Juízes 12 Estudo: Efraimitas Contendem com Jefté

Advertisement

Neste capítulo de Juízes 12 estudo, veremos que os efraimitas contenderam com Jefté. Eles questionavam o fato de ele ter pelejado contra os amonitas sem os convocar. Diante de tais questionamentos, Jefté os feriu.

Os gileaditas tomaram os vaus do Jordão de modo que, aqueles que por lá passavam, deveriam conseguir pronunciar corretamente a palavra “chibolete”.

Advertisement

Caso pronunciassem “sibolete”, eram mortos. Desta forma, eles identificavam os homens de Efraim. Jefté julgou Gileade por seis anos. Após, Ibsã, Elom e Abdom julgaram Israel.

Juízes 12 estudo: Contexto histórico

No capítulo 11, de Juízes, vimos sendo narrada a história de Jefté. Ele era gileadita, valente, contudo, filho de uma prostituta. Em razão disso, seus irmãos o expulsaram, por não serem filhos da mesma mãe.

Advertisement

Após um tempo, os amonitas foram pelejar contra Gileade. Então, seus anciãos pediram que Jefté os liderassem, prometendo-lhe a liderança de seu povo.

Jefté, então, faz um voto com Deus, prometendo que, caso vencesse, quem primeiro lhe saísse ao encontro, de sua casa, após a vitória, seria entregue como holocausto.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Após a conquista, a filha de Jefté lhe saiu ao encontro, celebrando. Ele, então, rasga suas vestes e expõe seu voto, a sua filha.

Ela pede ao pai que lhe permitisse, por dois meses, chorar sua virgindade. Após este período, Jefté cumpriu seu voto.

(Juízes 12:1-3) As querelas efraimitas

v. 1 E os homens de Efraim se reuniram, e seguiram em direção norte, e disseram a Jefté: Por que atravessaste para lutar contra os filhos de Amom e não nos chamaste para ir contigo? Nós queimaremos a tua casa sobre ti com fogo. 

Advertisement

v. 2 E Jefté lhes disse: Eu e o meu povo estávamos em grande conflito com os filhos de Amom; e quando eu vos chamei, vós não me livrastes das mãos deles. 

v. 3 E quando vi que não me livraste, eu coloquei a minha vida nas minhas mãos, e atravessei contra os filhos de Amom, e o ­SENHOR os entregou na minha mão; pelo que, então, viestes até mim neste dia, para lutardes contra mim?

Reprisando a situação explosiva que Gideão enfrentara e resolvera com sucesso no capítulo 8, os homens  de Efraim vieram reclamar a Jefté que não tinham sido convidados a lutar contra os amonitas.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Eles ameaçaram queimar a casa de Jefté com ele dentro. De forma irônica, ao sacrificar sua filha única, Jefté já tinha destruído sua casa.

Ele alegou que chamou os efraimitas, mas eles não o livrou, e assim ele tomou sua vida em suas mãos e o Senhor lhe entregou os amonitas. A declaração de Jefté não é confirmada pelo texto e pode ter sido uma invenção conveniente.

É importante dizer que Jefté não estava querendo colocar esta disputa nas mãos de Deus, como fez no caso dos amonitas (Jz 11:27); o nome do Senhor só aparece na argumentação de Jefté como um meio de favorecer suas afirmações.

Advertisement

(Juízes 12:4-7) Shibboleth

v. 4 Então Jefté reuniu todos os homens de Gileade, e lutou contra Efraim; e os homens de Gileade feriram Efraim, porque diziam: Vós, gileaditas, sois fugitivos de Efraim no meio dos efraimitas, e no meio dos manassitas. 

v. 5 E os gileaditas tomaram as passagens do Jordão antes dos efraimitas; e assim foi que, quando aqueles efraimitas que haviam escapado diziam: Deixa-me atravessar; os homens de Gileade lhes diziam: És tu efraimita? E, se ele dissesse: Não; 

v. 6 Disseram-lhe então: Diz, agora “chibolete”, e ele disse “sibolete”; pois ele não conseguia formular uma pronúncia correta. Então eles o tomaram e o mataram nas passagens do Jordão; e caíram ali, naquele hora, dos eframitas, quarenta e dois mil. 


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


v. 7 E Jefté julgou Israel por seis anos. Então morreu Jefté, o gileadita, e foi sepultado em uma das cidades de Gileade. 

 Jefté agiu contra os homens de Efraim porque eles questionaram a legitimidade de Gileade. O filho bastardo que encontrou aceitação social não poderia tolerar este insulto.

Advertisement

Assim, Jefté convocou as tropas mais uma vez, desta vez contra uma tribo de seu próprio povo. Não há menção do Espírito do Senhor vindo sobre ele e entregando seus inimigos em suas mãos neste conflito.

Aqueles que escaparam (em uma volta limpa, os verdadeiros “fugitivos de Efraim”) e tentaram voltar para Efraim atravessando o rio Jordão se depararam com uma pergunta teste nos vaus: diz, agora chibolete.

A palavra hebraica shibboleth não tem um significado claro, mas no dialeto efraimita aparentemente era pronunciado Sibolete.

Em vista desta contenda familiar que levou a quarenta e dois mil mortes, não é de surpreender que, apesar do fato de que Jefté julgou Israel por seis anos, não haja menção da terra ter descanso durante seu mandato, questionaram a legitimidade de Gileade.

Advertisement

O filho bastardo que encontrou aceitação social não poderia tolerar este insulto. Assim, Jefté convocou as tropas mais uma vez, desta vez contra uma tribo de seu próprio povo.

Não há menção do Espírito do Senhor vindo sobre ele e entregando seus inimigos em suas mãos neste conflito.

Aqueles que escaparam (em uma volta limpa, os verdadeiros “fugitivos de Efraim”) e tentaram voltar para Efraim atravessando o rio Jordão se depararam com uma pergunta teste nos vaus: diz, agora chibolete.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira
)


A palavra hebraica shibboleth não tem um significado claro, mas no dialeto efraimita aparentemente era pronunciado Sibolete.

Em vista desta contenda familiar que levou a quarenta e dois mil mortes, não é de surpreender que, apesar do fato de que Jefté julgou Israel por seis anos, não haja menção da terra ter descanso durante seu mandato.

(Juízes 12:8-15) Ibsã, Elom e Abdom

v. 8 E depois dele, Ibsã de Belém julgou Israel. 
v. 9 E ele tinha trinta filhos, e trinta filhas, as quais ele enviou para o exterior, e trouxe trinta filhas do exterior para os seus filhos. E ele julgou Israel por sete anos. 

Advertisement

v. 10 Então morreu Ibsã, e foi sepultado em Belém. 
v. 11 E depois dele Elom, um zebulonita, julgou Israel; e julgou Israel por dez anos. 

v. 12 E Elom, o zebulonita, morreu e foi sepultado em Aijalom, na região de Zebulom. 
v. 13 E depois dele Abdom, o filho de Hilel, o piratonita, julgou Israel. 

v. 14 E ele tinha quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos potros; e julgou Israel por oito anos. 

v. 15 E Abdom, o filho de Hilel, o piratonita, morreu, e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim, no monte dos Amalequitas. 

 Após Jefte, houve três juízes menores: Ibsā… Elom e Abdom. Ibsã teve trinta filhos e trinta filhas, em contraste com a filha que Jefté perdeu, ao passo que Abdom teve quarenta filhos e trinta netos, e Jefté não teve netos.

Eles praticaram a poligamia e adquiriram riquezas para si (Jz 8:28-32). A descrição resumida da vida destes juízes contrasta com a parte anterior do livro.

Advertisement

Antes de Gideão, o ciclo terminava com “e a terra teve paz durante Depois de Gideão, os ciclos terminam com “durante.” anos.” Estes homens eram apenas chefes, não libertadores; em lugar de paz, só havia estabilidade.

Conclusão

Diferentemente de Gideão, Jefté não buscou apaziguar as tensões contra os efraimitas, os quais, novamente, buscam contender pelo fato de não terem participado de uma peleja.

Então, ele feriu os filhos de Efraim de modo que caíram quarenta e dois mil efraimitas, o que gerou uma enorme perda aos israelitas.

Pelo que se pode extrair, aqueles israelitas que estavam ao leste do Jordão pronunciavam a primeira sílaba da palavra “chibolete”, com som de “ch”, ao passo que, aqueles que eram de Canaã, a expressavam com som de “s’. Tal constatação torna ainda mais notório o distanciamento entre as tribos.

Advertisement

Neste sentido, podemos relembrar os ensinamentos de Paulo, acerca das divisões. Ele solicita que a igreja esteja unida num mesmo sentimento, num mesmo parecer, não havendo dissensões entre os irmãos (1 Coríntios 1:10), isso porque, conforme os ensinamentos de Cristo, uma casa dividida, contra si mesma, não pode subsistir (Marcos 3:25).

Ainda que sejam necessárias divisões entre pessoas e pessoas, a fim de se discernir aqueles que são sinceros, aqueles que são trigo, daqueles que são joio (1 Coríntios 11:19), sabemos que, mesmo assim, devemos ter o cuidado de não militarmos contra nós mesmos, intentando contra os que são membros do mesmo corpo, vez que tal procedimento representa uma verdadeira autossabotagem.

Juízes 12 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *