Salmo 45 Estudo: A União Entre Cristo e a Igreja

O Salmo 45 é um poema de celebração que retrata um casamento real, possivelmente envolvendo o rei de Israel. Ele exalta tanto a beleza da noiva quanto a majestade do rei, apresentando uma imagem de esplendor e amor. O poema destaca a grandeza do rei como guerreiro e líder, e a beleza e virtude da noiva são elogiadas. O casamento real serve como uma metáfora do relacionamento entre Cristo e Sua igreja, onde Ele é o Rei e a igreja é a noiva.

O Salmo 45 é dividido em várias seções, começando com uma introdução que descreve o rei como belo e gracioso (versículos 2-5). Em seguida, a noiva é introduzida e sua beleza é exaltada (versículos 10-15). O poema continua com uma descrição da prosperidade do rei e a extensão de seu reino (versículos 16-17).

Advertisement

Este Salmo é único por sua combinação de temas de casamento real com linguagem poética que aponta para a relação entre Cristo e Sua igreja. Ele enfatiza a beleza, a glória e o amor presentes nesse relacionamento divino, destacando a importância do casamento como uma instituição sagrada aos olhos de Deus.

(Salmo 45:1-2) A beleza e a graça derramada pelo Senhor

Esses versículos descreve a inspiração fervorosa do salmista ao falar sobre o Rei, possivelmente um governante terreno ou Deus. Ele compara suas palavras fluindo com entusiasmo e precisão, como se fossem escritas por um habilidoso escriba, ressaltando a beleza e a graça do Rei, abençoado por Deus para sempre.

1 O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.” Neste versículo, o salmista demonstra fervorosa alegria ao falar sobre o Rei, comparando sua língua à pena de um habilidoso escriba. Suas palavras fluem com destreza e precisão, refletindo a importância e seriedade do assunto. Ele expressa devoção e um sincero desejo de exaltar o Rei com gratidão e admiração.

“2 Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.” O Salmo 45 celebra a beleza, graça e majestade do Rei, que é abençoado por Deus. O salmista expressa admiração pela excelência do Rei, reconhecendo sua superioridade sobre os filhos dos homens. A graça que emana dele é vista como uma bênção divina, refletindo sua posição especial e favor eterno de Deus.

(Salmo 45:3-4) Guarda a tua espada

Nestes versículos, o salmista exalta a beleza e a habilidade do Rei, destacando sua majestade e sua capacidade de comunicar com graça e eloquência. Sua língua é comparada a flechas afiadas, capazes de atingir o coração dos inimigos, enquanto sua retidão é reconhecida por Deus, que o abençoa eternamente.

“3 Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.”: Neste versículo, o salmista convoca o Rei a empunhar sua espada e se preparar para a batalha, destacando sua coragem, glória e majestade. É uma imagem poética que enfatiza a força e a autoridade do Rei, pronto para defender seu reino e conquistar vitórias em seu nome.

“4 E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.” Neste versículo, o salmista continua a descrever a grandiosidade do Rei, elogiando sua prosperidade e sucesso, fundamentados na verdade, mansidão e justiça. A referência à “destra” do Rei sugere poder e autoridade divina, capacitando-o a realizar feitos extraordinários e inspirar reverência em seus súditos.

Advertisement

(Salmo 45:5-7) O trono de Deus é para sempre

“5 As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.” Nestes versículos, o salmista enaltece a justiça e a retidão do Rei, cujo trono é eterno e sustentado pela verdade. A descrição de seu cetro como “cetro de retidão” destaca sua autoridade moral, enquanto a menção à “iniquidade” reflete sua capacidade de julgar com justiça e equidade.

“6 O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade.” Neste versículo, o salmista reconhece a natureza eterna e justa do reinado de Deus. Seu trono é estabelecido para sempre, e seu governo é caracterizado pela equidade e retidão. Isso destaca a supremacia de Deus como o governante justo e soberano sobre todas as coisas.

“7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Neste versículo, o salmista enfatiza o amor de Deus pela justiça e sua aversão à impiedade. Como resultado, Deus o exaltou e o ungiu com alegria superior à de seus pares, destacando a recompensa divina pela fidelidade à justiça e à retidão.

(Salmo 45:8-11) O Rei e Sua Noiva: Uma Celebração Real

Neste trecho, a noiva é exortada a honrar e adorar o Rei, enquanto o rei é descrito como majestoso e cheio de graça. A noiva é convocada a deixar sua terra e sua família para se unir ao Rei. Sua beleza é destacada como uma reflexão da realeza.

“8 Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.” O verso retrata a realeza e a exuberância do Rei, cujas vestes exalam fragrâncias preciosas de mirra, aloés e cássia. Isso simboliza sua magnificência e sua condição real. Os palácios de marfim são um ambiente de regozijo e alegria, refletindo sua dignidade e glória.

“9 As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.”: O verso descreve a honra e a posição do Rei, mostrando que as filhas dos reis são parte de suas nobres esposas, enquanto à sua direita está a rainha adornada com o mais puro ouro de Ofir. Isso ressalta a grandiosidade e a distinção do Rei e de sua rainha.

“10 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.” Neste verso, o salmista faz um apelo à noiva real, exortando-a a prestar atenção e dar ouvidos ao Rei. Ele a encoraja a deixar para trás sua vida anterior e sua família, simbolizando a completa entrega e dedicação ao seu novo papel como esposa real.

Advertisement

“11 Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.” Este versículo indica que a beleza da noiva, ao dedicar-se ao Rei, atrai o amor e a atenção dele. Ela é encorajada a render-se diante dele com reverência e adoração, reconhecendo sua posição como Senhor. Isso sugere uma relação de submissão e respeito mútuos entre o Rei e sua noiva.

(Salmo 45:12-14) A súplica pelo teus favores

Estes versículos ilustram a influência e a generosidade da noiva real, exemplificada pela filha de Tiro. Ela é acompanhada por presentes e homenagens, enquanto pessoas influentes buscam sua aprovação. Isso ressalta sua posição de destaque e o favor que desfruta entre os poderosos.

“12 E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.” Este versículo descreve a honra e a reverência que são prestadas à noiva real, representada aqui pela filha de Tiro, por pessoas de todas as esferas da sociedade. Isso destaca a grandeza e a influência do rei e de sua noiva, demonstrando o prestígio e o respeito que ambos desfrutam.

“13 A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.” Neste versículo, a filha do rei é retratada como uma figura majestosa e distinta em seu interior, refletindo sua nobreza e esplendor. Seu vestido de ouro simboliza sua posição real e seu status elevado, destacando sua beleza e dignidade entre os presentes no palácio.

“14 Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.”: Este versículo descreve a pompa e a cerimônia envolvidas na apresentação da filha do rei ao rei. Ela é levada ao rei em trajes luxuosos, acompanhada por uma comitiva de virgens adornadas, enfatizando sua importância e o respeito com que é tratada ao ser conduzida à presença do rei.

(Salmo 45:15-17) A Gloriosa Promessa Realizada

Essa passagem retrata a alegria e a exultação da noiva real diante do Rei. Ela é conduzida ao palácio real com grande regozijo e admiração. Sua entrada é marcada por uma comitiva de donzelas, simbolizando sua beleza e honra. A promessa real é realizada com alegria e celebração.

“15 Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.”: Neste verso, descreve-se a entrada triunfal da noiva real no palácio do rei, acompanhada de grande alegria e regozijo. Sua chegada é uma ocasião de celebração, marcada pela honra e admiração à sua beleza. Este evento simboliza a realização da promessa real com festividade e júbilo.

“16 Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.”: Neste versículo, descreve-se a entrada triunfal da noiva real no palácio do rei, acompanhada de grande alegria e regozijo. Sua chegada é uma ocasião de celebração, marcada pela honra e admiração à sua beleza. Este evento simboliza a realização da promessa real com festividade e júbilo.

“17 Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.”: Aqui, o Rei expressa sua promessa de perpetuar a memória da rainha através das gerações, garantindo que seu nome seja lembrado para sempre. O louvor contínuo dos povos à rainha reflete sua importância e influência duradoura, celebrada ao longo do tempo.

5 importantes lições que podemos aprender com o Salmo 45

  1. Louvando a justiça e a beleza do Rei: O Salmo 45 celebra a majestade, a justiça e a beleza do Rei, que representa tanto um rei terreno quanto o Messias prometido. Isso nos ensina a reconhecer e louvar a realeza e a justiça de Deus em nossas vidas.
  2. O amor e a fidelidade de Deus: O Salmo fala sobre o amor e a fidelidade do Rei para com Seu povo. Isso nos lembra do amor incondicional e da fidelidade de Deus para conosco, mesmo quando enfrentamos desafios e dificuldades.
  3. A importância da adoração e exaltação a Deus: O Salmo 45 nos exorta a adorar e exaltar o Rei, reconhecendo Sua grandeza e poder. Isso nos ensina a importância da adoração em nossas vidas e a reconhecer a soberania de Deus sobre todas as coisas.
  4. A glória e a beleza da noiva do Rei: O Salmo descreve a beleza e a majestade da noiva do Rei, simbolizando a igreja como a noiva de Cristo. Isso nos lembra da importância da santidade e da pureza espiritual da igreja como noiva de Cristo.
  5. O chamado para a alegria e celebração: O Salmo termina com um chamado para a alegria e celebração diante do Rei. Isso nos lembra que, apesar das tribulações e desafios da vida, podemos encontrar alegria e esperança em Deus e em Sua promessa de salvação e redenção.

Conclusão

Concluímos, portanto, que por causa da justiça do rei, ele prosperou e à medida que as nações caíssem diante dele, suas vitórias seriam magníficas.

Advertisement

Como representante de Deus, este rei teria um trono eterno e um reinado justo e desse modo, assim como o Senhor ele amava a justiça e o recebeu abundância e alegria do nosso Deus.

Assim também devemos agir, com justiça e o Senhor nos abençoará com a parte que nos cabe. Porém, é importante que façamos isso não para receber algo e sim para que o Senhor seja glorificado.

Salmo 45 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *