1 Samuel 5 Estudo: O Defensor e o Juízo de Deus

Advertisement

Neste capítulo de 1 Samuel 5 veremos que os filisteus levaram a arca da Aliança até Asdode e a colocaram juntamente a Dagom, no seu templo.

Ocorre que, no dia seguinte, os moradores de Asdode foram ao templo e viram Dagom caído, com rosto em terra, perante a arca, então, a colocaram em seu lugar.

No outro dia, Dagom estava caído de bruços, ante a arca, sendo que as duas mãos e a cabeça estavam cortadas sobre o limiar.

Advertisement

As escrituras relatam que Deus pesou Sua mão sobre os moradores de Asdode, os castigando com tumores.

Ao perceberem, decidiram levar a arca de cidade em cidade, de modo que, em todas, o Senhor pesava Sua mão e os moradores que não morriam, ficavam muito feridos de tumores.

Por fim, é relatado que os príncipes filisteus se reuniram e consideraram devolver a arca a Israel.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


1 Samuel 5 estudo: Contexto histórico

Após serem derrotados pelos filisteus, os israelitas decidiram mandar trazer a arca da Aliança, a qual fora trazida por Hofni e Fineias, a fim de que, por esta razão vencessem.

No entanto, foram derrotados, novamente, pelos filisteus, os quais, ainda, mataram os filhos de Eli e tomaram a arca.

Quando o sacerdote Eli fora informado do ocorrido, caiu de uma cadeira, quebrou o pescoço e morreu.

Advertisement

(1 Samuel 5:1) Asdode

v. 1 E os filisteus levaram a arca de Deus, e a trouxeram de Ebenézer até Asdode. 

 A viagem de Ebenézer até Asdode era de aproximadamente 30 quilômetros. Asdode – junto com Ascalom, Ecrom, Gaza e Gate – era uma das cinco principais cidades da Filístia.

(1 Samuel 5:2-3) Dagom

v. 2 Quando os filisteus levaram a arca de Deus, eles a trouxeram à casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom. 


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


v. 3 E, quando os de Asdode se levantaram pela manhã, eis que Dagom estava caído com a face em terra diante da arca do SENHOR. E eles pegaram Dagom, e o colocaram no seu lugar novamente. 

Dagom era originalmente um deus agrário e/ou da tempestade em Canaã e na Mesopotâmia, mas os filisteus o colocaram na cabeça de seu panteão.

Talvez os filisteus pensassem que deveriam colocar a arca junto a Dagom com um gesto simbólico da derrota em batalha imposta ao Senhor por Dagom.

Advertisement

(1 Samuel 5:4) Uma intervenção reiterada

v. 4 E quando eles se levantaram cedo pela manhã, eis que Dagom estava caído com a face em terra diante da arca do SENHOR; e a cabeça de Dagom e ambas as palmas das suas mãos estavam cortadas sobre a soleira; somente o tronco de Dagom lhe foi deixado. 

 Sua cabeça e mãos foram cortadas sugerindo que a queda de Dagom não foi um acidente. A posição da cabeça e das mãos sobre a soleira ali perto também descartava a hipótese de acidente.

(1 Samuel 5:5) A soleira

v. 5 Portanto, nem os sacerdotes de Dagom, nem qualquer pessoa que entrava na casa de Dagom, pisava na soleira de Dagom em Asdode até este dia. 


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Desde então, os sacerdotes de Dagom e todos os Seus adoradores evitam pisar na soleira de Dagom – uma soleira que marcou o lugar de sua derrota diante de Deus.

(1 Samuel 5:6-7) O juízo divino

v. 6 Porém, a mão do SENHOR foi pesada sobre os de Asdode, e ele os destruiu, e os feriu com hemorroidas, até Asdode e os seus termos. 

v. 7 E, quando os homens de Asdode viram que assim era, eles disseram: A arca do Deus de Israel não permanecerá conosco; pois a sua mão é severa sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus. 

O Senhor agora afligiu o povo de Asdode, ferindo-o com pragas como Ele feriu os egípcios [Dt 28:27] provavelmente descrevem os sintomas de peste bubônica, uma doença espalhada por roedores (1Sm 6:4). Outros acreditam que o termo descreve furúnculos ou hemorróidas.

(1 Samuel 5:8) Gate

v. 8 Então eles enviaram, e reuniram consigo todos os senhores dos filisteus, e disseram: O que faremos com a arca do Deus de Israel? E eles responderam: Que a arca do Deus de Israel seja carregada até Gate. E eles carregaram a arca do Deus de Israel para lá. 

Advertisement

Talvez Gate, localizada a mais de 32 quilômetros de distância, na entrada do vale de Elá, estivesse em condições mais amistosas com Israel (1Sm 21:10), motivando a relocação da arca.

(1 Samuel 5:9) Hemorroidas

v. 9 E assim foi que, depois de eles a terem carregado, a mão do SENHOR foi contra a cidade com uma destruição muitíssimo grande; e ele feriu os homens da cidade, tanto os pequenos como os grandes, e eles tiveram hemorroidas nas suas partes secretas. 

 Os planos dos filisteus fracassaram porque Deus castigou a cidade com hemorroidas.

(1 Samuel 5:10) Ecrom

v. 10 Portanto, enviaram a arca de Deus para Ecrom. E sucedeu que, assim que a arca de Deus chegou a Ecrom, os ecromitas clamaram, dizendo: Trouxeram a arca do Deus de Israel até nós para matar a nós e ao nosso povo. 


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira
)


Os cidadãos filisteus de Ecrom, localizada a 16 quilômetros ao norte de Gate, passaram a clamar (ver nota em 1Sm 4:13) temendo pela própria vida quando a arca de Deus veio à sua cidade.

(1 Samuel 5:12) O clamor

v. 12 E os homens que não morreram foram feridos com hemorroidas; e o clamor da cidade subiu até o céu. 

 Sobre clamor, ver nota em 1Sm 4:13.

Advertisement

Conclusão

Este capítulo nos ensina um pouco mais sobre a soberania e poder de Deus. Conforme já aduzimos em momento anteriores, as escrituras são claras ao exporem que o inimigo possui poderes, no entanto, ainda assim, está limitado e submetido ao Criador (Lucas 10:17).

Sem dúvidas, o Criador deixou esta lição muito clara aos filisteus, demonstrando Sua superioridade e poder, ao derrubar o ídolo Dagom, ante a arca da Aliança.

Vemos, ainda, que, não bastasse a simples demonstração de falibilidade dos ídolos filisteus, Deus demonstra Seu poder e impõe Sua vontade a eles, os ferindo com tumores, a fim de que a arca da Aliança não permanecesse em seu poder.

Este recado divino traz outra importante lição ao próprio povo do Senhor. Não raras vezes, os cristãos, equivocadamente, sentem a necessidade de “defender a Deus”, quando se deparam com sacrilégios, blasfêmias e desobediências diversas, esquecendo-se de que, na verdade, nós não temos controle de nossas próprias vidas e que, em contrapartida, Cristo é nosso defensor e salvador.

Deus tem o controle de todas as coisas e, a Seu tempo, trará juízo e julgará a todos.

1 Samuel 5 estudo.

Conteúdo do Artigo

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *