Provérbios 8 Estudo: A Importância da Sabedoria

No capítulo 8 de Provérbios, veremos um dos mais poderosos e mais sábios Provérbios da Bíblia, e ele nos auxilia no entendimento da importância da sabedoria.

Podemos observar que a sabedoria clama e convida ao aprendizado e ao grande desejo de Deus é fazer de nós um povo sábio e inteligente.

Advertisement

Além disso, procura chamar a atenção de todos, mas sobretudo dos simples, estúpidos e loucos e sua intenção é fazer com que eles mudem de atitude, que abandonem a tolice.

A sabedoria que o Senhor Deus criou todas as coisas, tudo foi estabelecido com muita sabedoria, e nós devemos busca-la.



Contexto histórico

Nesse contexto, o capítulo se trata de um hino de louvor à maravilha de possuir sabedoria. Por essa razão, pode-se confiar nas palavras de sabedoria, pois seus conselhos são gratuitos e benignos e suas palavras de verdade contrastam com as mentiras da impiedade.

Portanto, a sabedoria cumpre as suas promessas e não é provocadora ou espalhafatosa, é discreta e suave, cheia de calma e paciência.

(Provérbios 8:1-3) O clamor da sabedoria

v. 1 Acaso a sabedoria não clama? E não ergue o entendimento a sua voz?
v. 2 Ela se posta no topo dos lugares altos, pelo caminho nos lugares das veredas.
v. 3 Ela clama nos portões, à entrada da cidade, ao chegar às portas.

Como a mulher estranha (Pv 7:5), a sabedoria-mas uma vez personificada como uma senhora (Pv 1:20-21)- estende o seu convite aos inexperientes (Pv 8:5).

Advertisement

Diferentemente da mulher estranha, o convite da sabedoria é bastante público em plena luz do dia, seu apelo é espiritual e não sexual, e sua promessa á vida e não morte. Sabedoria e entendimento são dois nomes para a mesma “senhora”.

(Provérbios 8:4) A voz que clama

v. 4 A vós, ó homens, eu clamo; e a minha voz é aos filhos dos homens.

Seu apelo aos homens (“filhos de Adão”) pode enfatizar seu amplo apelo (Sl 49:1-2) ou a mortalidade de sua audiência (Is 51:12).

(Provérbios 8:5) A bondade do coração simples

v. 5 Ó simples, entendei a sabedoria; e vós tolos sede de coração compreensivo.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Sobre sabedoria e simples, (Pv 1:4). Coração compreensivo é – uma mente que funciona como deveria (Pv 4:23). Sobre tolos, ver “simples” na nota em (Pv 1:22).

(Provérbios 8:6) A excelência da palavra de Deus

v. 6 Ouvi, porque eu falarei de coisas excelentes, e o abrir dos meus lábios será para as coisas certas.

Advertisement

A palavra traduzida como excelentes pode também significar “moralmente certas” (v. 9).

(Provérbios 8:7) A verdade dos ensinamentos do Senhor

v. 7 Porque a minha boca falará a verdade, e os meus lábios abominam a perversidade.

Sobre abominam a perversidade, na nota em (Pv 3:32).

(Provérbios 8:8) A justiça das palavras do justo

v. 8 São justas todas as palavras da minha boca; não  nelas nada de mau ou perverso.

Sobre perverso, ver “tortuosa” na nota em (Pv 2:15).


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Provérbios 8:9) A claridade diante da justiça

v. 9 Todas elas são claras para aquele que entende, e certas para aquele que encontra o conhecimento.

Tanto claras como certas estão relacionadas com aquilo que é correto na frente de uma pessoa, e não aquilo que é pervertido, desonesto, ou secreto.

Uma pessoa que entende é compreensiva, inteligente e perspicaz (Pv 1:5). Aqueles que procuram diligentemente o conhecimento o acharão (Pv 2:1-5).

(Provérbios 8:10) Buscai a sabedoria de Deus

v. 10 Recebei a minha instrução, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.

Advertisement

Deve-se escolher buscar a sabedoria piedosa ou as riquezas; não há um terceiro caminho (Mt 6:24). No entanto, é frequente haver recompensa financeira com a sabedoria (Pv 8:18-21).

(Provérbios 8:11) A sabedoria é mais valiosa do que pedras preciosas

v. 11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e todas as coisas que se podem desejar não se comparam a ela.

A Senhora Sabedoria está falando (v. 1,4,12) recomendando a sabedoria.

(Provérbios 8:12-14) A importância da prudência

v. 12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento das invenções espirituosas.

v. 13 O temor do ­SENHOR é odiar o mal; o orgulho, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
v. 14 Meu é o conselho e a perfeita sabedoria; eu sou o entendimento, eu tenho força.

O fato de sabedoria morar com as outras virtudes e possuí-las significa que encontra-se uma, as outras são encontradas. Aqueles que temem o Senhor possuem a mente de Cristo, e assim veem o mal como Deus o vê (1Co 2:15-16).

Orgulho e arrogância são traduções de duas palavras hebraicas para orgulho; a primeira é encontrada em (Pv 15:25) e (Pv 16:19), a segunda em (Pv 16:18).

Orgulho e arrogância caracterizam aqueles que se recusam a reconhecer o governo de Deus. Conselho sábio sugere conselho que traz sucesso (Pv 19:20).

Qualidades desse tipo pertencem a Deus (Jó 12:13). O Espírito (Is 11:2) e o Filho (1Co 1:30) mediam qualidades de sabedoria ao povo piedoso.

(Provérbios 8:15-16) O reino e a justiça do Senhor

v. 15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.
v. 16 Por mim príncipes governam, e nobres; todos os juízes da terra.

Um “nobre” era um influente e respeitado membro da corte real (Pv 17:7), o oposto do tolo grosseiro (Is 32:5) a mesma palavra hebraica descreve aqueles que possuem espírito generoso e disposto (Êx 35:5).

(Provérbios 8:17) Todos aqueles que buscam ao Senhor o acharão

v. 17 Eu amo aqueles que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Amar e procurar envolvem entusiasmo emocional e diligência.

(Provérbios 8:18) A riqueza está com o Senhor

v. 18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e a justiça.

Riquezas e honra envolvem prosperidade concedida pela Senhora Sabedoria sem o estigma social (Pv 3:16). Ironicamente aqueles que buscam riquezas obtêm desonra (Jr 17:11). Riquezas duráveis é prosperidade nesta vida que não se dissipa (Pv 11:7), e também inclui tesouros nos céus (Mt 6:20).

(Provérbios 8:19) O fruto do Senhor

v. 19 Meu fruto é melhor do que o ouro; sim, do que o ouro refinado, e o meu rendimento mais do que a prata escolhida.

Escolhida é literalmente “selecionada”, significado “desejada, preciosa” (Sl 132:13).

(Provérbios 8:20-21) A guia do Senhor

v. 20 Guio pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo;
v. 21 para que eu faça herdar bens aqueles que me amam; e eu encherei seus tesouros.

Onde a sabedoria “anda” é onde ela pode ser encontrada e aonde ela levará os seus seguidores para que eles sejam recompensados.

A recompensa do seu caminho contrasta como o caminho desastroso dos ímpios e insensatos (Pv 2:15). Sobre faça herdar ver “herança” na nota em (Pv 3:35).

(Provérbios 8:22-29) As obras de Deus

v. 22 O ­SENHOR me possuiu no princípio de seu caminho, antes de suas obras mais antigas.

A sabedoria foi criada por Deus antes do principio da terra. A sabedoria testemunhou todo o restante da atividade criadora de Deus e foi um artífice na criação. Por essa razão, a sabedoria está uma posição ímpar para explicar a criação aos mortais (Jó 38:2-4).

Visto que a sabedoria é uma habilidade que dependente do conhecimento, ela não é de fato uma entidade que possa ser criada.

Portanto, esse é u modo figurado de dizer que Deus é a sua fonte. Consequentemente, a verdadeira sabedoria pode vir dele.

Deus criou a sabedoria

O conceito de que Deus criou a sabedoria também comunica a ideia de que tudo o que Deus criou e tudo oque Ele faz é resultado de Sua infinita sabedoria.

Uma vez que a sabedoria existia antes da criação e estava envolvida na criação (Pv 3:19-20) e que o mesmo é dito de Cristo (Jo 1:3), a sabedoria tem sido identificada com Cristo.

No entanto o Novo Testamento nunca cita Provérbios nem a palavra hebraica para “sabedoria” com referência á preexistência de Cristo.

Além disso, (Pv 8:22-25) declara que a sabedoria foi criada, formada e nasceu, no entanto, Cristo é coeterno com o Pai.

A sabedoria foi um espectador durante a criação, mas Cristo é o Criador. Cristo manifesta a sabedoria de Deus na expiação, na qual a sabedoria não teve nenhum papel.

Cristo é semelhante á sabedoria em alguns aspectos, porém é muito superior, Ele é a fonte e a expressão máxima da sabedoria.

(Provérbios 8:30-31) A sabedoria de Deus

v. 30 então eu estava junto a ele, como um, criando com ele; e eu era diariamente o seu deleite, regozijando-me sempre diante dele;

v. 31 regozijando-me na parte habitável de sua terra; e meus deleites estavam com os filhos dos homens.

A sabedoria estava junto a Deus, mas só Deus era o Criador. A sabedoria se alegrava na criação de Deus; seria pecaminoso celebrar a criação sem reconhecer Deus. Dentro da criação, o objeto último de júbilo e deleites é a humanidade.

(Provérbios 8:32-34) As bênçãos dos que guardam os caminhos no Senhor

v. 32 Agora, pois, ó filhos, ouvi-me; porque abençoados são aqueles que guardam os meus caminhos.
v. 33 Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.

v. 34 Abençoado é o homem que me ouve, vigiando diariamente aos meus portões, esperando às ombreiras das minhas portas.

Agora tira uma conclusão lógica daquilo que acabou de ser dito. Uma vez que a sabedoria é antiga e estava com Deus na criação e se alegra com a humanidade, ela pode ensinar as pessoas a serem verdadeiramente abençoadas (Pv 3:13-18) e desejá-la a ponto de permanecer junto á seus portões para não perder o seu convite (Pv 9:4).

(Provérbios 8:35-36) A vida dos que encontram ao Senhor

v. 35 Porque o que me encontrar, encontrará a vida, e obterá o favor do ­SENHOR.
v. 36 Mas aquele que pecar contra mim, arruinará a própria alma; todos aqueles que me odeiam amam a morte.

Sobre vida, (Pv 3:22). Receber favor é tornar-se alguém em que o Senhor se deleita (Pv 11:20) e a quem Ele abençoa. Esta palavra para pecado (pecar) é literalmente “errar o alvo” ou “ficar aquém” (Is 65:20), um contraste apropriado para encontrar.

Arruinará se refere a violência (Lm 2:6) ou brutalidade (Jr 22:3). Rejeitar a sabedoria é autodestrutivo (Pv 1:18-19).

5 importantes lições que podemos aprender em Provérbios 8

  1. A sabedoria clama por atenção: No capítulo 8 de Provérbios, a sabedoria é personificada como uma figura que clama nos lugares altos, nas encruzilhadas e nos portões da cidade. Isso nos ensina que a sabedoria está prontamente disponível para aqueles que a buscam e estão dispostos a ouvir.
  2. A origem e o valor da sabedoria: A sabedoria afirma ter sido estabelecida antes das fundações da terra e ter sido testemunha da criação. Isso ressalta a importância e o valor da sabedoria divina, que é mais antiga e mais profunda do que qualquer conhecimento humano.
  3. A recompensa da sabedoria: Aqueles que encontram a sabedoria encontram vida e agradam ao Senhor, enquanto os que a negligenciam amam a morte. Isso destaca a importância de buscar e seguir o caminho da sabedoria, pois ela conduz à vida e à bênção.
  4. A sabedoria vem de Deus: A sabedoria é descrita como sendo dada por Deus e como uma qualidade intrínseca à Sua natureza. Isso nos lembra que a verdadeira sabedoria vem de Deus e está alinhada com Seus princípios e vontade.
  5. A sabedoria deve ser valorizada e buscada: A sabedoria é mais preciosa do que rubis e ouro e deve ser buscada com diligência e sinceridade. Isso nos incentiva a valorizar a sabedoria e a fazer dela uma prioridade em nossas vidas, buscando-a através da oração, estudo das Escrituras e comunhão com Deus.

Conclusão

Concluímos, portanto, que o Senhor quer de nós que busquemos a sabedoria vinda dele, pois essa é mais preciosa que diamantes.

Aquele que anda com tolos, tende a sofrer decepções e até de se tornar tolo também, por isso, guarda a palavra de Deus e seleciona bem com quem vás andar.

O Senhor deixou a sua palavra e seu ensinamento para nos guiar, e quem o ama e quer a salvação, deve guardar e seguir a palavra de Deus.

Desse modo, guarda-a, obedece e busca a sabedoria de Deus para tua vida e teus atos e estarás colecionando o melhor tesouro da sua vida.

Provérbios 8 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *