1 Tessalonicenses 1 Estudo: A Volta de Jesus
Em 1 Tessalonicenses 1, veremos que Paulo começará saudando a igreja em Tessalônica, citando dois personagens importantes: Silvano e Timóteo. Silvano esteve com Paulo, em sua segunda viagem e juntamente com Timóteo, ajudou a fundar a igreja em Tessalônica.
Paulo destaca o trabalho e a perseverança dos cristãos, que em meio a adversidade e sofrimento, mantiveram a convicção, o exemplo do apóstolo na defesa do Evangelho, influenciando outros da região, resultando num acelerado crescimento.
Contexto histórico
Acredita-se que a primeira epístola dos Tessalonicenses seja a primeira das existentes, e pode ser o livro mais velho no Novo Testamento.
Os ensinamentos de Paulo nessa epístola têm como principal foco a vinda de Jesus no futuro, incluindo as dificuldades que enfrentarão antes de seu retorno, a ressurreição dos cristãos e a vinda de Cristo.
Ao estudarmos esse livro, aprenderemos sobre a volta de Cristo e receberemos incentivo para permanecermos fiéis ao Senhor. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de 1 Tessalonicenses 1.
(1 Tessalonicenses 1:1) Paulo, Silvano e Timóteo
v. 1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses que está em Deus o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo usou o nome latino Silvano (2Co 1:19) para se referir ao mesmo homem que Lucas chamou pelo nome grego Silas (At 15:22).
Silas foi escolhido por Paulo para acompanhá-lo em sua segunda viagem missionária, em lugar de Barnabé (At 15:40).
Silas participou da plantação da igreja de Tessalônica (At 17:4) e estava com Paulo em Corinto na época em que ele escreveu esta carta.
Paulo provavelmente encontrou Timóteo em Listra durante sua primeira viagem missionária (At 14:8-18). Na segunda visita, Timóteo é descrito como um discípulo que, após ter sido circuncidado, estava pronto para ajudar Paulo no trabalho missionário (At 16:1-3).
Timóteo não é mencionado explicitamente como cofundador da igreja de Tessalônica (At 17:1-9), mas Paulo o mandou de Atenas para ajudar a igreja recém-formada e perseguida quando se deu conta de que não conseguiria mais voltar a Tessalônica (1Ts 3:1-2).
Ás notícias encorajadoras de Timóteo sobre a igreja de Tessalônica motivaram Paulo a escrever esta carta (1Ts 3:6).
Nos tempos do novo testamento, igreja (Gr. ekklesia) poderia ser uma referência genérica a qualquer ajuntamento ou assembleia, mas aqui Paulo especificou este termo: “igreja” era o conjunto de pessoas que se reuniam em Tessalônica em nome de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.
(1 Tessalonicenses 1:2) Graças a Deus por vós
v. 2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
Em suas cartas, Paulo costumava agradecer a Deus pelos destinatários da carta e orava por eles ou dizia que eles estavam em suas orações. A única exceção é a carta aos Gálatas, na qual Paulo fez uma forte repreensão.
(1 Tessalonicenses 1:3) Trabalho de fé
v. 3 lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
Paulo elogiou os tessalonicenses por seu trabalho de fé, seu esforço de amor e sua perseverança na esperança.
Mais adiante, ele destacou que estas três virtudes tinham especial importância para a comunidade cristã (10o 13:13).
O trabalho e obra deles estava evidente no fato de que o evangelho se espalhara não só em sua província, a Macedônia, como também na Acaia, a província vizinha (v. 7-8). A paciência deve ter sido especialmente necessária em meio à perseguição.
(1 Tessalonicenses 1:4) Eleição de Deus
v. 4 sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Apesar de ter elogiado os tessalonicenses por seu trabalho, Paulo os lembrou de que foi Deus quem os escolheu e que eles eram amados por Ele. Eleição (Gr. eklogon) é a opção ou escolha de Deus.
(1 Tessalonicenses 1:5-6) Mais do que palavras
v. 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis que tipo de homens fomos entre vós, por vossa causa.
v. 6 E vós fostes feitos nossos seguidores e do Senhor, recebendo a palavra em muita aflição, com a alegria do Espírito Santo,
O evangelho é mais do que uma mensagem de palavras. Ele é a mensagem que vem com poder e no Espírito Santo.
O significado básico de evangelho (Gr. euangelion) é “boas novas”, Era comum Paulo especificar ainda mais dizendo que este evangelho não era qualquer boa notícia, e sim a boa notícia que veio de Deus.
Apesar da igreja de Tessalônica ter sido fundada em meio a muita aflição e perseguição, a mensagem foi recebida calorosamente com a alegria que vem do Espírito Santo.
O fato de Deus estar agindo ali também era evidente, pois Paulo e Silas só tinham conseguido ficar ali pouco tempo antes de serem obrigados a sair, e mesmo assim a igreja nasceu e floresceu (At 17:1-9). Como bem sabeis que tipo de homens fomos entre vos é melhor explicado em 2:1-12.
(1 Tessalonicenses 1:7-9) Exemplo para outros
v. 7 de maneira que fostes exemplo para todos os que creem na Macedônia e Acaia.
v. 8 Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já não temos necessidade de falar coisa alguma;
v. 9 porque eles mesmos anunciam de nós que tipo de entrada tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro,
A fé dos tessalonicenses e a mensagem do evangelho se propagaram por toda a Macedônia e Acaia. Estas províncias romanas – Macedônia no norte e Acaia no sul – compõem grande parte da Grécia atual.
Nos tempos do antigo testamento, estas províncias incluíam cidades importantes, como Filipos, Atenas e Corinto. Tessalônica era a capital da Macedônia. Parece que a estratégia missionária de Paulo deu certo.
Ele evangelizou as principais cidades na expectativa de que o evangelho se espalharia dali para as regiões vizinhas.
O pano de fundo predominantemente gentio de Tessalônica fica claro na adoração dos ídolos sem vida, que eles deixaram a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro.
(1 Tessalonicenses 1:10) Esperar por Jesus
v. 10 e esperar seu Filho do céu, a quem ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livrou da ira que há de vir.
Enquanto suportavam as perseguições, os tessalonicenses também aguardavam o Filho que viria dos céus Jesus, que nos livra da ira que há de vir.
Esta “ira que há de vir” não significa que Paulo e os tessalonicenses estavam sofrendo ou sofreriam perseguição por parte do mundo incrédulo,e sim que,no futuro, a ira de Deus se voltaria contra o mundo incrédulo.
Os cristãos serão salvos desta ira (1Ts 5:9). Paulo introduziu a ressurreição de Jesus aqui e mais adiante expressou a esperança da ressurreição para os cristãos que morreram (1Ts 4:16).
5 importantes lições que podemos aprender em 1 Tessalonicenses 1
- Exemplo de Fé e Amor: A igreja de Tessalônica é elogiada por sua fé inabalável em Deus e pelo amor demonstrado aos irmãos. Isso nos lembra da importância de vivermos uma vida de fé genuína e de amar uns aos outros como Cristo nos amou.
- Testemunho Efetivo: O testemunho da igreja de Tessalônica se espalhou por toda parte, refletindo seu compromisso com o evangelho e sua disposição de compartilhar a mensagem de Cristo com outros. Isso nos desafia a sermos testemunhas eficazes do evangelho em nosso próprio contexto.
- Esperança na Volta de Cristo: A igreja de Tessalônica aguardava a volta de Jesus Cristo com expectativa e esperança. Isso nos lembra da importância de vivermos com a perspectiva da eternidade em mente e de nos prepararmos para a segunda vinda de Cristo.
- Transformação Pessoal: Os tessalonicenses se converteram do paganismo para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Isso nos ensina que o evangelho tem o poder de transformar vidas e nos desafia a vivermos de acordo com os princípios do Reino de Deus.
- Serviço Alegre e Dedicado: A igreja de Tessalônica servia a Deus com alegria, apesar das dificuldades e perseguições enfrentadas. Isso nos incentiva a servir ao Senhor com dedicação e alegria, mesmo diante das adversidades que possamos enfrentar.
Conclusão
Paulo fala sobre pontos como a “obra da fé”, o “trabalho do amor” e da “paciência da esperança”. Cada um destes pontos permite-nos refletir.
A nossa fé precisa resultar em obras, o verdadeiro amor é trabalhoso e precisamos ter paciência para mantermos a esperança em algo que não sabemos quando acontecerá.
Qualidades maravilhosas demonstradas por uma igreja formada em poucas semanas, e que devem estar presentes na vida de qualquer cristão.
Com isso, precisamos refletir também sobre o quanto nós, igreja, temos impactado a sociedade em que vivemos hoje. Fomos chamados para sermos luz e sal, assim como fez a igreja de Tessalônica, apresentando Cristo para as pessoas.
Não precisamos do melhor treinamento, de uma grande capacidade e conhecimento profundo. Precisamos apenas de um bom testemunho, de falar tudo o que Cristo fez por nós.
Paulo aproveita a carta para aprofundar o conhecimento sobre o futuro: enviar Jesus de volta à terra para livrar a igreja da ira.
Paulo não está aqui dando detalhes de como as coisas irão acontecer, mas usa o texto afim de tranquilizá-los, falando da volta de Cristo.
Devemos esperar com paciência e trabalhar para isso, não cremos num Deus derrotado, num Deus morto, mas no Deus perfeito, que vive, reina e retornará para nos buscar.
Sobre o Autor
0 Comentários