Habacuque 3 Estudo: A oração do profeta a Deus

Para você finalizar o seu estudo bíblico do livro de Habacuque, é essencial conhecer também o Habacuque 3 estudo, que termina o livro do profeta.

Primeiramente, precisamos deixar claro que realmente o livro do profeta Habacuque, consegue trazer uma série de reflexões importantes, que estão relacionadas a coisas do nosso cotidiano, e muitas vezes até não percebemos.

Advertisement

Assim, para que você consiga completa a sequência após o estudo de Habacuque 2, se faz muito importante ver o capitulo 3, que é onde ocorre a oração do profeta para Deus.

Confira toda a análise que nós fizemos dessa capitulo final, mas de extrema importância, no livro de Habacuque.

Habacuque 3 Estudo Completo

(Habacuque 3:1-2) Um apelo por avivamento

¹ Uma oração do profeta Habacuque, em Shigionote.

² Ó SENHOR, ouvi a tua palavra e tive medo; Senhor, reaviva a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos dá a conhecer; na ira, lembre-se da misericórdia.

Advertisement

Uma oração do profeta Habacuque, em shiginote: Se você acompanhou, nos dois primeiros capítulos de Habacuque, se resume basicamente a pergunta do profeta e o tempo da resposta de Deus.

Nesse sentido, no caso desse capítulo 3, Deus aqui já havia respondido a Habacuque, onde para fechar o livro, o profeta deseja realizar uma oração ao Senhor.


⚠️ Grupo VIP de estudos no WhatsApp:


Vale lembrar, que foi definido como “Shigionoth”, se referindo ao tipo de música com a qual o salmo deveria ser acompanhado.

Ó SENHOR, reaviva Sua obra no meio dos anos: Habacuque sabia como Deus trabalhava, e como foi que seu povo reagiu a tudo isso. Assim, ele gostaria de ver novamente isso acontecer.

Advertisement

Na ira, lembre-se da misericórdia: conseguimos ver que Habacuque orou principalmente com a intensão de Deus proporcionar a misericórdia.

Ele de uma forma indireta, fala que sabe da ira que seu povo merece, mas pede que ele se lembre da misericórdia.

(Habacuque 3:3-5) A gloriosa vinda do filho-renascer

³ Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.

⁴ E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força.

⁵ Adiante dele ia a peste, e brasas ardentes saíam dos seus passos.

Advertisement

A partir desse trecho, conseguimos ver que Habacuque começa a revelar a visão que ele recebeu.


⚠️ Aprenda mais da Palavra de Deus:


Primeiramente, na passagem: “Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá), é importante que você saiba que temã, é uma referência usada desde os tempos antigos, indicando a presença de Deus no monte Sinai.

E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão, e ali estava o esconderijo da sua força: Aqui ele fala na força e poder que o senhor tem, e carrega consigo, que são escondidas através da sua luz e raios brilhantes que saiam do seu corpo.

(Habacuque 3:6-11) É a hora de tremer

⁶ Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; os outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem.

⁷ Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã.

⁸ Acaso é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montados sobre os teus cavalos, e nos teus carros de salvação?

⁹ Descoberto se movimentou o teu arco; os juramentos feitos às tribos foram uma palavra segura. (Selá.) Tu fendeste a terra com rios.

Advertisement

 ¹⁰ Os montes te viram, e tremeram; a inundação das águas passou; o abismo deu a sua voz, levantou ao alto as suas mãos.

¹¹ O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.

Você certamente já deve ter ouvido falar em algumas outras passagens, que com a volta de Deus, até os céus serão abalados.

No entanto, no trecho, diz-se que a volta do Senhor em Habacuque sacudiu a terra.


⚠️ Manual Bíblico Recomendado!


Dessa forma, em “Parou, e mediu a terra; olhou, e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados; os outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem”, o profeta fala dos tremores na natureza, mostrando que a criação está no seu controle.

Vi as tendas de Cusã em aflição; tremiam as cortinas da terra de Midiã: vale lembrar caso você não conheça, que Cusã e Midiã são tribos conhecidas por temer diante do senhor.

Advertisement

Por fim, no decorrer da oração, é deixado explícito o quanto Deus está no controle de tudo, onde foi ele quem dividiu o rio Jordão e o mar vermelho, para que o povo fizesse a travessia sem problemas.

(Habacuque 3:12-15) Perseguindo o chefe da casa do mal

¹² Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios.

¹³ Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao pescoço. (Selá.)

¹⁴ Tu traspassaste com as suas próprias lanças a cabeça das suas vilas; eles me acometeram tempestuosos para me espalharem; alegravam-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo.

¹⁵ Tu com os teus cavalos marchaste pelo mar, pela massa de grandes águas.

Advertisement

A partir desses versículos, você consegue ver que a profecia sobre o retorno do Senhor continua com precisão cronológica nesses versículos.

Dessa forma, vemos que o Senhor marcha pela terra com indignação e ira para pisotear as nações

Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste os gentios: aqui o profeta Habacuque conta os feitos do senhor, frisando o que falamos que o senhor marcha pela terra com indignação e ira.


⚠️ Aprenda a Pregar a Palavra de Deus:


Tu traspassaste com as suas próprias lanças a cabeça das suas vilas; eles me acometeram tempestuosos para me espalharem; alegravam-se, como se estivessem para devorar o pobre em segredo: aqui vemos que o profeta coloca o senhor, como sendo semelhante a um guerreiro armado, como você pode ver no decorrer dos seus estudos bíblicos, em (Êxodo 15:3, Salmos 18:24 e 77:17)

(Habacuque 3:16-18) Conhecendo a força de Deus, Habacuque pode confiar no Senhor mesmo em uma crise

¹⁶ Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas.

 ¹⁷ Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Advertisement

 ¹⁸ Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu: Habacuque mostrou a resposta adequada do homem sob o poder soberano de Deus.

Dessa forma, podemos notar o quanto ele reconheceu a sua fraqueza e também baixa posição perante a Deus.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado: Habacuque consegue ver o campo de Judeia desolado, provavelmente devido o invasor babilônico exército ou até mesmo talvez de calamidade natural.

No entanto, em meio a toda essa perda ele ainda podia se alegrar no Senhor, e exultar a Deus.

Até porque, para o profeta, todas essas circunstâncias dolorosas que estão sendo citadas, se trata de algo que já era esperado.

(Habacuque 3:19) Conhecendo a força de Deus, Habacuque pode confiar em Deus para obter força

¹⁹ O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

No final do estudo de Habacuque 3, vemos que o profeta reconhece a força de Deus, e que precisa confiar nele para conseguir ela.

No entanto, Habacuque só pôde declarar isso corretamente depois de fazer a oração da fé nos versículos anteriores.

Nesse sentido, ele demostrou que sua força não estava nas figueiras, nas vinhas, nos campos ou nos rebanhos, mas apenas no Senhor Deus

Além disso, a partir do trecho “e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”, vemos que ele afirma que Deus dará seus passos com firmeza e vivacidade.

Considerações finais

Finalizando o livro de Habacuque, temos o estudo do seu último capitulo, onde o profeta traz essa oração para fechar tudo.

Por fim, o que você achou do Habacuque 3 estudo e também da análise feita dos outros capítulos do livro desse poeta?

Nos vemos em breve.

Habacuque 3 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Mais informações.