Gênesis 46 Estudo: O Reencontro Histórico de Jacó e José

Neste capítulo de Gênesis 46 estudo, veremos que, Jacó, se desloca para Berseba e, ali, sacrifica. Naquele momento, Deus, tranquiliza seu servo o fazendo entender que, sua partida, ao Egito, era plano Dele. Também, anuncia sua morte, ainda, naquela terra, no entanto, promete que o faria retornar à Canaã.

Ao prosseguir para o novo destino, finalmente, Jacó, reencontra José. Por fim, José anuncia que comunicará a faraó sobre a chegada de sua família e os orienta sobre a visão dos egípcios quanto ao ofício de pastoreio.

Advertisement

Gênesis 46 estudo: Contexto histórico

No capítulo 45, de Gênesis, José, finalmente, se revela a seus irmãos. Neste momento, em que José poderia ter utilizado seu poder para se vingar, ele reage como um verdadeiro servo do Senhor e expõe que havia compreendido o propósito divino para tudo que lhe acometera.

Ele usa de misericórdia para com seus irmãos e manda que seu pai habite na terra de Gósen. Faraó, usado por Deus, provê todo necessário para deslocamento de Jacó e sua família e, ainda, garante toda sua subsistência.

Capítulo 1

1 E PARTIU Israel com tudo o que tinha (quando o Espírito Santo utiliza aqui o nome “Israel”, diz-nos que Jacó se adiantou com uma confiança renovada devido à Fé em Deus, Que originalmente tinha trocado o seu nome; em outras palavras, ele agora está mesmo no centro da Vontade Perfeita de Deus, no único lugar em que Deus pode abençoar),

e veio a Berseba, e ofereceu Sacrifícios (estes Sacrifícios tipificam o Filho de Deus, Que se tornaria carne e habitou com os homens; e, por isso, iria para a Cruz, oferecendo-se em Sacrifício, visto que era o único que pode ao Deus de seu ria expiar o pecado do homem)


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


pai Isaque (especifica que o que Deus tinha dado a Abraão foi entregue a Isaque, e agora é entregue a Jacó; em outras palavras, a Visão é a mesma, uma vez mais, ao usar o nome “Israel”, é indicada a Fé por parte de Jacó),

e disse: Jacó (porque utilizou o Senhor ambos os nomes, “Israel” e “Jacó”? Neste Versículo, vemos a Santificação em sua forma posicional e condicional. A “posição espiritual” de Jacó era de perfeita Santificação, como é a de todo Crente; entretanto, nossa “condição espiritual” não está necessariamente no mesmo nível da nossa “posição espiritual”.

Advertisement

De fato, é Obra do Espírito Santo, durante toda a nossa vida, elevar a nossa “condição” ao mesmo nível de nossa “posição” [em Cristo]. O Espírito só pode fazer tal coisa quando nossa Fé está ancorada firmemente em Cristo e na Cruz; isto dá liberdade de ação ao Pose E disse: Eu sou Deus no Hebraico. Eu sou Ele, o Todo-poderoso”،

O Deus de teu pai (a mesma Mensagem que Deus deu a Isaque, dá também a Jacó; resumidamente, refere-se ao Deus que se tornaria carne, habitaria entre os homens e morreria em uma Cruz, para que o homem pudesse ser redimido. Os Anjos não poderiam redimir o homem porque são seres de outra criação; por isso, Deus teria que redimir ao homem, e teria que fazê-lo convertendo-se em homem.

Com a Redenção que seria levada a cabo pelo Deus-Homem, o Senhor Jesus Cristo, que iria para Cruz, pois ali, é só ali, a Redenção poderia ser efetuada [Gn 3.15; Rm 5.1; 6.3-14; 1Co 1.17-18,21,23 simplesmente porque seu pai, Isaque, foi proibido por Deus de ir ali)

Porque eu te farei ali um grande povo (os planos do Senhor são maiores do que nos atrevemos a pensar; Ele utilizar agora o Egito para adiantar os Seus propósitos).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Egito

4 Eu descerei contigo ao Egito (a ideia aqui não é que uma deidade local o seguiria, devido a eles estarem mudando de morada; uma, deste modo, confinada a um distrito no qual, por acaso, iriam residir no tempo presente; é uma ex- Jacó será devolvido a Canaã para a sua sepultura, e a nação que sairia seu lombo seria, os teus olhos jamais pensou que voltaria a ver José; entretanto,

o Senhor lhe assegura aqui de que ele não só iria ver o seu filho, mas também José Esta União se levantou Jacó de Berseba Jacó tinha 130 anos neste tempo, e este acontecimento se deu 215 anos depois do chamado de Abraão; Jacó agora verdadeiramente “se levanta” na Fé, e nos, e as suas mulheres,nos carros carros que Faraó tinha enviado para levá-lo o nome”

Advertisement

tinha enviado para levá-lo tinha enviar usado de novo pelo Espírito Santo, o que remete à Fé de Jacó; o princípio da Fé era o único artigo, por assim dizer, que impulsiona Jacó para mais perto do Senhor.)

6 E tomaram os seus gados, e toda a sua fazenda que tinha adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito,Jacó Toda a sua descendência com ele (uma soleira espiritual já está sendo cruzada; embora isto ocorra 255 anos antes que Israel, na realidade, possuísse a Promessa, referindo-se à terra de Canaã, grandes passos já estão sendo dados);

7 Os seus filhos e os filhos de seus filhos consigo; suas filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência trouxe consigo para o Egito.

A FAMÍLIA DE JACÓ

8 E estes são os nomes dos Filhos de Israel (o Espírito Santo utiliza de novo o nome de Fé de Jacó, “Israel”), que entraram no Egito, Jacó e seus filhos: Rúben, o primogênito de Jacó.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


9 E os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom, e Carmi.
10 E os filhos de Simeão; Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, e Zoar, e Saul filho de uma mulher Cananéia.
11 E os filhos de Levi: Gérson, Coate, e Merari.

12 E os filhos de Judá (a Tribo da qual viria o nosso Senhor [Gn 49.10]); Er, Onã, Selá, Perez e Zerá; Er e Onã, porém morreram na terra de Canaã; e os filhos de Perez foram Hezrom e Hamul.
13 E os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó ( é o mesmo Jó do Livro que leva o seu nome), e Sinrom.

27 E os filhos de José, que nasceram no Egito (mas,de todo modo, eram Israelitas), eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que entraram no Egito, foram setenta.

28 E enviou Jacó a Judá diante de si a José, para que o encaminhasse a Gósen; e chegaram à terra de Gósen (vemos aqui que a Tribo de Judá está tomando a liderança desta Tribo, como dissemos, viria o nosso Senhor).

JOSÉ E JACÓ

29 Então José preparou o seu carro, para subir e receber Israel, seu pai, em Gósen; e se manifestou a ele (a tradução aqui não nos diz muito; entretanto, no Hebraico a terminologia é utilizada muito frequentemente aludindo à aparição de Deus ou de Seus Anjos; ela é empregada aqui desta maneira, para indicar a glória com que José veio para  encontrar-se com Jacó; este encontro é simbólico do grande encontro que acontecerá no futuro próximo, na Segunda Vinda; quando o nosso José Celestial Se apresentará a Israel [Zc 13.6])

Advertisement

lançando-se sobre o seu pescoço, e chorou longamente sobre o seu pescoço (entretanto,foram lágrimas de gozo, assim como será na Segunda Vinda de Jesus, quando Ele e Jacó se encontrarão em Graça).

30 Então Israel (Fé) disse a José: Posso morrer agora, pois já tenho visto o teu rosto, pois ainda vives (A nação de Israel não sabe ainda, nem crê, mas Jesus ainda vive).

31 E José depois disse a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e farei saber a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim (um dos maiores momentos na história humana será quando o Israel,por fim, for a Cristo);

32 E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado; e trouxeram consigo,suas ovelhas, suas vacas, e tudo o que tinham.
33 E Quando, pois, Faraó vos chamar e disser: Qual é o vosso negócio?


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


34 Então dirão: Homens de gado foram os teus servos desde a nossa juventude até agora (a palavra “gado” quer dizer vitelas, bois, ovelhas, cabras, etc), tanto nós como os nossos pais; a fim de que habites na terra de Gósen (a região mais fértil do Egito, ao menos quando se refere ao pastoreio de vacas e ovelhas);

porque os Egípcios têm como abominação todo pastor de ovelhas (a palavra “abominação”, como é usada aqui, refere-se ao fato de que havia um certo tipo de conotação religiosa da atitude dos Egípcios em relação aos pastores; de toda maneira, José não tenta esconder de Faraó a casta de pastores, considerada baixa, à qual pertenciam seus irmãos; ele confia em Deus, pois o que era uma abominação para os Egípcios, irá tornar-se, pela Graça de Deus, hoje comprado a vós e aceitável;e assim o foi.)

Conclusão

Neste trecho, da história, podemos destacar o cuidado de Deus e a forma que Ele conduz aqueles que estão cumprindo seus propósitos. Também, a importância do relacionamento com Ele para prosseguirmos.

Jacó era um servo temente a Deus. Vemos que, ao partir, ele faz uma parada, em Berseba, para sacrificar ao Senhor. Naquele local, o Deus, ao verificar a adoração de seu servo, o tranquiliza e o orienta a não temer e prosseguir, confirmando que estaria com ele e que, aquela jornada, fazia parte de Seus planos.

Neste ponto, aprendemos a importância do relacionamento com o Senhor para tomada de decisões. Deus havia orientado, anteriormente, seu pai, Isaque, a não entrar mais no Egito. Também, Canaã, era a terra prometida à Abraão e, naquele momento, era, justamente, de lá que Jacó estaria partindo.

Estes fatos nos fazem compreender o dilema no coração deste servo do Senhor. Vendo sua preocupação e sua busca, Deus dá direção e ilumina seus passos.

Como é importante buscar orientação do Senhor para tomarmos decisões acertadas. Ele sempre nos direcionará em paz!

Após receber confirmação do Senhor, Jacó prossegue sua jornada e, finalmente, reencontra seu filho, amado, José. Aqui, vemos Deus trazendo paz para aqueles que seriam os anos derradeiros de Jacó.

Ainda, vemos que, o Senhor, preparou o local certo para colocar seus filhos, os quais exerciam ofício incompatível com a cultura daquele país, os permitindo que trabalhassem em uma região mais distanciada. Mais uma vez constatamos que, quando estamos no propósito de Deus, Ele cuida de todos os detalhes.

Gênesis 46 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *