Josué 23 Estudo: O Discurso de Despedida

Advertisement

Neste capítulo de Josué 23 estudo, narra que Josué se encontrava avançado em dias e prestes a se unir aos seus antepassados. Já havia passado muito tempo desde que os israelitas conquistaram a terra e, tanto Israel, quanto as demais nações, encontravam-se em repouso.

No entanto, Josué insta os israelitas a se levantarem e possuírem as demais terras que deveriam ser conquistadas, vez que o Senhor entregaria aqueles povos em suas mãos.

Advertisement

Ele, ainda, os recomenda a se apegarem a Deus, observando Seus preceitos e sendo diligentes e cumprirem Seus mandamentos, não se aliançando com aquelas outras nações.

Procedendo desta forma, assim como viram a bondade divina, veriam a ira do Senhor. Quando violassem a Lei, pereceriam naquelas terras.

Advertisement

Josué 23 estudo: Contexto histórico

No capítulo anterior, os rubenitas, gaditas e a meia tribo de Manassés, são abençoados a retornarem para suas possessões.

Após, vemos que essas duas tribos e meia levantaram um grande altar, junto ao Jordão, para que servisse de testemunho de sua unidade com Israel, para as futuras gerações, contudo os israelitas que estavam daquém do Jordão, sem compreender, temeram que aquelas tribos estivessem se rebelando, em idolatria, razão pela qual Fineias e alguns príncipes e cabeças de Israel questionaram as tribos, dalém do Jordão, as quais explicaram sobre a real utilidade daquele altar.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Visto que não se tratava de idolatria, mas apenas de um testemunho, Fineias e os cabeças de Israel bendisseram ao Senhor e não se falou mais em pelejarem contra eles.

(Josué 23:1-3) Josué avançado em dias

v. 1 E sucedeu que, muito tempo depois do ­SENHOR ter dado repouso para Israel de todos os seus inimigos ao redor, Josué tornou-se velho e acometido pela idade. 

v. 2 E Josué convocou todo o Israel, e os seus anciãos, e os seus cabeças, e os seus juízes, e os seus oficiais, e lhes disse: Sou velho acometido pelos anos;

Advertisement

v. 3 e vós vistes tudo o que o ­SENHOR, vosso Deus, fez a todas estas nações por causa de vós; pois o ­SENHOR, vosso Deus, é quem tem lutado por vós.

A nota de que Josué estava velho repete as palavras de Js 13:1, assim como o tema do repouso… de todos os seus inimigos leva adiante o sentido de Js 21:44. Josué tinha completado a missão de sua vida.

(Josué 23:4) Terras a serem conquistadas

v. 4 Vede que dividi para vós, por sorte, estas nações que restam, como herança para as vossas tribos, desde o Jordão, com todas as nações que extirpei, até o grande mar em direção ao oeste.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


 A terra ocupada nessa época pelas nações que restam tinham já sido repartidas por herança; os israelitas precisavam apenas conquistá-las com a ajuda de Deus.

(Josué 23:5) A missão de Israel

v. 5 E o ­SENHOR, vosso Deus, ele as expelirá de diante de vós, e as expulsará da vossa vista; e vós possuireis a sua terra, como o ­SENHOR, vosso Deus, vos tem prometido.

Israel deveria permanecer fiel e estar atento, porquanto Deus as expulsará da vossa vista. Isso não é diferente daquilo que já tinha ocorrido.

Advertisement

Israel tinha observado Deus lutando contra os seus inimigos e tinha apenas seguido após Ele para experimentar a vitória.

(Josué 23:6) Obediência

v. 6 Sede, portanto, muito corajosos, em guardar e fazer tudo o que está escrito no livro da lei de Moisés, para que daí não vos desvies para a direita, nem para a esquerda;

 Para que os israelitas continuassem a ter sucesso exigia-se que eles obedecessem tudo o que está escrito no livro da lei de Moisés. Isto é o que Josué foi ordenado a fazer em Js 1:9-11. Sua obediência e a de Israel tinham trazido vitória.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


(Josué 23:7) Adoração exclusiva

v. 7 para que não vades no meio destas nações, estas que permanecem no meio de vós; nem façais menção do nome dos seus deuses, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, tampouco a eles vos curveis;

 O modo de obedecer a Deus é prestar culto somente a Ele e não se deixar seduzir à associação com outros deuses ou com nações que os adoram. Essa era a ordem mais básica de Deus para Israel (Êx 20:3-6).

Advertisement

(Josué 23:10) O poder divino

v. 10 Um homem de vós perseguirá a mil; pois o ­SENHOR, vosso Deus, ele é quem luta por vós, como vos ­prometeu.

Deus vence as vitórias e capacita Israel a ter bom êxito.

(Josué 23:12) Advertências

v. 12 Porém, se de alguma maneira vos voltardes, e vos unirdes ao remanescente destas nações, a saber, estas que permanecem no meio de vós, e com elas celebrardes casamentos, e entrardes a elas, e elas a vós;

Esta advertência contra a associação e o casamento misto com outras nações é repetida em Js 24:20.

Advertisement

(Josué 23:13) O juízo

v. 13 saibais com certeza que o ­SENHOR, vosso Deus, não mais expelirá nenhuma destas nações de diante de vós; mas elas serão laços e armadilhas para vós, e flagelos nos vossos lombos, e espinhos nos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o ­SENHOR vosso Deus vos deu.

A desobediência resultaria em Deus retirar Sua força para Israel não possuir a terra por completo. Tal transigência conduziria a armadilhas para Israel,e, por fim, em uma antecipação do exílio séculos mais tarde, levaria ao desaparecimento das tribos de Israel na terra prometida.

(Josué 23:14) A morte

v. 14 E eis que neste dia estou seguindo pelo caminho de toda a terra; e saibais, em todos os vossos corações e em todas as vossas almas, que não falhou nenhuma das boas coisas que o ­SENHOR, vosso Deus, falou a respeito de vós; todas sucederam a vós, e nenhuma delas falhou.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira
)


O caminho de toda a terra é a morte, uma vez que tudo na terra eventualmente morre (Rm 5:12).

(Josué 23:16) 

v. 16 Quando tiverdes transgredido o pacto do ­SENHOR, vosso Deus, o qual ele vos ordenou, e tiverdes ido servir a outros deuses, e a eles vos inclinardes; então a ira do SENHOR se acenderá contra vós, e perecereis rapidamente da boa terra que ele vos deu.

A advertência de Josué: Quando tiver transgredido o pacto, usa o mesmo verbo (Heb. ‘avar) dos capítulos iniciais de Josué, onde o verbo descreve a travessia do rio Jordão (Js 1:2).

Advertisement

O mesmo Deus que permitiu que Israel fosse beneficiado por grandes milagres pode também virar-se contra uma nação infiel. A violação do pacto de Deus pela adoração de outros deuses causaria a perda da terra.

Conclusão

Tanto o presente capítulo, quanto o próximo, trazem o discurso de despedida de Josué. Ele havia obtido êxito em seu chamado e estava prestes a encerrar sua jornada.

Assim como seu antecessor, Moisés, ele conclama os israelitas à obediência e, ainda, os orienta a conquistarem as terras faltantes.

Josué, como um verdadeiro líder, encoraja o seu povo, os fazendo considerar que, assim como o Senhor havia entregado aquelas terras que habitavam, Ele entregaria as nações faltantes em suas mãos!

Ele, ainda, menciona, aos israelitas, que, assim como o Senhor havia mostrado toda Sua bondade, os fazendo possuir Canaã, de forma sobrenatural, Ele mostraria Sua ira, caso Israel desobedecesse.

Se eles fizessem aliança com aqueles povos, isso lhes seria por cilada. Deus desejava trazer juízo àquelas nações, mas se, ao invés disso, eles se aliançassem com elas, Josué informa que o Senhor não as expulsaria mais da presença de Israel.

Advertisement

Podemos recordar que Israel tinha o propósito de levar as demais nações a Deus, fazendo distinção entre elas, por meio da obediência a Lei do Senhor.

Jesus ensinou que uma árvore que não produz frutos, ou seja, que não cumpre com seu principal propósito, deve ser cortada (Lucas 13: 6-9). Assim se daria com Israel, ao perderem seu propósito.

Josué 23 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *