Atos 6 Estudo: O funcionamento do corpo de Cristo

Neste capítulo de Atos 6 estudo é reforçado o contínuo crescimento da Igreja do Senhor e os conflitos internos e externos gerados por conta disso.

Com a expansão do reino de Deus, o número de discípulos aumentou e os helenistas e hebreus tiveram uma pequena dissensão relacionada à distribuição de alimentos.

Advertisement

Os apóstolos reuniram todos e encontraram uma alternativa para solucionar essa e outras questões entre os discípulos, para a Igreja continuar crescendo e espalhar rapidamente a mensagem do evangelho.

Mas Estêvão, um dos escolhidos para solucionar o problema, foi caluniado e preso por opositores da mensagem do evangelho.

O posicionamento deste homem de Deus foi como o dos apóstolos no estudo de Atos 5 e sua convicção interna não mudou diante dessa injustiça.

Advertisement

Continue conosco e acompanhe uma análise completa dos acontecimentos de Atos 6.

Lições importantes são deixadas neste estudo e podem levar você a um novo nível de consciência sobre o propósito de Deus na sua vida. Vamos lá! Bom estudo!

Atos 6 Estudo: Contexto Histórico

O capítulo 6 de Atos mostra o retrato feito pelo evangelista Lucas de duas situações ocorridas durante o crescimento da Igreja primitiva.


⚠️ Grupo VIP de estudos no WhatsApp:


A primeira delas foi devido à falta de distribuição de alimentos para as viúvas dos helenistas, os judeus de fala grega.

Advertisement

A ausência de líderes para cumprir essa função, bem como outras tarefas importantes na Igreja estava deixando erros como esse serem suscetíveis de acontecer.

Já a segunda é a respeito de mais uma perseguição causada pela pregação do evangelho, a qual resultou na prisão de Estevão.

Estevão estava entre os 7 primeiros diáconos da Igreja, escolhidos para suprir necessidades do povo como a distribuição de alimentos e o seu trabalho na pregação da palavra de Deus é enfatizado pelo evangelista.

Ele era cheio do Espírito Santo e fazia muitos sinais e maravilhas, além de ser muito sábio.

Mas acabou sendo preso injustamente depois de um debate com os membros de uma sinagoga chamada “sinagoga dos Libertos”.

Advertisement

Apesar dele agir como os apóstolos e permanecer firme em sua fé em Cristo seu destino não foi a liberdade e ele se tornou o primeiro mártir da Igreja.

(Atos 6:1-4) Cada membro do corpo tem uma função

¹ E naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, surgiu ali uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram negligenciadas na ministração diária.

² E os doze convocaram a multidão dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

³ Por isso, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais possamos nomear sobre este serviço.

Mas nós nos entregaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra.


⚠️ Aprenda mais da Palavra de Deus:


O capítulo tem início com o impasse envolvendo os judeus de fala grega (Helenistas) e os de fala hebraica (hebreus).

Os apóstolos não podiam cuidar do problema da distribuição de alimentos, como também de outros para não abandonarem o ministério da palavra.

Advertisement

Então eles reuniram-se com o povo e delegaram essa tarefa para outras pessoas capacitadas a cumpri-la com êxito.

Dessa forma, cada membro do corpo de Cristo têm a sua devida função.

Enquanto os Doze tinham o compromisso de levar a palavra, outros foram levantados para cuidar de ministérios igualmente importantes para o funcionamento da Igreja.

Segundo o apóstolo Paulo, o corpo não seria corpo se tivesse apenas uma parte.

Ou seja, o corpo é uma composição de vários membros e cada membro do corpo humano, do menor até o maior, tem uma funcionalidade importante nele.

Você também tem uma função no corpo de Cristo e ela não é inferior nem superior a nenhuma outra.

Porque o corpo é dirigido pela cabeça, que é o Senhor Jesus e o propósito de cada membro é o mesmo independente da sua função: fazer o corpo funcionar corretamente.

Advertisement

(Atos 6:5-9) Os membros devem estar de acordo com a cabeça

E este parecer agradou a todo a multidão, e eles escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia,


⚠️ Manual Bíblico Recomendado!


a quem eles colocaram diante dos apóstolos, e estes, orando, impuseram suas mãos sobre eles.

E a palavra de Deus crescia, e o número dos discípulos se multiplicava muito em Jerusalém, e grande número dos sacerdotes obedeciam à fé.

A proposta de delegar outras tarefas para outros pareceu uma boa ideia para todos da Igreja.

Advertisement

No entanto, existiam alguns pré-requisitos para escolha desses homens, porque os membros devem estar de acordo com a cabeça para não atrapalharem o funcionamento do corpo.

Por isso, os 7 escolhidos para serem diáconos eram homens de bons testemunhos, cheios do Espírito e de sabedoria.

Sendo assim, você só conseguirá funcionar no corpo de Cristo quando estiver em total obediência ao Senhor Jesus.

É necessário guardar os mandamentos Dele, além de ouvir e praticar suas palavras para viver de forma cristocêntrica para então cumprir o seu propósito.

Embora essa não seja uma tarefa fácil, aceitar a ideia de que o evangelho sempre será desconfortável para o seu próprio eu pode ser o seu primeiro passo.

(Atos 6:8-11) O confronto causado pelo evangelho

E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo.

Então, levantaram-se alguns da sinagoga, que é chamada A Sinagoga dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

Advertisement

⚠️ Aprenda a Pregar a Palavra de Deus:


¹⁰ E eles não eram capazes de resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

¹¹ Então, eles subornaram homens, que disseram: Ouvimos-lhes proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.

Estevão, um dos diáconos, era alguém que vivia no centro da vontade de Deus e partilhava com sabedoria e poder o evangelho.

Em debate com membros da sinagoga dos Libertos ele foi usado pelo Senhor com muita sabedoria a ponto de deixar essa oposição sem argumentos.

Então eles recorreram à mentira para desmoralizar Estevão, subornando algumas pessoas para o caluniarem.

Isso aconteceu porque todos os ouvintes da mensagem do evangelho tinham o seu estilo de vida confrontado.

O evangelho é um convite para mudar radicalmente e o ser humano tem uma resistência natural de ir em direções desconhecidas.

Além disso, a natureza pecaminosa do homem tem origem no orgulho, o que impede muitos de abrirem mão de suas verdades para se sujeitar à vontade do Criador.

Assim, aqueles que já tinham algum cargo ou certo conhecimento naquela época era mais suscetível a negar a mensagem do evangelho e tentar combatê-la a qualquer custo.

No entanto, os que escolhiam pelo arrependimento e por uma vida pautada na vontade de Deus recebia a graça divina para andar em santidade e estar completamente satisfeito em Jesus.

(Atos 6:12-15) Quem não vive pela verdade, vive pela mentira

¹² E eles incitaram ao povo, e aos anciãos e aos escribas; e vindo sobre ele, agarraram-no e o levaram ao conselho.

¹³ E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei.

¹⁴ Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus de Nazaré destruirá este lugar, e mudará os costumes que Moisés nos deu.

¹⁵ E todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram a sua face como a face de um anjo.

Como o evangelho confrontava qualquer oposição daquela época e não havia argumentos para combatê-lo, a mentira era a saída para quem queria “vencer” os portadores da mensagem da salvação.

Quem não vive pela verdade está vivendo pela mentira e não existe um meio termo entre elas.

As mentiras contadas pelos membros da sinagoga causaram a prisão e a morte de Estêvão, como você pode ver no estudo de Atos 7.

Pessoas dominadas pela mentira são irredutíveis em seu modo de pensar e nem mesmo matar alguém inocente para sustentar inverdades é um problema.

Por outro lado, quem vive intensamente pela verdade encontrada em Deus não se cansa de fazer o bem e ama os outros até o último instante de suas vidas.

Já que a graça de Deus permite uma transformação completa da mente e fazer mal aos outros se torna algo totalmente fora de questão.

Conclusão

Por fim, o estudo de Atos 6 impulsiona as pessoas a buscarem cumprir suas  funções no corpo de Cristo com excelência.

Deus não criou você apenas para encher a terra, ou sem motivo algum, mas pré-estabeleceu um propósito para você viver intensamente com Ele.

Então deixe o evangelho confrontar você e renovar a sua mente para você ser capaz de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Viver pela verdade do Senhor permitirá a luz dele invadir todas as sombras da sua vida e fazê-lo ser luz nesse mundo assim como ele é.

Atos 6 Estudo. Bíblia aberta com folhas em formato de coração e a logo do blog estudobiblicoonline.com.
Advertisement

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Mais informações.