Atos 26 Estudo: Paulo fala ao Rei Agripa

Em Atos 26, veremos que Agripa concede a oportunidade para Paulo se defender das acusações e demonstrar o real motivo de tudo aquilo.

Paulo falará com autoridade, mostrando desde a sua mocidade suas atitudes, seu caminho e como foi convertido por Jesus Cristo no caminho para Damasco.

Advertisement

Suas palavras são tão convincentes e firmes que Agripa até tende a se converter ao cristianismo, tamanha é a devoção de Paulo em sua fé.

Já Festo, vê aquilo tudo como uma grande loucura, ao que Paulo dirá que todos virão e ouvirão sobre o Cristo, de como morreu e foi ressuscitado dentre os mortos e de como, agora, seu evangelho de boas novas se espalhava por todas as províncias e regiões. A igreja primitiva não para!



Contexto histórico

Os judeus tentaram armar uma cilada para Paulo. Os dois anos da prisão de Paulo, deixaram os judeus atormentados, e viram o momento de troca de governo uma chance para matar Paulo.

Festo afirma que, os judeus deveriam acusar Paulo em sua presença, em Cesareia. Novamente, com falsas denúncias, eles o acusaram.

Paulo, entendendo que aquilo, a ida para Jerusalém, era mais um plano para matá-lo, apelará para o Imperador. Ao apelar para César, Paulo obrigou Festo a enviá-lo até Roma.Agripa II e Berenice foram consultados por Festo, sobre o que fazer com Paulo. Acompanhe a seguir o estudo de todos os versículos de Atos 26.

(Atos 26:1) Agripa permite que Paulo fale

v. 1 Então, Agripa disse a Paulo: Tens permissão para falar em teu favor. Então, Paulo estendeu a mão, e respondeu por si mesmo: 

Advertisement

 Este é o terceiro discurso apologético ou de defesa de Paulo em Atos; ver At 24:10.

(Atos 26:2-3) Paulo lisonjeia a Agripa

v. 2 Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de poder responder por mim mesmo, perante ti, de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus, 

v. 3 especialmente porque eu sei que és especialista de todos os costumes e questões que há entre os judeus; portanto, eu te suplico que me ouças com paciência.

Paulo começou sua captatio benevolentige lisonjeando Agripa ao dizer que se considerava feliz por estar fazendo sua defesa perante um conhecedor de costumes e leis dos judeus.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Atos 26:4-5) Paulo fala se sua juventude

v. 4 O meu modo de vida, desde a minha juventude, que decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, é conhecido por todos os judeus,

v. 5 que me conheceram desde o começo, se quiserem testificar, que eu tenho vivido como fariseu, a mais severa seita da nossa religião. 

Advertisement

 Desde a minha juventude indica que Paulo tinha vivido em Jerusalém. Em todo esse tempo, o modo como Paulo tinha vivido foi conhecido e testemunhado pelas pessoas, e ele viveu de acordo com a mais severa seita da nossa religião judaica, a dos fariseus. Dessa maneira Paulo fez uma descrição de seu caráter para Agripa.

(Atos 26:6-8) A promessa feita por Deus

v. 6 E agora eu estou aqui e sou julgado pela esperança da promessa feita por Deus aos nossos pais; 

v. 7 à qual promessa as nossas doze tribos, servindo a Deus continuamente noite e dia, esperam chegar. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. 

v. 8 Por que deveria ser algo incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?

Paulo resumiu toda a controvérsia à sua esperança da promessa feita por Deus quanto à ressurreição dos mortos.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


Mais do que uma mera tática para opor os fariseus aos saduceus, essa era uma avaliação exata da reclamação judaica contra o cristianismo: a de que Jesus ressuscitou dos mortos e que a fé nele como Senhor ressurreto traz vida eterna.

Atos 26:12-18

Esse é o terceiro e último relato da conversão de Paulo no livro de Atos (ver At 22:6-11).

(Atos 26:14) O relato de sua conversão

v. 14 E, caindo nós todos por terra, eu ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que tu me persegues? É duro para ti chutar contra os aguilhões.

É somente nesse relato de sua conversão que Paulo afirma que a voz do céu lhe falou em língua hebraica. A língua hebraica pode ter sido literalmente o aramaico, a língua comum dos judeus do primeiro século (ver nota em At 21.40).

Advertisement

É duro para ti chutar contra os aguilhões provavelmente significa que Paulo não devia resistir à força divina que o movia em uma nova direção.

(Atos 26:16-18) A ordem de Jesus

v. 16 Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque eu te apareci por este propósito, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas que tu tens visto, quanto das coisas que eu ainda te aparecerei,
v. 17 livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora eu te envio, 

v. 18 para abrir-lhes os olhos, e os converteres das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que eles possam receber o perdão dos pecados, e herança entre os santificados pela fé em mim. 

Esses três versículos não estão incluídos nos relatos da conversão de Paulo nos capítulos 9 e 22, embora a menção do ministério de Paulo aos gentios fosse uma mensagem dada a Ananias em Damasco (At 9:15).

Muitos estudiosos acreditam que a essência da missão de Paulo aos gentios lhe foi revelada no momento de sua conversão. Certamente esses três versículos resumem o ministério de Paulo tanto aos judeus como aos gentios.

(Atos 26:19) Não fui desobediente!

v. 19 Pelo que, ó rei Agripa, eu não fui desobediente à visão celestial;

Não fui desobediente é uma subestimação surpreendente à luz da fidelidade de Paulo ao chamado de Deus, inclusive através de adversidades singulares.

(Atos 26:20-21) A real razão da perseguição

v. 20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e de Jerusalém, e por toda a região da Judeia, e então aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. 

v. 21 Por causa disto, os judeus lançaram mão de mim no templo e procuraram matar-me

A fidelidade de Paulo “à visão celestial” (v. 19) foi exatamente a razão pela qual os judeus lançaram mão dele e o quiseram matar.

Desse modo, a postura de Paulo faz lembrar a de “Pedro e os outros apóstolos” em At 5:29, quando disseram: “Devemos antes obedecer a Deus do que aos homens!”. Isso é viver na prática o princípio que Jesus ensinou em Mt 10:28.

(Atos 26:22-23) A mensagem de Cristo

v. 22 Tendo, portanto, obtido o socorro de Deus, eu continuo até este dia testemunhando tanto a pequenos como a grandes, não dizendo outra coisa do que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, 

v. 23 que o Cristo sofreria, e seria o primeiro a ressuscitar dos mortos, para anunciar a luz a este povo e aos gentios. 

Paulo enfatizou que a mensagem do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo combinava com os ensinamentos do Antigo Testamento. É provável que ele tivesse em mente passagens como Is 52:13.

(Atos 26:24) Festo acha que Paulo está louco

v. 24 E como ele falou isso por si mesmo, Festo disse em alta voz: Paulo, tu estás fora de si. As muitas letras te fazem enlouquecer. 

Festo pensou que Paulo esteve para enlouquecer, por ele falar em ressurreição e Messias, crenças judaicas que pareciam loucura ao mundo gentílico.

(Atos 26:25-26) Todos sabem o que aconteceu

v. 25 Mas ele disse: Eu não estou louco, excelentíssimo Festo, mas em verdade e sobriedade falo estas palavras.

v. 26 Porque o rei, diante de quem eu falo livremente, sabe estas coisas, porque eu estou persuadido que nenhuma dessas coisas lhe é oculta; pois isso não foi feito em um canto.

Como evidência de sua verdade e sobriedade, Paulo salientou que os principais eventos do cristianismo não tinham ocorrido em qualquer canto, fora da vista e do escrutínio.

A vida, morte e ressurreição de Jesus foram todas públicas e não podiam ter escapado do conhecimento do rei Agripa.

(Atos 26:27) Paulo busca o judaísmo em Agripa

v. 27 Ó rei Agripa, tu crês nos profetas? Eu sei que tu crês. 

 Paulo buscou o judaísmo do rei. Se Agripa fosse um bom judeu, ele devia aceitar os profetas e a mensagem deles a respeito de Jesus.

(Atos 26:28) Sarcasmo

v. 28 Então, Agripa disse a Paulo: Falta pouco para me convencer a tornar-me um Cristão.

 Os estudiosos divergem sobre a resposta de Agripa se ela foi um sarcasmo irado, uma brincadeira ou um sinal de que a lógica de Paulo quase o persuadiu.

(Atos 26:29) Paulo e sua retórica

v. 29 E Paulo disse: Peço em Deus que, por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos que me ouvem neste dia se tornem tal qual eu sou, a não ser por estas correntes.

 As habilidades retóricas de Paulo estavam no auge ao concluir ele seu discurso. Sua confiança em Cristo era tal que ele desejava que todos os que o ouviam se tornassem como ele, porém sem as correntes.

(Atos 26:31) A inocência de Paulo

v. 31 e, retirando-se dali, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões. 

Um julgamento objetivo só podia levar a uma conclusão: Paulo era inocente. Contudo, a vida de Paulo estava ligada ao serviço do Senhor e não a julgamentos humanos.

(Atos 26:32) Um caso especial

v. 32 E Agripa disse a Festo: Este homem podia ser solto, se não tivesse apelado para César. 

As acusações contra Paulo foram consideradas infundadas pelas autoridades romanas e judaicas. Todavia, o apelo de Paulo a Roma colocou o seu caso em uma categoria especial para ser deliberado apenas pelo próprio César.

5 importantes lições que podemos aprender em Atos 26

  1. Testemunhar com Coragem: Paulo demonstra coragem ao compartilhar seu testemunho diante de autoridades religiosas e políticas, mesmo em situações de risco (Atos 26:1-23). Isso nos ensina a não ter medo de proclamar nossa fé, mesmo diante de oposição.
  2. Respeitar as Autoridades: Paulo mostra respeito e conhecimento das leis e autoridades romanas ao falar diante do rei Agripa e do governador Festo (Atos 26:2-3, 27-28). Isso nos lembra da importância de respeitar as autoridades estabelecidas por Deus.
  3. Perseverar na Fé: Apesar das perseguições e dificuldades enfrentadas, Paulo persevera em sua fé e ministério, mantendo-se fiel ao chamado de Deus (Atos 26:22-23). Isso nos incentiva a permanecer firmes em nossa fé, mesmo diante de adversidades.
  4. Ser Testemunhas de Jesus: Paulo destaca que sua missão é testemunhar sobre Jesus Cristo e sua ressurreição, chamando as pessoas ao arrependimento e à fé (Atos 26:16-18). Isso nos lembra da centralidade de Cristo em nosso testemunho e ministério.
  5. Buscar a Conversão dos Perdidos: Paulo expressa seu desejo de que todos, tanto judeus quanto gentios, se arrependam e se convertam a Deus (Atos 26:29). Isso nos desafia a compartilhar o evangelho com aqueles que estão perdidos, buscando sua reconciliação com Deus.

Conclusão

Concluindo, quando Jesus chama Paulo, é justamente para contar o testemunho dele. É isso que vemos Paulo fazer diversas em Atos. Diante de Agripa e Festo, mais uma vez ele não nega ao chamado de Cristo.

É isso somos chamados para fazer também hoje: dar o testemunho do nosso encontro com Cristo para todos. Algumas pessoas terão habilidades diferentes, mas algo deve ser comum: o encontro com Cristo.

De uma forma ou de outra, os cristãos tiveram um encontro. Outra coisa que aprendemos é que Jesus já havia avisado Paulo que apareceria de novo para ele, e que também deveria testemunhar sobre tal.

Essa promessa foi importantíssima e a mesma coisa serve para nossas vidas: Jesus estará conosco em todo o tempo! Ele estará ao nosso lado em todos os momentos.

Vemos aqui nesse encontro que as pessoas que estão sem Jesus, estão sob o poder de satanás. Precisamos entender e ter muito claro em nossas vidas, nós nos dividimos entre aqueles que conhecem e vivem sob o seu senhorio e os que vivem sob o senhorio do inimigo.

Não existe uma terceira via, não existe outra possibilidade. Ou servimos a Jesus ou servimos ao diabo. Como cristãos, é nosso dever, nossa responsabilidade, apresentarmos Jesus para as pessoas através do nosso próprio testemunho e atitudes.

Atos 26 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *