2 Reis 1 Estudo: A Enfermidade de Acazias

2 Reis 1 Estudo

Acazias foi rei de Israel, porém não agradou o coração de Deus pois praticava a idolatria, assim provocou a ira do Senhor, esse fato poderá ser percebido durante 2 Reis 1 estudo.

Advertisement

O pecado da igreja moderna tem sido deixar Deus em segundo plano, para confiar apenas em representantes religiosos, políticos, como também na ciência. Esse fato é um grande problema, pois estão trocando o autor da criação pela obra e silenciando a voz de Deus.

A importância do Estudo de 2 Reis 1

É abordado sobre a idolatria, auto confiança e soberba em vários versículos. Logo, faremos uma análise profunda, mas objetiva desses versículos que são importantes para os cristãos.

(2 Reis 1:1) O território de Moabe

¹ E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.

Conquista de um israelita: Moabe era um território israelita que foi conquistado pelo rei Davi, porém após uma rebelião os moabitas se tornaram independentes de Israel, e passaram a ser apenas vizinhos.

(2 Reis 1:2) O desprezo de Acazias

² E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.

Advertisement

Descaso do rei: Acazias desprezou totalmente a Deus, mesmo durante a sua aflição, ao buscar por respostas não se inclinou ao Senhor de Israel, como o seu antepassado rei Davi fazia.

E esse é um ponto comum da igreja moderna com esse rei, mesmo em meio os dias maus, não tem buscado por misericórdia divina, no entanto prefere cometer o pecado da idolatria.

Advertisement

(2 Reis 1:3) Retirou o dono da sua casa

³ Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

Silenciou a voz de Deus: A atitude de Acazias, é semelhante a alguém que tira a autoridade do dono da casa, sendo ele visitante. Mesmo sendo Deus, o Senhor de Israel, tendo revelado várias vezes o seu poder, foi silenciado pelo rei Acazias. O único que pode dar respostas certas para as nossas vidas é Deus, e somente Ele.

(2 Reis 1:4) Não houve arrependimento

⁴ E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.

Deus espera a nossa decisão: Acazias, teve uma queda literal das grades de um quarto alto, porém, muitos cristãos acabam caindo espiritualmente em pecados. Nesse contexto, esses têm muitas vezes o mesmo comportamento, que é a ausência de arrependimento.

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)

A sentença do rei citado era a morte física, enquanto a daqueles que não se arrependem é a morte espiritual. Em vários estudos bíblicos é possível perceber esse tipo de acontecimento, em virtude da falta de reconhecimento dos erros e delitos.

Advertisement

(2 Reis 1:5) Não deu tempo

⁵ E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes?

Antes do esperado: Acazias percebeu que não havia dado tempo de seus mensageiros terem voltado de Ecrom, logo percebeu que algo errado havia acontecido.

(2 Reis 1:6-8) A suspeita de Acazias se confirma

⁶ E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.

⁷ E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?

⁸ E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.

Advertisement

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

Acazias conhecia os feitos de Deus: Os milagres que Elias tinha realizado por meio do Senhor de Israel, eram conhecidos por Ele, mesmo assim o rei preferiu consultar deuses pagãos.

A suspeitas de Acazias tinham se confirmado, seus mensageiros não tinham chegado a Ecrom, mas antes se depararam com Elias.

Advertisement

(2 Reis 1:9-10) Mais uma vez demonstra falta de arrependimento

⁹ Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.

¹⁰ Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

Sabedoria e poder de Deus: Elias não tinha poderes para fazer com que descesse fogo do céu, porém para que Deus se revelasse através dele, acontecia esse tipo de manifestação grandiosa de poder.

Advertisement

(2 Reis 1:11-12) O mesmo cenário se repete

¹¹ E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.

¹² E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta.

A postura do capitão: A mesma postura que Acazias estava tendo de orgulho, tinha os capitães enviados por ele, e por isso o fim foi o mesmo.

(2 Reis 1:13-14) Atitude diferente

¹³ E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.

Advertisement

¹⁴ Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

O terceiro capitão: É visível o tom de humildade que este último capitão enviado teve ao se apresentar diante de Elias, servo de Deus.

Durante o estudo de 2 Reis 2, é possível perceber ainda mais como Elias agradava o coração de Deus, através da revelação do seu translado.

Advertisement

(2 Reis 1:15-16) A sentença de Acazias

¹⁵ Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei.

¹⁶ E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.

Não houve arrependimento: Mesmo com os sinais que Deus manifestou por meio de fogo consumindo seus mensageiros, o rei Acazias não demonstrou arrependimento, porém se ele tivesse mudado a sua atitude, com certeza sua sentença também teria sido revertida.

(2 Reis 1:17-18) Deus cumpre com a sentença

¹⁷ Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.

¹⁸ O mais dos atos de Acazias, tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

Segundo a palavra de Deus: Infelizmente Acazias morreu e não mostrou arrependimento. Após sua morte, Jeorão, irmão de Acazias, se tornou rei, pois esse não possuía filhos.

Advertisement

Conclusão

Podemos fazer um paralelo de Acazias com a igreja atual, que perderam tanto a confiança, como também deixaram de adorar o único que é digno de adoração. Além disso, não é possível enxergar na maior parte da igreja arrependimento.

2 Reis 1 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    4 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *