1 Timóteo 2 Estudo: O Dever de Orar Pelas Autoridades
Em 1 Timóteo 2, veremos que Paulo iniciará ensinando sobre o dever de orar por todas as autoridades. Os cristãos dessa época enfrentavam o imperador Nero e sua impiedade.
Mesmo assim, é dever dos cristãos suplicar, orar, interceder e dar graças a Deus em favor das autoridades. O discurso prossegue com a explanação de que a salvação em Cristo, está à disposição de todos.
Paulo revela o desejo de Deus de salvar a toda a humanidade e não apenas alguns poucos escolhidos. O Espírito Santo procura orientar aos cristãos em todas as áreas da vida. Aqui não é diferente.
Por meio de Paulo Ele dá conselhos aos homens e as mulheres para que se comportem de forma decente e ordeira, de forma que o seu comportamento na comunidade local, reflita a luz do Filho de Deus.
Contexto histórico
Paulo começou a alertar seu filho na fé contra os falsos mestres em Éfeso. Faz questão de dar a sua opinião e ensina a Timóteo conselhos práticos que o ajudarão na saúde da igreja.
Paulo diz que a lei é boa, se for usada de forma legítima, no entanto, diz que o Evangelho é superior e que é o único caminho do ser humano na redenção, citando o seu exemplo, o pior dos pecadores, redimido e alcançado pela graça de Jesus. Acompanhe a seguir o estudo completo de 1 Timóteo 2.
(1 Timóteo 2:1) Súplicas, orações, intercessões e ações de graças
v. 1 Exorto-te que antes de tudo se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,
Súplicas, orações, intercessões e ações de graças são diferentes termos para oração. Paulo estava se referindo a “todo tipo de oração”.
(1 Timóteo 2:2-4) Orar pelas autoridades
v. 2 pelos reis e por todos os que estão em autoridade, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
v. 3 Porque isto é bom e aceitável aos olhos de Deus, nosso Salvador,
v. 4 que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
Venham ao conhecimento da verdade é o mesmo que dizer “se convertam”. A. expressão “a verdade” é muito usada em 1 e 2 Timóteo e Tito como sinônimo de evangelho.
(1 Timóteo 2:5-6) Um só Deus
v. 5 Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo,
v. 6 o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Estes versículos são a base teológica da afirmação anterior, que diz que Deus deseja que as pessoas sejam salvas.
(1 Timóteo 2:8-9) Orem em todo lugar
v. 8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem dúvida.
v. 9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em vestuário modesto, com pudor e sobriedade, não com tranças, ou ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos,
A palavra pois retoma o chamado à oração do v. 1. Levantando mãos era uma postura típica de oração na Bíblia (Ex 9:29). Com as palavras quero… que os homens… do mesmo modo… as mulheres, Paulo tratou de assuntos específicos de cada gênero.
(1 Timóteo 2:12) As mulheres devem ficar em silêncio
v. 12 Mas não permito que a mulher ensine, nem usurpe a autoridade do homem, mas que esteja em silêncio.
A expressão não permito não é mera expressão de um desejo pessoal de Paulo, e sim um posicionamento autoritário. Paulo escreveu com sua autoridade de apóstolo (1Ts 4:1).
Ao pedir que as mulheres ficassem “ensinar” em silêncio, ele contrastou este silêncio com 1 Coríntios 11:5 mostra que as mulheres falavam na assembleia da igreja. Este versículo proíbe que as mulheres ensinem publicamente os homens, mas não impede que elas falem em outras circunstâncias.
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
(1 Timóteo 2:13) Adão primeiro, depois, Eva
v. 13 Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva.
A palavra porque introduz a justificativa bíblica para a proibição anterior às mulheres. Na mente de Paulo, a ordem da criação era mais importante do que ela é para a maioria das pessoas de hoje (1Co 11:8-9).
Fundamentar este mandamento na ordem da criação faz com que ele seja permanente, e não algo exclusivo da cultura e da época de Paulo. O papel de cada sexo não é resultado da queda, e sim da criação e do propósito original de Deus.
(1 Timóteo 2:14) A mulher foi enganada
v. 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Ao dizer que Adão não foi enganado, Paulo não isentou Adão de seu pecado. O ponto aqui não é culpa, e sim engano. Rm 5:12-14 deixa claro que Adão pecou e ficou com a principal responsabilidade pela queda da humanidade.
(1 Timóteo 2:15) Papel específico da mulher
v. 15 Contudo ela será salva, dando à luz filhos, se continuar na fé e caridade, e santidade com sobriedade.
Este é um versículo complicado. Paulo não cria que as pessoas pudessem obter salvação dando à luz filhos nem fazendo outras coisas.
Podemos entender melhor este versículo como a afirmação de um papel específico da mulher, em contraste com o papel vedado a elas nos v. 11-14.
As pessoas são salvas quando perseveram na fé. Para as mulheres, esta perseverança é exposta nesta passagem em termos de papéis nobres exclusivos delas (como ter filhos).
5 importantes lições que podemos aprender em 1 Timóteo 2
- A Importância da Oração Intercessória: Paulo instrui Timóteo a orar por todos os homens, incluindo reis e autoridades, para que possamos levar uma vida tranquila e pacífica. Isso nos ensina sobre o valor da intercessão em favor dos outros e como nossas orações podem impactar o mundo ao nosso redor.
- Salvação para Todos os Tipos de Pessoas: Paulo ressalta que Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas e venham ao conhecimento da verdade. Isso nos lembra do amor de Deus por toda a humanidade e da missão da igreja de proclamar o evangelho a todas as nações, sem distinção de raça, nacionalidade ou status social.
- Jesus como o Único Mediador: Paulo enfatiza que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Isso reforça a exclusividade de Cristo como o único caminho para a salvação e nos encoraja a colocar nossa fé Nele como nosso único mediador diante de Deus.
- A Importância da Modéstia e da Decência: Paulo instrui as mulheres a se vestirem com modéstia e discrição, destacando a importância da pureza e da santidade em nossas vidas. Isso nos lembra da necessidade de honrar a Deus em nossas atitudes, palavras e vestimentas, buscando refletir Sua santidade em todas as áreas de nossa vida.
- Liderança na Igreja: Paulo aborda a questão da liderança na igreja, incluindo os papéis de homens e mulheres. Isso nos ensina sobre a importância de uma liderança sábia e piedosa na comunidade cristã, baseada em princípios bíblicos de amor, serviço e submissão à vontade de Deus.
Conclusão
Paulo nos ensina nesse capítulo que devemos orar sem cessar, e acima de tudo, orar por nossas autoridades.
Em nosso país, vivemos no presidencialismo, sendo assim, devemos orar por nossos prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, governadores e pelo nosso presidente, seja ele quem for e defenda qual for lado político.
A oração da igreja pode muito em seus efeitos, abençoando e direcionando as decisões de um bom governante ou, livrando e impedindo desmandos e perseguições de maus governantes.
Paulo fala também sobre o lindo e importante papel do homem e da mulher, sendo submissos, e trazendo seu esclarecimento do porque a mulher deve ser comandada pelo esposo. Tudo começou no Éden.
Sobre o Autor
0 Comentários