Levítico 9 Estudo: A Cerimônia Pública

Advertisement

Neste capítulo de Levítico 9 estudo, veremos que Moisés chama Arão e os anciãos para sacrificarem ao Senhor, no oitavo dia. Então, tomam um carneiro, para holocausto e um bezerro, ambos sem defeito.

É ordenado, também, aos filhos de Israel que trouxessem um bode, como oferta pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, de um ano e sem defeito, para holocausto, bem como um boi e um carneiro, como oferta pacífica, além de ofertas de manjares, vez que o Senhor lhes apareceria.

Advertisement

Então Moisés manda que Arão fizesse sua oferta pelo pecado, seu holocausto e, também, a oferta do povo e a expiação e fez conforme determinado.

Após feito todos os sacrifícios, Arão levantou a mão ao povo e os abençoou e, juntamente com Moisés, entraram na tenda da congregação.

Então Deus mandou fogo, de Sua presença, o qual consumiu o holocausto e a gordura e o povo O adorou.

Levítico 9 estudo: Contexto histórico

No capítulo anterior, vimos a consagração de Arão e seus filho, por Moisés, conforme orientações passadas por Deus, no capítulo 29, de Êxodo. Neste momento, toda congregação se reuniu na porta do templo.

Advertisement

Especialista em Pregação Bíblica Ensina Elaborar Sermões Impactantes em 30 Dias Até Mesmo Para Quem Vai Pregar Pela Primeira Vez!
(Clique Aqui e Saiba Mais)


Então, ali, Moisés lavou e ungiu os sacerdotes, bem como o templo e tudo que nele havia. Após, sacrificaram ao Senhor, conforme orientado. Os sacerdotes fizeram tudo como Deus ordenara.

Levítico 9:1-24 – O fogo

Em Levítico, os v. 6 e 23 são os únicos que incluem a palavra “glória”. O propósito do ato de adoração inaugural era reconhecer a presença do Senhor no meio de Seu povo, simbolizada pela glória do fogo que veio da parte do Senhor no tabernáculo da congregação.

Esta exibição deu a certeza de Seu favor à congregação. Os cristãos podem ter confiança na aceitação de sua adoração através da segurança do sangue purificador de Cristo, que realizava expiação completa.

O chamado à adoração (v. 1-6) foi seguido do ritual de purificação dos sacerdotes (v. 7-14) e do povo (v. 15-21). A conclusão foi o ato de adoração (v. 22-24).

(Levítico 9:1) O oitavo dia

v. 1 E aconteceu, no oitavo dia, que Moisés chamou Arão, e seus filhos, e os anciãos de Israel, 

Advertisement

No oitavo dia após os sete dias de ordenação (Lv 8:33), o chamado divino à adoração inaugurou uma nova criação. Todos os eventos deste primeiro serviço público ocorreram neste único dia.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


A adoração começa com a iniciação do Senhor, que dirige o protocolo apropriado para que houvesse adoração aceitável.

Os anciãos representavam a congregação, embora toda a congregação tivesse se aproximado do tabernáculo da congregação (v. 5).

(Levítico 9:2) As ofertas sacerdotais

v. 2 e ele disse a Arão: toma um novilho por oferta pelo pecado, e um carneiro por oferta queimada, sem defeito, e oferece-os perante o SENHOR. 

Arão e seus filhos tinham que apresentar uma oferta pelo pecado (Lv 4:1-5) e uma oferta queimada (Lv 1:3-17), mesmo depois de terem passado por sete dias de consagração.

Advertisement

Isso demonstrava sua constante necessidade de expiação depois que passaram a oficiar como mediadores.

(Levítico 9:3-5) A preparação para a manifestação

v. 3 E aos filhos de Israel falará, dizendo: tomai um cabrito de entre as cabras por uma oferta pelo pecado, e um novilho e um cordeiro, ambos de um ano, sem defeito, por oferta queimada;


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


v. 4 também um novilho e um carneiro, por ofertas de paz, para sacrificar perante o SENHOR, e uma oferta de alimentos, misturado com óleo; porque hoje o SENHOR vos aparecerá. 

v. 5 E eles trouxeram o que ordenara Moisés, diante do tabernáculo da congregação, e chegou-se toda a congregação, e ficou de pé perante o SENHOR. 

O fato de Arão dar diretrizes à congregação o elevou aos olhos deles. Foram requeridas quatro das ofertas descritas nos capítulos 1-7; a exceção, a oferta pela transgressão, envolvia restituição e era uma cerimônia privada e individual.

Advertisement

O propósito das instruções era preparar para a aparição da “glória do SENHOR” (v. 6). A palavra “aparecer” (Heb. ra’ah) ocorre três vezes (v. 4,6,23); a “aparição” era uma manifestação visível da presença do Senhor.

Esta teoria, uma manifestação visível do Deus invisível, envolveu um clarão e fogo (Ex 3:2). A presença flamejante do Senhor lembrava a aparição de Deus a Moisés no Sinai (Ex 19:18), tornando a tenda portátil um novo “Sinai”.

Os cristãos veem a encarnação de Jesus como a presença do Senhor (Jo 1:14). Através de Sua expiação, eles recebem a glória do Senhor pela fé (Jo 17:22-24).

(Levítico 9:6) A glória do Senhor

v. 6 E disse Moisés: esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.

A maior revelação do Senhor foi a encarnação de Jesus Cristo em forma humana, cuja morte e ressurreição demonstraram a glória do SENHOR (Rm 6:4). Os cristãos participam da glória do Senhor (2Co 4:17).

(Levítico 9:7) Rituais de purificação e dedicação

v. 7 E disse Moisés a Arão: Vai até o altar, e oferece a tua oferta pelo pecado e a tua oferta queimada; e faze expiação por ti mesmo, e pelo povo; e oferece a oferta do povo, e faze expiação por eles, como ordenou o SENHOR.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


Após juntar os elementos da adoração, os sacerdotes receberam, primeiramente, os rituais de purificação e dedicação.

(Levítico 9:8-11) A prática do sacerdócio

v. 8 Por isso Arão foi ao altar e matou o novilho da oferta pelo pecado, que era para si mesmo. 

v. 9 E os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue; e ele molhou o dedo no sangue, e o pôs sobre os chifres do altar; e derramou o sangue na base do altar;

v. 10 mas a gordura, e os rins, e o redanho sobre o fígado da oferta pelo pecado ele queimou sobre o altar, como SENHOR ordenou a Moisés. 
v. 11 E a carne e o couro ele queimou com fogo fora do acampamento. 

Advertisement

Ao ir para fora do acampamento, foi a primeira vez que Arão deixou o santuário desde o início de sua ordenação de sete dias.

A queima do animal sacrificado demonstrava que o sacerdote em ofício não podia se beneficiar de ofertas feitas por seus próprios pecados (Lv 8:17).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Outra variação em relação à oferta pelo pecado comum era que o sangue não era levado para dentro da tenda.

(Levítico 9:12-14) O procedimento com a oferta

v. 12 E ele matou a oferta queimada, e os filhos de Arão lhe apresentaram o sangue, que ele espargiu sobre o altar ao redor. 

Advertisement

v. 13 E eles lhe apresentaram a oferta queimada, com seus pedaços, e a cabeça; e ele queimou-os sobre o altar. 

v. 14 E ele lavou a entranha e as pernas, e as queimou sobre a oferta queimada no altar. 

Não é mencionado o couro do bezerro (Lv 7:8); aparentemente ele foi queimado (Lv 8:17).

(Levítico 9:15-16) A oferta do povo

v. 15 E ele trouxe a oferta do povo, e tomou o bode, que era a oferta do pecado pelo povo, e o matou, e o ofereceu pelo pecado, como o primeiro. 

v. 16 E ele trouxe a oferta queimada, e a ofereceu de acordo com o costume. 

Advertisement

Ao se oferecer um bode, conforme o costume em relação à oferta pelo pecado de líderes, o animal representava as autoridades e, de modo representativo, toda a comunidade (Lv 4:22-23).

(Levítico 9:17-21) Quanto a representatividade

v. 17 E trouxe a oferta de alimentos, e dela tomou um punhado, e a queimou sobre o altar, ao lado do sacrifício queimado da manhã. 

v. 18 Ele também matou o novilho e o carneiro por sacrifício das ofertas de paz, que era pelo povo; e os filhos de Arão apresentaram-lhe o sangue, que ele espargiu sobre o altar, e ao redor. 

v. 19 E a gordura do novilho e do carneiro, e a cauda, e o que cobre a entranha, e os rins, e o redanho sobre o fígado. 

v. 20 E eles colocaram a gordura sobre os peitos, e ele queimou a gordura sobre o altar; 

Advertisement

v. 21 e os peitos e a espádua direita Arão moveu por oferta movida perante o SENHOR, como Moisés ordenou. 

Os sacerdotes continuavam representando toda a comunidade ao realizar as ofertas de alimento e paz, tipicamente oferecidas pelos israelitas individualmente. Para os procedimentos das duas ofertas, ver capítulos 2-3.

(Levítico 9:22) A bênção sacerdotal

v. 22 E Arão levantou as suas mãos em direção ao povo e os abençoou; e desceu depois de ter oferecido a oferta pelo pecado, e a oferta queimada, e a oferta de paz.

Quando Arão levantou as suas mãos, isso mostrou que ele invocou o Senhor (1Rs 8:22). Orar pela bênção era o dever da ordem sacerdotal (Dt 10:8). Sobre a bênção sacerdotal tradicional, ver Nm 6:24-26 e respectivas notas.

(Levítico 9:23) Moisés e Arão adentram o tabernáculo

v. 23 E Moisés e Arão entraram no tabernáculo da congregação; e saíram, e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo. 

Advertisement

A entrada de Moisés e Arão no tabernáculo confirmou a legitimidade do recém-ordenado Arão, que a partir de então entraria no Santo lugar todos os dias (Ex 29:42-44).

Moisés entrou na nuvem quando Deus desceu sobre o monte Sinai (Lc 9:34). Sua entrada agora sinalizou a presença do Senhor prestes a acontecer.

Os cristãos recebem e declaram o relacionamento com Deus por meio de Cristo que está prestes a se concretizar (2Co 5:18-20).

(Levítico 9:24) O fogo da presença do Senhor

v. 24 E saiu um fogo de diante do SENHOR, e consumiu sobre o altar a oferta queimada e a gordura; vendo isso, todo o povo gritou, e caiu sobre as suas faces. 

Provavelmente a rajada de fogo saiu da tenda, do Lugar Santíssimo, e incinerou os restos das ofertas que queimavam lentamente.

O Deus que Se revelou no Sinai era agora o Deus da Tenda, que habitava no meio deles (Ex 24:17). As palavras hebraicas correspondentes a vendo (wayyar’) e gritou (wayyaronnu) podem ser um trocadilho com “apareceu” (wayyera”; v. 23).

A resposta do povo mostrou sua alegria e humildade (2Cr 7:1-3). “Gritou” (Heb. ranan) significa dar um grito estridente bem alto (Jr 31:7) e caiu sobre as suas faces (Heb. naphol) também descreve reações após as demonstrações flamejantes do Senhor (Jz 13:20).

Conclusão

Neste capítulo vemos mais um cumprimento das determinações de Deus. Moisés manda que Arão fizesse tudo conforme ordenado, oportunidade em que, agora, toda a congregação experimentaria a retomada do relacionamento com o Eterno.

Vimos, anteriormente, que este era o maior propósito de Deus: restabelecer a comunhão com os Seus.

Quando do episódio do bezerro de ouro, observamos que, uma das consequências daquele grave pecado, seria não mais experimentarem a presença de Deus, ao passo que Ele manteria a promessa de levá-los a Canaã (Êxodo 33:2-3), expondo, assim, que esta não era a questão.

Então, após intercessão de Moisés e, punição dos idólatras, Deus refaz o pacto com Israel (Êxodo 34).

Aqui, vale recordar o ponto onde tudo começou. Quando o homem peca, no Éden, ele acaba sendo expulso e perde a comunhão com seu Criador (Romanos 3:23).

Sem a presença de Deus, torna-se impossível, ao ser humano, ser instruído e fortalecido contra sua inclinação ao mal, pois o pecado gerou inimizade entre criatura e Criador (Colossenses 1:21).

Então, neste momento, vemos o reestabelecimento solene desta comunhão. Seus servos se achegaram com a lenha e o sacrifício e Ele proveu o fogo, consumindo o holocausto e a gordura do altar, manifestando Sua presença.

Essa é a maior característica do relacionamento com um Deus vivo e verdadeiro. Ao passo que nos achegamos, com fé, alinhados a Sua vontade, Ele interage, nos purificando com Seu fogo, nos santificando, a fim de nos reaproximar.

Ele não deseja nos governar, de longe, Ele deseja relacionamento. Paulo menciona que Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, nEle, para sermos santos (Efésios 1:3-4).

Levítico 9 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *