Romanos 10 Estudo: Ouça a Palavra de Deus

Neste capítulo de Romanos 10 estudo, veremos que a salvação virá pela retidão para os que acreditam em Cristo, a virá pelo ouvir o evangelho ensinado por ministros enviados. Paulo falará também sobre o seu amor pelos israelitas e como ele espera que Deus os salve totalmente.

Destaca que o zelo e a prática da justiça deles não provêm de seu conhecimento das escrituras e revelará que todo aquele que “confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos”, será salvo.

Advertisement

O caminho para a salvação passa obrigatoriamente por Jesus, não existe outro. Mas Paulo dirá que para que eles possam crer, precisam ouvir da verdade sagrada!

Romanos 10 estudo: Contexto histórico

Lemos que Paulo revela a tristeza em relação aos israelitas de não aceitarem a Jesus, e nem acreditarem na sua obra.

Advertisement

Essa incredulidade em relação a Ele os afastam de um Deus vivo e que realiza sinais e maravilhas para aqueles que creem e também longe das suas promessas para os que o obedecem, a vida eterna, a paz.

Paulo pondera que não, a promessa feita a Abraão não se perdeu, porque a promessa foi feita a judeus e a gentios, e o realizar dela pertence também a Deus, que é todo pode poderoso, Ele faz o plano, Ele realiza o plano, Ele finaliza o plano, e tudo é conforme a sua vontade.


Você ler a Bíblia todos os dias mas Não consegue Entender a Mensagem de Deus? Clique Aqui e venha Estudar Teologia Conosco de Maneira Fácil e Descomplicada! 📖


(Romanos 10:1) O desejo do coração de Paulo

v. 1 Irmãos, o desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para que eles sejam salvos. 

Paulo não via contradição entre eleição e oração. Só um Deus soberano, que possui o direito de atuar de modo unilateral nos assuntos da humanidade, pode responder a oração.

Entre os incrédulos, nós não sabemos de antemão quem é eleito e vai chegar à fé ao ouvir o evangelho, mas podemos saber que “Deus, nosso Salvador… deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2:4).

Advertisement

Consequentemente, Paulo orava para que os judeus fossem salvos, e nós devemos ser diligentes para compartilhar as boas-novas com todos… Nunca é próprio desistir de alguém como se fosse um “não eleito”.

(Romanos 10:2-3) Zelo e conhecimento

v. 2 Porque eu lhes dou testemunho de que eles têm zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento. 

v. 3 Porque ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


Tanto o zelo como o verdadeiro conhecimento são necessários para uma pessoa conhecer e servir a Deus de forma verdadeira.

Em seu zelo como um fariseu não cristão, Paulo (então chamado Saulo; ver At 7:58) perseguiu a igreja (At 22:3-5).

Semelhantemente, o zelo entre os judeus incrédulos levou à execução injusta de Jesus. Em sua cegueira espiritual, eles não apenas deixaram de lado a justiça de Deus, mas também se opuseram a ela.

Advertisement

(Romanos 10:4) O fim da lei

v. 4 Porque Cristo é o fim da lei, para justiça de todo aquele que crê.

Cristo é o fim da lei, sendo o seu cumprimento e igualmente sua cessação. Qualquer sistema de salvação baseado em desempenho é excluído.

(Romanos 10:5-7) Justiça pela lei e pela fé

v. 5 Porque Moisés descreve a justiça que é pela lei: O homem que faz estas coisas, viverá por elas.


⚠️ E-book Grátis para Pregadores ⚠️:


v. 6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, para fazer Cristo descer),
v. 7 ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, para fazer Cristo subir dentre os mortos).

Paulo cita Moisés em ambos os lados da questão. Em Lv 18:5 a obediência à Lei traz vida, mas ninguém pode cumprir a Lei e obter justiça (como implícito na citação feita por Paulo a respeito de Moisés no v. 6). A justiça baseada na fé vem de Cristo. Ele é acessível. Ele morreu por nós e ressuscitou dentre os mortos.

Advertisement

Moisés destacou que a revelação de Deus era acessível, e Paulo cita suas palavras para mostrar que Cristo também é acessível.

(Romanos 10:8) A palavra junto de nós

v. 8 Mas o que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que nós pregamos, 

A proximidade da mensagem da fé está no coração e na boca das pessoas, assim como Moisés proclamou a proximidade da revelação de Deus.

(Romanos 10:9-10) Crer e confessar

v. 9 se confessares com a tua boca o Senhor Jesus, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, tu serás salvo.
v. 10 Porque com o coração o homem crê para a justiça, e com a boca faz confissão para a salvação.

Advertisement

 Senhor Jesus é uma confissão de fé. “Senhor” é a transliteração da palavra grega kurios. Essa é a forma regular de se traduzir o nome hebraico para Deus (Yahweh) no Antigo Testamento grego.

Jesus não só é o Messias (Gr. Christos = Heb. Messigh), mas é também Yahweh. Cremos não só que o homem Jesus ressuscitou dentre os mortos, mas também que Ele participa da mesma natureza de Deus.

Esse é o início da compreensão das duas naturezas de Cristo como articuladas no Concílio de Calcedônia. Jesus é inteiramente humano e inteiramente Deus. Os cristãos, por definição, acreditam e confessam essa verdade.


Domine a Arte de Elaborar e Pregar Sermões Expositivos, Temáticos e Textuais, para Ensinar com Profundidade, Clareza e Fidelidade as Escrituras!
(Clique Aqui e Confira)


(Romanos 10:11-13) Todo aquele que invocar, será salvo

v. 11 Porque a escritura diz: Todo aquele que nele crer não será envergonhado. 
v. 12 Porque não há diferença entre judeu e grego; pois o mesmo Senhor de todos é rico para com todos os que o invocam.
v. 13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Paulo cita apoio bíblico para a oferta universal da salvação. A salvação é tanto para o judeu como para o grego visto que o mesmo Senhor (Gr. kurios, v. 121 abençoa ricamente todos com misericórdia.

A promessa é para todo aquele que invocar o nome do Senhor. Como disse o profeta Joel: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor [Yahweh] será salvo” (Joel 2:32). Jesus é Senhor, ou Yahweh.

Advertisement

(Romanos 10:14-15) Como?

v. 14 Como então eles invocarão aquele em quem não creram? E como eles crerão naquele de quem não ouviram? E como eles ouvirão, se não há quem pregue?

v. 15 E como eles pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que pregam o evangelho de paz, dos que trazem boas notícias de boas coisas! 

 O que deve ocorrer para que alguém invoque o nome do Senhor? Em primeiro lugar, alguém precisa ser enviado para proclamar a mensagem do evangelho e, em seguida, os ouvintes devem prestar atenção e crer. Na ausência de algum desses fatores, ninguém invoca o nome do Senhor.


A Chave para Interpretar todos os Gêneros e Contextos da Bíblia de modo Simples, porém com muita Profundidade…
(Clique Aqui e Acesse)


(Romanos 10:16-21) Povo desobediente e contradizente

v. 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa notícia?

v. 17 Assim então, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Advertisement

v. 18 Mas eu digo: Eles não ouviram? Sim, verdadeiramente, o seu som saiu por toda a terra, e as suas palavras até aos confins do mundo.

v. 19 Mas eu digo: Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Vou provocá-los em ciúmes com aqueles que não são povo, e com a nação insensata vos provocarei à ira.

v. 20 Mas Isaías é muito corajoso, e diz: Eu fui achado pelos que não me buscavam; fui manifestado aos que não perguntavam por mim.

v. 21 Mas para Israel ele diz: Todo o dia eu estendi as minhas mãos a um povo desobediente e contradizente. 

Advertisement

Paulo citou várias passagens do Antigo Testamento para mostrar que as condições descritas nos versículos 14-15 tinham sido atendidas para Israel.

A mensagem do evangelho foi proclamada por todo o império romano. Os judeus ouviram e, simplesmente, não creram.

Os gentios também ouviram, e muitos a abraçaram. As citações de Paulo revelam que a conversão dos gentios foi predita no Antigo Testamento.

Basicamente, todos os povos são um povo desobediente e contradizente. Israel foi destacado dessa forma por conta de sua rejeição consistente da mensagem e dos mensageiros de Deus (ver At 7:51-60).

Advertisement

Conclusão

Concluímos mais um capítulo e vimos o cuidado de Paulo em suas orações pela vida dos israelitas, e não o dele como o de Deus, que separou essa nação mas que acaba negligenciando o envio do Messias, se cumprindo a profecia de que tanto judeus como gentios seriam herdeiros desse ato de amor.

Paulo nos dá diversos exemplos da justificação pelas obras e pela fé, e nos ensina que todos podem invocar o nome do Senhor, sendo assim salvos.

Nós, não importa como estamos agora, podemos reconhecer em nosso coração, crer em nosso interior, mas devemos declarar com nossa boca o senhorio e obra de Jesus, para sermos salvos, e assim, irmos proclamar essa boa nova, porque é somente pelo ouvir que a fé se manifesta, ouvir sua palavra, ouvir sobre a obra de Jesus.

Essa é a grande comissão de Cristo, dar continuidade a expansão de seu Reino nessa terra, afim de atrair o fim dos tempos, com um planeta transformado quase em sua totalidade na atmosfera do Reino celeste. Um povo que não só aguarda como apressa a volta do Messias! Hosana!

Romanos 10 estudo.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *