2 Timóteo 1 Estudo: A Herança da Fé

Advertisement

Em 2 Timóteo 1, veremos que Paulo expressará grande alegria pela vida de seu filho na fé: Timóteo. Ele destacará a fé consistente do jovem e como ele deveria perseverar em servir a Cristo, sem hesitar.

Nos mostrará como o Espírito nos conduz em vitória, triunfo e energia para anunciar o Evangelho. Paulo o incentivará a seguir nesta linha, embora reconheça que ele enfrentará muitas lutas, o apóstolo mostrará como se sente honrado em anunciar o Evangelho e convida o jovem a fazer o mesmo.

Advertisement

Contexto histórico

A Segunda Epístola de Paulo a Timóteo dá ênfase ao poder que advém de termos um testemunho de Jesus. Também contém uma profecia sobre os “tempos trabalhosos” que aconteceriam tanto na época de Paulo e Timóteo como nos últimos dias.

Para ajudar Timóteo com os problemas, Paulo o incentivou a confiar na palavra e nos líderes, na verdadeira doutrina. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de 2 Timóteo 1.



(2 Timóteo 1:1-2) Apóstolos de Cristo

v. 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 

v. 2 a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus o Pai, e da de Cristo Jesus nosso Senhor.

À espera da morte, Paulo escreveu lembrando Timóteo que o propósito de seu apostolado tinha sido anunciar o evangelho, a promessa da vida.

(2 Timóteo 1:3-5) Herança de fé

v. 3 Dou graças a Deus, a quem sirvo desde os meus antepassados com uma consciência pura, porque sem cessar faço menção de ti nas minhas orações, noite e dia; 

Advertisement

v. 4 desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de alegria;

v. 5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti. 

Tanto Paulo como Timóteo tinham uma herança de fé. Ao dizer que orava por Timóteo continuamente, noite e dia, o apóstolo usou uma expressão comum para oração contínua. Timóteo estava em sua mente e em suas orações o dia inteiro.

(2 Timóteo 1:6) Dom de Deus

v. 6 Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que está em ti pela imposição das minhas mãos. 


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


A expressão que desperte o dom de Deus que está em ti não significa que Timóteo tinha “deixado o fogo apagar”. Paulo estava chamando Timóteo à ação, a fim de que a preguiça não se instalasse.

Sobre “dom de Deus”, ver nota em 1Tm 4:14. Imposição das… mãos provavelmente se refere à ordenação de Timóteo (1Tm 4:14).

Advertisement

Esta passagem focaliza a participação de Paulo neste evento, ao passo que 1Tm 4:14 foca o envolvimento de todo o grupo de anciãos.

(2 Timóteo 1:7) Poder, amor e sanidade

v. 7 Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, e de amor, e de uma mente sã. 

Provavelmente espírito se refere ao Espírito Santo nessa perícope. A palavra grega traduzida como medo é usada na literatura extrabíblica para indicar a pessoa que fugia da batalha. Medo é um termo forte. A marca do Espírito Santo é a coragem, e não o medo (Pv 28:1).

(2 Timóteo 1:9-10) Santa vocação

v. 9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes do começo do mundo, 

v. 10 e que agora se faz manifesto, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe a vida e a imortalidade à luz por meio do evangelho, 


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Estes versículos resumem o evangelho pelo qual os cristãos sofrem. São um lembrete do poder do Deus em quem confiamos.

O uso de linguagem sublime sugere que Paulo também estava argumentando que uma mensagem tão gloriosa como essa era digna de se sofrer por ela.

(2 Timóteo 1:12) Sei em quem tenho crido

v. 12 por cuja causa sofro também estas coisas, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou convencido de que ele é poderoso para guardar o que tenho confiado nele até aquele dia. 

A expressão “sofro também estas coisas” se refere à prisão de Paulo e a sua morte iminente. Ele estava confiante de que Deus iria proteger ou o evangelho (“o que me foi confiado”) ou sua própria alma (o que tenho confiado) lit. “minha confiança”).

Advertisement

De qualquer forma, era essa confiança em Deus que não permitia que Paulo fosse envergonhado (não me envergonho). Sua coragem não provinha de confiança em si mesmo, mas em Deus.

(2 Timóteo 1:14) O evangelho

v. 14 Guarda aquilo que a ti foi confiado pelo Espírito Santo que habita em nós. 

Aquilo que a ti foi confiado era o evangelho.

(2 Timóteo 1:15) Todos se apartaram de mim na Ásia

v. 15 Bem sabes isto, que todos os que estão na Ásia se apartaram de mim; entre os quais estão Figelo e Hermógenes. 

Ásia é o nome da província romana em que ficava a cidade de Éfeso. Pessoas importantes poderiam ter ajudado Paulo, mas não o fizeram.

Pouco se sabe sobre Figelo e Hermógenes. Isso ressalta a situação fria e deserta em que Paulo se encontrava. Talvez este seja um motivo pelo qual Timóteo, o leal, era uma fonte de alegria tão grande para Paulo naquele momento.

(2 Timóteo 1:16-18) A lealdade de Onesíforo

v. 16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me revigorou e não se envergonhou da minha cadeia; 

v. 17 mas quando esteve em Roma, me procurou diligentemente e me achou. 

v. 18 O Senhor lhe conceda que ache misericórdia diante do Senhor naquele dia. E, quantas coisas ele ministrou a mim em Éfeso, tu sabes muito bem.

Onesíforo também foi um exemplo de lealdade, em contraste com aqueles que abandonaram Paulo. O v. 18 expressa o desejo do apóstolo de que Onesíforo perseverasse, prosseguindo na fé e não sendo desviado pelos falsos caminhos de outros.

5 importantes lições que podemos aprender em 2 Timóteo 1

  1. Fé e Gratitude: Paulo exorta Timóteo a manter a fé genuína que herdou de sua mãe e avó. Isso nos lembra da importância de sermos gratos pela herança espiritual que recebemos e de preservarmos a fé com zelo.
  2. Poder e Disciplina: Paulo incentiva Timóteo a não se envergonhar do testemunho de Cristo e a manter-se firme mesmo em meio à adversidade. Isso nos ensina sobre o poder que vem de Deus para superar o medo e a importância da disciplina espiritual.
  3. Salvação e Chamado: Paulo lembra a Timóteo que Deus nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não por nossos próprios méritos, mas de acordo com Seu propósito e graça. Isso nos leva a refletir sobre nossa vocação cristã e a viver em conformidade com o plano de Deus para nossas vidas.
  4. Testemunho e Poder do Espírito: O apóstolo enfatiza que Deus nos deu um espírito de poder, amor e autodisciplina, não de timidez. Isso nos lembra da importância de testemunharmos com coragem e confiança, confiando no poder do Espírito Santo que habita em nós.
  5. Segurança em Cristo: Paulo encoraja Timóteo a confiar na verdade do evangelho e a depositar sua confiança em Cristo, que é capaz de guardar o que lhe foi confiado até o dia da redenção. Isso nos leva a encontrar segurança e esperança na obra salvífica de Jesus Cristo.

Conclusão

Paulo continua a orientar seu filho na fé quanto a tudo aquilo que viria de suceder em sua caminhada com Cristo. Já foram tantos e tantos assuntos, mas sempre que pode, Paulo adora e elogia a fé de Timóteo, que tão jovem, já lidera uma igreja tão importante como a de Éfeso.

Os dois são muito amigos e o jovem tem em Paulo um exemplo de pai, líder, pastor, amigo e servo. Paulo fala de muitos assuntos, da herança da fé, do que Deus deu a eles como dons, e isso também serve hoje, para nós.

Mesmo em tempos de paz, sem perseguições como naquela época, os valores estão sendo perseguidos e confrontados, nossos princípios cristãos são postos a prova todos os dias, e assim como Paulo e Timóteo, devemos nos posicionar sempre ao lado e em defesa de Cristo e sua sã doutrina.

Aprendemos que o evangelho foi confiado a nós, como foi confiado a Timóteo, segundo as palavras do apóstolo Paulo.

Brilhe sua luz, tempere o mundo, no seu trabalho, sua faculdade, sua família, seja o Cristo dessa geração. Aleluia!

2 Timóteo 1 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *