Salmo 92 Estudo: Os Justos Gerarão Frutos até na Sua Velhice

Em Salmo 92, é relatado um cântico feito para glorificar o nome de Deus pela sua justiça. Comumente, as pessoas se perguntam sobre o porquê de Deus permitir que o ímpio prospere ou vá bem em determinadas frentes da vida, por vezes até mais do que seus  fiéis.

No entanto, este salmo, assim como outros, enfatiza como o estado aparentemente bom do ímpio é momentâneo. O caminho do ímpio parece legítimo, promissor e assertivo, mas o fim dele é a morte, principalmente porque não honra ao Senhor Deus. Por outro lado, os passos do justo são confirmados e abençoados continuamente pelo Criador.

Já que ele não só faz a vontade do seu Deus, como também tem o Senhor como o centro de sua vida.

Contexto histórico

O contexto da escrita do Salmo 92 não é conhecido em questões de tempo e autor, mas sabe-se que é uma oração dedicada ao dia de sábado, para ser usada na sinagoga de sua época.



O sábado era denominado como o dia da santa convocação, desse modo, os judeus o separavam para adorar ao Senhor e não realizar nenhuma outra atividade.

O ponto central do Salmo se dá na exaltação da justiça de Deus, pois Ele sempre trata ímpios e justos de formas distintas.

O sucesso do ímpio é aparente e momentâneo, só que o justo, por sua vez, até mesmo em sua velhice permanece frutificando e vivendo de forma extraordinária. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos do Salmo 92.

(Salmo 92:1) Altíssimo

v. 1 Bom é dar graças ao Criador, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Sobre Altíssimo, ver nota em (Sl 47:2-3), (Sl 83:18), (Sl 91:9), (Sl 97:9).

(Salmo 92:2) Benignidade do Pai

v. 2 Para anunciar a tua benignidade de manhã, e a tua fidelidade toda noite.

Deuteronômio 6 ensina o povo de Deus a falar sobre Sua palavra de dia e de noite, refletindo em Sua benignidade e em Sua fidelidade ao pacto na presença da família e da comunidade.

O sábio encontra prazer em meditar na Torá regularmente (Sl 1:2). A criação testifica o constante cuidado de Deus (Sl 19:1).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Salmo 92:4) Obras do Criador

v. 4 Pois tu, Criador, fizeste-me feliz por meio da tua obra; triunfarei nas obras das tuas mãos.

A estrutura de quiasma do hebraico se reflete no português e enfatiza as obras do Criador. Triunfarei nas obras é o elemento final do versículo em hebraico.

(Salmo 92:5) Pensamentos de Deus

v. 5 Ó Criador, quão grandes são as tuas obras! E os teus pensamentos são mui profundos.

O termo profundos destaca a natureza insondável e misteriosa dos pensamentos de Deus (Sl 40:5), (Sl 139:17), (Is 55:9-10).

(Salmo 92:6) O homem brutal

v. 6 Um homem brutal não conhece; nem um tolo entende isso.

Usando a terminologia de sabedoria, o salmista advertiu o homem brutal (“inculto, rude”) e o tolo. Ambos falham em manter um relacionamento íntimo com Deus e rejeitam a sabedoria necessária para o viver justo. O profeta Isaías descreveu Israel como mais estúpido e tolo que as feras selvagens (Is 1:3).

(Salmo 92:7) Trabalhadores da iniquidade

v. 7 Quando os perversos brotam como a grama, e quando todos os trabalhadores da iniquidade florescerem, é que serão destruídos para sempre.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


A natureza vulnerável e passageira dos ímpios se compara à vegetação que brota por um pouco de tempo e depois seca e desaparece, sem deixar provas de sua existência (ver nota em Sl 37:2). O salmista se confortou em saber que s trabalhadores da iniquidade sofreriam destruição eterna.

(Salmo 92:8) Soberania de Deus

v. 8 Mas tu, Criador, és Altíssimo para sempre.

A soberania e a imutabilidade de Deus contrastam com a fraqueza e o caráter finito do homem.

(Salmo 92:10) Chifre

v. 10 Mas o meu chifre tu exaltarás como o chifre de um unicórnio; eu serei ungido com óleo fresco.

Chifre é uma expressão figurada que denota vigor e poder restaurados (Sl 89:17), (Sl 148:4), (1Sm 2:1). Ser ungido com óleo significa consagração para o serviço (Lv 8:10-12), mas aqui provavelmente se refere a um ato de hospitalidade simbolizando favor (Sl 23:5). Ref: a palavra “unicórnio” ver comentário de Jó 39:9-12.

(Salmo 92:12) Líbano

v. 12 O justo florescerá como a palmeira; ele crescerá como o cedro do Líbano.

O justo floresce a cresce forte como árvore, ao passo que os ímpios florescem e logo secam como a grama (v. 7)

O Líbano era famoso por sua abundante oferta de cedro, usado na construção. Árvores geralmente se referem de maneira figurada às características de líderes nacionais.

(Salmo 92:13-14) Os justos florescerão

v. 13 Aqueles que estão plantados na casa do Criador florescerão com átrios do nosso Deus.
v. 14 Eles gerarão frutos na velhice; serão gordos e prósperos.

Casa do Criador é uma referência ao templo. Este é um padrão do paraíso, representando a ordem da criação e um lugar de descanso na presença do Criador.

Os justos florescerão como resultado da providência de Deus (Sl 1:3), (Jr 17:8). A velhice não levará embora a vitalidade deles.

(Salmo 92:15) A justiça de Deus

v. 15 Para mostrarem que o Criador é justo; ele é a minha rocha, e não há injustiça nele.

A força dos justos demonstra a confiabilidade e a imparcialidade de Yahuah. O inimigo prospera, mas é destruído após tentar se mostrar verdadeiro.

Aqueles que são verdadeiramente de Deus não têm hipocrisia nem engano; sua prosperidade é duradoura.

5 importantes lições que podemos aprender com o Salmo 92

  1. Louvor e Gratidão: O Salmo 92 nos ensina a importância de louvar e agradecer a Deus por Suas obras maravilhosas e por Sua fidelidade constante em nossas vidas.
  2. A Justiça de Deus: Este salmo ressalta a justiça de Deus ao recompensar os justos e punir os ímpios, lembrando-nos da importância de viver de acordo com a vontade de Deus para receber Suas bênçãos.
  3. Crescimento e Frutificação: Assim como as palmeiras e os cedros mencionados no Salmo 92 crescem e florescem, somos incentivados a buscar crescimento espiritual e frutificação em nossa jornada de fé.
  4. Segurança e Confiança em Deus: O salmo nos lembra que os justos florescerão mesmo na velhice e permanecerão vigorosos, destacando a segurança e a confiança que encontramos em Deus em todas as fases da vida.
  5. Permanência da Palavra de Deus: O Salmo 92 destaca a eternidade da Palavra de Deus e Sua imutabilidade, encorajando-nos a confiar na verdade e na sabedoria divinas em meio às mudanças e incertezas da vida.

Conclusão

Por fim, o Salmo 92 permite a reflexão sobre como Deus tem sido bom com cada um de nós, independente das atuais circunstâncias.

Os dias maus não podem impedir a ação de um Deus que é bom em todo o tempo, até porque, esses dias servem para aperfeiçoar quem é fiel a Ele.

A prosperidade dos ímpios ao nosso redor não pode inibir a nossa confiança na obra de Deus.

Ele não se deixa enganar, aquilo que o homem planta no tempo certo ele vai colher, seja coisas boas ou ruins.

Sendo assim, abrace os processos e celebre a bondade e justiça do Deus que está norteando sua vida.

Ele é a Rocha e quem está Nele não será abalado, pelo contrário, dará frutos até a sua velhice.

Salmo 92 estudo.

Sobre o Autor

Lázaro é um dedicado estudioso da Bíblia, com 64 anos de vida e uma paixão inabalável pela Palavra de Deus. Formado em Teologia pela Universidade Messiânica e com uma sólida carreira como advogado, ele utiliza seu vasto conhecimento para compartilhar ensinamentos bíblicos de forma acessível e profunda. Pai de três filhos, Lázaro escolheu a internet como sua principal plataforma para disseminar seus estudos e reflexões, dedicando-se a compartilhar estudos bíblicos, mesmo sem estar vinculado a uma congregação específica.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.