Salmo 40 Estudo: Deposite Sua Esperança no Criador

Neste capítulo de Salmo 40 estudo, é retratado mais uma vez a comunhão de Davi com Deus durante os períodos mais difíceis de sua jornada.

Embora fosse um guerreiro implacável, sábio e habilidoso, Davi era um homem que se esforçava para depender completamente do Criador.

Advertisement

Ele demonstrava não só em palavras, mas também em ações que sua confiança em Deus estaria intacta independente das circunstâncias.

Nesse sentido, ele relembra no Salmo parte das experiências que viveu com Deus, dando ênfase aos grandes livramentos vindos da parte Dele.

Advertisement

Além disso, ele se vulnerabiliza diante da presença do Criador, pedindo-lhe ajuda em relação às perseguições que sofria constantemente.

Portanto, acompanhe mais este estudo das sagradas e entenda como você também pode alcançar essa comunhão tão genuína com o Eterno.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Salmo 40 estudo: Contexto Histórico

Pouco se sabe sobre o contexto do Salmo 40, mas, de acordo com os primeiros versos dele, é bem provável que ele tenha sido escrito após uma grande dificuldade de Davi e diante de uma nova com alguma semelhança.

O salmista reforça o livramento anterior para trazer à sua memória aquilo que o dava esperança de uma nova intervenção divina em seu favor.

E, assim não se deixar levar pelo que os seus olhos viam, mas pela fé que o guiou até então.

Advertisement

(Salmo 40:1) Fidelidade a Deus

v. 1 Eu esperei pacientemente pelo Criador, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Eu esperei pacientemente mostra que o salmista era fiel a Yahuah quando evitava tomar as coisas em suas próprias mãos (ver nota em Sl 27:14) ou buscar outra fonte de ajuda. Yahuah é a única fonte de ajuda para aqueles que nele confiam (Sl 70:5).

(Salmo 40:2) Ele me tirou da cova

v. 2 Ele também me tirou de uma cova horrível, do barro lamacento, e pôs os meus pés sobre uma rocha, e estabeleceu os meus passos.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Cova pode ser uma referência a um poço profundo. Um homem preso em um poço provavelmente iria afundar no barro lamacento e morrer caso não fosse puxado para fora (Jr 38:6-10).

De maneira figurada, este termo está relacionado ao Sheol, que representa a morte (ver nota em Sl 28:1). Tirou significa ser salvo da morte (Sl 30:4).

(Salmo 40:3) A nova canção

v. 3 E ele pôs uma nova canção na minha boca, um louvor ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Criador.

Advertisement

A nova canção provavelmente se refere à novidade de vida após ter sido salvo da morte (ver nota em Sl 30:3).

(Salmo 40:4) Abençoado

v. 4 Abençoado é aquele homem que faz do Criador a sua confiança, e não respeita o orgulhoso, nem os que se viram para a mentira.

Sobre abençoado, ver nota em Sl 1:1.


⚠️ E-Book Grátis para Pregadores ⚠️:


(Salmo 40:5) Maravilhosas obras de Deus

v. 5 Muitas, Ó Pai, meu Deus, são as tuas maravilhosas obras que tu fizeste, e os teus pensamentos que são voltados para nós; eles não podem ser contados em ordem a ti; se eu fosse declarar e falar deles, são mais do que se pode numerar.

A mudança da experiência pessoal para a identificação com a comunidade de Israel é importante, pois liga o salmista às promessas do pacto de Deus para a nação (ver nota em Sl 28:8-9).

Advertisement

As maravilhosas obras de Deus são Seus atos de salvação em favor de Seu povo ( ver nota em Sl 9:1). O livramento pessoal do salmista está intrinsecamente ligado à salvação de Deus de Seu povo.

(Salmo 40:6-8) Sacrifício e oferta

v. 6 Sacrifício e oferta tu não desejaste; os meus ouvidos tu abriste; oferta queimada e oferta pelo pecado tu não requereste.

v. 7 Então eu disse: Eis que venho; no volume do livro está escrito de mim.

v. 8 Eu me deleito em fazer a tua vontade, ó meu Deus; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Advertisement

Alguns intérpretes pensam que este versículo repudia os atos de sacrifício, apesar do próprio Criador tê-lo ordenado. No entanto, o tema mais importante é ter deleite na vontade de Deus.

Em outras palavras, os atos de alegria. Era exatamente esse o problema de Israel quando Deus disse que estava farto de seus sacrifícios, porque eles não eram oferecidos com intenções puras de amor e fidelidade a Ele (Is 1:11).

A expressão os meus ouvidos tu abriste simboliza estar atento a Yahuah a fim de obedecê-lo (que é o contrário de ouvidos fechados ou incircuncisos ver Jr 6:10).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Isto ressalta que obedecer é mais importante do que sacrificar (1Sm 15:22). Eis que venho lembra a expressão de Isaías, “Aqui estou eu” (Is 6:8), mostrando submissão à vontade de Deus.

O sacrifício de Jesus na cruz foi a expressão máxima de submissão (Hb 10:5-10). O significado de livro é incerto.

Alguns sugere que era o livro onde os feitos das pessoas eram registrados (Sl 51:1), (Sl 56:8), (Sl 87:6), (Sl 139:16), mas neste contexto pode ser uma referência à vontade de Deus (Sua instrução) em geral (perceba “vontade” no v. 8).

Advertisement

(Salmo 40:9-10) Justiça

v. 9 Eu preguei a justiça na grande congregação; eis que não tenho refreado os meus lávios, Ó Criador, tu sabes.

v. 10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; declarei a tua fidelidade e a tua salvação; eu não ocultei a tua benignidade nem a tua verdade da grande congregação.

As experiências pessoas, principalmente as que envolvem ser livrado por Yahuah, devem ser contadas às pessoas da congregação de Israel a fim de instruir a comunidade (ver nota em Sl 22:22-24.


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


(Salmo 40:12) Iniquidades do salmista

v. 12 Pois inumeráveis males me cercaram; minhas iniquidades tomaram posse de mim, de maneira que não sou capaz de olhar para o alto; elas são mais do que os cabelos da minha cabeça; portanto, meu coração me falha.

Posse de mim costuma ser usado com inimigos como sujeito (Sl 7:6), (Jr 39:5), (Lm 1:3), mas aqui são as iniquidades do salmista que o alcançaram.

Advertisement

Seus males (aparentemente resultado de seus pecados) o cercaram como se fosse inimigos prestes a atacar.

(Salmo 40:14-15) Ah! Ah

v. 14 Que aqueles que buscam a minha alma para destruí-la sejam envergonhados e confundidos, sejam levados de volta e envergonhados, os que me desejam o mal.

v. 15 Sejam desolados como recompensa por sua vergonham os que me dizem: Ah! Ah!

É comum pedir que a desgraça que os inimigos planejam para o salmista caísse sobre eles (Sl 7:14-16), (Sl 35:4-26), (Sl 70:3).

Advertisement

(Salmo 40:16-17) Todos aqueles que te buscam

v. 16 Que todos aqueles que te buscam se regozijem e fiquem felizes em ti; que aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: O Criador seja magnificado.

v. 17 Mas eu sou pobre e necessitado, mesmo assim, o Eterno pensa em mim; tu és meu socorro e o meu libertador; não se demore, ó meu Deus.

Todos aqueles que te buscam corresponde aos que são fiéis a Yahuah (ver nota em Sl 9:9-10).

A expressão pobre e necessitado se refere àqueles que são humildes e dependentes de Yahuah como seu único auxílio (ver notas em Sl 34:6 e Sl 35:10).

Advertisement

Conclusão

Por fim, o estudo do salmo 40 nos permite entender um pouco mais sobre como funciona o coração de um verdadeiro adorador.

Para que possamos modelá-lo e pela intenção certa crescer em intimidade com Deus.

Desde de muito jovem, Davi era extraordinariamente íntimo do Criador, de tal modo que foi ungido como rei de Israel ainda nessa faixa de idade.

Inclusive, foi por conta dessa unção que ele sofreu diversas perseguições ao longo da sua trajetória.

Em momentos felizes, de tristeza, de perseguição ou de paz, Davi estava na sala do trono de Deus, buscando mais de sua presença para ser ainda mais dependente Dele.

Advertisement

Ao passo que, toda sua vida estava sob o governo do Altíssimo e ele o conduziu até seus últimos dias na Terra.

Do mesmo modo, é pelo relacionamento contínuo com Deus que se conquista uma fé tão sólida e madura.

Escritas na imagem: Salmo 40 estudo e a logo do blog.
Imagem de fundo: Uma bíblia aberta e um computador ao lado.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *