2 Tessalonicenses 1 Estudo: O Castigo de Deus
Neste capítulo de 2 Tessalonicenses 1 estudo, veremos que Paulo continuará a agradecer à Deus por causa do Tessalonicenses. O comportamento deles em meio as lutas e dificuldades continua a estimular às igrejas.
De forma enérgica, falará sobre o castigo de Deus sobre os que não conhecem a Cristo na volta dele e como Deus glorificará aos seus santos no grande dia.
Por fim, sua oração é afim de que o próprio Deus cumpra seu bom propósito na vida de cada um deles de uma forma gloriosa e de como o bom nome de Cristo será glorificado através deles.
2 Tessalonicenses 1 estudo: Contexto histórico
Em sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, Paulo escreve conselhos e esclarecimentos aos membros da Igreja que não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo.
Estudar seus ensinamentos pode ajudá-lo a entender a natureza da apostasia que ocorreu e como se preparar apropriadamente para a vinda do Senhor.
(2 Tessalonicenses 1:1) Paulo, Silas e Timóteo
v. 1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:
Sobre Silvano e Timóteo, ver nota em 1Ts 1:1.
(2 Tessalonicenses 1:6-7) Descanso e vingança
v. 6 Visto que é algo justo diante de Deus recompensar tribulação aos que vos atribulam,
v. 7 e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando o Senhor Jesus se revelar desde o céu, com os seus anjos poderosos,
Deus irá recompensar Seu povo com descanso e Se vingar daqueles que Se opõem a Ele quando o Senhor Jesus for revelado desde o céu Até lá, o cristão deve confiar que Deus, a Seu tempo, irá lidar com as situações injustas do presente.
É muito comum os anjos serem descritos participando da execução de incríveis juízos de Deis sendo, portanto, descritos como poderosos (cp. Mt 25:31).
(2 Tessalonicenses 1:8) Chamas de fogo
v. 8 em chama de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
A expressão os que não conhecem a Deus é uma referência aos gentios incrédulos (1Ts 4:5). Os que não obedecem ao evangelho provavelmente é uma referência a muitos judeus que tiveram a oportunidade de ouvir Jesus ou os apóstolos pregando o evangelho e o rejeitaram.
(2 Tessalonicenses 1:9) Eterna destruição
v. 9 os quais serão punidos com eterna destruição, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder.
Punidos com eterna destruição, é descrita como a separação da presença do Senhor. A palavra “destruição não significa aniquilação nem deixar de existir, e sim estar separado de Deus em um estado miserável.
É por isso que ela é descrita como eterna. Vem o tempo em que Deus lançará todos os Seus inimigos no lago de fogo para serem castigados eternamente (Ap 20:11-15).
(2 Tessalonicenses 1:10) Os santos
v. 10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado naquele dia, em todos os que creem (porque o nosso testemunho foi crido entre vós).
Os santos são o povo santo de Deus. Este termo diz respeito a todos os que foram chamados no plano de salvação de Deus (1Co 1:2 – 2Co 1:1).
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Conclusão
Paulo mais uma vez adverte a igreja dos tessalonicenses de como a banda vai tocar nessa segunda vinda de Jesus, diferentemente da primeira, onde Ele veio como um cordeiro a ser abatido, calado, obediente, certo de sua missão e propósito.
O apóstolo nos diz que essa vinda agora será com poder e grande glória, os céus se abrirão e não veremos mais somente o cordeiro, mas o Leão de Judá rugirá, e aqueles que creram e permaneceram fiéis serão glorificados juntamente com Ele, já aqueles que viveram suas vidas como quiseram, ignorando os mandamentos, numa vida de pecados, esses experimentaram da ira de Deus, e serão abatidos junto com os poderes das trevas atuantes nesse mundo. De qual lado nós estaremos?
Sobre o Autor
0 Comentários