Família: Projeto de Deus
A família é projeto feito e instituído por Deus, isso significa que a origem familiar não foi um planejamento humano e sim divino.
Desse modo, qualquer ideologia que diga que a família é uma instituição ultrapassada e antiquada ao nosso tempo, não é considerava de Deus e sim o oposto disso.
A família é um projeto de Deus e o ele não muda os seus planos!
Lamentavelmente, estamos vivendo dias em que os valores estão sendo invertidos pelas pessoas e os planos de Deus estão sendo modicados por alguns.
Desse modo, tudo aquilo que é correto está se tornando sinônimo de inadequado; enquanto que aquilo que é errado está sendo cada vez mais admirado como o padrão a ser seguido por uma sociedade cada vez menos preocupada em obedecer à palavra.
Entretanto, as verdades bíblicas sobre a família são irrevogáveis e permanecem válidas independentemente do comportamento pecaminoso do homem.
Família, projeto de Deus
Na escritura do Senhor fica muito claro em diversas passagens que o Senhor realmente projetou que tivéssemos e construíssemos uma família.
O estudo bíblico sobre a família e sobre o amor revela que Deus criou o homem e logo lhe deu a mulher como companheira para que um fizesse companhia ao outro e procriassem.
Desse modo, em Gênesis o Senhor afirma que não era bom que o homem estivesse só, e por isso lhe preparou uma auxiliadora idônea a partir de sua costela.
Ainda em Gênesis, após de ter criado o homem e a mulher, Deus juntou-lhes como um casal e os abençoou para que fossem férteis e se multiplicassem sobre a terra.
Desse modo, a unidade familiar nasce a partir do casamento e a Bíblia é clara quando a isso: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”, ou seja, devemos viver ao lado da nossa companheira para o resto da vida.
Além disso, no restante de todo o Antigo Testamento a família aparece como sendo projeto de Deus e benção para o homem.
Já no livro de Provérbios, por exemplo, traz várias passagens que destacam a família como uma dádiva do Senhor para nossas vidas, e de fato isso é uma verdade, basta observar como é boa a sensação de ter um companheiro para a vida, nos bons e ruins momentos.
A mesma coisa ocorre no Novo Testamento em Efésios 5 que também enfatiza o padrão bíblico para a família como projeto de Deus para nossas vidas.
O Senhor Jesus Cristo e a família
Atualmente, muitos têm atacado a palavra de Deus em todos os sentidos, principalmente ao que se refere à família.
Alguns ainda tentam criar um contraste entre a pauta defendida pelos cristãos quanto ao significado da família e o que realmente Jesus disse sobre esse tema, para satisfazer o próprio entendimento.
O Senhor já nos advertiu em diversas passagens que agir apenas sobre o nosso entendimento é tolice, é desobediência a sua palavra.
Desse modo, supostamente a essência da família construída sob a base do matrimônio monogâmico, heterossexual ser indissolúvel, seria apenas um pensamento extremista que não reflete o ensino e a palavra de Deus.
O Senhor Jesus reconheceu que a família é projeto de Deus e defendeu os princípios bíblicos imutáveis que a mantêm.
Em Marcos 10, está escrito tanto o marido quanto a esposa tem direitos iguais diante de Deus, ambos tendo que se respeitar mutuamente em prol do equilíbrio familiar.
O ensinamento não se restringe apenas ao marido e a esposa, mas sim em relação aos filhos e em Mateus 7 ele ensina que os pais seriam bondosos com seus filhos, e lhes proveriam com o que fosse melhor para eles.
Ele enfatizou ainda que a lei divina de que os filhos devem honrar os seus pais, sendo obedientes e respeitosos.
Ademais, ele insistiu que os laços que nos unem à família terrena são suplantados pelos vínculos que unem os membros da família espiritual.
Como consequência disso, ele considerava a família terrena como uma escola de treinamento para a família celestial.
Portanto, a família é projeto de Deus e sua importância é tão grande que a família terrena prefigura a família celestial que durará para sempre no plano espiritual.
A união da Família
Em Gênesis 46, José disse aos seus irmãos e a toda família de seu pai: “Vou partir e informar ao faraó que os meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para cá”, com a promessa de melhoria a vida deles com melhores terras.
Mostrando então que devemos estar unidos e buscar melhorias para nossas famílias em conjunto, e nunca nos abandonarmos de nenhuma forma, pois estaríamos indo contra os preceitos e planos de Deus.
Mas claro que, todos devem fazer por onde manter o bem estar dos membros da família, tanto o esposo para sua esposa e vice versa.
O que os Salmos nos dizem a respeito da família?
Nos salmos também existem diversos versículos sobre família para entendermos quais são todos os planos de Deus para nossas vidas.
Em Salmo 96:7 diz para que deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força, ou seja, a força e a glória além de vir do Senhor, vêm também da nossa família.
Já nos Salmo 22:27 diz que todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, ou seja, mais cedo ou mais tarde os planos de Deus irão se cumprir e todos irão acabar reconhecendo a verdade.
E todo aquele que se rebelar contra Deus e contra seus mandamentos irá viver em terra árida, já os que obedecerem terá prosperidade.
Mas afinal, qual o projeto do Senhor para todas as famílias?
O Senhor quer que tenhamos companhia aqui na terra, para os momentos bons e ruins, para dar continuidade a nossa descendência e para nos apoiarmos uns aos outros.
Ele formou o céu e a terra e nos deu recursos para sobrevivermos aqui na terra, assim como até os animais também teu seus pares, nós também devemos ter.
O que é melhor, carregar um fardo sozinho ou a dois? A dois é bem menos pesado, não é mesmo? Nós seres humanos somos seres sociáveis, mas o Senhor quer que tenhamos a sabedoria de escolher um par e que respeitemos e honremos essa pessoa pelo resto da nossa vida.
Desse modo, o Senhor não se agrada dos que dão espaço a promiscuidade e infidelidade.
A nossa descendência é um presente de Deus
Os nossos filhos, portanto, são bênçãos que o Senhor nos concedeu para alegrar nossas vidas, e devemos ensina-los, educa-los e repreende-los se necessário, para que se tornem boas pessoas.
Desse modo, em Samuel 7:25 o Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste a respeito de teu servo e de sua descendência.
Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo. (2 Samuel 7:29)
Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, diz que prometeu a sua família e a linhagem do seu pai e diz que honrará aqueles que o honram, mas que todos aqueles que o desprezam será também desprezado.
Desse modo, devemos ter sabedoria e honrar a Deus, assim como, a todos os seus planos nas nossas vidas!
As benções de Deus sobre a Família
Para aqueles que constituírem as suas famílias baseadas na palavra de Deus e honrando os seus planos e mandamentos, o Senhor os abençoará.
Isso não significa que não irá haver dificuldades, afinal, todas essas dificuldades vem para fortalecer a família e para aumentar o nível de evolução e aprendizado aqui na terra.
Porém, o Senhor abençoará e dará força, honra e livramento para todos aqueles que estão com ele.
Em Deuteronômio 12:7 na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.
Além disso, nos Salmo 115:12 O Senhor lembra-se de nós e nos abençoará: Abençoará os israelitas, abençoará os sacerdotes.
O Senhor jamais esquece ou abandona aqueles que honram a sua palavra!
Conclusão
Concluindo, portanto, que a família é um projeto de Deus e que o Senhor irá abençoar todos aqueles que honrarem com sua palavra e seus mandamentos.
As bênçãos de Deus são muito maiores do que o nosso pensamento pode alcançar e vale a pena servi-lo e obedecê-lo.
A sua palavra é luz nas nossas vidas e nos guiará pelos melhores caminhos sempre, por isso, vale muito a pena estuda-la e entende-la, pois além da salvação eterna ela nos concede muito aprendizado.
Sobre o Autor
0 Comentários