Gênesis 7 Estudo: O Mandado de Deus para Entrar na Arca

Neste capítulo de Gênesis 7 estudo, é registrado o dilúvio atingindo a terra. Ele revelará as instruções de Deus a Noé sobre a entrada na arca e o consequente derramamento de seu juízo sobre o mundo iníquo, e dividimos em três partes principais esse capítulo: Noé e sua família, juntamente com os animais, entram na arca; as águas inundam a terra e o dilúvio. Vejamos então, melhor, cada um destes três pontos.

Gênesis 7 estudo: Contexto histórico

Deus escolhe dentre os homens perdidos apenas um: Noé. Ele é escolhido por ser um homem bom, que se destacou no meio de tanta iniquidade. Noé prontamente atende ao chamado de Deus e inicia a participação da humanidade nos planos de Deus.

Advertisement

Deus sempre faz isso, mesmo tendo todo o poder de fazer, Ele quer a participação dos seus filhos, Ele quer dividir o que tem com sua criação.

Noé inicia a construção da arca, sofrendo e suportando os insultos e piadas da maioria que o via construindo algo para o que ninguém havia visto ainda sobre a face da terra: chuva.

Advertisement

Capítulo 1-5

1 DEPOIS o SENHOR disse a Noé: Entra tu e toda a tua casa na Arca (a Epístola aos Hebreus diz que Noé preparou a Arca porque ele acreditou na advertência Divina; além disso, as palavras “entrada”, como as usou o Senhor, indica o fato de que Deus é o primeiro na Arca; se Ele tivesse estado fora, Ele haveria dito: “Tu, vá até à Arca!”);

porque a ti tenho visto que és justo diante de Mim nesta geração (refere-se a Fé que Noé tinha no Redentor vindouro, porque esta é a única Fé que Deus vai reconhecer.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


O autor de Hebreus escreveu dele: “E [Noé] foi feito herdeiro da Justiça que é pela Fé” [Hb 11.7]; a Fé à qual se refere aqui fala de Cristo e o que Ele faria na Cruz; Noé só tinha uma tênue luz da época vindoura, mas, fraco como fosse, ele pôs o seu passado, o seu presente e o seu futuro na Promessa de Deus de enviar a “Semente”).

2 De todos animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus de sete em sete, macho e fêmea; para guardar em vida a sua espécie sobre a face de toda a Terra (não é uma referência à Lei Levítica, porque esta só seria dada 900 anos mais tarde.

Advertisement

Provavelmente os animais limpos mencionados eram iguais aos dos dias de Adão e Abel, como os que tinham oferecido em sacrifício; portanto, foi feita provisão para o sacrifício de Noé quando este saísse da Arca, depois que as águas do dilúvio baixaram).

4 Porque, passados ainda sete dias, Eu farei chover sobre a Terra quarenta dias e quarenta noites (o mandado para entrar na Arca se deu uma semana antes de que as chuvas se iniciaram e foi uma chuva tal que o mundo jamais tinha conhecido); e desfarei toda a substância que eu fiz de sobre a face da Terra.

5 E fez Noé conforme tudo o que lhe ordenou o SENHOR (é a segunda vez que o Espírito Santo, por meio de Moisés, fala da obediência de Noé).


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


COMEÇA O DILÚVIO

6 E sendo Noé da idade de seiscentos anos, o dilúvio de águas veio sobre a Terra (este Versículo demonstra que os 120 anos em Gênesis 6.3 não tem nada o que ver com o prazo até o dilúvio; de fato, a Bíblia não nos diz por quanto tempo foi a advertência dada ao povo; o número seis é geralmente um símbolo, nas Escrituras, de sofrimento; em Apocalipse, o sexto selo, a sexta trombeta e a sexta taça significam períodos críticos de aflição).

7 E veio Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele à Arca, por causa das águas do dilúvio (com relação a esse momento, diz o autor de Hebreus que eles fizeram isto “com temor e impulsionadas pela fé” [Hb 11.7]).

8 Dos animais limpos,e dos animais que não eram limpos, e das aves, e de tudo o que anda arrastando-se sobre a Terra.

Advertisement

9 De dois em dois entraram para junto de Noé na Arca; macho e fêmea, como ordenara Deus a Noé (nada menos que o poder Divino poderia ter efetuado tal entrada oportuna e ordenada das criaturas naquele imenso casco de navio),

10 E aconteceu que, ao sétimo dia, as águas do dilúvio vieram sobre a Terra (o que Noé tinha pregado durante vários anos, agora era uma realidade).

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, aos dezessete dias do mês, naquele dia foram se rompendo todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus foram abertas (a água veio de cima e de baixo; assim também, alguns Cientistas creem, e com razão, que as águas chegaram com tanta força à Terra, que bastou só uns poucos dias para abrirem o Grand Canyon e outros similares).


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Chuva por 40 dias

12 E houve chuva sobre a Terra por quarenta dias e quarenta noites (a tradução literal em Hebraico é: “E houve uma violenta chuva…”).

13 Neste mesmo dia, entraram na Arca Noé e seus filhos, Sem, Cão e Jafé, a mulher de Noé e as três mulheres de seus filhos (no dia em que começaram as chuvas, Noé e sua família entraram na Arca);

Advertisement

14 Eles, e todos os animais selvagens segundo a sua espécie, e todo o gado segundo a sua espécie, e todo o réptil que anda se arrastando sobre a Terra segundo a sua espécie, e toda a ave segundo a sua espécie, e toda espécie de pássaros.

15 E vieram para junto de Noé, na Arca,de dois em dois, de toda a carne em que havia espírito de vida (o Senhor deu a esses animais o instinto para fazer o que fizeram).

16 E os que vieram eram macho e fêmea de toda a carne, como lhe tinha ordenado Deus; e o SENHOR fechou a porta (o contraste entre os dois nomes da Deidade é mais vividamente apresentado aqui; neste único Versículo, “Deus” e “Senhor” são utilizados; trata-se do “Elohim”, Quem dá ordem a Noé a respeito dos animais; e de “Jeová”, o Deus da Aliança, Quem garante a segurança fechando a Arca detrás dele. Nada pode expressar mais plenamente ao Crente a segurança perfeita em Cristo do que essas palavras: “o Senhor fechou a porta”).

17 E Durou o dilúvio quarenta dias sobre a Terra; e as águas cresceram,e elevaram a Arca, e ela se elevou sobre a Terra (qualquer que tenha sido o lugar no qual Noé construiu a Arca, as águas do dilúvio chegaram lá, e ela começou a flutuar).

Advertisement

O dilúvio

18 E prevaleceram as águas, e cresceram em grande maneira sobre a Terra; e se movia a Arca sobre a face das águas (provavelmente se refere ao fato de que os mesmos zombadores, que ajudavam-se a si mesmos se encabulam, pois diziam que nunca chegaria a esse extremo; mas mesmo assim [as águas] subiram e prevaleceram).

19 E as águas prevaleceram muito,em extremo, sobre a Terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos (aqueles que habitavam nos cumes das montanhas mais elevadas pereceram igualmente com os que viviam nos mais profundos vales; não houve diferença.

Muitos dos que vivem nos montes da moralidade e se sentem seguros, livres do julgamento do fogo que está por chegar, e têm pena da sorte certa dos que vivem nas profundidades do vício; porém, a verdade é que,sem Cristo, todos pereceremos).


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


20 Quinze côvados acima (acima das montanhas mais altas) prevaleceram as águas; e foram cobertos os Montes (muitos Eruditos acreditam que, antes do dilúvio, a montanha mais alta do mundo tinha aproximadamente 3.050 metros [10.000 pés], ou menos, de altura; no entanto, “as grandes profundezas se romperam” e, como resultado, mudou muito a topografia do mundo, fazendo enormes crateras e desfiladeiros, e, por outro lado, enormes montanhas).

21 E morreu toda a carne que se movia sobre a Terra, tanto de aves como de gado e de feras, e de todo réptil que anda se arrastando sobre a Terra, e todo o homem (os peixes não foram destruídos)

22 Tudo o que tinha fôlego, espírito de vida em suas narinas,e tudo o que havia na terra seca, morreu (nem uma só onda do julgamento chegou a Noé; ele estava absolutamente seguro. Noé não podia perecer porque a Arca não podia perecer; a Arca não podia perecer porque Jeová estava na Arca; com efeito; a Arca é Cristo;portanto, Deus estava em Cristo, reconciliando o homem consigo mesmo).

Advertisement

23 Assim, foi destruído todo o ser que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, e os répteis, as aves do céu; e foram extintos da Terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na Arca (só os que estão “em Cristo” são salvos. Não há exceções [Jo 3.16]).

24 E prevaleceram as águas sobre a Terra cento e cinquenta dias.

Gênesis 7 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *