2 Tessalonicenses 3 Estudo: O Trabalho Segundo a Bíblia

Neste capítulo de 2 Tessalonicenses 3 estudo, veremos que Paulo começará pedindo que orem por sua vida e pela expansão do Evangelho de Cristo. Tem sido comum o apóstolo orar pedindo que o próprio Deus guarde a sua igreja.

Uma palavra de exortação muito detalhada falará sobre o trabalho em honestidade, onde muitos estavam sem querer trabalhar, aguardando uma iminente volta de Cristo.

Advertisement

Paulo os advertirá dizendo que isso está errado e lhes mostrará seu próprio exemplo de trabalho árduo e honesto, diariamente. Encerrará aconselhando de que façam o bem continuamente e rogará a bênção de Deus sobre suas vidas.

2 Tessalonicenses 3 estudo: Contexto histórico

Paulo deu detalhes da volta de Jesus com relação a manifestação de um ser, o Anticristo. Na segunda vinda, após o arrebatamento, o anticristo terá totais poderes sobre essa terra, quando o Espírito Santo for retirado.

Os seres humanos pecadores e o seu descaso a Deus os levarão ao engano do maligno, permitido por Deus sobre suas vidas. Os filhos de Deus, os filhos da luz, constantemente guardados e fortalecidos na justiça de Deus serão.

(2 Tessalonicenses 3:1-3) O Senhor é fiel

v. 1 E, finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós. 



v. 2 E para que sejamos livres de homens irracionais e maus; porque nem todos os homens possuem a fé. 

v. 3 Mas o Senhor é fiel, e vos confirmará e vos guardará do maligno. 

Paulo lembrou os tessalonicenses que, mesmo que homens irracionais e maus estivessem perturbando os cristãos, o Senhor é fiel.

Advertisement

(2 Tessalonicenses 3:4-6) Não deixem de trabalhar

v. 4 E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis as coisas que vos mandamos. 

v. 5 E o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na paciente espera por Cristo. 

v. 6 Nós vos mandamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente e não segundo a tradição que ele recebeu de nós. 

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)

Não trabalhar e esperar que a igreja as alimente é um comportamento irresponsável da parte de pessoas capazes.

A visão de alguns da igreja de Tessalônica, que achavam que o dia do Senhor tinha chegado e portanto Jesus logo viria (2Ts 2:2), deve ter feito com que eles parassem com suas atividades normais. Ou pode ter sido apenas uma atitude preguiçosa comum (1Ts 5:14).

(2 Tessalonicenses 3:7-8) O exemplo de Paulo

v. 7 Porque vós mesmos sabeis como convém seguir-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós, 

Advertisement

v. 8 nem comemos o pão de homem algum de graça, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.

Paulo tinha o direito de receber sustento financeiro por trabalhar no ensino e evangelismo, mas preferiu se tornar exemplo para os tessalonicenses, trabalhando para suprir suas próprias necessidades a fim de não sobrecarregá-los.

(2 Tessalonicenses 3:10) Não quer trabalhar? Não coma

v. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: que, se alguém não quiser trabalhar, também não coma. 


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Qualquer que tenha sido o motivo deste comportamento, Paulo ordenou: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma (ver Gn 3:18-19).

A caridade cristã deve atender necessidade reais, e não falsas necessidades criadas pela irresponsabilidade.

(2 Tessalonicenses 3:11) Intrometidos

v. 11 Porquanto ouvimos que há alguns entre vós que andam desordenadamente, não trabalhando, mas são intrometidos. 

Para piorar, esses tessalonicenses não trabalhavam e ainda por cima são intrometidos, talvez incentivando outros a não trabalhar para se concentrarem no dia do Senhor (ver nota no v. 6).

(2 Tessalonicenses 3:14-15) Admoestai como irmão

v. 14 Mas, se algum homem não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai tal homem, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. 
v. 15 Todavia, não o considere como inimigo, mas admoestai-o como um irmão. 

Paulo queria que a igreja de Tessalônica não se associasse com esse tipo de pessoa, mas que chamasse a atenção dele como irmão, com vistas a corrigir o problema.

Advertisement

(2 Tessalonicenses 3:16) O Senhor da paz

v. 16 Ora, o próprio Senhor da paz vos conceda a paz sempre, por todos os meios. O Senhor seja com todos vós.

Paulo se referiu ao Senhor como o Senhor da paz e orou para que Deus lhes concedesse sempre a paz, por todos os meios. Isso era especialmente importante para uma igreja que sofria perseguição.

(2 Tessalonicenses 3:17) Paulo os saúda

v. 17 Saudação de Paulo, com minha própria mão, que é o sinal em todas as cartas; assim escrevo. 

A saudação final foi escrita da minha própria mão por Paulo. Esta era uma prática comum na antiguidade.

O restante da carta foi escrito com a ajuda de um escriba profissional, um copista, que ia escrevendo conforme Paulo ditava.

Conclusão

Concluindo, Paulo ensina aos irmãos de Tessalônica sobre o trabalho. Muitos naquela comunidade, pensando que a volta de Jesus era eminente, deixaram de trabalhar, comiam e bebiam sem contribuir através de seus serviços, e isso chegou aos ouvidos do apóstolo que, prontamente, lhes escreveu sobre o assunto.

Paulo sempre trabalhou, era um montador de tendas, e seu exemplo é usado para que os irmãos voltassem a dignidade do trabalho, deixando de serem peso para os que trabalhavam e se dedicavam.

Nosso trabalho é importante, é um meio de sermos dignificados, se termos nosso sustento e um canal do evangelho em nossos companheiros de trabalho.

Quando ele diz que, aquele que não quer trabalhar, não coma, está sendo enfático sobre a importância do amor fraternal, de nos colocarmos no lugar do outro, de termos empatia, e de contribuirmos para o bem geral.  

2 Tessalonicenses 3 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *