Salmo 42 Estudo: Instigue sua alma ao louvor a Deus

Este capítulo de Salmo 42 estudo é apresentado um poema incrível de lamentação, com ênfase na confiança no Criador ao músico chefe Masquil, para os filhos de Corá. Sobre Masquil, ver nota em Sl 32. A expressão filhos de Corá aparece no título de 11 salmos (Sl 42).

De acordo com 1 Cr 9:17, os coraítas era guardas das portas do templo. Em 2 Cr 20:19, eles se levantaram no meio da congregação de Israel e louvaram a Yahuah.

Advertisement

Salmo 42 estudo: Contexto histórico

A maioria dos estudiosos acredita que eles passaram a se associar aos músicos (talvez um grupo de cantores) envolvidos na adoração de Yahuah.

Muitos discutem que, embora os salmos 42 e 43 estejam separados no texto hebraico, é possível que, na verdade, eles tenha sido compostos como um único salmo.

Um dos motivos é que o salmo 43 não possui título. Embora isso não seja incomum comparado aos demais salmos, no Segundo Livro apenas os salmos 43 e 71 não têm títulos.

A evidência mais forte em favor da união dos dois salmos é a ocorrência das mesmas perguntas e da mesma resposta em Sl 42:5.



Estes versículos parecem concluir cada seção do salmo, composto de três estrofes ou divisões poéticas. Caso estivessem unidos em um único salmo, o Salmo 43 seria a terceira estrofe.

(Salmo 42:1-2)Ribeiros das águas

v. 1 Como o cervo suspira pelos ribeiros das águas, assim minha alma suspira por tu, ó Deus.

v. 2 Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando virei e aparecerei diante de Deus?

Advertisement

Esperar e ter sede retratam uma seca prolongada em que até os animais estavam morrendo (Jr 14:1-6), (Joel 1:20).

Ribeiros das águas lembra as bênçãos de Deus para os justos, muitas vezes representadas como árvores em flor (ver nota em Sl 1:3). Na figura do pastor em Sl 23:3, Yahuah também conduz Seu povo a águas de refrigério.

O que o salmista queria era apresentar-se diante de Deus, o que provavelmente se refere a receber a bênção e o favor de Deus em Sua presença (Sl 84:7).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Salmo 42:3) Lágrimas

v. 3 Minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto eles continuamente dizem para mim: Onde está o teu Deus?

A profusão de lágrimas é retratada como uma cama encharcada em Sl 6:6. Neste contexto, as lágrimas eram o único alimento do salmista. Esta hipérbole mostra a profundidade de sua angústia (Sl 80:5).

(Salmo 42:4) Casa de Deus

v. 4 Quando eu me lembro destas coisas, derramo minha alma em mim, pois eu havia ido com a multidão; eu fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que guardava o dia santo.

Advertisement

Casa de Deus denota a santuário de Deus, em que Yahuah habitava no meio de Seu povo (ver nota em Sl 5:6-7).

A casa de Deus representa Sua presença, a qual, por alguma razão, estava distante do salmista, e ele ansiava estar de volta entre o povo de Deus no contexto da adoração.

(Salmo 42:5) Espera em Deus, confia nele

v. 5 Por que estás tu abatida, ó minha alma? E por que estás tu inquieta dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pelo socorro do seu semblante.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


As perguntas e a resposta do v. 5 também aparecem no v. 11 e em Sl 43:5 (talvez porque o Sl 43 faça parte deste salmo). O salmista estava falando consigo mesmo (minha alma), tentando trazer conforto e segurança a si mesmo.

Em resposta às perguntas que focalizavam sua depressão, o salmista literalmente ordena a si mesmo: espera em Deus.

Isso significa esperar em Deus durante tempos de crise, confiando que Ele irá responder a oração (ver nota em Sl 27:14).

Parece que o ponto do salmista é que não havia motivos para ele estar deprimido se Deus era seu socorro. O fato do salmista repetir isso várias vezes mostra a dificuldade de internalizar esta verdade.

(Salmo 42:6) Ó meu Deus

v. 6 Ó meu Deus, minha alma está abatida dentro de mim; portanto, eu lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e dos hermonitas, desde o monte Mizar.

É possível que as descrições geográficas se refiram ao lugar onde o salmista estava orando, visto que ele estava longe do santuário, de acordo com o v. 3.

Advertisement

A terra do Jordão pode ser uma referência a todo o vale do rio Jordão; porém, em ligação com o monte dos hermonitas, que ficava no extremo norte de Israel, provavelmente se refere às nascentes do rio nas montanhas do norte de Israel.

Não é fácil identificar o monte Mizar, mas ele provavelmente fazia parte da mesma cadeia montanhosa do monte Hermom no norte.

(Salmo 42:7) Abismo

v. 7 Um abismo chama a outro abismo ao barulho de tuas quedas d’água; todas as tuas ondas e tuas vagas estão sobre mim.

Talvez este versículo esteja relacionado ao rio Jordão no v. 6. Mesmo se este for o caso, a figura vai além do físico e descreve a profundidade da depressão do salmista, simbolizada pelas águas do abismo se encrespando e passando por cima dele. Para figuras semelhantes, ver (Sl 18:4-5), (Sl 29:10-11), (Sl 32:6-7).

(Salmo 42:8) Canção e oração

v. 8 Contudo, o Criador comandará sua benignidade durante o dia, e à noite sua canção será comigo, e minha oração ao Deus da minha vida.

Canção é paralela a oração e pode ser referência a uma canção alegre da noite, tal como em Is 30:29.

(Salmo 42:10) Crença dos inimigos do salmista

v. 10 Como uma espada em meus ossos, meus inimigos me repreendem, enquanto me dizem diariamente: Onde está o teu Deus?

A afronta é a mesma que no v. 3. Reflete a crença comum dos inimigos do salmista de que o Criador não prestava atenção na súplica do seu servo e que não iria agir (Sl 3:2), (Sl 22:7-8), (Sl 71:11).

(Salmo 42:11) Reflete ao v. 5

v. 11 Por que estás tu abatida, ó minha alma? E por que estás tu inquieta dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, que é a saúde do meu semblante, e meu Deus.

Ver nota no v. 5.

Conclusão

O Salmo 42 estudo retrata o que muitos cristãos precisam se ater nos momentos de crise.

Os sentimentos e pensamentos humanos são muito influenciados pelos fatores externos da vida, o que faz deles altamente instáveis.

Sendo assim, é muito perigoso basear-se nesses pilares inconsistentes diante da adversidade e na tomada de decisões difíceis que ela proporciona.

Mesmo quando o indivíduo é alguém de fé, essa instabilidade pode ser determinante para que ele abandone sua confiança em Deus, ficando como um barco à deriva.

Não à toa, o salmista conversa com sua alma para instigá-la a depositar sua esperança no Senhor Deus.

Somos seres compostos de três estados: corpo, alma e espírito. Por isso, precisamos subjugar cada um deles à adoração, para continuar confiando no cuidado divino.

A alma faz com que você enxergue a situação de maneira natural, ignorando a grandeza de Deus e exaltando o tamanho do problema.

Por outro lado, esforçando todo nosso ser a depositar sua esperança em Deus, cremos que ainda iremos louvar ao Senhor pela vitória alcançada sobre a dificuldade.

Portanto, ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Uma coisa é certa: se sua vida inteira estiver derramada diante do Senhor Deus, o cuidado Dele também será total sobre você.

Salmo 42 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *