2 Reis 1 Estudo: A Enfermidade de Acazias
Acazias foi rei de Israel, porém não agradou o coração de Deus pois praticava a idolatria, assim provocou a ira do Senhor, esse fato poderá ser percebido durante 2 Reis 1 estudo.
O pecado da igreja moderna tem sido deixar Deus em segundo plano, para confiar apenas em representantes religiosos, políticos, como também na ciência. Esse fato é um grande problema, pois estão trocando o autor da criação pela obra e silenciando a voz de Deus.
A importância do Estudo de 2 Reis 1
É abordado sobre a idolatria, auto confiança e soberba em vários versículos. Logo, faremos uma análise profunda, mas objetiva desses versículos que são importantes para os cristãos.
(2 Reis 1:1) O território de Moabe
¹ E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
Conquista de um israelita: Moabe era um território israelita que foi conquistado pelo rei Davi, porém após uma rebelião os moabitas se tornaram independentes de Israel, e passaram a ser apenas vizinhos.
(2 Reis 1:2) O desprezo de Acazias
² E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
Descaso do rei: Acazias desprezou totalmente a Deus, mesmo durante a sua aflição, ao buscar por respostas não se inclinou ao Senhor de Israel, como o seu antepassado rei Davi fazia.
E esse é um ponto comum da igreja moderna com esse rei, mesmo em meio os dias maus, não tem buscado por misericórdia divina, no entanto prefere cometer o pecado da idolatria.
(2 Reis 1:3) Retirou o dono da sua casa
³ Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
Silenciou a voz de Deus: A atitude de Acazias, é semelhante a alguém que tira a autoridade do dono da casa, sendo ele visitante. Mesmo sendo Deus, o Senhor de Israel, tendo revelado várias vezes o seu poder, foi silenciado pelo rei Acazias. O único que pode dar respostas certas para as nossas vidas é Deus, e somente Ele.
(2 Reis 1:4) Não houve arrependimento
⁴ E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
Deus espera a nossa decisão: Acazias, teve uma queda literal das grades de um quarto alto, porém, muitos cristãos acabam caindo espiritualmente em pecados. Nesse contexto, esses têm muitas vezes o mesmo comportamento, que é a ausência de arrependimento.
A sentença do rei citado era a morte física, enquanto a daqueles que não se arrependem é a morte espiritual. Em vários estudos bíblicos é possível perceber esse tipo de acontecimento, em virtude da falta de reconhecimento dos erros e delitos.
(2 Reis 1:5) Não deu tempo
⁵ E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes?
Antes do esperado: Acazias percebeu que não havia dado tempo de seus mensageiros terem voltado de Ecrom, logo percebeu que algo errado havia acontecido.
(2 Reis 1:6-8) A suspeita de Acazias se confirma
⁶ E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.
⁷ E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
⁸ E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:
Acazias conhecia os feitos de Deus: Os milagres que Elias tinha realizado por meio do Senhor de Israel, eram conhecidos por Ele, mesmo assim o rei preferiu consultar deuses pagãos.
A suspeitas de Acazias tinham se confirmado, seus mensageiros não tinham chegado a Ecrom, mas antes se depararam com Elias.
(2 Reis 1:9-10) Mais uma vez demonstra falta de arrependimento
⁹ Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.
¹⁰ Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.
Sabedoria e poder de Deus: Elias não tinha poderes para fazer com que descesse fogo do céu, porém para que Deus se revelasse através dele, acontecia esse tipo de manifestação grandiosa de poder.
(2 Reis 1:11-12) O mesmo cenário se repete
¹¹ E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
¹² E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta.
A postura do capitão: A mesma postura que Acazias estava tendo de orgulho, tinha os capitães enviados por ele, e por isso o fim foi o mesmo.
(2 Reis 1:13-14) Atitude diferente
¹³ E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.
¹⁴ Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
O terceiro capitão: É visível o tom de humildade que este último capitão enviado teve ao se apresentar diante de Elias, servo de Deus.
Durante o estudo de 2 Reis 2, é possível perceber ainda mais como Elias agradava o coração de Deus, através da revelação do seu translado.
(2 Reis 1:15-16) A sentença de Acazias
¹⁵ Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei.
¹⁶ E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
Não houve arrependimento: Mesmo com os sinais que Deus manifestou por meio de fogo consumindo seus mensageiros, o rei Acazias não demonstrou arrependimento, porém se ele tivesse mudado a sua atitude, com certeza sua sentença também teria sido revertida.
(2 Reis 1:17-18) Deus cumpre com a sentença
¹⁷ Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
¹⁸ O mais dos atos de Acazias, tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
Segundo a palavra de Deus: Infelizmente Acazias morreu e não mostrou arrependimento. Após sua morte, Jeorão, irmão de Acazias, se tornou rei, pois esse não possuía filhos.
Conclusão
Podemos fazer um paralelo de Acazias com a igreja atual, que perderam tanto a confiança, como também deixaram de adorar o único que é digno de adoração. Além disso, não é possível enxergar na maior parte da igreja arrependimento.
Sobre o Autor
4 Comentários
Bom dia gostei MUITO
Obrigado pelo feedback Sandro!
muito bom conteúdo
vou acompanhar a partir de agora.
obrigado por deixar disponível.
Eu que agradeço, compartilha sim!