Gênesis 50 Estudo: O Fim da Vida de José

Advertisement

Neste capítulo de Gênesis 50 estudo, aprenderemos sobre os acontecimentos, imediatamente, posteriores à morte de Jacó, como seu embalsamento, translado de seu corpo, para sepultamento, na terra de Canaã, como havia requerido, bem como todo o cortejo fúnebre.

Veremos o desfecho da história de José com seus irmãos, os quais foram perdoados. Por fim, o capítulo faz um resumo de sua vida e relata sua morte.

Advertisement

Gênesis 50 estudo: Contexto histórico

No capítulo 49, de Gênesis, Jacó, muito doente, chama seus filhos para dispensar uma bênção profética, conforme o fizera seus antepassados. Esta bênção era muito esperada e importante, vez que se tratava de um prenúncio do que ocorreria a cada filho e, portanto, a cada povo.

Os filhos de Jacó dariam origem as doze tribos de Israel, assim, estes dariam cumprimento à promessa que Deus havia feito a Abraão.

Ao proferir as bênçãos, bem como as maldições, que se sucederiam, ordenou a José que o sepultasse em Canaã, junto com os seus e, ali, expirou.

1 Então se lançou José sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou. (José fechou os olhos de seu pai, como foi predito pelo Senhor a Jacó [Gn 46.4]. O Versículo 1 é um quadro de Cristo chorando sobre Israel. Jacó estava morto fisicamente, mas vivo espiritualmente. Israel estava vivo fisicamente, mas morto espiritualmente.)



2 E ordenou José aos seus médicos que embalsamassem seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel Corpo de Jacó foi embalsamado. (mas a sua alma e o seu espírito foram para o Paraíso, para estar ali com seu avô Abraão e seu pai Isaque, e todos os outros Crentes que tinham vivido até aquele momento).

3 E se lhe cumpriram quarenta dias, porque assim se cumpriam os dias dos embalsamados (requereu-se esse tempo para esse longo processo), e o choraram os Egípcios por setenta dias (4 morte é um inimigo; é o último inimigo que será derrotado [1Co 15.26]; Jesus tirou o aguilhão da morte na Cruz mas, ao fim da Era do Reino, a morte então será totalmente derrotada, e para sempre [Ap 20]).

4 E passados os dias de seu luto, falou  aos da casa de Faraó, dizendo: Se tenho achado agora graça em vossos olhos, vos rogo que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo (o fato de José não falar pessoalmente com o Faraó é confirmado pelo que as descobertas mostram:que os enlutados nesse período não se barbeavam; e, por isso, não podiam entrar na presença do rei):

Advertisement

5 Meu pai me fez jurar,dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro que eu cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultar; agora, pois, te rogo, que eu vá agora, sepultura meu pai,e então voltarei (como foi dito, José estava falando com Faraó por intermédio de uns membros da corte real).

José subiu a sepultar seu pai

7 Então José subiu a sepultar a seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito (a grandeza do cortejo fúnebre de Jacó deve ter sido algo maravilhoso de se ver; é assombroso pensar neste grande Patriarca, um peregrino durante toda a sua vida, levado ao seu lugar de descanso pela grandeza do poderoso Egito; é uma das poucas vezes na história que o mundo reconheceu a grandeza que estava entre eles),

10 E chegando até à eira de Atade, que está à outra parte do Jordão, fizeram ali uma grande e dolorosa lamentação; e José fez a seu pai um grande pranto por sete dias (já estavam na terra de Canaã; “sete” é o número perfeito de Deus; como tal, fala da perfeita Salvação, que finalmente conduzirá à Ressurreição).



11 E vendo os moradores da terra, os Cananeus, o pranto na eira de Atade,disseram: É este o pranto grande dos Egípcios; e por isso foi chamado o seu nome Abel-Mizraim, que está a outra parte do Jordão. (Os  não tinham entendimento do que estava fazendo José; acreditavam que era algum tipo de ritual com respeito aos egípcios.)

12 Fizeram, pois, os seus filhos (os filhos de Jacó) com ele, conforme lhes tinha ordenado;

13 Pois o levaram seus filhos à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, a que tinha comprado Abraão com o mesmo campo, para herdade de sepultura, de Efrom o Heteu, diante de Manre (Abraão, Isaque e Jacó foram muito ricos em rebanho, ouro e prata; entretanto, quando morreram, como todos, a única coisa que levaram consigo foi a sua Fé).

JOSÉ

15 E vendo os irmãos de José que seu pai era morto, disseram: Possivelmente nos aborrece José, e nos dará o pagamento de todo o mal que lhe fizemos. (Os irmãos de José nunca entenderam plenamente quem era o seu irmão ou o que ele era. Agora que Jacó tinha morrido, eles esperavam maldade por parte de José. Eles não podiam, e possivelmente não quiseram, entender que José, sendo um Tipo de Cristo, iria tratá-los não com julgamento, e sim com Misericórdia e Graça.)

Advertisement

16 E enviaram a dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo (afirmaram que Jacó havia dito antes de morrer que eles deveriam pedir a José que os perdoasse pelo grande pecado que cometeram):

17 Assim direis a José: Rogo-te que perdoes agora a maldade de teus irmãos e o seu pecado, porque te trataram mal; portanto agora lhe rogamos que perdoes a maldade dos servos do Deus de teu pai (eles estão citando as palavras a José, as quais lhes havia dito Jacó que lhe dissessem).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


E José chorou enquanto falavam. (Com respeito a isto, Williams diz: “A incredulidade incurável do coração é ilustrada pelos pensamentos cruéis dos irmãos de José quanto ao seu afeto para com eles. Esta incredulidade comoveu José, levando-o às lágrimas; e, em sua ação e linguagem, de novo ele se destaca, talvez, como o Tipo mais extraordinário de Cristo em toda a Bíblia”.)

Eis-nos aqui por teus servos

18 E depois vieram também os seus irmãos, e se prostraram diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. (Este Versículo registra as últimas cinco vezes em que os irmãos se prostraram ante José, cumprindo-se os sonhos [Gn 37.5-11] Um dia, em seu maior cumprimento, que será nos últimos dias, Israel se renderá aos Pés do Senhor Jesus Cristo, do Qual José era um Tipo.)

19 E José lhes respondeu: Não temais; estou eu, porventura, em lugar de Deus? (A pergunta de José, com efeito, diz: “Eu não sou o Juiz e portanto, eu não castigo. Se houver algum castigo preparado, será Deus quem o dará, e não eu. Não têm que temer a mim”.)

20 Vós pensastes mal sobre mim, mas Deus o encaminhou para o bem, para fazer o que vemos hoje, para manter a muito povo com vida. (Este Versículo contém uma das maiores promessas que se encontra em toda a Palavra de Deus.

Deus pode tomar o mal que foi planejado contra o Crente, quer dizer, se o Crente confiar plenamente, e usá-lo para o bem, até que tudo o que restar seja o bem.)

21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou conforme desejou o coração deles (um Tipo perfeito de Cristo).

A MORTE DE JOSÉ

23 E viu José os filhos de Efraim, até a terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram criados sobre os joelhos de José. (José tinha 110 anos quando morreu. Ele viveu no Egito 93 anos, e os descendentes de seu pai viveram ali 215 anos.

Advertisement

Este homem que foi vendido como escravo ao Egito tornou-se o vice-rei da nação mais poderosa e rica sobre a face da Terra. Ele foi, sem dúvida, um dos Tipos mais formosos de Cristo que já viveu.)

24 E José disse a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque, e Jacó. (Ao utilizar os nomes de seu bisavô, de seu avô e de seu pai, José alude ao fato de que, quando lhe foi entregue a tocha da Fé, ele não permitiu que ela se apagasse.)

25 E José fez jurar aos Filhos de Israel, dizendo: Deus certamente vos visitará, e vos fará levar daqui os meus ossos. (Quando os Filhos de Israel saíram do Egito, 3 milhões de pessoas, o que fariam aproximadamente 122 anos mais tarde, Moisés, com muito cuidado, “tomou consigo os ossos de José” [Ex 13.19].

Os Israelitas vagaram 40 anos no deserto. Levaram, então, aproximadamente 162 anos, desde que morreu José, até que Josué sepultou esses ossos sagrados – sagrados devido à Fé.)

26 E morreu José na idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e foi posto em um ataúde no Egito. (O Livro de Gênesis começa com a vida e termina com a morte. Começa com a criação e termina com um ataúde. Começa com um Deus vivo e termina com um homem morto, e tudo devido à Queda.)

Conclusão

Este capítulo traz lições importantes sobre o valor da obediência a Deus. A história, finalmente, nos revela o completo triunfo de José, resultante de sua fé.

Vemos, inicialmente, que, mesmo inserido numa cultura estrangeira, José obteve mercê, perante faraó, para cumprir a vontade de seu pai, Jacó, e sepultá-lo, em Canaã.

Deus o honra, mais uma vez, publicamente. Este favor é resultado de sua integridade, advinda de sua fé, a qual fora colocada à prova, em vários momentos, na narrativa.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Aprendemos, portanto, que a fé não varia de acordo com as circunstâncias. Verdadeiramente, as circunstâncias revelam nosso nível de confiança em Deus e nos oportunizam praticá-la.

Posteriormente, mesmo após o terem vendido a um povo estranho, mesmo depois de toda rejeição e sofrimento impetrados, José perdoa os irmãos, abrindo mão de qualquer retaliação, revelando, mais uma vez, seu profundo temor e entendimento das verdades divinas, nos ensinando a importância de confiar na justiça de Deus, o qual é o único que possui real domínio e conhecimento de todas as situações.

Por fim, as escrituras narram sobre a posteridade de José, até a terceira geração, demonstrando, o completo cuidado de Deus. Aqui, vemos o êxito de José, inclusive, em seu lar.

Que bênção maior um homem pode almejar que, não, a de ver os filhos dos filhos? Esta é a bondade e misericórdia de Deus, a qual se revela em todas as áreas da vida daqueles que o servem com fidelidade!

Gênesis 50 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *