2 Samuel 9 Estudo: Tenha um Coração Gracioso

Advertisement

Neste capítulo de 2 Samuel 9, veremos que Davi questiona se existia, ainda, alguém da casa de Saul para que pudesse usar de bondade, por amor a Jônatas, pelo que chamaram a Ziba, anteriormente servo de Saul, o qual informou sobre a existência de Mefibosete, filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.

Davi manda busca-lo e o informa que o restituiria todas as terras de Saul e que ele comeria, todos os dias, a mesa do rei. Davi, ainda, manda que o servo Ziba, trabalhasse a terra, juntamente com seus filhos, para que houvesse pão na casa de Mefibosete. Mefibosete tinha um filho chamado Mica.

2 Samuel 9 estudo: Contexto histórico

As escrituras haviam relatado diversas vitórias de Davi e como Deus o abençoava, o fazendo vitorioso e popular. Ele havia dominado sobre os filisteus, moabitas, sírios e havia, ainda, derrotado o rei Hadadezer. Por fim, as escrituras fazem menção de seus oficiais, sendo que seus filhos eram seus ministros.

(2 Samuel 9:1) Davi cumpre sua promessa

v. 1 E Davi disse: Há ainda algo que restou da casa de Saul, para que eu possa mostrá-lo a minha bondade por causa de Jônatas?

Advertisement

Davi estava decidido a cumprir sua promessa com relação à casa de Saul, especialmente por causa de Jônatas (1Sm 20:14-15).

(2 Samuel 9:3) Ziba

v. 3 E o rei disse: Não  mais nenhum da casa de Saul para que eu lhe possa mostrar a bondade de Deus? E Ziba disse ao rei: Jônatas ainda tem um filho, que é aleijado do seu pé. 



A frase Jônatas ainda tem um filho, que é aleijado do seu pé, refere-se a Mefibosete, filho de Jônatas, mencionado anteriormente (2Sm 4:4); seu nome também aparece como Meribe-Baal (1Cr 8:34).

(2 Samuel 9:4) Lo-Debar

v. 4 E o rei disse a ele: Onde está ele? E Ziba disse ao rei: Eis que ele está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 

Lo-Debar ficava a leste do rio Jordão em Gileade. Maquir, filho de Amiel, era um homem influente nessa região e cuidava do filho de Jônatas (2Sm 17:27).

Advertisement

(2 Samuel 9:6) Mefibosete presta reverência a Davi

v. 6 Ora, quando Mefibosete, o filho de Jônatas, filho de Saul, chegou até Davi, ele caiu sobre a sua face, e fez reverência. E Davi disse: Mefibosete. E ele respondeu: Eis aqui o teu servo! 

Mefibosete ele caiu sobre a sua face, apesar do desafio físico para assim fazer.

(2 Samuel 9:7) Davi demonstra sua bondade

v. 7 E Davi disse a ele: Não temas; porquanto certamente te mostrarei bondade por causa de Jônatas, teu pai, e te restituirei toda a terra de Saul, teu pai; e tu comerás pão à minha mesa continuamente. 



 Davi disse a Mefibosete: Não temas. Qualquer descendente de Saul poderia esperar que o novo rei o matasse (1Sm 24:20-22).

A restauração de toda a terra de Saul próximas a Gibeá proveu a Mefibosete renda para o futuro, e ainda o rei lhe concedeu o privilégio de se alimentar regularmente com ele no palácio.

(2 Samuel 9:8) A humildade de Mefibosete

v. 8 E ele se curvou, e disse: O que é o teu servo, para que olhes para um cão morto como eu sou? 

A pergunta de Mefibosete era uma forma padronizada de resposta humilde; ele não estava considerando recusar a oferta de Davi (2Sm 7:18).

Advertisement

(2 Samuel 9:9-11) Davi dá incumbências a Ziba

v. 9 Então, o rei chamou Ziba, o servo de Saul, e lhe disse: Eu dei ao filho do teu mestre tudo o que pertenceu a Saul e à sua casa. 

v. 10 Portanto, tu, e os teus filhos, e os teus servos, cultivareis a terra para ele, e trarás os frutos, para que o filho do teu mestre possa ter alimento para comer; mas Mefibosete, o filho do teu mestre, comerá pão sempre à minha mesa. Ora, Ziba tinha quinze filhos e vinte servos.

⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:

v. 11 Então, disse Ziba ao rei: Segundo tudo o que o meu senhor, o rei, tem ordenado ao seu servo, assim fará o teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei: Ele comerá à minha mesa, como um dos filhos do rei. 

 Ziba recebeu a incumbência de cuidar da propriedade restaurada de Mefibosete, e a princípio se submeteu à ordem de Davi.

Mais tarde, no entanto, ele procurou assegurar a propriedade para si e a seus quinze filhos [2Sm 16:1-4].

A Frase Quanto a Mefibosete,disse o rei: Ele comerá à minha mesa, como um dos filhos do rei é um comentário comovente à luz da predição anterior de seu pai Jônatas a Davi (1Sm 23:17) – uma predição que não se cumpriu porque Jônatas morreu em combate (1Sm 31:2).

Davi tomou assim o filho (Mefibosete) de seu irmão pactual (Jônatas)e tratou como seu filho.

(2 Samuel 9:12) Mica

v. 12 E Mefibosete tinha um filho moço, cujo nome era Mica. E todos os que habitavam na casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 

 Mica mais tarde teria ele próprio quatro filhos (1Cr 8:35).

Advertisement

Conclusão

Apesar de Jônatas estar morto, Davi se lembra de sua aliança para com ele e é levado a honra-lo, ainda que postumamente. Essa atitude fez com que ele chegasse a Mefibosete.

As boas alianças e decisões de Jônatas reverberaram mesmo após sua morte e puderam refletir na vida de seu filho, o que nos traz a importante lição de como nossas escolhas alcançam as gerações futuras. Essa responsabilidade geracional faz parte dos princípios divinos.

Davi não apenas estava indo além da aliança que havia realizado com Jônatas, como estaria cumprindo o que havia prometido a Saul, quando este rogou-lhe que usasse de beneficência para com os seus descendentes (1 Samuel 20:15).

Nos tempos antigos, era comum que o novo rei exterminasse os membros da família anterior, a fim de que não se tornassem eventuais rivais, razão pela qual Mefibosete provavelmente temia. Contudo, Davi decide honrar a memória de Jônatas e concede a Mefibosete que se assentasse a sua mesa, diariamente.

Davi nos ensina a importante lição sobre integridade. Apesar de não haver quem lhe cobrasse a promessa realizada, no passado, à casa de Saul, ele sabia que Deus era testemunha e, portanto, desejava agradá-lo.

As escrituras ensinam que aqueles que não cumprem a palavra empenhada são tolos, dos quais Deus não se agrada (Eclesiastes 5:5).

Por isso, independentemente da existência de plateia, podemos dizer, o mais importante – e sempre presente – espectador, que importa agradar, é o Criador. 

2 Samuel 9 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *