Como Ler a Bíblia? Guia Completo para Iniciar e Aprofundar na Leitura da Bíblia

Aprender como ler a Bíblia é algo fundamental e essencial para aquelas pessoas que desejam ter um contato mais próximo com o Criador, aprofundando seus conhecimentos bíblicos, e aumentando a sua comunhão com Deus.

No entanto, mesmo com todas as mudanças que a Bíblia foi tendo, em busca de facilitar o entendimento, ainda assim, muitos trechos podem ser algo bem complexos.

Advertisement

 Logo, devido a isso, muitas pessoas podem até começar a ler em busca de aprender mais sobre a Bíblia e até mesmo como pregar a palavra de Deus, que é algo que muitos cristãos gostariam de aprender.

 Porém, o que você pode não saber, é que sim, existe um jeito correto de ler as Sagradas Escrituras, que foge bastante do que aprendeu até hoje.

Advertisement

Aprendendo a ler as Escrituras do jeito certo, você vai conseguir entender, aumentando o seu conhecimento, e realizando a sua reflexão sobre cada livro da Bíblia. Se esse também é o seu desejo nesse momento, hoje é o seu dia de sorte.

Portanto, citaremos a seguir, um guia completo sobre como ler a Bíblia, para que você possa aprofundar a sua leitura bíblica hoje mesmo, e absorver toda a mensagem que ela transmite.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Por onde começar a ler a Bíblia?

Apesar de ser um livro, na Bíblia, você não vai precisar necessariamente seguir o mesmo padrão de um, seguindo do começo até o final.

Desse modo, você não tem apenas a opção de ler a Bíblia do começo, até porque existem várias formas de dar início a sua leitura.

Nesse sentido, você escolhe o seu trajeto de leitura, de acordo com a sua realidade, uma boa opção para quem deseja começar agora mesmo e não tem uma bíblia em casa, é a bíblia de estudo online.

Advertisement

 Até porque, nem todos lêem as escrituras da mesma forma, alguns fazem a leitura por curiosidade, necessidade, como pesquisa, fonte de inspiração, e outros motivos.

No entanto, seja por qual for a intenção da leitura, os estudos Bíblicos vão lhe dar um maior entendimento sobre Deus, além de fortalecer sua fé Cristã. Contudo, veja agora algumas maneiras de começar a ler a Bíblia:

Se for o primeiro contato com a Bíblia

Caso seja um leitor iniciante, uma maneira de como ler a Bíblia é começar com um dos quatro evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas ou João.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Fazendo qualquer uma dessas quatro leituras você entenderá um pouco de quem é Jesus, o personagem principal da Bíblia, porque todos esses escreveram a biografia dele, mudando apenas a perspectiva.

Dessa forma, após a leitura dos evangelhos você pode seguir para o Atos dos Apóstolos, onde conta a história da fundação da igreja logo depois que Jesus ressuscitou.

 Além disso, para ter um maior entendimento sobre a vida Cristã, é recomendável ler em seguida dos Atos dos Apóstolos, de Romanos a 2 Tessalonicenses.

Advertisement

E por fim, leia também 1 João, porque esse e os outros livros vão ajudar você a compreender a salvação e como a vida é diferente depois.

Se quiser aprofundar seu conhecimento geral da Bíblia

De início, é importante começar lendo os livros históricos do Antigo Testamento: de Gênesis a Ester. Com a leitura desses livros você entenderá a história da criação do mundo e como Deus age ao longo da história.

 Assim, como também contam a vida do povo de Israel e seu papel nos planos de Deus. Vale lembrar que, a maioria desses livros terão histórias repetidas, mas contadas de formas diferentes.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores:


Além disso, se você quiser pode ler os livros de profecias, de Isaías a Malaquias, onde conta como Deus avisou o povo ao passar do tempo sobre o que iria acontecer.

No entanto, com esses livros é mais indicado fazer a leitura por ordem cronológica e procurar o contexto histórico de cada um antes de iniciar.

Advertisement

Ao acabar essas leituras, você pode partir para os quatro evangelhos, Mateus a João, e aos Atos dos Apóstolos. Por fim, leia os outros livros que restaram do Novo Testamento, de Romanos a Apocalipse.

Livros para ler em qualquer momento

Essa é uma forma de como ler a Bíblia ocasionalmente, sem que você tenha que se preocupar se irá entender, pois, os livros são bem esclarecedores.

Sendo assim, conhecendo ou não as sagradas escrituras, você pode começar pelos Salmos e Provérbios, porque os Salmos são poemas a canções honestas a Deus, e o livro de Provérbios tem vários conselhos sábios para o cotidiano.

Livros para quando estiver mais avançado

Não precisa ser necessariamente na ordem, mas caso sua leitura já seja mais avançada, pode ir lendo Cântico dos Cânticos, Eclesiastes e Jó. O livro Cântico dos Cânticos consiste em poemas sobre o valor do amor entre o homem e uma mulher.

Advertisement

 Por conseguinte, no Eclesiastes terá uma reflexão sobre a futilidade de tudo sem Deus. E, já no livro Jó, serão exploradas as perguntas mais difíceis sobre o sofrimento, sem dar respostas simples.

Como ler a Bíblia na ordem correta?

Por não ser apenas um livro, e sim uma biblioteca com 73 livros, uns diferentes dos outros, algumas pessoas ao começarem a leitura da Bíblia sem um plano de leitura adequado, acabam desistindo.

 Até porque, dependendo da sequência, você pode achar uma leitura cansativa e acabar não completando os 73 livros.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


No entanto, não desanime, até porque mesmo com um plano para ler, as escrituras pode ter algumas partes complexas. Porém, à medida que você vai lendo, tudo vai esclarecendo. Recomendamos a leitura diária da Palavra do Dia em nosso blog.

Porém, para que você realmente consiga ter acesso a todas as informações esclarecidas, e siga uma sequência correta, é importante ter o seu plano de leitura da Bíblia.

Sobre esses planos de leitura, é bom lembrar que não existe um único e certo, pois tem um plano para cada tipo de situação em que a pessoa está lendo as sagradas escrituras.

Advertisement

Contudo, abaixo iremos mostrar um plano para aquelas pessoas que pretendem aprender como ler a Bíblia e conhece-la por meio dela mesma.

 Plano de leitura do Novo Testamento:

  1. Carta de João
  2. Evangelho de João
  3. Evangelho de Marcos
  4. As pequenas cartas Paulo:
  5. Gálatas
  6. Efésios
  7. Filipenses
  8. Colossenses
  9. 1ª e 2ª Tessalonicenses
  10. 1ª e 2ª Timóteo
  11. Tito
  12. Filêmon
  13. Evangelho de Lucas
  14. Atos dos Apóstolos
  15. Carta aos Romanos
  16. Evangelho de Mateus
  17. 1ª e 2ª Carta aos Coríntios
  18. Hebreus
  19. Carta de Tiago
  20. 1ª e 2ª Carta de Pedro
  21. 2ª e 3ª Carta de João
  22. Carta de Judas
  23. Apocalipse
  24. 1ª Carta de João (3ª vez)
  25. Evangelho de João (2ª vez)

Vale ressaltar que, esse plano começa pela leitura da Carta de João, porque de 73 livros, é somente nessa carta que fala sobre a salvação, onde o cristão sabe que Deus o ama e o escolheu.


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


Inclusive, no fim da carta João diz:” Isto vos escrevi para que saberdes que tendes a vida eterna, vós credes no nome do filho de Deus”, onde, lendo e relendo você vai se convencendo da realidade de que foi salvo e escolhido.

Leituras dos livros do Antigo Testamento

De início, comece a leitura pelos três livros sapienciais: Salomão, Eclesiastes e Provérbios, porque são livros próximos ao Novo Testamento, e cheios de ensinamentos.

Em seguida, faça a leitura do portal de entrada do Antigo Testamento, que são os Salmos. Aliás, é importante que você trabalhe sempre com os salmos independente de qualquer ordem que você seguir.

Advertisement

Por fim, os livros do Antigo Testamento devem ser lidos na ordem cronológica, pelo menos nesse plano de leitura, das origens até a vinda de Cristo.

Plano de estudo do Antigo Testamento

  1. Gênesis   
  2. Êxodo  
  3. Números 
  4. Josué
  5. Juízes 
  6. 1° Samuel
  7. 2º Samuel
  8. 1º Reis
  9. 2º Reis
  10. Amós  
  11. Oséias 
  12. Isaías (1-39)
  13. Miquéias
  14. Naum
  15. Sofonias 
  16. Habacuc 
  17. Jeremias
  18. Lamentações 
  19. Ezequiel  
  20. Abdias 
  21. Isaías (40-55)
  22. 1º Crônicas
  23. 2º Crônicas
  24. Esdras 
  25. Neemias 
  26. Ageu    
  27. Zacarias
  28. Isaías (56-66)
  29. Malaquias 
  30. Joel
  31. Jonas
  32. Rute
  33. Tobias
  34. Judite
  35. Ester
  36. Eclesiástico
  37. Cântico dos cânticos
  38. Eclesiastes
  39. 1° Macabeus
  40. 2° Macabeus
  41. Baruc
  42. Daniel
  43. Sabedoria
  44. Levítico
  45. Deuteronômio

Como ler a Bíblia e entender?

Depois de você ver diretamente por onde deve começar sua leitura, lendo-a da forma mais correta, a grande questão agora é ler e entender o que está sendo dito.

 Até porque, de nada pode adiantar ler a Bíblia e não conseguir entender o que a passagem quer trazer seja de reflexão ou descobertas.

 Primeiramente, para quem nunca teve um contato com o livro, com toda certeza pode ser um desafio, principalmente devido à sequência e até mesmo à forma de passagem.

Advertisement

 Porém, não se desespere, uma vez que sim é possível ler tudo aquilo que está sendo dito, e conseguir ter a sua reflexão e descobertas.

É claro que isso não será algo fácil, e que na primeira leitura você já vai conseguir entender tudo.

 Para lhe ajudar nesse processo, confira algumas dicas essenciais para você aprender como ler a Bíblia e entender o que está sendo passado:

1. Tenha o seu caderno de anotações

Por ser um livro muito extenso, ler e analisar versículo por versículo certamente não é uma grande opção. Logo, uma dica muito importante que vai lhe ajudar a ler e entender a Bíblia, é criar o seu caderno de anotações. Ele deve ser algo simples, e que seja o seu principal parceiro durante a sua leitura dos livros das escrituras.

Advertisement

Nele, você vai anotar as partes principais da leitura, anotando as suas principais reflexões, descobertas, e principalmente dúvidas daquele dia.

Assim, ao finalizar toda a sua leitura de um livro, por exemplo, você pode pegar tudo isso que foi anotado, e reler, estudando com mais calma e aprofundado as outras passagens.

Você pode pegar os trechos e até mesmo fazer pesquisas na sua comunidade, ou até mesmo na própria internet.

Só assim, você terá a possibilidade de associar o que foi dito, e conseguir entender aquela passagem, e a mensagem que ela quer passar.

Sem contar também, que você pode retornar essas passagens e conectá-las com outras semelhantes que forem aparecendo durante sua leitura.

Advertisement

Por fim, se você preferir não usar um caderno, é possível também usar post-it nas passagens, deixando anotado as informações que preferir.

2. Use um dicionário bíblico

Um dos principais desafios enfrentados por quem quer aprender como ler a Bíblia, pode ser entender as palavras nas passagens.

Isso porque, todos os livros da Bíblia podem ter uma palavra ou outra que não são comumente usadas no nosso dia a dia, o que gera bastante dúvida.

Mas, você sabia que existem ferramentas, como um dicionário bíblico que é focado justamente em lhe ajudar na tradução e entendimento dessas palavras?

Ele foi criado justamente para ajudar a compreender as passagens complexas ou de difícil compreensão que estão nas escrituras sagradas.

Além disso, caso você não queira pesquisar em um dicionário, é possível também adquirir uma Bíblia com comentários.

Elas vêm acompanhadas com notas explicativas, ajudando você a entender o que aquela passagem está falando. Essas ferramentas são excelentes, principalmente, se esse for o seu primeiro contato com a Bíblia, e as suas passagens.

O investimento que você fará para essas Bíblias pode ser maior, mas no final pode valer muito a pena, pois será possível aprofundar a sua leitura bíblica.

3. Análise o contexto

Antes de entender o que está sendo tratado naquela passagem, é essencial conhecer e fazer uma análise do contexto. Como já citamos anteriormente neste guia de como ler a Bíblia, os livros das escrituras Sagradas não seguem uma cronológica correta, onde algumas passagens podem estar fora de lugar, o que dificulta bastante a sua compreensão.

Preste bem atenção o contexto da época tratada, os costumes, para assim, começar a entender o que está sendo dito naquele momento.

Se possível, siga o plano de estudo que lhe apresentamos, para não fugir da sequência lógica dos textos, facilitando sua leitura.

4. Complete sua leitura com outros livros

Por fim, para completar o seu raciocínio, e assim conseguir compreender o que as escrituras sagradas está querendo trazer, você pode completar sua leitura com livros.

Atualmente, existem diversos livros que são discussões sobre trechos da Bíblia, trazendo pontos de vista complementares e diferentes.

Por exemplo, você já ouviu falar sobre o livro chamado de “A Cruz do Rei”, do pastor Timothy Keller? Nele, você tem uma análise completa e aprofundada sobre o evangelho de Marcos.

Ou seja, se você teve dúvida sobre esse livro, e ainda assim não conseguiu compreender a mensagem, nele é possível ter um ponto de vista sobre isso.

Além disso, existem diversos outros livros que ajudarão a complementar a sua leitura bíblica.

Como aprender a ler a Bíblia sendo um iniciante?

Se você nunca teve um contato antes com os textos bíblicos, uma grande dúvida pode ocorrer, relacionada a como estudar a Bíblia, e aprender.

Até porque, diferente de um livro convencional, as sagradas escrituras é bastante diferente, onde é preciso aprender ela, antes de começar a ler.

No entanto, se você quer aumentar e fortalecer a sua espiritualidade você precisa ficar por dentro de alguns passos essenciais.

Serão esses passos que vão lhe moldar para uma leitura da Bíblia com todo o aproveitamento, seja de reflexão, como também conhecimento dos livros bíblicos.

Confira:

  1. Antes de começar, prepare a sua espiritualidade, preparando o seu corpo e mente, em busca de se concentrar na leitura.
  2. Depois, procure um lugar calmo, de preferência que você fique isolado e sem barulhos ou interrupções externas. Separe um dia, horário e lugar para realizar sua leitura.
  3. Logo após, comece pelos evangelhos, pois são neles que são apresentadas biografias sobre Jesus em perspectivas diferentes, o que vai lhe ajudar a entender quem é o personagem principal da Bíblia
  4. Se necessário, leia e releia os evangelhos com calma.
  5. Intercale entre os textos grandes e pequenos, a fim de deixar uma leitura bem menos cansativa.
  6. Após terminar de ler a sua parte diária, tire de 10 a 15 minutos para ler suas anotações, a fim de frisar e refletir sobre aquele trecho que você leu.
  7. Por fim, ao final de toda semana de estudo, procure conversar com alguém, trocando experiências e dúvidas sobre as leituras daquela semana.

Se você tiver dificuldades em aprender como ler a Bíblia, você pode e deve adquirir as Bíblias que tem ferramentas facilitadoras, como as com comentários.

Mesmo se você não entender o que foi dito naquele trecho de primeira, o comentário vai lhe ajudar a absorver a mensagem transmitida, e assim facilitar o entendimento.

Quais são os benefícios de ler a Bíblia todos os dias?

Depois que você aprendeu como ler a Bíblia, você pode ter algumas dúvidas, principalmente relacionado aos seus principais benefícios.

Desse modo, estamos falando de uma leitura longa, que pode levar bastante tempo, trazendo uma grande bagagem de conhecimento.

No entanto, talvez você se pergunte: quais são os benefícios em aprender a Bíblia?

Acredite, os benefícios que você vai ter ao ler a Bíblia todos os dias, colocando-a como sua rotina, são vários.

Confira alguns dos principais:

1. Sua alma será limpa

Nosso ser interior é constantemente bombardeado com imagens, sons e outras mensagens distorcidas da mídia, das pessoas ou de nossas próprias memórias e desejos.

Dessa forma, ao ler as escrituras sagradas, você terá acesso à palavra de Deus, onde ela fornece o contra-ataque à guerra do inimigo para contaminar e capturar nossas almas.

Logo, a nossa alma precisa dessa limpeza, sendo algo essencial para a paz governar o seu coração.

2. Deus se torna real para você

Um dos benefícios mais surpreendentes de ler a Bíblia é que, de repente, é quase como se Deus realmente se tornasse real para você.

Logo, você começa a enxergar as suas ações no seu dia a dia, e também na vida de outras pessoas. Ele aparece por meio de nossas circunstâncias, nossos relacionamentos e de outras maneiras que não esperamos.

Por fim, você começará a ter uma proximidade com Deus, que é realmente inexplicável.

3. Depois de ler a Bíblia, e colocar em prática os ensinamentos, você começa a conhecer sua fé e a vivê-la.

Depois de começar a ler a Bíblia todos os dias, você começa a conhecer sua fé e a viver sua fé.

Assim, as passagens e as reflexões, começam a ganhar vida em você, transformando seus pensamentos, e orienta os seus passos na vida cotidiana.

É uma verdadeira libertação.

4. Você se torna muito mais sábio

Saiba que ao descobrir como ler a Bíblia e colocar em prática tudo que você aprendeu, você não apenas ficará mais sábio sobre a vida, mas sim encontrará um propósito.

Ou seja, você começa a pensar o que deveria estar fazendo na vida e qual o melhor caminho para seguir nesse momento.

Por exemplo, no livro dos Salmos e Provérbios existem algumas instruções muito sábias para viver.

Além disso, não podemos esquecer que quanto mais sábio você fica, mais compreensível na sua própria vida você se torna.

Portanto, se sentir mais confiante para tomar decisões ou agir de certas maneiras, pois na própria Bíblia você vê situações semelhantes.

Dessa forma, como muitas pessoas afirmam, você se torna uma pessoa realmente diferente, porém, para melhor.

Considerações finais

Se você está procurando como ler a Bíblia e assim aumentar a sua espiritualidade, se tornando uma pessoa melhor, esse artigo é para você.

Com toda certeza, a palavra de Deus é uma das melhores coisas que pode fazer parte do seu corpo e da sua vida como um todo.

Por fim, qual livro da Bíblia você encontrou mais dificuldade para aprender e fazer a sua reflexão? Comenta aí embaixo para a gente saber.

Como ler a Bíblia, Guia Completo. A Bíblia aberta e duas mãos com os dedos entrelaçados com gesto de oração e reverência a Bíblia.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Sou cristão, já tentei ler a Bíblia varias vezes e não consigo dar continuidade, gostaria que me indicasse uma Bíblia para iniciante.

      • Querido Edivar,

        A Bíblia é uma obra completa, então não há uma “versão para iniciantes” ou algo do tipo.

        Uma escolha interessante para facilitar a compreensão é adotar uma tradução mais simples, como a NVI. Particularmente, eu prefiro uma tradução que é compreensível, mas bem fiel aos manuscritos originais, a ARA.

        Se couber no orçamento, recomendo DEMAIS a Bíblia de Estudo de Genebra, que tem comentários esclarecendo os versículos, ajuda muito.

        No mais, o principal é ter compromisso. Ore a Deus pedindo ajuda pra ler a Palavra dEle, defina um horário pra criar essa rotina e… VÁ! Compromisso.

        Deus nos abençoe.

    2. Querido Edivar,

      A Bíblia é uma obra completa, então não há uma “versão para iniciantes” ou algo do tipo.

      Uma escolha interessante para facilitar a compreensão é adotar uma tradução mais simples, como a NVI. Particularmente, eu prefiro uma tradução que é compreensível, mas bem fiel aos manuscritos originais, a ARA.

      Se couber no orçamento, recomendo DEMAIS a Bíblia de Estudo de Genebra, que tem comentários esclarecendo os versículos, ajuda muito.

      No mais, o principal é ter compromisso. Ore a Deus pedindo ajuda pra ler a Palavra dEle, defina um horário pra criar essa rotina e… VÁ! Compromisso.

      Deus nos abençoe.