Habacuque 2 Estudo: Resposta de Deus ao Profeta

Em Habacuque 2 estudo, continuamos com a análise da história do profeta, onde nesse capítulo, Deus traz resposta as perguntas que foram feitas no capitulo 1.

Nesse sentido, caso você não tenha lido o estudo de Habacuque 1, o versículo terminou com o profeta perplexo com o fato de Deus poder usar a ímpia nação da Babilônia para julgar Judá.

Advertisement

Dessa forma, Habacuque fez um questionamento a Deus sobre as ações na Babilônia, devido à destruição de outras nações.

Ele questionou como Deus poderia usar um povo tão perverso para fazer isso com o povo de Judá. O capitulo 2 do livro de Habacuque é cheio de pontos importantes para a construção do nosso pensamento. Há muito para ver, então vamos lá!

Habacuque 2 Estudo Completo: Versículos 1-3

v. 1 Eu estarei sobre a minha guarda, e me colocarei sobre a torre; vigiarei para ver o que ele falará a mim, e o que eu responderei quando eu for reprovado.

v. 2 Então o ­SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e faça-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. 



v. 3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, mas no final ela falará, e não mentirá; se tardar, espera-a, porque certamente virá, não tardará. 

Primeiramente, você consegue ver pelas ações de Habacuque nesses versículos como ele era um homem piedoso.

Dessa forma, vemos que ele tirou um tempo para se separar dos outros e aquietar sua própria alma para que pudesse esperar e ouvir a resposta de Deus.

Advertisement

Quando olhamos para esses 3 versículos iniciais, descobrimos que ele fez três coisas essenciais, para a vida de um cristão, que é:

  1. Orou ao Altíssimo clamando sobre seus problemas
  2. Esperava ouvir uma resposta
  3. Deu tempo para esperar em Deus por essa resposta

Versículos 4-8

v. 4 Eis que a alma dele que é orgulhosa não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. 


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


v. 5 Além disso, por transgredir com o vinho, ele é um homem orgulhoso e não permanece em casa; alarga seu desejo como o inferno, e é como a morte, que não se farta; mas ajunta para si todas as nações, e congrega a si todos os povos. 

v. 6 Não levantarão todos estes uma parábola e um provérbio sarcástico contra ele? E se dirá: Ai daquele que aumenta o que não é seu! Até quando? E daquele que carrega sobre si dívidas! 

v. 7 Porventura não se levantarão de repente os teus credores, e tu não despertarás os que te farão tremer, e não lhes servirás de despojo? 

v. 8 Por ter arruinado muitas nações, todos os demais povos arruinarão a ti, por causa do sangue dos homens, e pela violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam.

Advertisement

De início, vemos Habacuque se perguntando por que a Babilônia seria usada para trazer julgamento a Judá.

Sendo assim, ao responder ao profeta, Deus primeiro lhe garante que ele vê os orgulhosos e sabe que suas condutas não são retas.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Levando para os dias atuais, o orgulho infelizmente está em toda parte e assume todas as formas na sociedade. Nesse sentido, vale lembrar que onde quer que o orgulho seja encontrado, é sempre odioso para Deus.

Mais na frente é feito um contraste aos orgulhosos, que são os justos. Os justos levam a como um princípio de sua vida.

A verdadeira fé faz com que o homem creia em Deus mesmo sem o vê-lo, enquanto o orgulho sempre olha para si mesmo.

Logo após, no trecho “Ele aumenta seu desejo como o inferno, e ele é como a morte, e não pode ficar satisfeito”, Deus vê que o homem orgulhoso e não fica satisfeito, sendo algo em pessoas declaradas justas pela fé.

Por fim, no trecho “Porque você tem saqueado muitas nações, todo o resto do povo deve saquear você”, Deus mostra a Habacuque que ele sabe como lidar com as nações da Babilônia.

Assim, os Babilônios foram exemplos perfeitos de orgulhosos que se colocaram contra aqueles que são declarados justos pela fé.

Versículos 9-11

v. 9 Ai daquele que cobiçar uma cobiça avarenta para a sua casa, para que ele possa estabelecer seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!
v. 10 Tens consultado vergonha para a tua casa, exterminando a muitos povos, e tens pecado contra a tua alma. 
v. 11 Pois a pedra clamará da parede, e a trave, do madeiramento, lhe responderá.

Advertisement

Esse trecho, Deus fala muito a respeito do homem ganancioso, mostrando que ele está pronto para o julgamento.

Desse modo, o homem ganancioso pode fazer o possível para se proteger, mas tudo o que ele tem de melhor dará em nada.

Além disso, se confirma que o homem ganancioso, pensa apenas no seu próprio ganho, mas perde algo muito forte, que é a sua alma.

Por fim, no trecho: “Pois a pedra clamará da parede”, Habacuque fala que uma casa construída por um ganancioso, mas as próprias pedras da casa clamam da parede contra a ganância do homem.

Versículos 12-14

v. 12 Ai daquele que edifica uma cidade com sangue, e estabelece uma cidade por meio da iniquidade!

v. 13 Porventura não vem do ­SENHOR dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo, e que as nações se cansem por pura vaidade? 

v. 14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do ­SENHOR, como as águas cobrem o mar. 

Nesses versículos vemos que o Criador não está descontente somente com os gananciosos, mas também os violentos.

Dessa forma, o homem violento pensa que faz o que é certo, e por isso se sente livre para abusar dos outros, na busca de ficar bem consigo mesmo.

No entanto, isso para o Altíssimo é visto com uma péssima atitude, uma vez que um dos atributos mais fortes de Deus é o amor. É lembrado ao homem violento o seu triunfo final.

Versículos 15-17

v. 15 Ai daquele que dá de beber ao seu vizinho, que entrega a tua garrafa a ele, e lhe embebeda, para lhe contemplar a nudez!

v. 16 Serás cheio de vergonha em lugar de glória; bebe tu também, e que o teu prepúcio seja descoberto; o cálice da mão direita do ­SENHOR voltará a ti, e vômito vergonhoso estará sobre a tua glória. 

v. 17 Pois a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a ruína das feras, que os fizeram ter medo; por causa do sangue dos homens, e pela violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam. 

Primeiramente, vale ressaltar que quando falamos em bêbados, estamos falando de fato da bebida, a embriaguez.

Sendo assim, por meio do profeta, Deus repreende tanto os bêbados, e também todos os que promovem a embriaguez de forma abusiva e descontrolada.

Até porque, por mais que o álcool traga uma boa sensação, Deus confirma que eles estão cheios de vergonha ao invés de glorias.

Por fim, o Criador promete um cálice para essas pessoas, mas um cálice de julgamento por seus pecados.

Habacuque 2: 18-20

v. 18 Que aproveita a imagem de escultura, depois que o seu artífice a esculpiu? Ela é imagem de fundição e ensina mentiras, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? 

v. 19 Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Levanta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, e não  fôlego de forma alguma dentro dela. 

v. 20 Mas o ­SENHOR está em seu santo templo; que toda a terra cale-se diante dele.

Por fim, após lidar com o homem ganancioso, o homem violento e o bêbado, agora Deus fala ao idólatra.

Nesse sentido, caso você não saiba, o idolatra se trata daquela pessoa que considera os objetos inanimados como se tivessem vida e inteligência.

Deus afirma que ao contrário dos ídolos sem vida que muitos são idolatrados e que não podem fazer absolutamente nada para a humanidade, ele, o Deus vivo está no seu santo templo.

Considerações finais

Para finalizar, conseguimos ver neste estudo de Habacuque 2, que Deus sabia que a babilônia estava cheia de gananciosos, violentos, bêbados e idólatras.

E Deus, com toda certeza, sabe perfeitamente como lidar com todos eles.

No estudo de Habacuque 3, você vai ver que ele vem em forma de salmo, e o profeta clama os justos a fortalecerem sua fé no altíssimo.

Portanto, vale muito a pena conferir o estudo do último capítulo do livro de Habacuque.

Nos vemos em breve.

Habacuque 2 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *