1 Samuel 29 Estudo: Planos Melhores

Advertisement

Neste capítulo de 1 Samuel 29, veremos que os filisteus se ajuntaram em Afeca, ao passo que os israelitas em Jezreel. Os príncipes filisteus, avistando Davi, perguntaram o que ele fazia entre eles, a Aquis. Aquis, então, respondeu que Davi estava com eles há um bom tempo e não achou mal nenhum nele desde que desertou.

Os príncipes se indignaram e pediram que Aquis o mandasse de volta, vez que, aquela poderia ser uma oportunidade para Davi se reconciliar com seu senhor, entregando as cabeças dos filisteus.

Aquis, então, após dizer que nada tinha contra Davi, o manda de volta, no dia seguinte, por conta da desconfiança daqueles príncipes e ele, após relutar, obedece.

1 Samuel 29 estudo: Contexto histórico

Anteriormente, vimos que Saul, após avistar o acampamento do exército filisteu, o qual se reunia para pelejar contra Israel, teme.

Advertisement

Então, ele tenta consultar ao Senhor através dos profetas, do urim e, até mesmo, por sonhos, contudo, Deus não lhe responde.

Neste momento, ele toma a decisão de consultar uma médium e manda que ela fizesse Samuel subir dos mortos para lhe orientar.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


As escrituras relatam que a mulher vê a Samuel o qual prediz a derrota de Israel e a morte de Saul e seus filhos.

Após todas estas palavras, Saul cai desfalecido, vez que não se alimentara por todo aquele dia. Então, a médium o dá de comer.

Advertisement

(1 Samuel 29:1) Afeque e Jezreel

v. 1 Ora, os filisteus reuniram todos os seus exércitos em Afeque; e os israelitas acamparam junto a uma fonte que está em Jezreel. 

O texto agora volta a focalizar 1Sm 28:1-2, um tempo anterior à reunião dos exércitos em Suném e Gilboa (1Sm 28:4).

Afeque estava localizada às margens do rio Yarkon; ela assinalava o local onde os filisteus tinham se reunido anos antes para combater Israel durante os dias do sumo sacerdote Eli (1Sm 4:1).

A fonte que está em Jezreel provavelmente se refere a uma fonte no vale perto da cidade. Ao acampar em Jezreel, Israel cedeu aos filisteus pleno acesso ao vale onde os carros filisteus seriam mais efetivos.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(1 Samuel 29:2) Davi parte com Aquis

v. 2 E os senhores dos filisteus passaram adiante por centenas e por milhares; mas Davi e os seus homens passaram adiante na retaguarda, com Aquis.

 Davi e seus homens se juntaram a Aquis e aos senhores dos filisteus enquanto estes se preparavam para a batalha.

Advertisement

A posição de Davi na retaguarda significava que, se ele se tornasse um traidor, as forças filisteias poderiam ficar encurraladas entre Saul e Davi (v. 4-5).

(1 Samuel 29:3) O questionamento dos príncipes filisteus

v. 3 Então disseram os príncipes dos filisteus: O que fazem estes hebreus aqui? E Aquis disse aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, o qual tem estado comigo nestes dias, ou nestes anos, e nele não achei falha desde que veio até mim até este dia? 

 Em resposta às preocupações dos principes dos filisteus. Aquis confirmou a lealdade de Davi a ele há mais de um ano (16 meses, 1Sm 27:7), tempo em que Davi o serviu.

(1 Samuel 29:4) A explicação de Aquis

v. 4 E os príncipes dos filisteus ficaram nervosos com ele; e os príncipes dos filisteus lhe disseram: Faz retornar este sujeito para que ele possa ir novamente ao seu lugar o qual tu lhe indicaste, e que ele não desça conosco à batalha, para que, na batalha, não seja ele um adversário para nós; pois por meio de que ele se reconciliaria com o seu senhor? Não seria com as cabeças destes homens?


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


Os príncipes dos filisteus não quiseram aceitar a explicação de Aquis. Se Davi se tornasse adversário deles durante o combate, eles poderiam sofrer pesadas baixas.

Eles também suspeitavam que Davi, como ex-general de Saul, poderia escolher exatamente essa ocasião para se reconciliar com o seu senhor. As palavras cabeça destes homens podem lembrar o episódio de Golias (1Sm 17:51).

(1 Samuel 29:6) Aquis fala com Davi

v. 6 Então, Aquis chamou Davi, e lhe disse: Certamente, como vive o SENHOR, tu tens sido reto, e a tua saída e a tua entrada, comigo, no exército é boa na minha visão; pois não encontrei mal em ti desde o dia da vinda até mim até este dia; todavia os senhores não te favorecem. 

Com suas palavras: como vive o SENHOR, Aquis reconheceu o poder do Senhor na vida de Davi.

(1 Samuel 29:7) Aquis determina que Davi retorne

v. 7 Pelo que, agora, retorna, e vai em paz, para que tu não desagrades os senhores dos filisteus. 

Advertisement

 Os senhores dos filisteus não estavam prontos para matar Davi e seus homens, mas eles não conseguiam confiar nele em uma batalha contra o seu próprio povo.

(1 Samuel 29:9) Aquis enfatiza sua confiança em Davi

v. 9 E Aquis respondeu e disse a Davi: Eu sei que tu és bom na minha visão, como um anjo de Deus; não obstante, os príncipes dos filisteus disseram: Ele não subirá conosco para a batalha. 

Aquis assegurou sua confiança em Davi, mas se sentiu obrigado a seguir o conselho de seus príncipes… filisteus.

(1 Samuel 29:10) As orientações dadas por Aquis

v. 10 Pelo que, agora, levanta-te cedo pela manhã com os servos do teu mestre que contigo vieram; e, tão logo estejas de pé pela manhã, e tenhas luz, parte. 


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira
)


Aquis ordenou que Davi partisse pela manhã para não retardar o avanço filisteu para o norte. Os servos de teu mestre são os homens de Davi que tinham desertado de Saul e se juntado a Davi.

(1 Samuel 29:11) Davi obedece e retorna

v. 11 Assim, Davi e os seus homens se levantaram cedo e partiram pela manhã, para retornar à terra dos filisteus. E os filisteus subiram a Jezreel. 

A partida providencial de Davi o impediu de participar da batalha que ceifaria a vida de Saul. Entretanto, os filisteus subiram a Jezreel (talvez uma referência ao vale e não à cidade), onde em breve enfrentariam Saul.

Conclusão

O capítulo demonstra a prudência dos príncipes filisteus em mandar que Davi não participasse da peleja contra Israel, vez que aquela poderia ser uma oportunidade de reconciliação entre Davi e seu povo.

Uma estratégia militar é infiltrar-se no exército adversário para descobrir informações importantes que pudesse trazer alguma vantagem.

Cientes de que o patriotismo de Davi poderia influenciá-lo neste sentido, bem como de que ele se tratava de um guerreiro israelita de destaque, optaram por ser diligentes.

Podemos perceber e atribuir tal incômodo destes príncipes, também, a própria mão do Senhor, conduzindo a Davi.

Veremos, no próximo capítulo, que Davi, ao retornar para Ziclague, vislumbrará que a cidade em que habitava estaria sendo atacada. Era necessário que ele retornasse para acudir aos seus!

As escrituras expõem que Davi chegou a relutar com o rei, desejando participar da batalha, mas Deus não permitiu, porque Ele tinha um outro plano para Davi, o qual não era pelejar contra seu próprio povo, naquele momento.

Portanto, temos mais uma demonstração de como Deus intervém nas situações, nas circunstâncias, para nos direcionar para onde Ele deseja.

Quão importante é servir e confiar em um Deus Poderoso, que sabe, melhor que cada um de nós, o que deve ser feito. É importante estar atento àquilo que, de repente, não flui como o planejado.

A Bíblia ensina que, o homem pode até fazer planos, mas Deus é quem determina os passos (Provérbios 16:9).

Se oramos por livramentos e direção divina, precisamos estar abertos para mudanças, indesejadas. Muitas vezes regressar será avançar.

1 Samuel 29 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *