2 Samuel 17 Estudo: O Perigo de Pessoas Falsas

Advertisement

Neste capítulo de 2 Samuel 17, veremos que Aitofel pede a Absalão que o permitisse tomar doze mil homens e ir contra Davi, vez que entendia que ele estaria cansado, razão pela qual seria facilmente derrotado.

Absalão se agradou daquilo, porém, pediu a opinião de Husai, o arquita. Husai, entendeu não se tratar de um bom conselho, vez que entendia que Davi, por ser homem de guerra, estaria preparado para aquela situação.

Então, ele passa a aconselhar diferentemente a Absalão, sugerindo que ele fosse contra Davi na companhia de todo Israel, de modo que, se ele se refugiasse em alguma cidade, os israelitas a destruiriam.

Advertisement

Absalão, então, diz a todo Israel que melhor era o conselho de Husai. Husai manda avisar a Davi para que fugisse, em razão do que aconteceria. Jônatas e Aimaás ficaram responsáveis por levar o recado, porém, acabaram sendo vistos.

Mesmo assim, foram, apressadamente e aguardaram na casa de um homem, em Baurim e se esconderam num poço. Quando os servos de Absalão chegam na casa, são informados que Jônatas e Aimaás se foram.

Então, após procura-los e não encontrar, os servos voltaram para Jerusalém. Jônatas e Aimaás, rapidamente, foram avisar Davi, o qual, juntamente com todo povo, se levantou e passou o Jordão. As escrituras, em seguida, mencionam que Aitofel acaba se suicidando ao ver que seu conselho não fora seguido.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


Absalão constituiu a Amasa sobre o Exército, em lugar de Joabe. Absalão e Israel se acampou em Gileade. Por fim, é narrado que Sobi, Maquir e Barzilai levam mantimentos ao rei Davi e para aqueles que o acompanhavam.

2 Samuel 17 estudo: Contexto histórico

Ziba, servo de Mefibosete, vai ao encontro de Davi com alimentos. Em seguida, chegando a Baurim, Simei, homem da casa de Saul, sai ao encontro de Davi o amaldiçoando, atirando pedras e terra contra ele, aduzindo que estaria pagando pelo que fez a casa de Saul.

Em seguida, vemos que, ao chegar Absalão, com todo Israel, em Jerusalém, Husai vai ao seu encontro o saudando como rei. Por fim, Aitofe aconselha que Absalão se deitasse com as concubinas de Davi e assim fora feito, à vista de todo Israel.

Advertisement

(2 Samuel 17:1-2) O conselho de Aitofel

v. 1 Além disso, Aitofel disse a Absalão: Deixa com que eu escolha, agora, doze mil homens, e eu me levantarei e perseguirei Davi esta noite; 

v. 2 e eu lhe sobrevirei enquanto ele está exausto e com a mão fragilizada, e fá-lo-ei temoroso; e todo o povo que está com ele fugirá; e eu ferirei somente o rei; 

 Aitofel acreditava que o temor envolveria Davi e seus seguidores caso as forças de Absalão viessem sobre eles enquanto o rei estava exausto e fragilizado. Em vez de transformar a batalha em uma guerra civil, Aitofel mataria então somente o rei.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(2 Samuel 17:3) O pensamento de Aitofel

v. 3 e eu trarei de volta a ti todo o povo; o homem ao qual tu buscas é como se todos retornassem; assim todo o povo estará em paz. 

Aitofel pensava que se Davi pudesse ser morto rapidamente, todo o povo aceitaria o reinado de Absalão.

(2 Samuel 17:6) Absalão chama a Husai

v. 6 E quando Husai chegou a Absalão, Absalão lhe falou, dizendo: Aitofel falou desta maneira: Devemos proceder conforme o seu dizer? Caso não, fala tu. 

Advertisement

 Husai provavelmente sabia que o conselho de Aitofel teria êxito. Ele tinha de convencer Absalão a retardar a pressão de um ataque contra Davi.

(2 Samuel 17:7) O conselho de Husai

v. 7 E Husai disse a Absalão: O conselho que Aitofel deu não é bom nesta hora. 

 A avaliação negativa de Husai provavelmente era inesperada para seus ouvintes em vista da reputação de Aitofel [2Sm 16:23].


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


(2 Samuel 17:8-10) Husai não subestima a Davi

v. 8 Porque Husai disse: Tu conheces o teu pai e os seus homens, que são homens valentes, e estão amargurados nas suas mentes, como uma ursa cujos filhotes lhe foram roubados no campo; e o teu pai é um homem de guerra, e não se alojará com o povo. 

v. 9 Eis que agora ele está escondido em algum fosso, ou em algum outro lugar; e será que, quando alguns forem derrubados inicialmente, quem quer que ouvir isto dirá: Há um massacre entre o povo que segue Absalão. 

v. 10 E também aquele que for valente, cujo coração for como o coração de um leão, derreter-se-á por completo; porque todo o Israel sabe que o teu pai é um homem valente, e aqueles que estão com ele são homens valentes. 

 Husai citou o gênio militar de Davi. O rei haveria de prever um rápido ataque de Absalão e, por isso, não passaria a noite com o exército, mas se esconderia em uma  das muitas cavernas (ou covas ou ravinas) na extremidade norte do mar Morto.

Além disso, qualquer notícia de revés entre os soldados que seguiam Absalão poderia fazer com que o apoio popular voltasse novamente para Davi.

Advertisement

(2 Samuel 17:11) Husai aconselha que todo Israel pelejasse

v. 11 Portanto, eu aconselho que todo o Israel se reúna a ti, desde Dã até Berseba, como a areia que está junto ao mar em multidão; e que tu saias pessoalmente em batalha. 

 De Dã até Berseba era uma distância de 176 quilômetros aproximadamente. As duas cidades basicamente serviam como pontos extremos de Israel ao norte e ao sul; portanto, Husai está sugerindo um ajuntamento de tropas a nível nacional.

A proposta de Husai era muito mais abrangente e demorada, dando a Davi e suas forças tempo para se reagruparem.

(2 Samuel 17:12) Husai sugere a morte de Davi

v. 12 Assim, viremos sobre ele em algum lugar onde ele será achado, e nos lançaremos sobre ele como o orvalho cai sobre o solo; e dele e de todos os homens que estão com ele não restará nada mais do que um. 


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira
)


Husai sugeriu que Davi e todos os homens deveriam morrer – muito além do que Aitofel tinha aconselhado. Esta estratégia poderia apelar para o orgulho vingativo de Absalão.

(2 Samuel 17:14) Absalão prefere o conselho de Husai

v. 14 E Absalão e todos os homens de Israel disseram: O conselho de Husai, o arquita, é melhor do que o conselho de Aitofel. Porque o SENHOR ordenou a derrota do bom conselho de Aitofel, com o intento de que o SENHOR pudesse trazer o mal sobre Absalão. 

 O Senhor dirigiu a fatídica discussão para atender à oração de Davi (2Sm 15:31).

Advertisement

(2 Samuel 7:15) Husai manda avisar a Davi

v. 15 Então disse Husai a Zadoque e a Abiatar, os sacerdotes: Assim e assim Aitofel aconselhou Absalão e os anciãos de Israel; e assim e assim tenho eu aconselhado. 

 Sabendo, agora, a estratégia de Absalão, Husai agiu rapidamente para transmitir a informação para Zadoque e Abiatar.

(2 Samuel 17:16) Husai aconselha a Davi

v. 16 Agora, portanto, enviai rapidamente, e contai a Davi, dizendo: Não te alojes nesta noite nas planícies do deserto, mas atravessa depressa; para que o rei não seja engolido, e todo o povo que está com ele. 

Tendo recebido mais tempo para fugir, em virtude do conselho de Husai ao rei, as forças de Davi precisavam aumentar a própria distância das tropas inimigas o mais rápido possível.

Evidentemente, se Absalão porventura decidisse seguir a orientação de Aitofel, o conselho de Husai a Davi era muitíssimo urgente.

(2 Samuel 17:17) Jônatas e Aimaás

v. 17 Ora, Jônatas e Aimaás permaneceram em En-Rogel; porque eles não poderiam ser vistos entrando na cidade; e uma criada foi e lhes contou; e eles foram e contaram ao rei Davi. 

En-Rogel era uma fonte no vale do Cedrom, cerca de 400 metros de Jerusalém, onde este vale se encontrava com o de Hinom.

(2 Samuel 17:18) Baurim

v. 18 Todavia, um moço os viu e contou a Absalão; mas os dois se foram rapidamente, e chegaram à casa de um homem em Baurim, o qual tinha um poço no seu pátio, no qual eles desceram.

Advertisement

Baurim era o povoado em Benjamim de onde Simei tinha vindo (2Sm 16:5).

(2 Samuel 17:19) O poço

v. 19 E a mulher tomou e espalhou uma cobertura sobre a boca do poço, e espalhou sobre ela cereal do chão; e a coisa não era percebida. 

 A mulher espalhou sobre ela cereal para dar a impressão que a tampa não havia sido mexida recentemente.

Advertisement

(2 Samuel 17:20) Os servos de Absalão são despistados

v. 20 E quando os servos de Absalão chegaram à mulher na casa, eles disseram: Onde está Aimaás e Jônatas? E a mulher disse a eles: Eles passaram por cima do regato de água. E quando procuraram e não conseguiram encontrá-los, eles retornaram a Jerusalém.

Os servos de Absalão devem ter recebido a informação de que Aimaás e Jônatas tinham ido na direção de ou para Baurim.

(2 Samuel 17:21) Davi recebe o recado

v. 21 E sucedeu que, depois que eles partiram, eles saíram do poço, e foram e falaram ao rei Davi, e disseram a Davi: Levanta-te e passa depressa sobre a água; porquanto assim Aitofel aconselhou contra ti. 

Advertisement

O conselho destes dois sugeriu ainda mais que, até o momento, era incerto o que Absalão iria fazer (v. 16).

(2 Samuel 17:23) Aitofel se suicida

v. 23 E quando Aitofel viu que o seu conselho não fora seguido, ele selou o seu jumento, e se levantou, e o levou para a sua casa, para a sua cidade, e pôs a sua casa em ordem, e se enforcou, e morreu, e foi enterrado no sepulcro do seu pai.

 Aitofel sabia que, uma vez que o seu conselho não fora seguido, Davi recuperaria o trono. E, quando Davi fosse restaurado, ele seria considerado um traidor. Sendo assim, ele cometeu suicídio.

(2 Samuel 17:24) Maanaim

v. 24 Então Davi veio até Maanaim. E Absalão atravessou o Jordão, ele e todos os homens de Israel com ele. 

Advertisement

Maanaim ficava a mais de 48 quilômetros de Jerusalém. Assim, Davi e seus homens podiam estar a aproximadamente 32 quilômetros de Absalão quando este atravessou o Jordão.

(2 Samuel 17:25) Amasa

v. 25 E Absalão constitui Amasa capitão do exército em lugar de Joabe; esse Amasa era filho de um homem cujo nome era Itra, um israelita, que entrou em Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, mãe de Joabe. 

Amasa era outro sobrinho de Davi e primo de Joabe e Abisai (2Sm 19:13).

(2 Samuel 17:27) Sobi, Maquir e Barzilai

v. 27 E sucedeu que, quando Davi havia chegado a Maanaim, Sobi, o filho de Naás de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, o filho de Amiel de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita de Rogelim, 

Maquir havia cuidado de Mefibosete antes de Davi trazer o descendente de Saul para o seu palácio (2Sm 9:4).

(2 Samuel 17:28-29) Davi e seus companheiros recebem mantimentos

v. 28 trouxeram camas, e bacias, e vasos de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e cereal tostado, e feijões, e lentilhas, e legumes tostados,

v. 29 e mel, e manteiga, e ovelhas e queijo de vacas para Davi, e para o povo que estava com ele comer; porquanto disseram: O povo está faminto, exausto e sedento no deserto.

Estes homens de influência sabiam da fuga apressada de Davi de Jerusalém, e lhe trouxeram comida e suprimentos. Estas provisões restauraram o corpo e o espírito do grupo do rei.

Conclusão

Neste capítulo vemos o conselho de Aitofel sendo desconsiderado por Absalão. Conforme visto, anteriormente, Davi, ao saber que ele conspirava com Absalão, rogou ao Senhor que transtornasse em loucura o conselho de Aitofel.

Aitofel era um dos conselheiros de Davi e, portanto, acabou agindo traiçoeiramente ao se aliar a Absalão. Neste momento, vemos o Senhor atendendo ao pedido do seu servo.

Em seguida, as escrituras mostram que Aitofel acaba lidando com esta rejeição de modo trágico. O capítulo expõe que ele vai até sua casa, coloca seus negócios em ordem e, após, se mata.

Sem dúvidas, agir em deslealdade vai contra os princípios divinos. Portanto, uma vez fora dos retos caminhos, haverá duras consequências e fardos insuportáveis.

As escrituras aduzem que o homem justo é guiado por sua integridade, ao passo que, o homem infiel, é destruído por sua falsidade (Provérbios 11:3).

A prática do mal sempre resultará em morte e destruição. Apenas o arrependimento, com confissão e mudança, pode atrair a misericórdia do Senhor (Provérbios 28:13).

2 Samuel 17 estudo.

Conteúdo do Artigo

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *