Salmo 23 Estudo: O Senhor é meu Pastor, Nada me Faltará

Neste capítulo de Samo 23 estudo, veremos um dos capítulos mais conhecido e querido pela humanidade. Independente da religião muitas pessoas no momento do “desespero” se lembram de mencionar as palavras descritas nele.

O Salmo 23 foi composto por Davi quando ele estava na casa de Saul, depois de matar o gigante Golias, refletindo como a sua vida era mais tranquila quando era apenas um pastor de ovelhas, mesmo a vida de um pastor de ovelhas não sendo tão simples naquela época.

Advertisement

A seguir você verá a explicação completa deste salmo, versículo por versículo, acompanhe até o final este estudo bíblico.

Salmo 23 Estudo: Explicação de todos os Versículos

O que quer dizer o Senhor é meu Pastor e nada me Faltará? (Salmo 23:1)

¹ O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

Advertisement

Nesse trecho Davi inicia utilizando o pronome “MEU” que indica uma relação de posse, ou seja, Davi quis demonstrar que ele possuía uma intimidade profunda com Deus.

Nesse contexto Davi indica uma Fé maravilhosa em seu coração quando conclui o trecho com a afirmativa de que Deus não o deixaria passar falta de nada.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Fazendo a analogia com os dias atuais, o pastor nesse versículo é Deus e nós somos as ovelhas.

As ovelhas são animais incapazes de sobreviver sozinhas na natureza, elas precisam de um pastor/guia para lhes conduzir, até mesmo para ajudar na alimentação uma vez que elas não costumam se deitar quanto estão com fome.

Uma ovelha sem pastor geralmente se encontra em constante perigo e sem orientação. O rebanho de ovelhas é guiado principalmente pela voz do pastor.

Advertisement

Muitos pastores dão nomes para cada uma das suas ovelhas para facilitar a identificação, e é importante destacar que elas o atendem quando são chamadas por seus nomes.

(Salmo 23:2) Descanso

 ² Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

A expressão “deitar” quer dizer descanso. Quando servimos a Deus de todo o nosso coração, ele nos faz descansar em um pasto verde, ou seja, na sua presença que é um lugar seguro, calmo e alegre, como vemos na palavra do dia da bíblia.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Pastos verdejantes são pastos de grama nova. A nossa velha vida deve ser deixada para traz quando aceitamos a Jesus.

Guia-me mansamente a águas tranquilas: Aqui Davi demonstra a paz que Deus pode nos proporcionar. O Pastor (Jesus) nos conduz (lidera) de forma gentil. Assim como a espécie humana as ovelhas gostam de tomar água onde as águas fluem de forma suave.

(Salmo 23:3) Alívio para a alma

³ Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Advertisement

Refrigera: pode ser entendido como um alívio, tranquilidade, conforto para a alma. Muitos historiadores costumam afirmar que a Alma é a casa da nossa mente. Nossa alma é capaz de guardar todos os nossos sentimentos e emoções.

A nossa personalidade, temperamento, caráter, entre outros aspectos são gerados a partir das memórias guardadas em nossa Alma.

É importante destacar que o homem é formado pelo CORPO físico e espiritual. Sendo que a atitude de um, influência no outro.


⚠️ E-Book Grátis para Pregadores ⚠️:


Nossos sentimentos e desejos devem ser direcionados por Cristo, controlados pelo Espírito Santo, para que sejamos felizes tanto na vida física quanto na vida espiritual.

Precisamos buscar obter uma personalidade de Cristo e não ser movidos por nossa intuição. Veredas são trilhas/caminhos que são percorridos com uma certa frequência.

Advertisement

A partir do momento em que o homem compreende essa promessa (…guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome) ele se torna forte e destemido. Se você está sendo conduzido pelos caminhos do Senhor, não é preciso que você tenha medo.

A justiça de Deus é a única inquestionável na terra. Essa expressão nos leva a crer que existem dois lados no mundo (o bom e o ruim).

Olhando sob a ótica espiritual, o justo é aquele que cumpre os propósitos de Deus que estão fundamentados na sua palavra.

Por amor do seu nome: Davi sabia que o amor de Deus pelo seu povo é incondicional, mesmo o seu povo sendo pecador, miserável e frágil.

Advertisement

Davi também deixa claro aqui que não existe nenhum outro nome que merece receber a nossa profunda gratidão. Tudo em nossas vidas deve ser realizado para a glória do Senhor Jesus. No salmo 24, é apresentado como devemos louvar a Deus sobre todas as coisas.

Precisamos entender que fomos criados para glorificar o nome do Senhor e isso não é algo que nasce diretamente do coração humano, mas sim do coração de Deus.

(Salmo 23:4) Segurança no Pai Celestial

⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


O vale da sombra da morte é um local sombrio e que apresenta uma sensação de perigo e medo. Davi utilizou essa expressão para demonstrar que as ovelhas também precisam passar por caminhos difíceis e por vales ameaçadores onde há trechos escuros e animais selvagens.

Mas, Davi em nenhum momento afirmou que as ovelhas passam por esses caminhos sem a companhia do seu pastor.

Não temeria mal algum, porque tu estás comigo: Deus está declarando que os seus servos não estão imunes às aflições desta vida, mas promete que sempre os guiará devidamente seguros.

Advertisement

Jesus ainda é capaz de confortar os seus servos aflitos dizendo que ele também veio a este mundo e sofreu muitas torturas, mas com a ajuda da Pai ele obteve ânimo e venceu, como está escrito na bíblia em muitos versículos, mas destacamos aqui João 16:33.

(Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo) e 2 Crônicas 32:7 (Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele).

A tua vara e o teu cajado me consolam: Davi foi um rei no qual obteve em seu coração a certeza de consolo e orientação de Deus.


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


Aqui é importante destacar que o rei de Israel (Davi) demonstra conhecer e aceitar a soberana e imutável vontade de Deus. A vara e cajado eram instrumentos de uso comum nos tempos bíblicos.

Fazendo a analogia da atividade de pastoreio de ovelhas, a vara podemos dizer que é a defesa/ proteção ou seja instrumento de bênção para as ovelhas, e o cajado é a orientação do Senhor Jesus para com o seu povo.

Advertisement

(Salmo 23:5) Cálice

⁵ Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos: Deus obtém um grande prazer em demonstrar para os seus escolhidos a sua abundante provisão.

No aprisco as ovelhas possuem alimento, segurança, água, entre outros cuidados. Assim também é na presença de Deus onde os seus escolhidos possuem abundante sustento.

Por muito tempo Davi foi alvo de zombaria, conforme demonstrado no estudo do salmo 22, mas Deus não falha e então faz de Davi um homem justificado perante o povo de Israel, deixando os inimigos de Davi portanto impotentes e envergonhados.

Advertisement

Unges a minha cabeça com óleo: Desde o antigo testamento a unção é utilizada como uma forma de consagração de objetos e seres a Deus.

A partir do momento em que um ser/objeto é consagrado ao Pai ele é separado para servir de forma única e exclusiva a Deus.

Atualmente existem muitos exageros e mitos em relação a unção. Para um ser humano ser ungido é necessário que obtenha a presença da trindade (Pai / Filho e Espírito Santo).

O meu cálice transborda: O cálice representa a nossa vida. Depois que o servo de Deus está com a presença da trindade, ele tem o prazer de ter a sua vida cheia de alegria e poder.

Advertisement

O servo Davi estava se sentindo muito feliz e cheio da presença de Deus.

Nesse momento ele estava com a certeza em seu coração de que Jesus era o único que poderia satisfazer completamente a sua vida e de que Jesus era a sua fonte inesgotável.

Assim como fez com Davi, o Senhor Jesus deseja nos fazer transbordar de graça.

Quando um vinho transborda de um cálice ali fica a sua marca. Hoje, Deus quer que você deixe a marca Jesus por onde você passar, mas para isso é necessário que você se deixe ser usado por Ele.

(Salmo 23:6) Respondendo o chamado de Jesus

⁶ Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

Advertisement

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida: Como servos de Jesus Cristo nós precisamos confiar que a bondade e a misericórdia dele nos segue a cada passo que damos.

É necessário caminharmos todos os dias confortados e acreditando que a presença da trindade é real em nossas vidas.

Habitarei na Casa do SENHOR por longos dias: Como forma de agradecimento a Deus pelo seu carinho, Davi declara que permaneceria firme na presença Dele por todo o tempo em que ele vivesse aqui na terra.

Conclusão

Não à toa, o Salmo 23 estudo é um dos textos sagrados mais conhecidos em todo o mundo.

Em alguns versos, Davi expressa como é satisfeito em servir o Altíssimo, pontuando os principais benefícios da vida com Ele.

Logo no início, o salmista deixa claro que não tem falta de nada, porque Deus por si só já é mais do que o suficiente para sua vivência.

Em seguida, Davi menciona como se sente renovado, guiado e protegido pelo Senhor mesmo em grandes dificuldades, e que seus inimigos vêem toda essa benção de Deus derramada sobre sua vida.

Por fim, ele encerra o Salmo com plena convicção da bondade e fidelidade de Deus, bem como, de sua comunhão com o Senhor pelo resto de sua vida.

Todo ser humano busca de forma extenuante conquistar essa mesma satisfação de Davi, no entanto, nada será encontrado nos lugares errados.

Somente Deus pode oferecer uma vida plena e satisfatória para nós, à medida que entregamos o nosso coração para Ele.

E, da mesma forma que esteve um dia para Davi, esse caminho está disponível para você exatamente agora.

Quer uma dica para ler em seguida?

Salmo 23 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *