muito obrigado irmão Lázaro, foi de grande ajuda esse estudo do salmo 21. Continuarei com mais estudos por aqui. Deus abençoe seu chamado poderosamente.

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Mais informações.