Salmo 84 Estudo: Não Negligencie a Comunhão com Deus

Nesta capítulo de Salmo 84 estudo, é trazido lições importantes sobre como a presença do Senhor deve ser mais valorizada, principalmente em relação a ida a casa de oração.

Os autores deste Salmo, celebram a Deus pela existência do templo, além de darem ênfase à felicidade encontrada por cada pessoa que o frequenta.

Advertisement

Ao ponto de dizerem ao Senhor que estar ali, no pátio do templo, era muito mais importante do que estar mil noites em outro lugar, fazendo qualquer coisa que não fosse estar em comunhão com seus irmãos e com Deus.

Da mesma forma, devemos compartilhar o mesmo sentimento em nossos corações e valorizar devidamente aquilo que o Senhor construiu com o objetivo de nos formar e introduzir ao seu propósito. Acompanhe!

Advertisement

Salmo 84 estudo: Contexto histórico

Provavelmente, o Salmo 84 foi escrito durante o período do exílio dos israelitas na babilônia. A escrita deste Salmo é atribuída aos filhos de coré, assim como alguns dos Salmos seguintes, isto é, o 85, 87 e 88.

No entanto, foi Davi que inseriu o compilado produzido por eles no Livro dos Salmos.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


A contínua falta de esperança cercava os pensamentos do povo de Israel e Salmos como esse poderiam ajudá-los nesse sentido, os fazendo lembrar das coisas maravilhosas que tinham e que poderiam voltar a ter, caso se arrependessem genuinamente.

Dessa forma, pelas memórias do que vivenciaram no templo, os coraítas teriam escrito o Salmo 84 com a finalidade de fazerem os israelitas se animarem naquele tempo, porque sua história ainda não havia terminado.

(Salmo 84:1) O lugar amável

v. 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó SENHOR dos Exércitos!

Advertisement

O Salmo se inicia com uma adoração feita a Deus por conta dos seus tabernáculos, isto é, o templo.

Este era o principal lugar de encontro entre os homens e Deus naquela época, assim, os coraítas relembram o quão prazeroso era estar ali.

(Salmo 84:2) Átrios

v. 1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Ó Pai Todo Poderoso!


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


v. 2 Minha alma deseja, sim, até desmaia pelos átrios do Criador; meu coração e a minha carne clama pelo Deus vivo.

Átrios se refere aos limites externos do templo, em que os adoradores se reuniam.

(Salmo 84:3) Morada

v. 3 Até o pardal achou um lar e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.

Advertisement

Os coraítas usam tanto o pardal quanto a andorinha em forma de analogia, para expressar como se sentiam felizes em estarem no templo de Deus. Era como se eles tivessem encontrado o lugar para fazerem morada, assim como os pássaros.

(Salmo 84:4-5) Abençoado…

v. 4 Abençoados são aqueles que habitam na tua casa, eles ainda estarão te louvando. Selá.

v. 5 Abençoado é o homem cuja força está em ti; em cujo coração estão os seus caminhos.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Sobre abençoados ver nota em Sl 1:1. Estes versículos espelham a estrutura de Mateus (Mt 5:3-12),apresentando algumas condições da felicidade.

Em cujo coração estão os seus caminhos significa, literalmente, “as veredas estão em seus corações”. Isso descreve a mente dos piedosos, cujos pensamentos estão focados na subida a Sião.

Advertisement

(Salmo 84:6) Vale de Baca

v. 6 O qual passando pelo vale de Baca, fez dele um poço; a chuva também enche os tanques.

Vale de Baca deriva da palavra hebraica baka‘, que significa “chorar”. As lágrimas de alegria dos peregrinos transformavam as fontes de tristeza e angústia em fontes de bênçãos, assim como as primeiras chuvas de outono restauravam água ao vale.

(Salmo 84:7) De força em força

v. 7 Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.

Aquele que confia no Senhor é fortalecido durante toda a sua jornada, mesmo em momentos difíceis, porque neles Deus transforma maldição em benção.

Advertisement

(Salmo 84:8) Ouve a minha oração

v. 8 Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó.

Encaminhando-se ao fim da oração, os coraítas pedem para que o Senhor os ouça, a respeito do pedido feito logo em seguida, no verso 9.

(Salmo 84:9) Escudo

v. 9 Contempla, ó Deus, nosso escudo, e olha para a face do teu ungido.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


A metáfora de Deus como escudo se refere à proteção que um rei provia a seu povo.

(Salmo 84:10) Um dia em teus átrios

v. 10 Pois um dia em teus átrios é melhor do que mil. Eu preferiria ser um porteiro na casa do meu Deus, do que habitar nas tendas da perversidade.

O salmista preferia ficar do lado de fora da entrada do templo, sem abrigo, do que habitar em conforto entre os perversos.

Advertisement

(Salmo 84:11,12) Deus não recusa nenhum bem para os íntegros

v. 11 O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
v. 12 Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!

As pessoas que andam em um caminho reto, certamente serão abençoadas pelo Criador. Deus não é injusto para negar coisas para os seus fiéis e quando o faz, é para o próprio bem do seu servo.Os coraítas confiavam na bondade e na justiça de Deus àqueles que eram íntegros.

Nesse sentido, eles estavam certos que o seu pedido seria atendido, por isso, reforçam no final do último verso como é feliz quem confia no Senhor.


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


Conclusão

Por fim, o Salmo 84 estudo nos faz refletir sobre como temos valorizado a nossa comunhão com o nosso Criador.

Só pelo fato de estarem no pátio do templo, os coraítas ficaram extremamente felizes, porque estavam juntos com seus irmãos de para adorar ao Senhor.

Advertisement

Algo que não era tão comum de acontecer naquela época, porque só havia um templo naquela, localizado em Jerusalém.

Atualmente, existem vários templos que podem ser acessados frequentemente, mas qualquer motivo faz com que muitos não o façam.

Salmo 84 Estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *