Salmo 103 Estudo: A Bondade e Justiça de Deus

O Salmo 103 é uma das composições mais conhecidas e amadas do livro de Salmos, atribuída ao rei Davi. Este salmo é uma expressão vívida de louvor e gratidão a Deus por Sua bondade, misericórdia e amor incondicional.

Desde os primeiros versículos, o salmista exorta a alma a bendizer ao Senhor e a não esquecer nenhum de Seus benefícios.

Advertisement

A composição revela a profunda compreensão do salmista sobre a natureza compassiva de Deus, destacando Sua disposição para perdoar, curar, redimir e satisfazer as necessidades de Seus filhos.

Esta passagem também ressalta a soberania de Deus sobre toda a criação, estabelecendo Sua autoridade sobre os céus e a terra.



Esta introdução poderosa estabelece o tom para o restante do salmo, que continua a proclamar as maravilhas do Senhor e a convocar todos a louvá-Lo por Sua grandeza e bondade. Acompanhe a seguir o estudo completo do Salmo 103.

(Salmo 103:1-2) Abençoando a Deus por todos os Seus benefícios

v. 1 Bendize, minha alma, ao Senhor; E tudo o que está dentro de mim, bendiga Seu santo nome!
v. 2 Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não te esqueças de todos os seus benefícios:

Bendito seja o Senhor: Davi não quis dizer isso no sentido de que uma pessoa maior abençoa uma pessoa inferior. Assim, Deus é maior do que o homem, e o homem nunca poderia dar uma bênção a Deus.

Desse modo, Davi quis dizer isso no sentido de que abençoa e honra a Deus quando Suas criaturas O louvam e agradecem apropriadamente.

Advertisement

Bendize, minha alma, ao SENHOR: A verdadeira adoração era algo profundamente interior, da alma. Ou seja, Davi viu que não se trata apenas de formas ou expressões, mas também de algo real da alma.

Tudo o que está dentro de mim, bendito seja Seu santo nome: A adoração deveria ser mais do que superficial. Desse modo, ele queria tudo dentro de si para louvar a Deus.

Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não se esqueça de todos os Seus benefícios: Primeiramente, na realidade em que esse trecho foi escrito, podemos dizer que Davi seguia o padrão da poesia hebraica, usando a repetição para dar ênfase.

Por fim, todo esse trecho afirma que devemos usar a lembrança dessas coisas como motivo de louvor. Essa é uma passagem muito semelhante a um presente no estudo do salmo 121.


Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
(Clique Aqui e Sabia Mais)


(Salmo 103:3-5) Abençoando a Deus que redime

v. 3 Que perdoa todas as tuas iniquidades, Que cura todas as tuas doenças,
v. 4 Que redime a tua vida da destruição, Que te coroa de benignidade e misericórdias,

v. 5 Que satisfaz a tua boca com coisas boas, Para que a tua juventude se renove como a da águia.

Advertisement

Quem perdoa todas as suas iniquidades: Quando a magnitude do nosso pecado e a justiça de Deus são compreendidas, o perdão é uma razão surpreendente para louvar e honrar a Deus. Ou seja, perdoar traz as verdadeiras iniquidades.

Que cura todas as tuas doenças: é Deus que traz cura para nós nesta vida por meios naturais e milagrosos.

Quem redime sua vida da destruição: Muitos conhecem a poderosa bênção do resgate de Deus da destruição certa. Dessa forma, Deus evita muitas calamidades, você sabendo ou não.

Quem te coroa com benignidade e ternas misericórdias: Nesse trecho do estudo do Salmo 103, frisamos que é por meio da bênção de Deus, somos coroados com seu amor e misericórdia.

Quem satisfaz sua boca com coisas boas: Os resultados das obras de Deus na nossa vida, consegue trazer verdadeira satisfação para nossas vidas.


⚠️ Receba Estudos Exclusivos no Whatsapp:


(Salmo 103:6-7) Abençoando a Deus que é justo

v. 6 O Senhor executa a retidão e justiça para todos os oprimidos.
v. 7 Ele revelou Seus caminhos a Moisés, Seus atos aos filhos de Israel.

Senhor executa a retidão e a justiça: Aqui, podemos ver que Davi, descreveu a grandeza de Deus em sua obra para o indivíduo, e ao mesmo retidão e justiça as sociedades.

Ele deu a conhecer seus caminhos: é frisado uma grandeza de Deus, que é a sua auto-revelação, tornando conhecido seus caminhos e atos no mundo.

(Salmo 103:8-10) Abençoando Deus que é gracioso.

v. 8 O Senhor é misericordioso e misericordioso,
lento para se irar e abundante em misericórdia.

Advertisement

O Senhor é misericordioso e misericordioso: Aqui, Davi escreveu a retidão e a justiça de Deus. Dessa forma, frisando a sua misericórdia e graça. Abundante em misericórdia: Davi fala como o senhor é bastante misericordioso com os seus filhos.

Ele não tratou conosco de acordo com nossos pecados: Aqui é retratado todo o seu poder de misericórdia, onde Davi sabia que seus pecados, e de outras pessoas, mereciam um maior julgamento ou disciplina do que eles receberam.

(Salmo 103:11-12) A grandeza do misericordioso perdão de Deus

v. 11 Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem;
v. 12 Tanto quanto o Leste é do Oeste, Então agora tem Ele removeu nossas transgressões de nós.

Pois assim como os céus estão acima da terra: Aqui frisa uma passagem da misericórdia dita no versículo 8, mostrando que a distância da terra aos céus mede a grandeza de Sua misericórdia para com aqueles que o temem.

Até porque, as vezes você pode imaginar a misericórdia de Deus, como algo pouco. Mas, não tem uma dimensão certa, de qual grande ela é.

Quanto ao Leste é do Oeste: Primeiramente, não sabíamos se Davi conhecia as dimensões da terra, mas o espirito santo que escreveu sim.

Por conseguinte, nesse trecho, Charles Haddon retrata como: “Deus nos ama e nos amará para sempre. Ele nos ama infinitamente e não poderia nos amar mais do que se nunca tivéssemos caído.”

(Salmo 103:13-14) Abençoando a Deus que mostra grande simpatia

v. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.

O Senhor se compadece daqueles que o temem: Aqui, você pode ver que Davi prossegue descrevendo a abundante misericórdia e bondade de Deus.

Assim, trazendo na realidade, como um pai cuida e até se compadece dos seus filhos, o Senhor também se compadece para aqueles que o temem. Compadecer: sentir compaixão (de), condoer-se.

Pois ele conhece nossa estrutura: Davi confirma o quanto Deus tem conhecimento e compreensão do nosso corpo, compreendendo nossa fraqueza e impermanência inerentes, nos ajudando sempre.

(Salmo 103:15-18) O contraste entre o momento do homem e a permanência de Deus

Quanto ao homem, seus dias são como a grama; Como uma flor do campo, ele floresce: Nesse trecho, é frisado o pensamento sobre a estrutura frágil do homem e sua natureza, geralmente comparada a poeira, a uma flor de campo, que floresce um dia e murcha no outro.

Pois o vento passa sobre ele, e ele se vai, e o seu lugar não se lembra mais dele: Mostra que quando a flor se vai, praticamente nada permanece, e depois dificilmente é lembrada.

Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade em eternidade: Davi mostra nesse trecho que aqueles que o temem a Deus, recebem o benefício dessa misericórdia eterna, assim como os filhos de seus filhos.

Para aqueles que guardam sua aliança: é mostrado que para conseguir a misericórdia e o amor eterno de Deus, é preciso seguir condições.

Sendo assim, as promessas são feitas para aqueles que o temem, para os que guardam seu convênio e que cumprem seus mandamentos.

(Salmo 103:19) O contraste entre YHWH e toda a criação

O Senhor estabeleceu o seu trono no céu,
e o seu reino domina sobre tudo.

O Senhor estabeleceu Seu trono no céu: Aqui você consegue ver que Davi, celebrou o reino seguro de Deus desde o céu, mostrando que além dos problemas e corrupções da terra, ele está entronizado no seu.

Seu reino domina tudo: Se deixa claro que nenhum aspecto está acima do seu reinado, independente de tudo.

(Salmo 103:20-22) O contraste entre Deus e Seus anjos

Bendito seja o Senhor, vocês, seus anjos,
que se sobressaem em força, que cumprem a sua palavra,
atendendo à voz da sua palavra.
Bendizei ao Senhor, todos vocês, seus anfitriões,
ministros seus, que executais a sua vontade.
Bendize ao Senhor, todas as suas obras,
em todos os lugares do seu domínio.
Bendize ao Senhor, ó minha alma!

Bendito seja o Senhor, vocês seus anjos: Aqui, Davi mostra que o louvor e a honra a Deus deveriam ir além do que ele poderia dar, se estendendo até os anjos.

Que se sobressaem em força, que cumprem a sua palavra: mesmos que os anjos sejam fortes e obedientes, até eles devem bendizer ao Senhor, dando-lhe honra e louvor.

Bendito seja o Senhor, todos vocês, seus anfitriões: Os anjos também são anfitriões de Deus, onde seu exército celestial sob Seu comando que faz a sua vontade.

Bendito seja o Senhor, todas as suas obras: Davi fez a chamada para louvar e honrar a Deus mais do que os anjos, e tudo isso a todas as suas obras, e em todos os lugares.

Bendiga ao Senhor, ó minha alma: Por fim, finalizando o salmo, Davi termina como começou chamando sua alma para bendizer a Deus, dando-lhe a honra e o louvor que Lhe são devidos.

5 importantes lições que podemos aprender com o Salmo 103

  1. Louvai ao Senhor por suas bênçãos: O Salmo 103 começa com um convite para louvar ao Senhor e não esquecer de todos os seus benefícios. Isso nos lembra da importância de reconhecer e agradecer a Deus por suas bênçãos em nossas vidas diárias.
  2. O perdão divino e a misericórdia: O salmista destaca a grande misericórdia de Deus ao perdoar nossos pecados e curar nossas enfermidades. Isso nos ensina sobre a graça abundante de Deus e nos encoraja a confiar em sua compaixão e perdão.
  3. A bondade e a compaixão de Deus: O salmista descreve a compaixão do Senhor como sendo tão alta quanto os céus. Isso nos lembra da bondade e da ternura de Deus para conosco, mesmo quando não merecemos.
  4. A brevidade da vida humana e a eternidade de Deus: O salmista contrasta a transitoriedade da vida humana com a eternidade de Deus. Isso nos leva a refletir sobre a natureza frágil e passageira da vida terrena, incentivando-nos a buscar a sabedoria divina e a viver de acordo com os propósitos eternos de Deus.
  5. O Senhor é o nosso sustento e proteção: O salmista compara o amor de Deus aos que o temem com o amor de um pai por seus filhos. Isso nos conforta ao reconhecer que Deus é nosso protetor, provedor e sustentador, e nos encoraja a confiar nele em todas as circunstâncias da vida.

Conclusão

O Salmo 103 nos lembra da grandeza do amor e da misericórdia de Deus, que nos perdoa, cura e renova. Ao longo do salmo, somos convidados a louvar e bendizer o nome do Senhor por todas as suas obras maravilhosas em nossa vida.

Essas palavras nos confortam e nos inspiram a confiar em Deus em todas as circunstâncias, reconhecendo sua bondade e fidelidade constantes.

Que possamos, como o salmista, exaltar o Senhor de todo o coração, bendizendo-o eternamente por sua infinita compaixão e amor incondicional. Que o Salmo 103 nos motive a viver em gratidão e louvor diante da majestade do nosso Deus, agora e para sempre.

Salmo 103 estudo.

Sobre o Autor

Olá, me chamo Lázaro Correia, sou Cristão, formado em Teologia e apaixonado pela Bíblia. Aqui no Blog você vai encontrar diversos estudos Bíblicos e muito conteúdo sobre vida Cristã.

    6 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Como é maravilhoso ter o entendimento e a compreensão da Poderosa Palavra de DEUS . Obrigado pelos seus estudos e o compartilhamento conosco .

    2. Como é linda a sabedoria quem vem do trono da graça… Que o Senhor te Abençoe mais e mais…. Paz do Senhor!