Gênesis 19 Estudo: Dois Anjos e Sodoma e Gomorra

Neste capítulo de Gênesis 19 estudo, aprenderemos sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra e nos mostrará qual foi a origem dos moabitas e amonitas; dois povos que se levantaram contra Israel na sequência da história do Antigo Testamento.

Também veremos que este capítulo é citado no Novo Testamento para apontar a gravidade do pecado que havia nas cidades que foram destruídas, o livramento misericordioso de Deus que alcançou a Ló, e a severidade do juízo de Deus sobre os pecadores, entre eles, sua esposa teimosa.

Advertisement

Um resumo pode ser organizado da seguinte forma: Ló recebe a visita de dois anjos em sua casa; os anjos do Senhor tiram Ló e sua família de Sodoma; a destruição de Sodoma e Gomorra; a origem dos moabitas e dos amonitas.

Gênesis 19 estudo: Contexto histórico

Em Gênesis 18 vimos que Deus apareceu a Abraão acompanhado de dois de seus anjos, anunciando a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.

Abraão ainda tenta interceder pelas vidas dos habitantes que tivessem uma conduta justa. Vimos também Deus reafirmar seu compromisso com ele e sua esposa, Sara, garantindo a vinda de um filho do ventre dela, e sem ajuda dessa vez!

1 CHEGARAM, pois, os dois Anjos (denominados anteriormente “dois varões”) a Sodoma, ao entardecer; Ló estava assentado junto à porta de Sodoma (Ló assentado junto à porta provavelmente denota posição e autoridade; inclusive, ele pode até ter sido o prefeito de Sodoma);

e vendo-os Ló, levantou-se para recebê-los, e se inclinou para o chão (nesta ação, é possível que os dois Anjos tenham revelado sua identidade e sua missão a Ló neste momento)

2 E disse: Agora, pois, meus senhores, vos rogo que venham à casa de vosso servo, para que vos hospedeis, e lavareis os vossos pés; e, pela manhã, vos levantareis e seguireis o vosso caminho (com respeito a Abraão, o Senhor ficou para ter comunhão com o Patriarca, enquanto enviou a Seus dois Anjos a Sodoma, para ter com Ló).

E eles responderam: Não, antes, na rua ficaremos esta noite (de fato, os Anjos, como vemos aqui, sequer desejam entrar na casa de Ló);

Advertisement

3 Mas ele (Ló) insistiu tanto, que se foram com ele, e entraram em sua casa (os Anjos, da sua parte, tiveram que ser pressionados para aceitar a hospitalidade do sobrinho, uma vez tenham aceitado o mesmo da parte do tio; amizade com o mundo estorva e limita a comunhão [com Deus] e torna apática a alma); e lhes fez um banquete e cozeu pães sem levedura, e comeram (o “Pão sem levedura” se refere a Cristo).

A MULTIDÃO

4 E antes que se deitassem (para dormir, à noite), cercaram a casa os homens da cidade, os varões de Sodoma (homossexuais);

todo o povo junto,do mais jovem até o mais velho; (O princípio do mal, que a Bíblia chama”pecado”, e que causou tanta ruína natureza humana, dolorosamente aparece neste Capítulo. Sodoma é o resultado final da mente depravada [Rm 1.24-28].)


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


5 E chamaram Ló, e lhe disseram: Onde estão os Varões que vieram a ti esta noite? (O pecado da homossexualidade foi o principal pecado que deu lugar à destruição de Sodoma e Gomorra [Jd 6-7]) Tira-os para fora,para que os conheçamos (as palavras “os conheçamos” se referiam ao vil ato homossexual).

6 Então Ló saiu a eles à porta, e fechou a porta atrás de si (segurava a porta de sua casa, para que estes homens depravados não pudessem entrar),

7 E disse: Vos rogo, meus irmãos, que aos, que não façais tal maldade (o Texto assinala este pecado como algo indecentemente vil, ao dizer que eles mandaram que Ló trouxesse para fora seus convidados, a fim de que pudessem seduzi-los publicamente e à vista de toda a população; eles tinham perdido todo sentido de vergonha e decência; nem ao menos tentaram perpetuar este vergonhoso vício em segredo).

Advertisement

8 Eis aqui, agora, eu tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; as trarei para fora, e fareis a elas como bem lhes parecer (a sabedoria de um Crente morno sempre é imperfeita, como ficou evidenciado aqui);

somente a estes Varões não façais nada, porque vieram à sombra do meu teto (não podemos beneficiar-nos do mundo e, ao mesmo tempo, dar um testemunho eficaz contra a sua maldade.)

9 E eles responderam: Sai daí; e acrescentaram:Veio este aqui para habitar como estrangeiro, e quer fazer-se de juiz (parece que Lo, entretanto, tinha se pronunciado contra essas coisas com tanta frequência que os homens de Sodoma o acusaram de querer desempenhar o papel de juiz)?


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Agora faremos mais mal a ti do que a eles. E com grande violência se arremessaram sobre o varão, sobre Ló, e se aproximaram para romper a porta. (devido a Abraão ter resgatado muitos Sodomitas de Quedorlaomer, evidentemente estes homossexuais tinham declarado Ló, sobrinho de Abraão, fora dos limites[deles]. Mas, agora, devido ao amparo que Ló proporcionou aos dois Anjos, eles quebraram o seu compromisso com ele.)

OS ANJOS

10 Então aqueles Varões (os dois Anjos) estenderam as suas mãos (abriram a porta e agarraram) e, colocando Ló em casa com Eles, fecharam a porta (pouco sabiam aqueles pervertidos quem eram na realidade estes Varões).

11 E, aos homens que estavam à porta da casa, feriram com cegueira, do menor até o maior; e eles se fatigaram procurando a porta (a palavra no Hebraico realmente significa que não ficaram totalmente cegos, e sim que não viam bem).

12 E disseram os Varões (os Anjos) a Ló: Tens aqui alguns mais? Genros, teus filhos e filhas, e todos os que tens nesta cidade,tira-os deste lugar (tentar repreender os caminhos do mundo, enquanto nos beneficiamos por associação com” eles, é vaidade;portanto, assim era com o testemunho de Ló Seus genros);

13 Porque nós vamos destruir este lugar (aconteceu, sem dúvida, muitas vezes, em muitos lugares, na história no passado),

porquanto o clamor deles subiu adiante da face do SENHOR (todo pecado está diante da Face de Deus, o que, em última instância, se não houver arrependimento, terminará em julgamento); e o Senhor Nos enviou para destruí-lo.

Advertisement

OS GENROS

14 Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas (que estavam por casar-se com elas), e Lhes disse: Levantai-vos, e saiam deste lugar, porque o SENHOR vai destruir esta cidade.

Mas pareceu a seus genros como que se zombava (quanto mais perto o mundo se aproxima do fim, mais ri das marcas Divinas pronunciadas sobre os ímpios).

LÓ LIBERTADO

15 E, ao raiar o amanhecer, os Anjos deram pressa a Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que se encontram aqui, para que não pereças no castigo desta cidade (assim como os Anjos apressaram Ló, o Espírito Santo está apressando a Igreja moderna quanto ao Arrebatamento).

16 E demorando-se ele (Ló), os Varões (os dois Anjos) pegaram em sua mão, na mão de sua mulher e nas mãos de suas duas filhas, segundo a misericórdia do SENHOR para com ele; e tiraram-nos,os puseram fora da cidade (a paciência terna dos Anjos com esse infeliz protelador foi mais comovedor; a causa fica manifestada nas palavras: “segundo a misericórdia do Senhor para com ele”).

17 E aconteceu quando Eles (os dois Anjos) os tiraram para fora, (um dos Anjos) disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e nem pares em toda esta planície; escapa lá para o monte, para que não pereças (Deus exigiu deles um total abandono, de coração e de vontade, das cidades condenadas).

18 E Ló lhe disse: Eu te rogo que não, meu SENHOR (parece que agora Jeová mesmo, embora não se mencione isso, apareceu em cena).

19 Eis que,agora, o Teu servo achou graça em Teus olhos,e engrandeceste a Tua Misericórdia que tens usado para comigo me guardando a vida; mas eu não poderei escapar no monte, para que porventura não me alcance este mal,eu morra (a loucura de Ló em demorar-se e, além disso, em preferir o seu próprio lugar de segurança, em vez do que foi proposto pelos Anjos, ilustra a profunda incredulidade no seu coração).

20 Eis que, agora, esta cidade está perto, para fugir para lá, a qual é pequena; ora, escaparei agora para lá (não é ela pequena?), e viverá a minha alma (as pessoas não praticam loucuras quando estão na Vontade de Deus; mas quando tentam agir andando no caminho da desobediência, ou em sua direção, converte-se em néscias).

21 E Ele (o Senhor) respondeu-lhe: Eis aqui, aceitei a tua súplica sobre isto (seu pedido para ir para uma pequena cidade, em lugar do monte),

para não destruir a cidade de que falaste (era uma oração que Ló teria pensado que nunca seria respondida de maneira positiva; o Crente deve ser sempre cuidadoso para pedir segundo a Vontade de Deus).

22 Apressa-te, escapa-te para lá; porque nada poderei fazer até que ali tenhas chegado. (O Senhor tinha prometido a Abraão que Seria resguardado; portanto, a destruição não pôde chegar a Sodoma e a Gomorra até que Ló tivesse saído com segurança; em certo sentido, isto caracteriza O Arrebatamento vindouro da Igreja; o Julgamento de Deus, que está por vir a este mundo, de fato, não poderá vir até que os Crentes sejam retirados [1Ts 5.9].) Por isso foi chamado o nome de Zoar (a cidade a qual o Senhor permitiu a Ló entrar).

A DESTRUIÇÃO

23 O sol saía sobre a Terra quando Ló entrou em Zoar.

24 Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra (o Senhor, a Quem hoje conhecemos como Deus Filho,fez chover desde os céus o juízo do Senhor que conhecemos como Deus Pai, a Quem hoje sabemos que o Espírito Santo inspirou o registro disto; temos aqui a Trindade);

25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela planície, com todos os moradores daquelas cidades e o que nascia da terra (todas as cidades da planície foram destruídas, exceto Zoar; a causa foi sobrenatural,e não natural;portanto, não se tratava de um terremoto, como alguns afirmaram).

A ESPOSA DE LÓ

26 Então a mulher de Ló olhou para trás (desobedeceu à Palavra do Senhor [V. 17]. No Hebraico, significa que “ela seguiu olhando para trás atentamente, com saudades e com desejo [de voltar]”; o coração dela estava em Sodoma; portanto, sua alma estava em Sodoma;e, agora, lamentavelmente, agora está no Inferno),

e foi transformada numa estátua de sal (Jesus lembrou este episódio ao mundo ao dizer deliberadamente: “lembrai-vos da mulher de Ló” [Lc 17.32]).

ABRAÃO

27 E ABRAÃO levantou-se aquela manhã, de madrugada, e foi ao lugar onde estivera diante do SENHOR (indica que ele estava em oração).

28 E olhando para Sodoma e Gomorra e para toda a terra daquela planície, viu que a fumaça subia da terra, como a fumaça de um forno (essas cidades estavam situadas no extremo sul do Mar Morto. A palavra “forno” indica que esse não era um fogo ordinário; que o calor era tão intenso que fundiu tudo, o que significa que não restou nada).

29 E aconteceu que,quando destruiu Deus as cidades da planície, Deus lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, e assolou aquelas cidades onde Ló habitava (as palavras “lembrou-se Deus de Abraão” declaram o fato de que a petição intercessora de Abraão não ficou sem resposta; neste texto, Abraão é um Tipo de Cristo, pois serve como mediador entre Deus e Ló).

MOABE E BEN-AMI

30 E SUBIU Ló de Zoar,e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele;porque temia habitar em Zoar (ao ter desobedecido ao Senhor, Ló vive agora com medo; ele teme que Deus destrua Zoar e, por isso, muda-se para um monte próximo);

e se alojou em uma caverna, ele e as suas duas filhas (sua riqueza uma vez tinha sido tão grande que ele e Abraão não puderam habitar juntos, por causa do tamanho de seus rebanhos; mas, agora, Jó está vivendo em uma caverna, e o seu lar está miserável; com riqueza ou não, não, não há nenhum benefício em ir na direção de Satanás).

31 Então a maior disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há varão na Terra que entre a nós, conforme o costume de toda a Terra (a preservação da linhagem familiar era importante nos tempos antigos; visto que Ló já era velho e, agora, pobre, com todos os seus pertences destruídos junto com Sodoma, suas filhas não viram perspectiva alguma de matrimônio; por isso, agora, vão cometer um monstruoso pecado).

32 Vem, demos a beber vinho a nosso pai (a segunda ocasião na Bíblia em que a palavra”vinho” é utilizada para indicar a bebida que intoxica. A primeira ocasião é com Noé [Gn 9.20-22]. O único caminho para o Filho de Deus é a abstinência total com relação a qualquer quantidade de bebidas intoxicantes),

e deitamo-nos com ele, e conservaremos de nosso pai a descendência. (As próprias filhas de Ló o embriagaram; e, em sua embriaguez, ele se converte no instrumento para trazer para a existência os Amorreus e os Moabitas determinados inimigos do povo de Deus. Que volume de instrução solene está aqui!).

33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite;e entrou a maior,e deitou-se com seu pai; mas ele não sentiu quando ela se deitou, nem quando se levantou (não foi uma orgia de bebedeira, mas, mesmo assim, foi um pecado horrível; a causa foi a falta de fé; como a causa de todo pecado é a falta de fé).

34 No dia seguinte disse a maior à menor Eis aqui, eu já me deitei na noite passada com meu pai; lhe demos a beber vinho também esta noite, e entra e deita-te também com ele, para que conservemos de nosso pai a descendência (os detalhes deste relato indicam claramente que Lo, quando foi para a caverna no monte, tentava escapar de seus problemas, afogando-se em dissipação, em vez de levá-los até o Trono de Deus, onde todos os Crentes devem apresentá-los).

Conclusão

Como aprendemos sobre a ira de Deus nesse capítulo. Acompanhamos a absurda história da visita de dois anjos a casa de Ló, sobrinho de Abraão, que morava em Sodoma, onde os habitantes depravados daquela cidade cogitaram “conhecer” os visitantes de Ló, ao ponto de Ló oferecer suas próprias filhas no lugar dos anjos do Senhor.

Deus se cansa da iniquidade, mas, primeiramente, derrama sua misericórdia, afim de resgatar aqueles que se arrependerem e tornarem ao caminho da retidão, mas uma hora Deus vira a taça de sua ira e inicia um processo em nossas vidas.

Aquelas cidades estavam tão perdidas na devassidão que Deus não encontrou outra opção que não fosse consumi-las. Aprendemos neste estudo também o perigo de olhar para trás.

A esposa de Ló havia saído de Sodoma, mas os valores e paixões daquela cidade não haviam saído dela, que olha para trás mesmo após a ordem dos anjos.

Punida, se tornando uma estátua de sal, nos ensina que nosso olhar deve permanecer em Deus, no caminho que Ele propor a nós.

Por fim, vemos a ação terrível das filhas de Ló gerar dois povos que seriam perseguidores dos descendentes de Abraão e da aliança: Moabe e Amom. Um incesto de filhas com seu Pai que desagradou a Deus, tornando-os inimigos de seu povo. Misericórdia.

Gênesis 19 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *